domingo, 2 de janeiro de 2011

7168 - REVOLUÇÃO GLORIOSA

HomeResumos de LivrosBaixar LivrosExercíciosGuia de Profissões

Busca por trabalhos:

Cola da Web » História » Revolução Gloriosa - Oliver Cromwell
► Revolução Gloriosa - Oliver Cromwell

Em meados do século XVI iniciou-se o processo de colonização. A expansão colonial e comercial Inglesa levou a um grande enriquecimento da burguesia enriquecimento burguês proporcionou o desenvolvimento do sistema capitalista em algumas cidades inglesas. No entretanto, os campos ingleses ainda viviam sob o regime de servidão.

Essa contradição provocou alguns conflitos. De um lado estavam os senhores feudais, perdendo seus servos, que fugiam para as cidades, mas que tinham o apoio do Rei. De outro lado, a burguesia mercantil desejava a descentralização do poder e o aumento do poder do Parlamento Inglês, que era dividido em Câmara dos Lordes, composta pelos nobres e o clero e que tomava as principais decisões, e a Câmara dos Comuns, formada principalmente por burgueses.

Os problemas começaram com a proclamação da Petição de Direitos, em 1628, que restringia o poder do Rei. Carlos I, Rei da Inglaterra, reagiu a Petição de Direitos e dissolveu o Parlamento, mas foi obrigado a reconvocá-lo em 1640, para obter recursos financeiro para combater uma Revolta na Escócia. O Parlamento, por sua vez, aprovou uma lei que proibia o Rei de dissolvê-lo. Carlos I reagiu novamente e ordenou a invasão do Parlamento, desencadeando uma terrível guerra civil, que durou de 1642 a 1649.

Com a morte de Cromwell, seu filho Ricardo assumiu o poder. As agitações políticas aumentaram e Ricardo abandonou o poder em 1659. Em 1660, foi eleito um novo Parlamento, que entregou o governo a Carlos II (1660 – 1685), substituído por seu irmão Jaime II em 1685.

Jaime II tomou uma série de medidas que desagradaram o Parlamento; este por sua vez, fez acordos com o genro de Jaime II, Guilherme de Orange, que acabou recebendo o trono em troca da promessa de respeitar o Parlamento.

O novo governo substituiu a monarquia absoluta pela Constitucional, na qual o Rei se comprometer a respeitar a declaração dos Direito. (Bill of Rights)

Guilerme de Orange invadiu Londres e assumiu o poder em 1689 e, segundo alguns historiadores, durante a invasão nenhuma gota de sangue foi derramada. Por este motivo, esse período ficou conhecido como Revolução Gloriosa.

Cromwell, Oliver (1599 - 1658)

Nascido em Huntingdon, próximo a Cambridge, no dia 25 de abril de 1599, Oliver Cromwell era descendente de uma família de pequenos proprietários de terra. Opôs-se ao rei Carlos I no Parlamento, onde esteve a partir de 1629, tornando-se um grande líder nos acontecimentos que levaram à Guerra Civil que durou de 1642 a 1648. Uma comissão especial, da qual era membro, processou e condenou o rei à morte.

Político, general e líder puritano, Cromwell reprimiu várias revoltas na Irlanda, mas soube ser compreensivo com os rebeldes escoceses, a quem também derrotou em 1649. As diferenças entre o Parlamento e o exército levaram Cromwell a fechar o Parlamento, passando a administrador da Inglaterra, Escócia e Irlanda entre 1653 e 1658, dentro de um sistema ditatorial. Sua política interna caracterizou-se pela tolerância religiosa e pelas inúmeras reformas administrativas. Com o respaldo da marinha e do exército, Cromwell usou sua política externa como suporte para a colonização e para o comércio inglês.

Em 1654, o Parlamento foi dissolvido e, após um período de ditadura militar, foi oferecida a Cromwell a coroa. Depois de sua morte, no dia 3 de setembro de 1658, em Londres, seu filho Ricardo governou a Inglaterra até 1659, quando abdicou do trono.

Alguns fatos da Inglaterra

1534 - Henrique VIII, rei da Inglaterra, rompe com Roma e funda a Igreja Anglicana.

- O Parlamento inglês aprova um novo Ato de Supremacia, reforçando o poder de Henrique VIII.

1535 - Henrique VIII adquire o título de chefe supremo da igreja e o clero inglês repudia a autoridade do papa.

1555 - Henrique VIII adquire o título de chefe supremo da igreja e o clero inglês repudia a autoridade do papa.

1625 - No dia 27 de março, Carlos I é coroado rei da Inglaterra e da Escócia (até 1649), depois da morte de Jaime I (Jaime VI da Escócia).

1640 - Revolução Puritana na Inglaterra.

1649 - O Parlamento inglês acaba com a Câmara dos Lordes e com a monarquia. É instaurado um regime de soberania parlamentar.

- Execução de Carlos I da Inglaterra.

1650 - Em setembro, Oliver Cromwell vence os escoceses em Dunbar.

1685 - Com a morte de Carlos II, rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda, assume o trono Jaime II (rei até 1688).

1688 - Revolução Gloriosa na Inglaterra.

Autoria: Paulo Sérgio Pupo




+ VisitadosDownload de LivrosResumos de LivrosMapa-MúndiTradutor On-LineExercícios ResolvidosComo Fazer?Guia de ProfissõesNewsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades do site.



Trabalhos EscolaresArtes
Astronomia
Biologia
Educação física
Filosofia
Física
Geografia Geral
Geografia do Brasil
História Geral
História do Brasil
Informática
Inglês
Literatura
Matemática
Português
Psicologia
Química
Redação
Sociologia
Trabalhos AcadêmicosAdministração
Arquitetura
Contabilidade
Direito
Economia
Engenharia
Farmácia
Marketing
Medicina e Enfermagem
Pedagogia
PesquisasAutores
Biografias
Continentes
Corpo Humano
Cultura
Curiosidades
Doenças
Drogas
Estados Brasileiros
Globalização
Guerras
Países
Política
Mapas
Mitologia
Religião
Saúde
VestibularENEM - ProUni
Exercícios Resolvidos
Guia de Profissões
Links Úteis
Universidades
UtilidadeBibliotecas
Como fazer
Dicas de estudo
Dicionários
Tradutor
Programas
LivrosDownload de Livros
Resumos de Livros
Links Política de Privacidade Anuncie Aqui Fale Conosco Enviar Trabalho © 2000 - 2009 Todos os direitos reservados à Cola da Web.comInteração: O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos assim como NÃO apóia e NÃO APROVA a quem quer comprar Trabalhos Prontos, nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.


COPYRIGHT COLA DA WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas