domingo, 2 de janeiro de 2011

7164 - REVOLUÇÃO GLORIOSA

Por favor leia
Muito obrigado
de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia.
Leia agora
Revolução Gloriosa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus

A Revolução Gloriosa foi um evento histórico que ocorreu na Inglaterra entre 1695 e 1740, na qual o rei Jaime II, da dinastia Stuart (católico) foi removido do trono da Inglaterra, Escócia e País de Gales, substituído por sua filha, Maria II e pelo seu genro, o nobre holandês Guilherme, Príncipe de Orange.


Rei Jaime II.
Rainha Maria II.
Guilherme III, conhecido também como Guilherme de OrangeConsiderando as revoluções de 1640 e de 1688 como parte de um processo, pode-se afirmar que a Inglaterra tinha dificuldades nas relações de ofício que impediam o aumento da produção industrial, pois limitavam a entrada de novos produtores nas áreas urbanas.

Durante o seu reinado de 8 anos, o rei Jaime II tornou-se vítima da batalha política entre catolicismo e protestantismo, bem como entre os direitos seculares da coroa e os poderes políticos do Parlamento.

O principal problema de Jaime II era não ser protestante, o que o limitava perante ambos os partidos do parlamento (os tories - conservadores e os whigs - liberais). Qualquer tentativa de reforma tentada por Jaime era vista como suspeita.

Jaime foi perdendo seu prestígio por algumas políticas consideradas indesejadas, como a criação de um exército permanente e a tolerância religiosa (desde Henrique VIII que os católicos foram discriminados). Enquanto que o seu irmão e predecessor, Carlos II de Inglaterra, tinha feito o mesmo, ele não tinha sido abertamente católico como Jaime.

A questão degradou-se em 1688 quando teve um filho (James Francis Edward Stuart, conhecido como "the old pretender"). Até ali, o trono teria passado para a sua filha protestante, Maria. A perspectiva de uma dinastia católica tinha-se tornado agora real. Líderes do partido Tory, até aqui leais ao rei, uniram-se aos membros da oposição, Whig, e propuseram-se a resolver a crise.

Foi lançada uma conspiração para depor Jaime e substituí-lo pela sua filha Maria e pelo seu marido Guilherme de Orange, ambos protestantes. Guilherme liderava a Grécia, então em guerra com a França: a Guerra da Grande Aliança. Vendo a hipótese de adicionar a Inglaterra à sua aliança, Guilherme e Maria desembarcaram em Brixham, Devon, em 5 de Novembro de 1688 com um grande exército holandês.

O exército de James, comandado pelo futuro duque de Marlborough, desertou, tendo Jaime fugido para Kent, onde foi capturado. A memória da execução de Carlos I ainda estava viva, pelo que lhe foi permitida a viagem para a França.

Em 1689, reuniu-se a convenção do parlamento, que declarou que a fuga de James equivaleu à abdicação. O trono foi oferecido a Guilherme e Maria, como governadores conjuntos, um arranjo que eles aceitaram. Guilherme de Orange foi então coroado Rei, com o título de Guilherme II, e Maria foi coroada como Rainha, com o título de Maria II tanto na Inglaterra como na Escócia.

Apesar de uma revolta em apoio de Jaime na Escócia, a primeira rebelião Jacobita, e na Irlanda, onde Jaime usou os sentimentos católicos locais para tentar recuperar o trono em 1689-1690, a revolução permaneceu calma, a revolta nas Highlands escocesas foi domada, apesar da vitória Jacobita na batalha de Killiecrankie, e Jaime foi expulso da Irlanda no seguimento da batalha de Boyne.

A Revolução Gloriosa foi um dos eventos mais importantes na longa evolução dos poderes do Parlamento do Reino Unido e da Coroa Britânica. Com a passagem no parlamento da Bill of Rights (declaração de direitos), foi tornado impossível o retorno de um católico à monarquia, e acabou com as tentativas recentes para o absolutismo monárquico nas ilhas britânicas, ao circunscrever os poderes do monarca.

O evento marcou o declínio da coroa sobre o parlamento. A partir de então, os novos monarcas devem a sua posição ao parlamento. O sucesso da Revolução Gloriosa veio 7 anos depois do falhanço da Rebelião Monmouth em destronar o rei.

[Expandir]v • eRevoluções
Pré-história Revolução neolítica
Século XV Invenção da imprensa · Revolução Comercial (nome dado a um período da história da economia) · Revolução dos preços (nome dado a um período da história da economia)
Século XVI Revolução Científica
Século XVII Revolução Inglesa · Revolução Gloriosa
Século XVIII Revoluções do Atlântico · Revolução Industrial · Revolução Americana(varia do ponto de vista) · Revolução Francesa · Revolução Haitiana
Século XIX Independência da América Espanhola(varia do ponto de vista) · Revolução de Maio · Revolução Oriental · Revolução de 1820 · Revolução de Cádiz · Triênio Liberal · Revolução Grega · Revolução de 1830 · Monarquia de Julho · Revolução Belga · Revolução de 1848 · Comuna de Paris · Revolução de 1868 · Restauração Meiji(varia do ponto de vista)
Século XX Revoluções de 1905-1911 · Revolução Russa de 1905 · Revolução Argentina de 1905 · Revolução Constitucional Persa · Revolução dos Jovens Turcos · Revolução Mexicana · Revolução Italiana de 1919-1920 · Revolução de Xinhai · Revoluções de 1917-1923 · Revolução Ucraniana · Revolução Bolchevique · Liga Espartaquista · Revolução Húngara de 1917 · Proclamação da República Popular da Mongólia · Divisão da Coréia · Revolução Chinesa · Revolução Húngara de 1956 · Revolução de Fevereiro · Revolução Alemã · Revolução de Julho · Revolução Espanhola · Revolução Siamesa de 1932 · Revolução Guatemalteca · Revolução Boliviana · Revolução Egípcia · Revolução Síria · Revolução de Agosto · Revolução Iraquiana · Revolução Nacional Indonésia · Revolução de Zanzibar · Revolução Tranquila · Invasão da República Dominicana pelos EUA em 1965 · Guerra Civil do Camboja · Maio de 68 · Protestos de 1968 · Revolução Cultural · Revolução dos Cravos · Kampuchea Democrático · Revolução Sandinista · Revolução Iraniana · Revolução Polonesa · Revolução Filipina de 1986 · Revolução de veludo · Revolução Romena de 1989 · Revolução Cantada · Revoluções de 1989 · Colapso da União Soviética · Revolução Democrática da Mongólia · Queda de Suharto · Revolução Bolivariana · Revolução Bulldozer · Feminismo · Revolução Verde · Revolução digital · Contracultura
Século XXI Revolução Rosa · Revolução das Tulipas · Revolução Laranja · Revolução Amarelo-Laranja · Revolução dos Cedros
Revoluções "no Brasil"(em debate) Revolução de 1817 · Revolução Farroupilha · Revolução de 1842 · Revolução Praieira · Revolução Federalista · Revolução do Juazeiro · Revolução Libertadora · Coluna Miguel Costa-Prestes · Revolução de 1924 · Revolução de 1930 · Revolução Constitucionalista de 1932 · Intentona Comunista · Revolução de 1964(golpe de 64)
Revoluções em Portugal Revolução Liberal do Porto · Revolução de 5 de outubro de 1910 · Revolução dos Cravos

Portal do Reino Unido
Este artigo sobre História ou um historiador, integrado ao Projeto História é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Gloriosa"
Categorias: História do Reino Unido | Revoluções | Idade Moderna
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Janeiro de 2010 | !Esboços sobre História | !Artigos bons na Wikipédia em alemão
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
العربية Български Brezhoneg Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français Gaeilge Gàidhlig Galego עברית हिन्दी Íslenska Italiano 日本語 한국어 Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Svenska ไทย Українська 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 12h38min de 27 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais
COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas