segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7215 - A GUERRA DOS DUCADOS

FECHAR Fale com UOL EducaçãoEnvie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL
NomeE-mail Texto Outros canais de comunicação UOL
Erros de português e de informação, páginas não encontradas ou mal formatadas
Comunicar erros
Suporte, assinaturas, pagamentos, e-mail, cancelamento, publicidade e afiliados
SAC
Contato de outras áreas do UOL
Assessoria de Imprensa
Publicidade
Redação Folha.com

Comunicar erroFECHAR 15/05/2009 - UOL Educação - História Geral
Unificação alemã

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.


Nome:

E-mail:

Descrição do erro:



ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
UOL BUSCA Web|Pesquisa escolar|Dicionários|Imagens Alemão/Português Francês/Português Inglês/Inglês Inglês/Português Italiano/Português Português Português/Alemão Português/Francês Português/Inglês Português/Italiano Português/Vários Idiomas História GeralTodos os Dossiês
Ensino Fundamental
Ensino Médio

Unificação alemã
Bismarck foi o cérebro da unificação
Vitor Amorim de Angelo
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Assim como a Itália, a Alemanha ao foi outro país europeu que se unificou tardiamente. E, à semelhança do caso italiano, a origem dos conflitos políticos e sociais que tiveram lugar na atual Alemanha ao longo do século 19 pode ser identificada no Congresso de Viena.

Em 1815, após a derrota do imperador francês Napoleão Bonaparte, decidiu-se que o antigo território pertencente ao Sacro Império Romano-Germânico até a expansão napoleônica seria reagrupado sob o nome de Confederação Germânica.

Essa Confederação era composta por quase quarenta estados, entre reinos, ducados e cidades. Dentre eles, os mais importantes eram o reino da Prússia, governada pela dinastia dos Hohenzollern, e o Império da Áustria, governado pela casa de Habsburgos.

A Prússia era o estado mais industrializado da Confederação Germânica - em contraste com a Áustria, cuja economia era marcadamente agrícola - e sua maior potência militar. Sob a influência prussiana foi criada, nos anos 1830, uma política de livre circulação de mercadorias na região. A Zollverein, como era chamada, excluiu a Áustria e teve consequências diretas para o desenvolvimento econômico registrado nas décadas seguintes.


A influência da Primavera dos Povos
Uma primeira tentativa de unificação ocorreu em meados no século 19, por influência da chamada Primavera dos Povos - nome pelo qual são designados os movimentos revolucionários que ocorreram em 1848 por toda a Europa.

Recorde-se que o Congresso de Viena representou o retorno de monarquias centralizadoras em muitos pontos da Europa, como na Áustria. Paralelamente, o processo de industrialização fortalecera a burguesia e, pela crescente exploração da força de trabalho, colocara os operários em difíceis condições de vida. Foi assim, portanto, que camadas sociais tão díspares se uniram para a derrubada das monarquias européias.

Na Confederação Germânica, movimentos radicalizados exigiram sufrágio universal, a convocação de Assembléia Constituinte, a aprovação de novas cartas magnas e o fim do poder centralizado dos monarcas - quando não o fim da própria monarquia. Tudo isso envolto por um forte sentimento nacionalista e pelo desejo de, no curso daquele processo, unificar todos os estados num só país: a Alemanha.

Mas o impasse político surgido na Prússia e a inflexão da burguesia na Áustria - que, temerosa, mudou de posição, passando a apoiar o rei - deu novo ânimo às monarquias e inviabilizou a unificação.


Bismark e a formação da Alemanha
A partir daí, ocorreram duas mudanças importantes: em primeiro lugar, os esforços para a unificação passaram a vir sobretudo da Prússia, com a exclusão da Áustria; em segundo lugar, em contraste com as tentativas iniciais, esse segundo momento ficou marcado pelas ações a partir do alto, operadas diretamente pelos que ocupavam o aparelho de Estado, e não mais por movimentos sociais que incluíssem os operários e a pequena-burguesia, por exemplo.

Na Prússia, em particular, a burguesia industrial passou a apoiar fortelemente a unificação. Para ela, assim como foi para a burguesia do norte italiano, o apoio a um governo forte era visto como meio de desenvolver mais rapidamente o capitalismo.

Depois de 1862, esse governo forte, na Prússia, foi representado pelo rei Guilherme 1º. Naquele ano, ao assumir o trono, Guilherme 1º nomeou Otto von Bismarck para o cargo de primeiro-ministro. Bismarck entrou para a história como o grande nome da unificação alemã. Todos os seus esforços foram no sentido de criar um só país. Internamente, fez alianças com a burguesia industrial e os grandes proprietários de terra. No exterior, apostou na estratégia do confronto militar. Em 7 anos, foram 3 guerras.


Guerras contra Dinamarca, Áustria e França
Em 1864, Bismarck declarou guerra à Dinamarca, com o apoio do Império da Áustria. A vitória no conflito, conhecido como Guerra dos Ducados, garantiu a esses dois estados a posse dos territórios de Schleswig e Holstein.

Mas, logo em seguida, em razão de divergências quanto à administração dos ducados, Prússia e Áustria iniciaram um novo conflito, conhecido como Guerra Austro-Prussiana.

Embora contasse com o apoio de outros estados da Confederação Germânica, a Áustria perdeu o conflito. De um lado, pesou a falta de apoio internacional ao império austríaco. De outro, a entrada da Itália no conflito, interessada em tomar Veneza da Áustria - o que acabou ocorrendo de fato.

O acordo de paz selado ao final da guerra dissolveu a Confederação, garantiu novos territórios à Prussia e excluiu a Áustria do processo de unificação alemão.

Mas um último e grande conflito encerraria a história da formação da Alemanha: a Guerra Franco-Prussiana. Franceses e alemães há tempos nutriam um clima hostil em suas relações. A expansão prussiana só fez aumentar as tensões políticas na região.

O ápice desse processo aconteceu em 1868, quando o trono espanhol foi oferecido a um membro da casa de Hohenzollern, primo de Guilherme 1º. A França imediatamente se colocou contra, temendo o crescimento da influência prussiana sobre a Europa. Do outro lado, com sua estratégia belicosa, Bismarck ansiava pelo conflito com os franceses, que dificultavam a unificação.

A guerra, declarada por Napoleão 3º, durou de 1870 a 1871. Com o avanço das tropas prussianas sobre o território francês e a captura do imperador, a vitória parecia estar garantida. Mas um governo provisório de resistência, incluindo camadas populares, foi formado em Paris, em setembro de 1870. Ao final, Napoleão 3º capitulou diante da Prússia e, com seu auxílio, reprimiu duramente o breve governo operário constituído na capital francesa, chamado de Comuna de Paris.

A unificação alemã se completou em janeiro de 1871, quando, no Palácio de Versalhes, antiga sede da monarquia francesa, Guilherme 1º foi coroado o primeiro kaiser da Alemanha unificada. O tratado que encerrou a guerra, porém, seria assinado apenas em maio de 1871.
*Vitor Amorim de Angelo é historiador, mestre e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é pesquisador do Institut d'Études Politiques de Paris.
HISTÓRIA GERALIMPRIMIR ENVIAR
COMUNICAR ERRO
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.Compartilhe: Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg BookmarksReforma Ortográfica Enem por escola Ideb por Estado Disciplinas
Artes Atualidades Biologia Cidadania Ciências Cultura Brasileira Espanhol Filosofia Física Geografia História do Brasil História Geral Inglês Literatura Matemática Português Química Sociologia Onde Estudar
Cursinhos Pré-vestibular Cursos de Idiomas Educação a Distância Escolas em São Paulo Faculdades Intercâmbio Pós-graduação Últimas Notícias Fotos Vídeos
Curtas-Metragens Escolha uma carreira Enquetes Grupos de Discussão Pré-escola
Ditados Histórias Jogos Lição de Casa Operações Matemáticas Ensino Fundamental
Datas Comemorativas Ditados Folclore Operações Matemáticas Ensino Médio
Dicas de Português Inglês com a BBC Vestibular Ensino Superior
Pós-graduação Ranking de Cursos UOL Bolsa Pesquisa Pais e Professores
Blog da Rosely Sayão Dicas de Educação Vídeos Educativos Planos de Aula Resenhas Banco de Redações
Temas Como Participar Biblioteca Biografias Dicionários Fórum Grupos de Discussão Mapas Testes e Simulados
Provas de Vestibular Quizzes Simulados Testes de Idiomas Enade Enem Fies ProUni Fale com
UOL Educação
Sites Relacionados
5.400 anos de história
Almanaque da Folha
Aprendiz
Arquivos da Folha
Atlas Melhoramentos
Aulete
Catraca Livre
Ciência Hoje
Clickeaprenda
Enciclopédia Ilustrada
Ensino Superior
Escola Pública
Filosofia - Ciência e Vida
Folhinha
Guia de Pós-graduação
Guia Fundamental
Guia Infantil
História Viva
JC Online
Leituras da História
Língua Portuguesa
Novos Estudos
O Pensador
Revista Conhecer
Revista Educação
Revista Filosofia
Revista Geografia
Revista Língua Portuguesa
Revista Literatura
R2direito
Scientific American Brasil
Sociologia - Ciência e Vida
Receba notícias
Boletim
Celular
Clipping
Podcast
RSS
WIDGETS

FALE COM UOL EDUCAÇÃOShopping UOL
TV Plasma
Preços imperdíveis! Por ordem alfabética

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
CATEGORIASArqueólogosArquitetosArtistas plásticos brasileirosArtistas plásticos estrangeirosAstronautasAtletas brasileirosAtletas estrangeirosAtores brasileirosAtores estrangeirosAviadoresBailarinosBrasil Colônia/ImpérioChefes de Estado estrangeirosCientistasCineastasDramaturgosEconomistasEducadoresEscritores luso-brasileirosEscritores estrangeirosEstilistasFilósofosFotógrafosHistoriadoresInventoresJornalistasMédicosMonarcas estrangeirosMúsicos brasileirosMúsicos estrangeirosNavegadoresPolíticos brasileirosPolíticos estrangeirosPresidentes do BrasilPresidentes dos EUAReligiosos Sociólogos
Veja a história dos
dias dedicados a comemorações, mês
a mês


História Viva
Linha do Tempo
Banco de Dados da Folha de S.Paulo
UOL Jornais
UOL Mídia Global
UOL 1ª Página

Prepare-se para a prova de história com resumos da disciplina


Monte sua prova
Simulados
Quizzes

Porta Curtas
Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave




Aulete
Português


Houaiss
Português


Michaelis
Selecione o idioma Português / Português Português / Inglês Inglês / Português Português / Espanhol Espanhol / Português Português / Alemão Alemão / Português Português / Francês Francês / Português Português / Italiano Italiano / Português

Tradutor Babylon

Traduzir para português alemão chinês (S) chinês (T) espanhol francês hebráico holandês inglês (US) italiano japonês
Outros dicionários
Shopping UOL
Incrível: Notebook
Várias marcas a partir de
R$ 1.299!
Roteador Wireless
Internet sem fio a partir de
R$ 99.
WebCam
Diversos modelos
a partir de
R$ 34,20! UOL Links Patrocinados
Faça Parte! Peixe Urbano

Quanto mais gente se junta, maiores os descontos. Cadastre-se também!

www.PeixeUrbano.com.br/Cadastre-se

Desenvolvimento Pessoal

Cursos de memorização para te ajudar a estudar. Conheça agora

www.CPT.com.br

Fale Inglês Fluentemente

Aprenda a Falar Inglês Fluente de Forma Rápida e Segura. Confira!

www.InglesFluenteOnline.com.br

Ofertas Incríveis

Cadastre-se na Click Cupom e ganhe descontos de até 90% em cursos!

www.clickcupom.com.br

Encontre um Novo Emprego

Mais de 200 mil oportunidades para sua carreira! Cadastre-se agora!

www.manager.com.br

Aposentadoria

Tenha Uma Aposentadoria Tranquila. A Partir de R$50 Por Mês. Acesse!

www.CaixaVidaePrevidencia.com.br

Dê um Chrome de Presente

Dê de presente o navegador mais rápido da internet. Envie agora!

ChromeDePresente.com.br

Consórcio Imobiliário

Faça Online o Seu Consórcio Agora. Parcelas a Partir de R$319,14. Vem!

CaixaConsorcios.com.br/compreonline

Você Estudante

Trabalhe a Partir de Sua Casa. Ganhe de 800 a 5.000/mês. Acesse já

www.decidavencer.com.br/vencer

Quem Deseja Ser Médico

Deve prestar o vestibular Uniara, inscrições até 17/10! Em Araraquara

www.uniara.com.br/medicina

Imóveis Fernandez Mera

Busque o imóvel ideal p/ você morar com a sua família. Acesse o site!

www.fmera.com.br

Reebok a Partir de R$99!

Modelos Reebok a partir de R$99,90 na Netshoes. Acesse e leve já!

www.netshoes.com.br

Anuncie aqui ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host
Melhores correspondências para GUERRA DOS DUCADOS
Em 1864, Bismarck declarou guerra à Dinamarca, com o apoio do Império da Áustria. A vitória no conflito, conhecido como Guerra dos Ducados, garantiu a esses... Ir para o texto »

COPYRIGHT UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas