terça-feira, 4 de janeiro de 2011

7288 - GUERRA DA CRIMÉIA

Por favor leia
Muito obrigado
de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia.
Leia agora
Guerra da Crimeia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Guerra da Crimeia foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península da Crimeia (no mar Negro, ao sul da atual Ucrânia), no sul da Rússia e nos Bálcãs. Envolveu, de um lado o Império Russo e, de outro, uma coligação integrada pelo Reino Unido, a França, o Piemonte-Sardenha (na actual Itália) - formando a Aliança Anglo-Franco-Sarda - e o Império Turco-Otomano (actual Turquia). Esta coalizão, que contou ainda com o apoio do Império Austríaco, foi formada como reacção às pretensões expansionistas russas.

Índice [esconder]
1 A guerra
2 O Tratado de Paris
3 Novas hostilidades
4 Influências na cultura
5 Ligações externas


[editar] A guerra

A frota russa destrói a flotilha turca na Batalha de Sinop.Desde o fim do século XVIII os russos tentavam aumentar a sua influência nos Balcãs, região entre o mar Negro e o mar Mediterrâneo. Em 1853, o Czar Nicolau I invocou o direito de proteger os lugares santos dos cristãos em Jerusalém, então parte do Império Turco. Sob esse pretexto as suas tropas invadiram os principados otomanos do Danúbio (Moldávia e Valáquia, na atual Roménia). O sultão da Turquia, contando com o apoio do Reino Unido e da França, rejeitou as pretensões do Czar, declarando guerra à Rússia. Mediante a declaração de guerra, a frota russa destruiu a frota turca na Batalha de Sinop.


Zuavos franceses e soldados russos enfrentam-se na torre Malakoff durante a Batalha de Sebastopol.O Reino Unido, sob a rainha Vitória, temia que uma possível queda de Constantinopla diante das tropas russas lhe pudesse retirar o controle estratégico dos estreitos de Bósforo e Dardanelos, cortando-lhe as comunicações com a Índia. Por outro lado, Napoleão III de França mostrava-se ansioso para mostrar que era o legítimo sucessor de seu tio, Napoleão I. Mediante a derrota naval dos turcos, ambas declararam guerra à Rússia no ano seguinte, seguidos pelo Piemonte-Sardenha (governado por Vítor Emanuel II e o seu primeiro-ministro Cavour). Em troca, os turcos permitiriam a entrada de capitais ocidentais na Turquia.


O cerco de Sebastopol (Franz Roubaud - 1904).O conflito iniciou-se efectivamente em Março de 1854. Em Agosto, a Turquia, com o auxílio de seus aliados, já havia expulsado os invasores dos Balcãs. De forma a encerrar definitivamente o conflito, as frotas dos aliados convergiram sobre a península da Crimeia, desembarcando tropas a 16 de Setembro de 1854, iniciando o bloqueio naval e o cerco terrestre à cidade portuária fortificada de Sevastopol, sede da frota russa no mar Negro. Embora a Rússia tenha sido vencida em batalhas como a de Balaklava e em Inkerman, o conflito arrastou-se com a recusa da Rússia em aceitar os termos de paz. Entre as principais batalhas desta fase da campanha registam-se:


Campo militar na Batalha de Balaclava, uma batalha fundamental da Guerra da Crimeiabatalha do rio Alma;
batalha de Balaclava (imortalizada por Alfred Tennyson no poema A carga da brigada ligeira); e a
batalha de Inkerman.
Durante o cerco a Sevastopol a doença cobrou um pesado tributo às tropas britânicas e francesas, tendo se destacado o heróico esforço de Florence Nightingale dirigindo o atendimento hospitalar de campanha. A praça-forte, em ruínas, só caiu um ano mais tarde, em Setembro de 1855.

[editar] O Tratado de Paris

Mapa da península balcânica mostrando as fronteiras do império turco otomano depois do tratado de Paris de 1856 (linha azul clara) e depois do Tratado de Berlim de 1878 (linha vermelha).A guerra terminou com a assinatura do tratado de Paris de 30 de março de 1856. Pelos seus termos, o novo Czar, Alexandre II da Rússia, devolvia o sul da Bessarábia e a embocadura do rio Danúbio para a Turquia e a Moldávia, renunciava a qualquer pretensão sobre os Balcãs e ficava proibido de manter bases ou forças navais no mar Negro.

Por outro lado, a Turquia representada por Aali-pachà ou Meliemet Emin era admitida na comunidade das potências europeias, tendo o sultão se comprometido a tratar seus súditos cristãos de acordo com as leis europeias. A Valáquia e a Sérvia passaram a estar sob protecção internacional.

[editar] Novas hostilidades
Na Conferência de Londres (1875), a Rússia obteve o direito de livre trânsito nos estreitos de Bósforo e Dardanelos; em 1877, iniciou nova guerra contra a Turquia, invadindo os Balcãs em consequência da repressão turca a revoltas de eslavos balcânicos. Diante da oposição das grandes potências, os russos recuaram outra vez. O Congresso de Berlim (1878), consagrou a independência dos Estados balcânicos e as perdas turcas de Chipre, para o Reino Unido, da Arménia e parte do território asiático para a Rússia e da Bósnia e Herzegovina para o Império Austro-Húngaro. Em 1895 o Reino Unido apresentou um plano de partilha da Turquia, rechaçado pela Alemanha, que preferia garantir para si concessões ferroviárias. Nos Bálcãs, no início do século XX, o crescente nacionalismo eslavo contra a presença turca levou a região à primeira das Guerras Balcânicas.

[editar] Influências na cultura
A Guerra da Crimeia foi a primeira guerra a receber uma cobertura jornalística digna desse nome;
Conta-se no Rio Grande do Sul que a bombacha, vestimenta que faz parte da indumentária tradicionalista dos gaúchos, teve origem num uniforme usado na Guerra da Crimeia. Tais vestes de produção inglesa, antes vendidas para a Rússia, tiveram seu mercado principal fechado com as hostilidades, de modo a serem enviadas ao mercado brasileiro;
A Guerra da Crimeia é citada por Érico Veríssimo em seu livro O Tempo e o Vento - O Continente, no capítulo Teiniaguá.
A Guerra da Crimeia é tema do capítulo XC (a polêmica) do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis
Na enfermagem destacou-se Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna, organizando o cuidado aos enfermos e percorrendo durante as noites os alojamentos destes feridos com uma lamparina (símbolo da enfermagem - vigília contínua e constante)
Há uma música da banda Iron Maiden que conta a história de um patrulheiro britânico nessa guerra. Essa música se chama "The Trooper", e está no álbum Piece of Mind.
O vídeo de The Enemy, da banda inglesa de gothic rock/heavy metal Paradise Lost, foi gravado em Yalta, e o vídeo retrata a guerra.
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimédia sobre: Guerra da Crimeia.

O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Guerra da CrimeiaCrimean War Research Society
Causas imediatas da guerra detalhadas no contexto (em inglês)
Portal da Rússia
Este artigo sobre História ou um historiador, integrado ao Projeto História é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Crimeia"
Categorias: História do Império Otomano | Guerras envolvendo a Rússia | Guerra da Crimeia
Categorias ocultas: !Esboços sobre História | !Artigos bons na Wikipédia em alemão | !Artigos bons na Wikipédia em russo | !Artigos bons na Wikipédia em sueco | !Artigos destacados na Wikipédia em esloveno
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans العربية Azərbaycanca Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული ភាសាខ្មែរ 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Македонски Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski پنجابی Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Türkçe Українська اردو Tiếng Việt Walon 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 19h54min de 16 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas