segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7237 - GUERRAS NAPOLEÔNICAS

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

ESCOLA DE VERÃO 2010

Navegação

Entrada
FUNCIONAMENTO
CURSOS
INSCRIÇÕES
CONTACTOS
salas_Setembro.pdf


Info √ ENCERRADO - As Guerras Napoleónicas: Entre a História, a Literatura e o Cinema Profªs. Gabriela Gândara Terenas e Maria do Rosário Lupi Bello
30 de Agosto a 17 de Setembro, Quartas e Sextas, das 18H00 às 21H00
--------------------------------------------------------------------------------
Programa:

Parte I) Da Guerra Europeia às Invasões Francesas
1. As Campanhas de Napoleão
2. A Guerra Peninsular
3. As Invasões Francesas em Portugal

Parte II) As Guerras Napoleónicas nas Literaturas Portuguesa e Britânica
1. Romances Históricos Portugueses: de Arnaldo Gama a Marques Vidal
2. Narrativas Ficcionais Britânicas: de G.R. Gleig a Simon Scarrow
3. ‘Romances Marítimos’: de Gomes Amorim a Patrick O’ Brian

Parte III) As Guerras Napoleónicas no Ecrã em Portugal
1. A Problemática da Adaptação Fílmica de Textos de Cariz Histórico-Literário
2. A Série Sharpe: da Narrativa de Bernard Cornwell à Adaptação de Tom Clegg
3. Cinema e Televisão ao Serviço da História e da Literatura: os Casos de Hornblower, Pride and the Passion e Master and Commander




Resumo, objectivos e metodologia:

Na evocação do bicentenário das Guerras Napoleónicas em geral e das Invasões Francesas em particular, este curso tem como objectivo primordial a análise da representação de figuras e acontecimentos históricos em narrativas literárias e fílmicas. Tendo como fundamentação teórica, por um lado, as complexas relações existentes entre a História e a Literatura e, por outro, a problemática da adaptação cinematográfica e televisiva de textos de cariz histórico-literário, o curso desenvolver-se-á em torno de três vectores fundamentais: uma breve síntese, de cariz historiográfico, dos principais acontecimentos que marcaram as Guerras Napoleónicas; a análise, de uma perspectiva comparatista, das formas de representação dos mesmos em romances históricos portugueses e britânicos, publicados desde o século XIX até à actualidade; e a exemplificação dos casos mais significativos de transposição para o ecrã. Alternar-se-ão, assim, sessões de cariz mais expositivo, com aulas dedicadas à análise dos textos literários e ao visionamento comentado de vários filmes sobre a referida área temática.


Bibliografia:

BELLO, Maria do Rosário Lupi, Narrativa Literária e Narrativa Fílmica. O Caso de “Amor de Perdição”. 2ª Edição. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2008.
BELLO, Maria do Rosário Lupi e TERENAS, Gabriela Gândara, “Da Visão Literária da Guerra à sua Leitura Fílmica: as Invasões Napoleónicas no Cinema em Portugal in Mário Jorge Torres (coordenação de), ACT 17. Não vi o Livro, mas li o Filme. Ribeirão, Edições Húmus, Dezembro de 2008, pp. 125-141.
TERENAS, Gabriela Gândara, “Entre a História e a Ficção: Representações do Porto ao Tempo das Invasões Francesas em Narrativas Portuguesas e Britânicas” in O Porto e as Invasões Francesas 1809-2009. Porto, Câmara Municipal/Público – Comunicação Social, SA, Março de 2009, volume III, pp.267-302.
TERENAS, Gabriela Gândara, O Portugal da Guerra Peninsular. A Visão dos Militares Britânicos (1808-1812). Lisboa, Edições Colibri, 2000.
Gabriela Gândara Terenas é docente no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Modernas da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, onde tem leccionado várias cadeiras de licenciatura e seminários de mestrado em diversas áreas de estudo. De entre os seus múltiplos trabalhos publicados, podem destacar-se, no âmbito em que este curso se insere (e para além das obras já indicadas na bibliografia), os títulos “Rendição e Retirada dos Franceses: (Re)Construções Britânicas e Portuguesas” (2009) e “‘A Nossa Pátria Ibérica’: Imagens de Espanha ao Tempo da Guerra Peninsular em Romances Portugueses” (2009).
ggandarat@ netcabo.pt.

Maria do Rosário Leitão Lupi Bello é docente no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, em Lisboa, onde tem leccionado na área dos Estudos Literários, da Literatura e Cultura Portuguesas e da Teoria e Crítica Cinematográficas. Entre outros trabalhos, publicou, na área que se relaciona com este curso, “Imagem de Wellington na Guerra Peninsular: a poesia encomiástica como tributo da Literatura à História” (2003) e, no âmbito mais específico das relações entre a literatura e o cinema, Narrativa literária e narrativa fílmica. O caso de “Amor de Perdição”, (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, 2005; 2ª edição 2008).




Acções do DocumentoEnviar isto Imprimir isto Cursos por Datas

Cursos de Julho
Cursos de Setembro

Cursos por Áreas

Antropologia
Comunicação
Culturas da Europa e do Mundo
Educação
Estudos Políticos
Filosofia
Geografia
História
História de Arte
Linguas
Linguística
Literatura/Cultura Portuguesas
Música
Sociologia
Informática
Lectures in English




Avenida de Berna, 26-C | 1069-061 Lisboa | Tel.: (+351) 21 790 83 83 | Fax: (+351) 21 790 83 08
COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas