segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7266 - O CONGRESSO DE VIENA;METTERNICH

HOMEQUEM SOMOSGOSTOU? ADICIONE AOS FAVORITOSINDIQUE ESTE SITE PARA UM AMIGOFALE CONOSCO
Área do usuário Cadastre-se
Esqueci minha senha

História GeralGuerras Mundiais
História brasileira
Idade Antiga
Idade Contemporânea
Idade Média
Idade Moderna
Pré-História

EspeciaisÁrvore de Natal
Férias Escolares
Natal

DisciplinasArtes
Biologia
Educação Física
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Sociologia

Escola KidsCiências
Geografia
História
Jogos Infantis
Matemática
Português

Pesquisa EscolarAcordo ortográfico
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Enem
Folclore
Informática
Japão
Política
ProUni
Psicologia
Saúde e Bem Estar
Sexualidade

Banco de concursosConcursos Públicos
Inscrições Abertas
Notícias

Você está aqui: Mundo Educação » História Geral » Idade Contemporânea » Congresso de Viena
Idade Contemporânea

Congresso de Viena

Congresso de Viena, reunião em prol da restauração das monarquias européias.
A queda de Napoleão foi um alvo buscado por todas as monarquias européias que viam com horror a disseminação dos ideais revolucionários franceses. Depois de desgastantes conflitos, o poderosíssimo exército napoleônico ruiu frente à mobilização das monarquias absolutistas da Europa. O controle hegemônico de Napoleão sobre grande parte da Europa Ocidental exigiu que as antigas monarquias reformulassem o mapa europeu.

Entre setembro de 1814 e junho de 1815, as autoridades monárquicas européias reuniram-se no chamado Congresso de Viena. Encabeçado pelas principais potências monárquicas do período (Inglaterra, Prússia, Rússia e Áustria), essa reunião deveria reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico.

Inicialmente, sugeriu-se que as grandes potências vencedoras desmembrassem a França sob o seu domínio. No entanto, conclamando o princípio de legitimidade, o ministro francês Talleyrand propôs que as coroas e territórios europeus afetados por Napoleão Bonaparte resgatassem a configuração preexistente aos desdobramentos internacionais da Revolução Francesa. Apesar do argumento de Talleyrand garantir a autonomia política da França, observamos que algumas modificações aconteceram na Europa.

O Império Austríaco foi beneficiado com o domínio sob os territórios nos Bálcãs e no Norte da Itália. A Rússia impôs sua hegemonia na Finlândia, na Polônia e na Bessarábia. Os britânicos garantiram pontos estratégicos de acesso à Índia e às Antilhas, e no Mediterrâneo. A Holanda incorporou o território belga com o fim de evitar a ação francesa no porto da Antuérpia. A Prússia expandiu seu território em mais de cinqüenta por cento. O Antigo Sacro Império Germânico foi trocado pela Confederação Germânica, que contava com diversos reinados chefiados pela Áustria.

Outro importante desdobramento do Congresso de Viena foi a criação da Santa Aliança. Proposta pelo czar russo Alexandre I, a Santa Aliança foi um acordo militar que formaria um exército monarquista. Composto por Rússia, Prússia, França e Áustria esse acordo firmou plena cooperação bélica e militar, caso alguma das nações integrantes tivessem sua hegemonia política ameaçada.

Na prática, a Santa Aliança não conseguiu cumprir suas funções originais. A disseminação das idéias iluministas e a experiência revolucionária francesa já haviam tomado toda a Europa. No continente americano, as colônias européias iniciaram seu processo de independência. Na Europa, liberais e socialistas empreenderam lutas que esfacelaram as monarquias européias ao longo do século XIX.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
ARTIGOS RECOMENDADOS
ESPARTA E ATENAS
Grécia Antiga, Antigüidade Clássica, História Antiga, Atenas, Esparta, cultura, civilização ocidental, cultura militarista, democracia ateniense, o papel das mulheres em Esparta.
PERíODO NEOLíTICO
Revolução Neolítica, técnicas agrícolas, desenvolvimento da agricultura, Pré-História, comunidades tribais, sociedades coletoras, coletivismo, sedentarismo, Crescente Fértil.
AS FONTES HISTóRICAS
Elementos fundamentais para que o trabalho do historiador aconteça.
INTERAGIRImprimir | Indicar | Digg it | Del.icio.us | Twitter | 1 comentário | Comentar



quinta-feira | 04/06/2009 14:59 | Guilherme
muito bem elaborado me achudou muito com meu trabalho escolar
Deixe seu comentário para "Congresso de Viena" Nome:
E-mail:
Comentário:

SOU CADASTRADO Cadastre-se
Esqueci minha senha
INDICAR



digite sua mensagem



Mundo Educação
mundoeducacao
mundoeducacao Novo Artigo: Preposições de Lugar: IN, ON, AT: As preposições são meios de que a língua dispõe... http://bit.ly/dNmDK1 #mundoeducacao 15 hours ago · reply
mundoeducacao Novo Artigo: Área de um quadrilátero na geometria analítica: A geometria analítica utiliza exp... http://bit.ly/foqO2u #mundoeducacao 5 days ago · reply
mundoeducacao Novo Artigo: Triângulo equilátero inscrito numa circunferência: O uso da geometria plana, das ... http://bit.ly/dTRNdv #mundoeducacao 5 days ago · reply
mundoeducacao Novo Artigo: Suécia: Bandeira da Suécia País com alto padrão social, a Suécia está localizada... http://bit.ly/i0WF76 #mundoeducacao 5 days ago · reply
mundoeducacao Novo Artigo: Os termos acessórios da oração e o uso da vírgula – relação de dependência: Parti... http://bit.ly/fq4sCe #mundoeducacao 5 days ago · reply

Join the conversation

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO | ESCOLA KIDS | BANCO DE CONCURSOS | FALE CONOSCO
Resolução mínima recomendada de 1024x768 © Copyright 2010 Mundo Educação - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT MUNDO EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas