quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

7331 - GUERRAS DOÓPIO

Saltar para os conteúdos Portal das CuriosidadesOlá, Visitante

Por favor faça Login ou Registe-se

Perdeu o seu e-mail de activação?
Início Fórum Jogos Login Registe-se! 05/Jan/2011 - 10:45Portal das Curiosidades / Curiosidades / Curiosidades / Tópico: Guerras do Ópio!
Pesquisa Avançada

Ganhe dinheiro com o seu site --> PUB: vagas de emprego Páginas: [1]
Ir para o fundo
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este quadro. Enviar a um Amigo Imprimir
Tem de fazer Login ou Registar-se para poder responder a esta mensagem



Tópico: Guerras do Ópio! (Lida 2664 vezes)

ceth

Viciado

Mensagens: 788
Karma: +810/-21

htll

05/Fev/2006 - 17:33

Fiz uma pesquisa no fórum, mas pouco achei sobre a mesma, é citada em vários tópicos, mas não muito completa, então vou postar mesmo assim

As Guerras do Ópio

As Guerras do Ópio foram duas guerras, uma entre 1839 e 1842 e a outra entre 1856 e 1860 que se verificaram entre a Grã-Bretanha e a China.


Antecedentes

Com o fim das guerras napoleônicas, as atividades comerciais europeias voltaram-se para o Extremo Oriente, traduzindo-se numa pressão constante sobre a China, que mantinha fortes restrições sobre o comércio com o estrangeiro. Cantão era o único porto aberto. Veio a representar o choque entre a China e o Ocidente durante as chamadas Guerras do Ópio.

Em meados do século XIX a Grã-Bretanha era a potência mais desenvolvida do mundo, efetuando a transição para a segunda fase da Revolução Industrial. Para tanto, demandava cada vez mais matérias-primas a baixos preços e mercados consumidores para os seus produtos industrializados.

A Índia e a China, países populosos na Ásia, despertavam grande atenção por parte da burguesia britânica. Só que, ao passo que o mercado indiano se encontrava aberto ao comércio, a China, produtora de seda, porcelana e chá, itens que alcançavam bons preços no mercado europeu, não mostrava interesse nos produtos europeus, o que acarretava escassos lucros ao comércio britânico.

Apenas um produto, em particular, parecia despertar o interesse dos chineses: o ópio, um entorpecente extraído da papoula, que causa dependência química em seus usuários. Produzido na Índia, no início do século XIX os comerciantes britânicos traficavam-no ilegalmente para a China, auferindo grandes lucros e aumentando o volume do comércio em geral. Entre esses comerciantes destacava-se a Companhia das Índias Orientais.

....

Registado
Ganhe dinheiro com o seu site



ceth

Viciado

Mensagens: 788
Karma: +810/-21

htll

Re: Guerras do Ópio!
Resposta nº1: 05/Fev/2006 - 17:34

Os conflitos

A primeira guerra do ópio (1839-1842)

O fim do longo monopólio da Companhia das Índias Orientais britânica, em 1834, levou ao aumento da competição das firmas e comerciantes ingleses em Cantão, onde os ocidentais praticavam em grande escala o contrabando de ópio. Substância proibida inclusive na Grã-Bretanha, diante do aumento de consumo entre os súditos chineses, o imperador Daoguang designou o mandarim Lin Zexu (Lin Tso-sin), um alto funcionário do governo, para que executasse, a partir do porto de Guangzhou (Cantão), cidade onde era mais forte o contrabando, uma política de confisco sistemático do entorpecente.

Em 1839, diante do assassinato de um súdito chinês por marinheiros britânicos embriagados em Cantão, o comissário imperial ordenou a expulsão de todos os ingleses da cidade. Na ocasião, o governo chinês confiscou cerca de 20 mil caixas de ópio nos depósitos britânicos, prendendo e expulsando da China os seus responsáveis, súditos da Grã-Bretanha.

Esses fatos serviram de pretexto para que a Grã-Bretanha declarasse guerra à China, na chamada Primeira Guerra do Ópio (1839-1842). Em 1840, o chanceler britânico, lorde Palmerston, enviou uma força de 16 navios de guerra britânicos para a região. Senhora de superioridade tecnológica inquestionável, representada por modernas embarcações de casco de aço a vapor como o HMS Phoenix, a esquadra britânica afundou boa parte dos obsoletos juncos à vela da marinha de guerra chinesa, sitiou Guangzhou (Cantão), bombardeou Nanquim e ameaçou as comunicações terrestres com a capital, Pequim.

O conflito foi encerrado em Agosto de 1842 com a assinatura do Tratado de Nanquim, o primeiro dos chamados "tratados desiguais", pelo qual a China aceitou suprimir o sistema de Co-Hong (companhia governamental chinesa), abrir cinco portos ao comércio britânico (Cantão, Amói, Fuchou, Ningpo e Xangai), pagar uma pesada indenização de guerra e entregar a ilha de Hong Kong. Como garantia do direito de comércio assim obtido, um navio de guerra britânico ficaria permanente ancorado em cada um desses portos.

Apesar do acordo com a China, a situação nos novos portos abertos continuou a não satisfazer as ambições dos estrangeiros. O comércio não progredia tão rapidamente como o pretendido, uma vez que os mandarins locais se atrasavam na resolução dos assuntos que iam surgindo. Assim, a situação não era conforme com os interesses dos ocidentais.


A segunda guerra do ópio (1856-1860)

Em 1856, oficiais chineses abordaram e revistaram o navio de bandeira britânica, Arrow. Os franceses aliaram-se aos britânicos no ataque militar lançado em 1857. Os aliados operaram em redor de Cantão, de onde o vice-rei prosseguia com uma política de intransigência. Mais uma vez, a China saiu derrotada e, em 1858, as potências exigiram que a China aceitasse o Tratado de Tianjin. De acordo com este tratado, onze novos portos chineses seriam abertos ao comércio com o Ocidente e seria garantida a liberdade de movimento aos mercadores europeus e missionários cristãos. Quando o imperador se recusou a ratificar o acordo, a capital, Pequim, foi ocupada. Após a Convenção de Pequim (1860), o Tratado de Tianjin foi aceito. A China criou um Ministério dos Negócios Estrangeiros, permitiu que se instalassem legações ocidentais na capital e renunciou ao termo "bárbaro", usado nos documentos para denominar os ocidentais.

Conseqüências

Em 1900, o número de portos abertos ao comércio com o ocidente chegava a mais de cinqüenta, sendo que todos os países europeus, assim como os Estados Unidos da América, tinham concessões e privilégios comerciais.

A ilha de Hong Kong permaneceu em poder dos britânicos até ser devolvida à China, em Julho de 1997.


Fonte: Wikipédia!

Registado
Ganhe dinheiro com o seu site



Etcetra
Visitante


Re: Guerras do Ópio!
Resposta nº2: 05/Fev/2006 - 18:04
O Ópio é a única droga que foi motivo declarado para uma guerra. No século 17, a British East India Company produzia Ópio na Índia e o vendia em grande quantidade para a China. Até que, em 1800, o Imperador Ch'ung Ch'en proibiu o consumo da droga, que se alastrava pelo território chinês como uma verdadeira epidemia. Todavia o contrabando prosseguiu e, em 1831, a venda de Ópio em Cantão atingiu o equivalente a 11 milhões de dólares, enquanto que o comércio oficial deste porto chinês não passou dos sete milhões de dólares. A insistência do governo chinês em reprimir o uso e a venda da droga levou o país a um conflito com a Inglaterra, conhecido como a Guerra do Ópio. Ela começou em março de 1839, durou quase três anos e terminou com a vitória dos ingleses, que obrigaram a China a liberar a importação da droga e a pagar indenização pelo Ópio confiscado e destruído em todos esses anos, além de ceder Hong Kong. Como resultado, em 1900, metade da população adulta masculina da China era viciada em Ópio. Uma das substâncias mais viciantes que existe, o Ópio é produzido a partir da resina extraída das cápsulas de sementes de papoula, (Papaver Somniferum), planta originária da Ásia Menor e cultivada na Turquia, Irã, Índia, China, Líbano, Grécia, Iugoslávia, Bulgária e sudoeste da Ásia, onde se localiza o famoso Triângulo Dourado. A droga é feita retirando-se um líquido leitoso das cápsulas da papoula, que, depois de secado, resulta numa pasta amarronzada, que então é fervida para se transformar em Ópio. Processamentos posteriores do Ópio resultam em morfina, codeína, heroína e outros opiáceos.
Vejam:
http://www.terra.com.br/cinema/drama/opio.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/novo/guerra_do_opio/guerra_do_opio_menu.html

Registado
Ganhe dinheiro com o seu site




Páginas: [1]
Ir para o topo
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este quadro. Enviar a um Amigo Imprimir
Tem de fazer Login ou Registar-se para poder responder a esta mensagem

« anterior seguinte »







Pesquisa Avançada

1© 1999-2011 | Portal das Curiosidades | Alguns Direitos Reservados
Powered by SMF 1.1.12 | SMF © 2006-2007, Simple Machines LLC A carregar...

COPYRIGHT SMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas