quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

7384 - BATALHA DE WATERLOO

Home Batalha De Waterloo Voltar Batalha de Waterloo

A batalha de Waterloo (1815). Comandante: o duque de Wellington (50.000 homens de infantaria e 12.500 homens de cavalaria). Opositor: Napoleão (49.000 homens na infantaria e 15.570 homens da cavalaria). Local: Bélgica.

A obsessão de Napoleão pelo poder ameaçava toda a Europa. Libertado do exílio, Napoleão reuniu perto de 300.000 homens e atacou a Bélgica, dirigindo-se para Bruxelas. Napoleão era um mestre da estratégia "divide e vencerás" e tinha planeado atacar um ponto vital de comunicação entre os exércitos inglês e prussiano.

A missão do duque de Wellington era detê-lo. Na parte mais dura da batalha, ordenou à sua infantaria e cavalaria secretas que carregassem a partir de uma colina e destruíssem a ofensiva de Napoleão. Wellington conseguiu destruir o exército napoleónico e acabar com 20 anos de carreira do maior génio militar da história.

Fonte: www.canalhistoria.com

Batalha de Waterloo
Queda definitiva de Napoleão aconteceu com a Batalha de Waterloo
Entre 1799 e 1815, a política européia está centrada na figura carismática de Napoleão Bonaparte, que de general vitorioso se torna imperador da França, com o mesmo poder absoluto da realeza que a Revolução Francesa derrubara.

Napoleão Bonaparte, jovem general corso, começa a se destacar como militar em 1795, quando sufoca uma revolução monarquista em Paris. Depois de ter se destacado na guerra contra a Itália e na Campanha do Egito, Napoleão é escolhido para chefiar o golpe que depõe o Diretório, em 18 brumário.

Em 10 de novembro de 1799 (dia 18 brumário, segundo o calendário republicano) Napoleão Bonaparte, com o auxílio de militares e membros do governo, derruba o Diretório, dissolve a Assembléia e implanta o Consulado, uma ditadura disfarçada. O golpe de 18 brumário retoma princípios do Antigo Regime e encerra dez anos de lutas revolucionárias que influenciariam profundamente os movimentos de independência na América Latina e a organização dos países da Europa. Em 1804 Napoleão cria o Império, espécie de monarquia vitalícia que se sustenta pelo êxito das guerras e reformas internas.

O Consulado é o período de 1799 a 1804, no qual Napoleão promulga uma nova Constituição, reestrutura o aparelho burocrático e cria o ensino controlado pelo Estado. Em 1801 declara o Estado leigo, com a subordinação do clero às autoridades seculares. Em 1804 promulga o Código Napoleônico, que garante a liberdade individual, a igualdade perante a lei, o direito à propriedade privada, o divórcio e incorpora o primeiro código comercial. Em 1805 a França volta a adotar o calendário gregoriano. Napoleão realiza um governo ditatorial, com censura à imprensa e repressão policial, com o apoio do Exército.

Após um plebiscito, Napoleão coroa-se imperador, em 1804, com o nome de Napoleão I. Intervém em toda a Europa, derrotando as tropas austríacas, prussianas e russas, e passa a controlar a Áustria, Holanda, Suíça, Itália e Bélgica. Avança na Espanha mas enfrenta resistência de guerrilheiros locais. Temendo a expansão napoleônica, a família real portuguesa foge em 1808 para o Brasil, sua colônia na América. Em 1812 o Império Napoleônico incorpora 50 milhões dos 175 milhões de habitantes do continente europeu e introduz as reformas burguesas nos demais países da Europa, quebrando as estruturas feudais remanescentes. Impõe o sistema métrico decimal, implanta o direito moderno e difunde amplamente as idéias de liberdade e igualdade da Revolução Francesa.

Em 1806, Napoleão decreta o Bloqueio Continental contra a Inglaterra, após a derrota dos exércitos franceses em Trafalgar, na Espanha. A França proíbe que qualquer país europeu abra seus portos ao comércio com a Inglaterra. O objetivo é enfraquecer os ingleses e reservar o mercado continental europeu às manufaturas francesas. O bloqueio recebe a adesão da Espanha e da Rússia em 1807. Portugal, aliado da Inglaterra, recusa-se a aderir e é invadido pelas tropas francesas.

Em 1812, a pretexto de punir o abandono do Bloqueio Continental pela Rússia, Napoleão declara guerra a Moscou, mas a campanha, em pleno inverno, é um desastre. Diante da iminência da invasão o governador russo ordena que as pessoas abandonem Moscou e incendeia a cidade. O Exército napoleônico encontra apenas destroços. Dos 600 mil homens, sobram cerca de 37 mil para fazer a retirada.

A derrota de Napoleão na Rússia incentiva a formação de uma coalizão reunindo russos, ingleses, espanhóis, prussianos, suecos e austríacos contra a França. Em 1813, os exércitos aliados conseguem derrubar o sistema napoleônico e libertar a Alemanha, a Holanda e o norte da Itália. Em 1814 tomam Paris e formam um governo provisório, dirigido por Talleyrand, que depõe Napoleão. Ele abdica do posto do imperador e exila-se na ilha de Elba, que obtém como principado. Os Bourbon retornam ao poder e entronizam Luís XVIII, irmão de Luís XVI (guilhotinado durante a Revolução Francesa).

Napoleão, do fundo de seu retiro, não deixava de se informar do que sucedia no continente. Conhecendo as deficiências do governo, sabe que o exército quer vê-lo novamente no comando. Foi em tais circunstâncias que Napoleão fugiu da Ilha de Elba e desembarcou na costa Meridional da França, a 1º de março de 1815. Foi recebido em toda a parte com alegria delirante pelos camponeses e pelos ex-soldados.

A partir de 20 de março de 1815, Napoleão reinará por mais cem dias. A retomada do poder, entretanto, não fez ressurgir o antigo despotismo imperial. O regime se reorganizará através de um "Ato Adicional" à Constituição, tornando-se um império liberal.

Os soberanos coligados, então reunidos no Congresso de Viena, surpreendidos com o acontecimento, renovam a aliança, declaram Napoleão fora da lei e decidem levantar novo exército destinado a destruir de vez Napoleão Bonaparte. Entendendo ser melhor tomar a ofensiva, a fim de frustrar os planos de seus inimigos, Napoleão marcha sobre a Bélgica e vence os prussianos, comandados por Blucher, em Ligny. Dias depois, em 18 de junho, em Waterloo, foi fragorosamente derrotado pelo Duque de Wellington e pelo general Blucher, à frente de um exército coligado. No dia 21 de junho, Napoleão abdicou pela segunda vez, sendo deportado em exílio definitivo para a ilha de Santa Helena, onde morre em 5 de maio de 1821. A dinastia dos Bourbons voltou a reinar na França. Era o fim do império.

Fonte: www.unificado.com.br

Batalha de Waterloo
Em 18 de junho de 1815 Napoleão Bonaparte perdeu a batalha de Waterloo contra a Inglaterra e a Prússia. Assim, as potências européias encerraram o império de Napoleão I, obrigando-o a abdicar pela segunda vez e o deportando para Santa Helena.

As potências européias já negociavam em Viena quando Napoleão I deixou o seu exílio na ilha de Elba, em 26 de fevereiro de 1815, para retornar à pátria, no sul da França. Em 20 de março, ele foi recebido com triunfo em Paris. Pouco tempo depois, a Inglaterra, Prússia, Áustria e Rússia decidiram recomeçar a guerra contra Napoleão. O imperador francês aproveitou o entusiasmo na França para organizar um novo exército e, em seguida, marchou com 125 mil homens e 25 mil cavalos para a Bélgica, a fim de impedir a coalizão dos exércitos inglês e prussiano.

Em 26 de junho de 1815, as tropas francesas alcançaram Charleroi. Atrás da cidade, numa encruzilhada, o exército de Napoleão dividiu-se em duas colunas: uma marchou em direção a Bruxelas contra as tropas de Wellington, e outra, sob o comando do próprio Napoleão, em direção a Fleuru, contra o exército prussiano de Blücher. No cerco das linhas inimigas, Blücher aquartelou-se no moinho de vento de Brye, sem saber que, igualmente a partir de um moinho, Napoleão podia observar, com telescópio, o movimento das tropas inimigas. Às 15 horas do mesmo dia, os franceses começaram a atacar.

Prússia perde batalha de Ligny
O exército da Prússia dispunha de mais de 84 mil homens e 216 canhões, enquanto os franceses tinham 67.800 homens e 164 canhões. Mas os prussianos cometeram um erro grave. Eles confiaram na chegada do exército de Wellington, na parte da tarde, a fim de apoiá-los no combate contra os franceses. Por isso, se entrincheiraram no lugarejo de Ligny para aguardar a chegada dos ingleses. Os franceses atacaram o lugar com seus canhões. A esperança que os prussianos depositaram em Wellington foi em vão. Os franceses ganharam a batalha. Na mesma noite, Blücher ordenou a retirada para o norte. Os prussianos foram vencidos, deixando 20 mil mortos para trás, mas ainda não haviam sido derrotados definitivamente.

Chuvas retardam batalha de Waterloo
Wellington e sua tropa alcançaram o planalto de Mont Saint Jean, situado na estrada de Bruxelas para Charleroi, em 17 de junho de 1815. Até então, ele ainda não tinha se confrontado com as tropas francesas, porque Napoleão não fez novos ataques, depois da vitória de Ligny. Wellington se aquartelou na cavalariça de Waterloo. As fortes chuvas, que haviam começado cair à tarde, transformaram rapidamente o solo num charco, dificultando o movimento e o posicionamento dos canhões. Os soldados procuraram refúgio da chuva torrencial.

Ao cair da tarde, os soldados franceses também alcançaram a fazenda Belle Alliance, na estrada de Bruxelas para Charleroi. Napoleão se aquartelou na fazenda La Caillou e passou a observar como os ingleses se entrincheiravam no planalto. No café da manhã seguinte (18 de junho de 1815), o imperador francês expôs o seu plano de batalha. Ele queria primeiro conquistar a posição ocupada pelos ingleses. Os canhões deveriam atacar o inimigo com fogo cerrado. Napoleão estava seguro da vitória e que derrotaria as tropas de Wellington antes da chegada dos prussianos.

Primeiras armas de destruição em massa
O ataque estava previsto para as nove da manhã, mas sofreu um atraso de duas horas e meia por causa do aguaceiro. Primeiro, os franceses tentaram conquistar o morgadio Hougoumont, mas os ingleses estavam bem posicionados e usaram uma arma nova poderosa contra as fileiras compactas das tropas atacantes. A arma eram as granadas, espécie de balas de chumbo dentro de um invólucro de aço, que podiam ser disparadas a longas distâncias. Os franceses tentaram várias vezes, em vão, tomar Hougoumont, até desistirem às 17 horas. Diante dos muros de Hougoumont ficaram mais de 3 mil mortos.

Enquanto isso, Napoleão dava a ordem de avançar sobre La Haie Sainte para poder atacar os ingleses entrincheirados no planalto. Neste momento, ele já sabia que os prussianos se aproximavam. E a partir daí, a saída para Waterloo era uma questão de tempo. A nova arma de destruição em massa causou baixas terríveis no ataque a La Haie Sainte, mas os franceses conseguiram conquistar a fazenda. O front de Wellington cambaleou. Seus generais exigiram que ele enviasse suas reservas, mas ele não as tinha mais. O único consolo que Wellington poderia oferecer era a sua famosa frase: "Eu gostaria que fosse madrugada ou que os prussianos chegassem."

Chegada das tropas prussianas
O comando avançado prussiano chegou, finalmente, ao campo de batalha depois das 19 horas. Para Napoleão, era evidente que tinha de tomar uma decisão e ordenou a sua combativa Guarda Imperial a atacar. A nova arma de destruição em massa atingiu os franceses em cheio. Para piorar a situação das tropas napoleônicas, as prussianas chegaram pouco depois das 20 horas.

O exército francês ainda tentou fugir, mas a batalha de Waterloo estava decidida. Às 21 horas e 30 minutos, o prussiano Blücher abraçou o inglês Wellington na frente da fazenda Belle Alliance. E assim foi encerrado o capítulo de Napoleão na história européia.

Fonte: www.dw-world.de
12



Sobre o Portal | Politica de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal História Geral
Primeira Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial
Absolutismo
América Espanhola
Antiguidade (Idade Antiga)
Antropocentrismo
Alexandria
Alexandre, O Grande
Biblioteca de Alexandria
Capitalismo
Civilização Acadiana
Civilização Assíria
Civilização Asteca
Civilização Babilônica
Civilização Chinesa
Civilização Egípcia
Civilização Grega
Civilização Fenícia
Civilização Hebráica
Civilização Hitita
Civilização Inca
Civilização Maia
Civilização Mesopotâmica
Civilização Suméria
Colonização da América
Colonização da Ásia
Colosso de Rodes
Comuna de Paris
Comunismo
Conferências de Yalta e Potsdam
Contra-Reforma
Constantinopla
Cortina de Ferro
Cruzadas
Democracia
Despotismo
Economia
Estátua de Zeus
Expansão Marítima
Farol de Alexandria
Fascismo
Feminismo
Feudalismo
Globalização
Guerra da Secessão
Guerra do Golfo
Guerra Fria
Guerra da Bósnia
Guerra do Camboja
Guerra da Coréia
Guerra da Crimáia
Guerra das Duas Rosas
Guerra do Afeganistão
Guerra do Líbano
Guerra do Ópio
Guerra do Peloponeso
Guerra dos Boxers
Guerra dos Cem Anos
Guerra dos Seis Dias
Guerra dos Sete Anos
Guerra os Trinta Anos
Guerra do Vietnã
Guerras Médicas
Guerras Púnicas
Hiroshima e Nagasaki
História da Arte
História do Artesanato
História da Música
História da África
História da Bicicleta
História da Cachaça
História da Cerveja
História da Bicicleta
História da Espanha
História da Feijoada
História da Fotografia
História da Máquina de Escrever
História da Matemática
História da Moeda
História da Mortadela
História da Moeda no Brasil
História das Olimpíadas
História da Paella
História da Páscoa
História da Pizza
História da Russia
História de Portugal
História da Televisão
História do Automóvel
História do Avião
História do Azeite
História do Bacalhau
História do Café
História do Chá
História do Chiclete
História do Chocolate
História do Cinema
História do Computador
História do Helicóptero
História do Japão
História do Lápis
História do Macarrão
História do Pão
História do Papel
História do Perfume
História do Planador
História do Plástico
História do Queijo
História do Rádio
História do Raio-X
História do Relógio
História do Sabão
História do Sapato
História do Sorvete
História do Sushi
História dos Talheres
História do Teatro
História do Telefone
História do Vinho
Holocausto
Humanismo
Iluminismo
Império Bizantino
Império Macedônico
Império Mongol
Império Napoleônico
Império Persa
Império Romano
Independência da América Espanhola
Independência dos Estados Unidos da América
Independência da Índia
Inquisição
Islamismo
Jardins Suspensos da Babilônia
Legião Estrangeira
Mausoléu de Halicarnasso
Mesopotâmia
Mercantilismo
Mitologia Grega
Mitologia Nórdica
Nazismo
Nostradamus
Organizaçãoo das Nações Unidas (ONU)
Pirâmides do Egito
Plásticos
Reforma Protestante
Renascentismo
Revolução Chinesa
Revolução Cubana
Revolução dos Cravos: 1974
Revolução Gloriosa: 1685 - 1689
Revoluçãoo de Veludo: 1989
Revolução Francesa: 1789
Revolução Inglesa: Século XVII
Revoluçãoo Industrial: Século XVIII
Revolução Iraniana: 1979
Revoluções Liberais: 1830
Revolução Mexicana: 1910
Revolução Russa: 1917
Revolução Sandinista: 1979
Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Sete Novas Maravilhas do Mundo
Templo de Ártemis
Terrorismo
Titanic
Tróia


COPYRIGHT PORTAL SÃO FRANCISCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas