terça-feira, 4 de janeiro de 2011

7312 - GUERRA SINO-JAPONESA

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC Brasil Escola Meu Artigo Cidades do Brasil Vestibular Canal do Educador Monografias
Guerras
Acesso RestritoAcesso Restrito



CanaisGrécia Antiga Idade Antiga Idade Média Roma Antiga Século XVI a XIX Século XX Século XXI Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial História História Geral História do Brasil Mais CanaisBrasil Escola Monografias Vestibular Meu Artigo Cidades do Brasil Canal do Educador Fórum Guerras » Século XVI a XIX » Guerra Sino-Japonesa
Guerra Sino-Japonesa

A localização do conflito
Assim como a maioria das guerras da história, que várias vezes tiveram seu início provocadas principalmente por expansão e ocupação territorial, a Guerra Sino-japonesa não foge a regra, essa foi um confronto entre Japão e China, com interesse recíproco de poder atuar no controle da Coréia. Para imposição de seu poder, o Japão militarmente superior a China, materializou essa superioridade derrotando completamente as tropas chinesas (Marinha e Exército). Com essa vitória o Japão reflete para os ocidentais o seu poder, e isso o fez ser visto na Europa como uma potência.




O conflito teve início em agosto de 1894, os chineses lançaram bombas sobre as embarcações japonesas, a resposta foi imediata, o Japão contra-atacou e derrotou o inimigo. Em 1895, o Japão promoveu uma invasão a Manchúria e tomou o porto Arthur, começou a administrar o trânsito marítimo e terrestre que dava acesso a Pequim.




O conflito teve seu início firmado ainda no ano de 1895, através da instauração do tratado de Shimonosek, esse tratado impõe ao derrotado (China) a obrigação de reconhecimento da independência coreana, além de ter que pagar uma espécie de indenização proveniente da guerra contra o Japão, entregar territórios e promover a abertura de quatro portos para o desenvolvimento do comércio japonês.
O Japão, vencedor, ganhou o direito de ocupar Porto Arthur.

Século XVI a XIX - Guerras - Brasil Escola


Comente este artigo Indique este artigo!
Artigos Relacionados
Brasil x Argentina
Guerra Civil Inglesa
Guerra dos Seis Dias
A Guerra do Paraguai
Guerra da Independência do Chile
Rusga do Mato Grosso

--------------------------------------------------------------------------------


Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2011 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas