segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7238 - GUERRAS NAPOLEÔNICAS

Novo Usuário? Cadastre-se Entrar Ajuda Blog Yahoo! Mail Meu Yahoo! Yahoo! Notícias Yahoo! Finanças Yahoo! Esportes Yahoo! Search BUSCAR NA WEB
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
SD Membro desde:
05 de julho de 2007
Total de pontos:
91 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Oq foram as Guerras Napoleônicas??
3 anos atrás Denuncie by Socialde... Membro desde:
18 de junho de 2006
Total de pontos:
22.422 (Nível 6)
Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Guerras Napoleônicas ou Invasões Napoleônicas é a designação do conflito armado que se estendeu de 1799 a 1815, opondo a quase totalidade das nações da Europa a Napoleão Bonaparte, herdeiro da Revolução Francesa e ditador militar.

Napoleão chegou ao poder como 1º Cônsul (1799). Em 1804 este, que era simpático aos ideais maçons instigados na Revolução Francesa ultrajou o Papa e auto-corôou-se Imperador dos franceses sob o título de Napoleão I; a partir de então deu-se sua gradativa derrocada.
Em 1807 passou a conduzir o governo sem atender aos Corpos Legislativos e com características autoritárias, imperiais e expansionistas.

As guerras, a princípio localizadas como conflitos entre soberanos, tornaram-se guerras nacionais a partir da resistência popular de Espanha e Portugal (Guerra Peninsular) aos invasores napoleônicos. Com o apoio da Grã-Bretanha, as nações européias, derrotadas em sucessivas coligações, acabaram por se impor a Napoleão na Batalha de Waterloo (1815).
3 anos atrás Denuncie 67% 4 Votos
2 pessoas avaliaram como boa Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (7)
by neto
Membro desde:
14 de agosto de 2006
Total de pontos:
33.083 (Nível 7)
Marca:

Adicionar amigo

Bloquear

conan
Guerras Napoleônicas=Guerras Napoleônicas(PE) ou Guerras Napoleônicas(PB) é a designação do conflito armado que se estendeu de 1799 a 1815, opondo a quase totalidade das nações da Europa a Napoleão Bonaparte, herdeiro da Revolução Francesa e ditador militar.

Napoleão chegou ao poder como 1º Cônsul (1799) vindo a ser coroado imperador da França, em 1804, sob o título de Napoleão I. A partir de 1807 conduziu o governo sem atender aos Corpos Legislativos e com características autoritárias, imperiais e expansionistas.

As guerras, a princípio localizadas como conflitos entre soberanos, tornaram-se guerras nacionais a partir da resistência popular de Espanha e Portugal (Guerra Peninsular) aos invasores napoleónicos. Com o apoio da Grã-Bretanha, as nações europeias, derrotadas em sucessivas coligações, acabaram por se impor a Napoleão na Batalha de Waterloo (1815).
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_Nap…
3 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
by Thiago Membro desde:
30 de junho de 2007
Total de pontos:
325 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

guerras q Napoleão Bonaparte provocou em toda a Europa para anexar tds os territorios europeus à França, queria tipo um "novo império romano", ele até ganhou mts batalhas, mas acabou preso, fugiu e voltou de novo e dessa vez morreu...

espero ter ajudado =)
3 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
by g_wiener Membro desde:
15 de julho de 2006
Total de pontos:
771 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

Guerras Napoleónicas


Topo: Batalha de Austerlitz
Abaixo: Batalha de Waterloo
Data: 1803 – 1815
Local: Europa, Oceano Atlântico, Rio da Prata e Oceano Índico




Guerras Napoleônicas(PE) ou Guerras Napoleônicas(PB) é a designação do conflito armado que se estendeu de 1799 a 1815, opondo a quase totalidade das nações da Europa a Napoleão Bonaparte, herdeiro da Revolução Francesa e ditador militar.

Napoleão chegou ao poder como 1º Cônsul (1799) vindo a ser coroado imperador da França, em 1804, sob o título de Napoleão I. A partir de 1807 conduziu o governo sem atender aos Corpos Legislativos e com características autoritárias, imperiais e expansionistas.

As guerras, a princípio localizadas como conflitos entre soberanos, tornaram-se guerras nacionais a partir da resistência popular de Espanha e Portugal (Guerra Peninsular) aos invasores napoleónicos. Com o apoio da Grã-Bretanha, as nações europeias, derrotadas em sucessivas coligações, acabaram por se impor a Napoleão na Batalha de Waterloo (1815).
Índice


* 1 Precedentes
* 2 A guerra no mar
* 3 Europa central
* 4 Península Ibérica
* 5 A Quinta Coligação
* 6 Rússia
* 7 Brasil
* 8 Os cem dias

Precedentes

Ver artigo principal: Primeira Coligação
Ver artigo principal: Segunda Coligação

A seguir às guerras da Primeira e Segunda Coligações contra a França, durante e logo após a Revolução Francesa, formou-se uma Terceira Coligação em 1804. A ideia desta coligação era tentar deter as crescentes ambições do governante francês, Napoleão Bonaparte, que em Maio de 1804 recebera o título de imperador. As acções de Napoleão provocaram uma nova entrada da Grã-Bretanha na guerra, logo seguida pela Áustria, Nápoles, Rússia e Suécia. A Espanha era então aliada da França.

Ver artigo principal: Terceira Coligação

A guerra no mar

Napoleão organizou uma enorme frota para atacar a Inglaterra, mas em Outubro de 1805 uma esquadra britânica comandada por Horácio Nelson destruiu uma força combinada franco-espanhola em Trafalgar, acabando com a ameaça francesa.

Europa central

Napoleão lançou os seus exércitos num ataque à Áustria, derrotando-a na Batalha de Austerlitz em Dezembro de 1805. No ano seguinte invadiu a Prússia e derrotou-a nas batalhas de Jena e Auerstadt. Em 1807 foi a vez dos Russos na batalha de Friedlândia. Em 1809, a Áustria voltou à luta, mas foi novamente derrotada e obrigada a fazer a paz.

Ver artigo principal: Quarta Coligação

[editar] Península Ibérica
Série
História da França
França na pré-História
Gália céltica
Gália romana
Francos

* Merovíngios
* Carolíngios

Dinastia Capetiana
Dinastia de Valois
Guerra dos Cem Anos, Jacquerie
Dinastia de Bourbon e o Antigo Regime
Massacre da noite de São Bartolomeu
Império Francês
Revolução Francesa
Napoleão e as Guerras Napoleónicas
Guerra franco-prussiana
França de Vichy (1940-1944)
Quarta República Francesa (1946-1959)
Quinta República Francesa (1959-)
Categoria: História da França

Ver artigo principal: Guerra Peninsular

Na península Ibérica, em 1807, Napoleão atacou Portugal e, em 1808, a Espanha, nomeando o seu irmão José Bonaparte como rei de Espanha. Os povos ibéricos revoltaram-se e as tropas britânicas desembarcaram em Portugal. Napoleão forçou-as a uma retirada para a Corunha, no norte de Espanha. Arthur Wellesley, mais tarde duque de Wellington, tomou então o comando aliado na Guerra Peninsular. Enquanto as forças de guerrilha e os exércitos espanhóis, desgastavam os franceses e obrigavam Napoleão a manter um enorme exército na Espanha, o exército português, reconstituído e aliado aos britânicos sob o comando de Wellington, concentrou a defesa de Portugal nas Linhas de Torres, conduzindo à vitória sobre os franceses no Buçaco, Albuera, Salamanca, Badajoz, Ciudad Rodrigo. Em Maio de 1813 o exército anglo-português iniciou a libertação de Espanha, obtida nas batalhas de Vitória e dos Pirinéus. Após a queda de Pamplona e São Sebastião, o exército anglo-português atravessou a fronteira francesa e alcançou sucessivas vitórias em Nivelle, Nive, e finalmente Toulouse, a 10 de Abril.

A Quinta Coligação

Ver artigo principal: Quinta Coligação

Rússia

Ver artigo principal: Campanha da Rússia (1812)

Napoleão estava decidido a esmagar a Rússia, que invadiu com seiscentos mil homens em Junho de 1812. Tomou Moscovo, a que os Russos tinham pegado fogo, mas encontrou-se com falta de mantimentos e em pleno Inverno russo. Teve de retirar, perdendo a esmagadora maioria dos seus soldados. A Áustria, Prússia e outros estados alemães recomeçaram a guerra, e em Outubro de 1813 uma força combinada de russos, prussianos e austríacos derrotou Napoleão na Batalha de Leipzig. Este abdicou em Abril de 1814 e foi exilado para a ilha de Elba.

Brasil

As Guerras Napoleónicas repercutiram-se no Brasil a partir da invasão da península Ibérica desde 1807.

Com a chegada da Família Real portuguesa ao Brasil (1808), e a transferência da Administração para o Rio de Janeiro, o Príncipe Regente emite o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, assinando-se em seguida os tratados de 1810: o Tratado de Aliança e Amizade e o Tratado de Comércio e Navegação, com a Inglaterra, consolidando a ascendência daquela potência sobre Portugal e seus domínios ultramarinos.

Em represália à ocupação do território de Portugal continental, as forças portuguesas invadem e ocupam a Guiana Francesa (1809-1817), e incorporam a Banda Oriental (atual Uruguai) do rio da Prata.

Em 1815, o Brasil foi elevado à condição de "Reino Unido a Portugal e Algarve", na entidade chamada Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.

Os cem dias

Em Março de 1815 Napoleão escapou-se da ilha de Elba e regressou à França. O rei francês, Luís XVIII, fugiu e Napoleão viu-se de novo no poder. Reuniu-se apressadamente um exército aliado, sob o comando de Wellington e do marechal prussiano Gebhard von Blucher, que derrotou Napoleão na Bélgica, em Waterloo, em Junho. Napoleão foi novamente exilado, agora para a ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, onde morreu em 1821.
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_Nap…
3 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
by Ton Membro desde:
25 de novembro de 2007
Total de pontos:
312 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

Resumo:
Guerras Napoleônicas é a designação do conflito armado que se estendeu de 1799 a 1815, opondo a quase totalidade das nações da Europa a Napoleão Bonaparte, herdeiro da Revolução Francesa e ditador militar.
Napoleão chegou ao poder como 1º Cônsul (1799) vindo a ser coroado imperador da França, em 1804, sob o título de Napoleão I. A partir de 1807 conduziu o governo sem atender aos Corpos Legislativos e com características autoritárias, imperiais e expansionistas.
As guerras, a princípio localizadas como conflitos entre soberanos, tornaram-se guerras nacionais a partir da resistência popular de Espanha e Portugal (Guerra Peninsular) aos invasores napoleónicos. Com o apoio da Grã-Bretanha, as nações europeias, derrotadas em sucessivas coligações, acabaram por se impor a Napoleão na Batalha de Waterloo (1815).
Fonte(s):
Wikipédia
3 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
1 pessoa avaliou como boa by Andrik Membro desde:
15 de setembro de 2007
Total de pontos:
6.072 (Nível 5)
Adicionar amigo

Bloquear

Foram as guerras que Napoleão Bonaparte fez na Europa nas sua consquista do mundo, mas no final não coseguiu.
: )
3 anos atrás Denuncie 33% 2 Votos
by formague... Membro desde:
19 de agosto de 2006
Total de pontos:
362 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

Guerras Napoleônicas(PE) ou Guerras Napoleônicas(PB) é a designação do conflito armado que se estendeu de 1799 a 1815, opondo a quase totalidade das nações da Europa a Napoleão Bonaparte, herdeiro da Revolução Francesa e ditador militar.

Napoleão chegou ao poder como 1º Cônsul (1799) vindo a ser coroado imperador da França, em 1804, sob o título de Napoleão I. A partir de 1807 conduziu o governo sem atender aos Corpos Legislativos e com características autoritárias, imperiais e expansionistas.

As guerras, a princípio localizadas como conflitos entre soberanos, tornaram-se guerras nacionais a partir da resistência popular de Espanha e Portugal (Guerra Peninsular) aos invasores napoleónicos. Com o apoio da Grã-Bretanha, as nações europeias, derrotadas em sucessivas coligações, acabaram por se impor a Napoleão na Batalha de Waterloo (1815).

Espero q isso tire sua duvida!!!!!
3 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
by Camilinh... Membro desde:
05 de fevereiro de 2008
Total de pontos:
125 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Será que quer dizer "Invasões Napoleónicas"?
No caso de ser isso, as invasoes napoleonicas foram as invasoes feitas por Napoleas Bonaparte (daí "napoleonicas") entre1807 e 1811. A primeira invasão a 1807 por Junot, segunda em 1809 por Soult e terceira em 1810 por Masséna.
Estas invasões foram devidas ao desobedeciemnto de Portugal ao chamdo "Bloqueio Continental".
Espero ter ajudado. =) Bjs*
3 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
1 pessoa avaliou como boa Descubra Perguntas em História
O que vcs acham de uma Monarquia no Brasil ?
Para os portugueses: sobre a "pedra dos mouros"?
Por favor, joana D'arc? ajudaa?
O brasil era mais cheiroso quando era colonia?
PUBLICIDADE
More questions about GUERRAS NAPOLEÔNICAS
Que relação há entre as guerras napoleônicas e os…
Alguém tem um resumo do Período Napoleônico ou Era…
O que foi a batalha de Waterloo?
Qual é o nome do general que ganhou a batalha de Waterloo,…
Como as guerras napoleônicas afetaram o processo de…

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2011 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade 3

YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas