segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7214 - GUERRA DOS DUCADOS

Por favor leia
Muito obrigado
de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia.
Leia agora
Primeira Guerra do Schleswig
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Primeira Guerra do Schleswig (Schleswig-Holsteinischer Krieg, em alemão; Slesvig-holsteinska kriget, em sueco), também chamada Guerra dos Três Anos (Treårskrigen, em dinamarquês), foi o primeiro dos conflitos militares no sul da Dinamarca e no norte da Alemanha provocados pela Questão dos Ducados, uma disputa pelo controle dos ducados do Schleswig e do Holstein.

[editar] A Questão dos Ducados
O Schleswig era um ducado soberano (i.e., formalmente independente), de maioria dinamarquesa, vinculado à coroa da Dinamarca por uma União Pessoal e por laços feudais. Já o Holstein era um ducado soberano, de maioria alemã, que integrara o Sacro Império Romano-Germânico (e, de 1815 a 1864, a Liga Alemã), mas ligado à Dinamarca por uma União Pessoal desde o século XV. Em outras palavras, o rei da Dinamarca era o duque do Schleswig e do Holstein, territórios governados na prática pelos dinamarqueses. O chamado Tratado de Ribe (1460) dispunha que os dois ducados não poderiam ser separados.

A extinção da linhagem real masculina da Dinamarca, com a morte do Rei Frederico VII, criou para os dinamarqueses o problema de como manter o seu controle sobre o Schleswig-Holstein, cobiçado por advogados da unificação Alemã (as regras sucessórias dos ducados - que adotavam a lei sálica - diferiam das dinamarquesas em caso de inexistência de herdeiro varão).

Em seguida à agitação causada pelas Revoluções de 1848 (e com a questão sucessória dos ducados em mente), Frederico promulgou uma constituição democrática comum à Dinamarca e ao Schleswig, provocando um movimento separatista nos ducados, apoiado pela Prússia, que levou à eclosão da Primeira Guerra do Schleswig.

[editar] A guerra
Em março de 1848, a grande maioria alemã do Schleswig-Holstein rebelou-se contra a Dinamarca e buscou a independência frente a esta última, para associá-los à Confederação Germânica. Uma intervenção militar do Reino da Prússia em favor da revolta expulsou dos ducados as tropas dinamarquesas.

A guerra, que durou de 1848 a 1851, terminou quando as grandes potências européias pressionaram a Prússia a aceitar o Protocolo de Londres de 1852. Nos termos deste acordo de paz, a Confederação Germânica devolvia o Schleswig-Holstein à Dinamarca. Em troca, num acordo com a Prússia, a Dinamarca comprometeu-se a não criar laços adicionais com o Schleswig mais fortes do que os deste último com o Holstein.

O resultado da guerra, portanto, não foi conclusivo e um novo conflito estalou em 1864, a Segunda Guerra do Schleswig, também chamada Guerra dos Ducados.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_do_Schleswig"
Categorias: História da Dinamarca | História da Alemanha
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Dansk Deutsch English Suomi Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Svenska Esta página foi modificada pela última vez às 13h17min de 20 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Melhores correspondências para GUERRA DOS DUCADOS
O resultado da guerra, portanto, não foi conclusivo e um novo conflito... Ir para o texto »

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas