terça-feira, 4 de janeiro de 2011

7290 - GUERRA DA CRIMÉIA

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC Brasil Escola Meu Artigo Cidades do Brasil Vestibular Canal do Educador Monografias
Guerras
Acesso RestritoAcesso Restrito



CanaisGrécia Antiga Idade Antiga Idade Média Roma Antiga Século XVI a XIX Século XX Século XXI Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial História História Geral História do Brasil Mais CanaisBrasil Escola Monografias Vestibular Meu Artigo Cidades do Brasil Canal do Educador Fórum Guerras » Século XVI a XIX » Guerra da Criméia
Guerra da Criméia

Conflito que visava as cidades sagradas
Antecedentes

Após a morte de Alexandre I, rei da Rússia, o trono foi assumido pelo seu sucessor Nicolau I, um déspota que almejava apenas expandir o território russo. Seus projetos de invasões territoriais foram facilitados quando os monges russos e os católicos franceses começaram a discutir a proteção de Jerusalém e Nazaré.

Por causa da disputa entre russos e franceses, acerca da proteção das cidades sagradas, houve em 1853, um grande conflito entre os mesmos, o que causou grande violência e mortes.

A Guerra

Nicolau I, sob o pretexto de defender as terras sagradas e o intuito de expandir seu território, invadiu as províncias turcas do Danúbio. A Turquia, apoiada pela França e Reino Unido, reivindicou a invasão declarando guerra à Rússia que destruiu a pequena frota turca e passou a controlar também o porto de Sinope, no Mar Negro.

Em 1854, um ano após a invasão, as aliadas da Turquia declararam guerra à Rússia e esta temendo a entrada da Áustria no conflito deixou rapidamente as províncias. Os aliados turcos cercam Sevastopol, em Criméia.

Em 1854, ocorreu um novo conflito que resultou em inúmeros russos mortos. Em 1856, a Rússia percebe que seus inimigos estão sobressaindo aos seus ataques e resolve assinar o Tratado de Paris, em 30 de março.

A Rússia foi obrigada a se retirar das províncias do Danúbio e impedida de manter bases e forças navais em Sinope.

Séculos XVI a XIX - Guerras - Brasil Escola

Comente este artigo Indique este artigo!
Artigos Relacionados
Primeira Guerra dos Bôeres
Guerra dos Farrapos
A Guerra do Paraguai
Guerra da Independência do Brasil
Guerra Luso-Neerlandesa
Guerra dos Trinta Anos

--------------------------------------------------------------------------------


Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2011 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT BRASILESCOLA\.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas