segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7193 - GUERRA FRANCO-PRUSSIANA

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC Brasil Escola Meu Artigo Cidades do Brasil Vestibular Canal do Educador Monografias
Guerras
Acesso RestritoAcesso Restrito



CanaisGrécia Antiga Idade Antiga Idade Média Roma Antiga Século XVI a XIX Século XX Século XXI Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial História História Geral História do Brasil Mais CanaisBrasil Escola Monografias Vestibular Meu Artigo Cidades do Brasil Canal do Educador Fórum Guerras » Século XVI a XIX » Guerra Franco-Prussiana
Guerra Franco-Prussiana

O saldo da Guerra Franco-Prussiana
Nas primícias da guerra entre a Áustria e a Prússia, Napoleão III manteve mancomunado com Bismarck, achando que a luta se arrastaria e lhe traria vantagens. Porém, a vitória obtida pelos prussianos não agradou, pois a unificação da Alemanha constituía ameaça direta à hegemonia da França na Europa.

Na tentativa de manter seu poder, exigiu da Prússia que os Estados germânicos do sul, de grande influência francesa, não se unissem aos do norte. Tal exigência não foi aceita por Bismarck. Porém Napoleão III irritou ainda mais os germânicos ao exigir a posse de Luxemburgo e dos territórios bávaros a oeste do rio Reno.

Bismarck queira declarar guerra à França, pois isso ajudaria a unificação alemã, já que o inimigo estava isolado e mal armado. Mas para a guerra, necessitaria de um pretexto forte, então em 1870, surge o pretexto ideal. Uma revolução deixou o trono espanhol vago. A sucessão havia sido oferecida ao príncipe Leopoldo Hohenzollern, parente do rei da Prússia.




Mas Napoleão III exigiu que tal candidatura fosse retirada em referência à promessa de Guilherme I de que nenhum outro príncipe germânico ocuparia o trono da Espanha. O rei passou a Bismarck um telegrama que deveria ser encaminhado a Napoleão III. A perspicácia usada por Bismarck foi de transformar o texto, de modo a parecer insultuoso aos franceses. Os jornais germânicos o publicaram. E a França declarou guerra à Prússia. A vitória da Prússia sobre os franceses foi fulminante.

O exército francês foi cercado em Metz. Napoleão III e o general Mac-Mahon partiram em seu socorro, mas foram derrotados em Sedan. Enquanto isso, em Paris, os republicanos punham fim ao Império, proclamando a Terceira República, em 4 de setembro. Mas em 20 de setembro os prussianos cercaram a cidade de Paris, sem força e sob bombardeios constantes o governo francês assinou a trégua, em 28 de janeiro de 1871.

Século XVI a XIX - Guerras - Brasil Escola

Comente este artigo Indique este artigo!
Artigos Relacionados
Guerra Civil Inglesa
A Batalha de Tejucopapo
Guerra da Independência do Brasil
Guerra contra Aguirre
As conquistas de Napoleão
Guerra da Independência do Chile

--------------------------------------------------------------------------------


Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2011 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas