sábado, 8 de janeiro de 2011

7448 - REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917


var pic1=eval('document.'+_all+'pic1'+_style);
Revolução Russa
google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Home Literatura História ebooks grátis Testes Vocacionais Intercâmbio Cultural Eshopping Email

A Revolução Russa de 1917
Eustáquio Lagoeiro Castelo Branco
Foi durante a Primeira Guerra Mundial, que iniciou na Rússia um movimento de caráter revolucionário. O imenso, atrasado e arcaico império russo não conseguiu suportar o peso de uma guerra externa e outra interna. Em 1917, uma oposição organizada e as constantes revoltas das camadas populares, provocaram na Rússia, a primeira revolução socialista da história contemporânea.Esta Revolução foi a primeira vitória do socialismo revolucionário, ideologia teorizada e pregada por Karl Marx e Friedrich Engels. Á partir de então, os padrões da sociedade burguesa, capitalista e liberal estavam ameaçados.
No Tempo dos czares
No final do século XIX, a Rússia era o Estado mais extenso da Europa com, aproximadamente, 150 milhões de habitantes. Mas esse império abrigava povos e culturas diversas, com graves desequilíbrios sociais, econômicos e políticos. Um dos principais problemas era a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. O êxodo rural crescia, o número de proletários aumentava nas cidades provocando uma forte oposição ao regime czarista que privilegiava a nobreza agrária, alguns integrantes da alta burguesia, o clero e a cúpula do exército.
Uma reforma em 1861 libertou os servos e distribuiu terras, mas os resultados foram tímidos.Poucos camponeses receberam terras em quantidade suficiente. Apenas uma minoria de pequenose médios proprietários, os kulaks, se beneficiaram. O restante da população do campo continuava formada por um miserável proletariado rural. O ambiente era adequado á difusão de idéias revolucionárias. O regime czarista governava o império com mão de ferro. Os opositores doregime eram perseguidos por um eficiente aparelho de repressão policial. Reprimia-me todotipo de oposição. Havia um controle severo sobre o ensino secundário, as universidades,a imprensa em geral; Pessoas, aos milhares, eram enviadas para prisões e exílio na Sibéria.O desenvolvimento industrial da Rússia começou tardiamente, em relação aos países ocidentais avançados, e foi possível graças à participação de capitais estrangeiros principalmente ingleses e franceses.. Mesmo assim, foi inferior ao das demais potências européias. Em sua economia, as relações capitalistas de produção entrelaçavam-se com as de tipo feudal.O pagamento de jurossobre este capital fazia com que grande parte dos lucros não continuassem no país. . Em 1877, dos 150 milhões de habitantes russos, apenas 1 milhão eram operários.Nesse clima, surgiram vários grupos de oposição.No final do século XIX, as idéias socialistas chegaram até a Rússia, através do Partido Social-Democrata, criado em 1898, que passou a abrigar os socialistas russos - entre elesVladimir Ilich Ulianov, popularmente conhecido como Lenin.
Guerra Russo Japonesa: 1905Em 1905, os russos foram derrotados pelos japoneses, numa guerra motivada por disputa sobrea região chinesa da Mandchúria. As duras condições de vida da maioria da população, a corrupção que reinava na corte e esta derrota, tornaram a situação interna russa mais conflitante.A insatisfação popular se manifestou por meio de greves e motins nas principais cidades. Os cossacos (soldados da guarda imperial) reprimiam violentamente as manifestações populares,e o movimento de 1905 foi abafado.
Domingo SangrentoEm janeiro de 1905, uma grande multidão reuniu-se ás portas do palácio imperial para pedir audiência ao czar. O exército abriu fogo contra eles matando muitos dos manifestantes. Esse fato, denominado "Domingo Sangrento", serviu de pretexto para uma série de revoltas no país inteiro. Uma poderosa unidade da frota do mar Negro, o encouraçado Potemkin, se juntou aos rebeldes.
A Composição PartidáriaA eclosão e os efeitos da Primeira Guerra Mundial em 1914 demonstrou a incompetência da cortee da aristocracia russa, desmascarando a falsa ordem constitucional. Durante a guerra, a economia russa desmoronou. Especuladores obtinham grandes lucros, enquanto a maioria da população passava por necessidades. A inflação corroia os salários, empresas faliam. Os soldados russos,mal armados e mal preparados, morriam aos milhares nas frentes de combate e muitoscomeçaram a desertar.Os operários organizaram greves, manifestações e passeatas. Os social-democratas (POSDR), partido de oposição, participaram ativamente do movimento contra a guerra e o regime. Devido a uma série de divergências internas, o partido acabou por se dividir em duas facções:Os bolcheviques (palavra que significa "maioria"), dirigidos por Lenin; Defendiam a revolução imediata conduzida pelos operários e camponeses, liquidando de vez com o capitalismo liberal.Os mencheviques, a "minoria", Achava que não deveria acabar com o capitalismo e simreforma-lo. Após, então, viria a revolução conduzida pelos burgueses com o apoio de camponesese operários. Esse partido teria, mais tarde, um simpatizante e futura liderança, Alexander Kerenski.Outro partido surgido no início do século XX foi o Partido Constitucional democrata (cadete) que representava a burguesia liberal moderada e pretendiam implantar uma monarquia constitucional. No campo surgiu o PSR, Partido socialista russo, de tendência anarquista e que defendia asidéias de Bakunin, líder revolucionário russo de esquerda. Eram radicais, pretendiam acabarcom a monarquia e suprimir qualquer tipo de autoridade.
A Revolução de 1917Nas primeiras semanas de março de 1917 , eclodiu um movimento revolucionário na cidade de Petrogrado (atualmente São Petersburgo). As tropas do exército aderiram à revolução, e até os setores mais moderados da sociedade russa abandonaram o czarNessa ocasião, reorganizaram-se os sovietes, conselhos de operários e soldados, surgidos no movimento de 1905. Todos pressionavam o governo provocando manifestações de rua e greves generalizadas. A polícia não conseguia deter o movimento e o exército se recusava a marcharcontra a população. Nicolau II abdicou. Os revolucionários formaram um governo provisório composto por tendências políticas variadas, dirigido por Alexandre Kerenski , um dos líderes deum partido chamado Socialista Revolucionário, e ligado ideologicamente aos mencheviques.A princípio pretendiam consolidar uma monarquia constitucional, mas posteriormente acabarampor implantar um governo republicano.A burguesia liberal e vários setores da aristocracia apoiaram onovo governo, que iniciou uma série de reformas. Entre elas,destacamos a adoção do sufrágio universal, a convocação de uma Assembléia Constituinte, anistia aos líderes revolucionários bolcheviques que estavam exilados.Era um governo um tantoquanto contraditório. existiam dois poderes paralelos:A Duma ( parlamento) composto por moderados e os Sovietes( conselho de operários) mais radicais e que pretendiam acabar com a monarquia.Enquanto isso, a guerra contra a Alemanha continuava. A crise criada pela guerra e a variada composição do governo revolucionário não permitiram que os grandes problemas econômicosque afetavam a população russa fossem solucionados.
A "DUMA" e os "SOVIETS"
O que é soviets
Um dos primeiros conselhos de trabalhadores soviéticos foi organizado por Trotsky em 1905. Um conselho popular de estrutura livre que defendia uma forma de governo socialista radical e atuava como um governo paralelo.Composto de analfabetos, operários, soldados e até camponeses, seus membros eram escolhidos por aclamação popular, funcionava sem jurisdição e sem qualquer regra ou procedimentos fixos.
Sua composição política era quase que totalmente composta de socialistas quediziam representar os verdadeiros interesses dos trabalhadores. Os objetivos do Sovietseram basicamente dois: Primeiro a criação de uma ordem exclusivamente socialista na Rússia e segundo ao enfraquecimento de todas as forças políticas não socialistas, chamados por eles de "burgueses" ou "capitalistas". Combatiam radicalmente os membros do governo provisóriode Kerenski, apesar desse também ser de certa forma um dirigente soviet. Somente em junhode 1917, a instituição "Soviets" foi reconhecida como fundamental para o sucesso domovimento revolucionário na Rússia Com a vitória de Lenin, o Estado socialista ficou, pelomenos em teoria, estruturado e submetido a um Conselho de operários (Soviets) localizadosnas fábricas, locais de trabalho diversos, nos bairros,etcO objetivo fundamental era vincular a atividade quotidiana das massas aos problemasfundamentais do Estado, da economia etc. E, também, uma forma de evitar que a administração destas questões se tornasse privilégio de uma burocracia isolada das massas.Os soviets se organizavam no local de trabalho, elegendo representantes que estariam junto aos trabalhadores todo o tempo, podendo, essa escolha, ser revogada a qualquer momento.Segundo os socialistas, essa forma de escolha procurava dar aos soviets, um perfil diferenciado de democracia incentivando uma participação contínua e ativa da população no governo.Diferente daquela democracia indireta, em que as massas votam a cada 3 ou 4 anos, de forma individual, em um representante que terá toda a liberdade para fazer o que quiser até as próximas eleições.Os conselhos (Soviets) deveriam detectar, decidir e também implementar soluções para os problemas locais.
DumaAs pressões sobre o governo imperial czarista levou-o a promulgar o "Manifesto de Outubro"em 1905, no qual fazia promessa liberais, tentando acalmar a oposição ao seu governo. dentreessas promessas, além de transformar seu governo numa monarquia constitucional, o czarprometia a adoção da DUMA, ou seja, uma Assembléia Nacional Parlamentar com a finalidadede exercer um poder de caráter legislativo. Seria eleita com base na afiliação político partidáriae estendida a todos os partidos, incluindo os revolucionários mais radicais.A primeira Duma foi eleita em março de 1906. Mais de 40 partidos e grupos políticos estavam representados com predomínio dos "kadets". Quando começou seus trabalhos, mostrou-se demasiado liberal para a administração czarista, levando o governo a dissolve-la;A segunda Duma se reuniu em março de 1907. Era uma Duma hostil ao governo imperial e delafazia parte Lenine e os bolcheviques e por isso foi dissolvida mais depressa que a primeira.O governo fez algumas mudanças no processo eleitoral para escolha dos representantes daDuma de forma a favorecer os partidos mais conservadores.A terceira Duma, beneficiada pelas mudanças do processo de eleição, possuía em suas fileirasuma maioria de representantes da direita conservadora e cumpriu, integralmente, seu mandatode cinco anos. Apesar do seu aspecto conservador, essa Duma introduziu muitas reformas;concedeu direitos civis ao camponeses ao introduzir a justiça local e expandiro sistema educacional;A Quarta Duma, mais conservadora que a anterior, teve que contornar problemas diversoscom o início das revoluções da década de 20 e outros relacionados com a 1ª Guerra Mundial.Após a revolução de outubro de 1917, essas Assembléias foram quase que ignoradas e durante o governo de Stalin, praticamente desapareceram.
O governo soviéticoOs sovietes continuaram a funcionar, o governo provisório tornava-se cada vez mais impopular.A timidez da política social do novo governo propiciou o avanço dos bolcheviques. Nesse quadro,a liderança de Lênin cresce. O líder bolchevista prega a saída da Rússia da guerra, ofortalecimento dos sovietes e o confisco das grandes propriedades rurais, com a distribuição deterra aos camponeses afirmando que s eu governo traria pão, paz e terra ao povo.Os bolcheviques tornaram-se mais numerosos, chegando a 80 mil militantes. Lenin pregava:"Todo o poder aos sovietes". Sua meta era a adoção da ditadura do proletariado para realizar a revolução socialista na Rússia e alcançar a paz. Várias sublevações e protestos atingiram as principais cidades russas.Kerenski estava isolado entre a direita contra- revolucionária e a esquerda bolchevista.
A Revolução de Outubro de 1917O governo Kerenski não consegue se manter, isolado das principais facções em luta.Da Finlândia, onde se havia exilado, Lenin coordenou os preparativos para aprofundara revolução.Os bolcheviques ingressam em massa nos sovietes e Trotsky é eleito presidente do soviete de Petrogrado. A Guarda Vermelha, uma milícia popular, foi criada nas fábricas para ser o braço armado dos bolcheviques. Lênin entra clandestinamente na Rússia e convence o comando bolchevique a encampar a idéia de revolução.A resistência de Kerenski é debelada e no dia 25 de outubro os bolcheviques triunfam. Parte da guarnição militar e dos marinheiros da frota do Báltico se juntou aos guardas vermelhos. Tomamo Palácio de Inverno do czar. Kerenski foge da Rússia. Os bolcheviques, largamente majoritáriosno Congresso dos Sovietes, tomam o poder em 7 de novembro de 1917. É criado um Conselho dos Comissários do Povo, presidido por Lênin. Leon Trotsky assume o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Josef Stálin o das Nacionalidades (Interior). A Revolução Russa é vitoriosa einstala o primeiro Estado socialista do mundo.A Revolução de Outubro triunfou: os bolcheviques derrubaram o governo de Kerenski eefetivaram o poder dos sovietes dirigidos pelo partido bolchevista, desde então denominado de comunista. Como conseqüência da vitória bolchevique teve início uma era de Terror, com o fuzilamento sumário de milhares de pessoas. O czar Nicolau II e sua família são executadospelos bolcheviques.O processo revolucionário já não pode mais ser contido,as dissidências são esmagadas e a ameaça dacontra-revolução afastada.O novo governo, presidido por Lenin, adotou umasérie de reformas radicais, baseadas no marxismo e executadas por meio da ditadura dos sovietes.Os objetivos dos comunistas não eram apenas derrubar o governo provisório: Procuram criar uma nova sociedade, baseada no socialismo. Nacionaliza as terras que eram de propriedade da nobreza e da igreja e cede aos camponeseso direito exclusivo de sua exploração.O controle das fábricas é transferido aos operários, os estabelecimentos industriais sãoexpropriados pelo governo e os bancos nacionalizados. Moscou passa a ser a capital do país.A propriedade privada dos meios de produção (terras, minas, fábricas) foi abolida.Em março de 1918 , o governo soviético bolchevique assinou, em separado, finalmente, a Pazde Brest-Litovsk com a Alemanha. Aceitando perder a Polônia, a Ucrânia, a Finlândiae os países bálticos.
Conseqüências da Revolução RussaAo tomar o poder, os bolcheviques fizeram inúmeras reformas, entretanto, o sistema adotadopela revolução não apresentou bons resultados. A fome e a miséria continuavam atormentandoa população russa. Internamente, os contra-revolucionários continuam tentando retornar aopoder auxiliados pelas potências estrangeiras. principalmente européias, que tentavamdesestabilizar o regime soviético, considerando-o uma ameaça para a sociedadecapitalista burguesa liberal.A ameaça de uma vitória dos contra-revolucionários leva o governo a tomar medidas deexceção para reduzir a fome e modernizar o país. A indústria recebe estímulos para aumentar a produção, com a adoção de métodos de racionalização do trabalho. Técnicos estrangeiros são contratados para auxiliar a recuperação do parque industrial. O Estado confisca o trigo e torna sua produção monopólio estatal. A terra dos kulaks, médios proprietários rurais, é dividida e os camponeses pobres estabelecem governos locais para reunir o trigo excedente e administrarsua circulação e consumo.A má vontade da antiga camada dominante; os camponeses que demonstravamresistência em entregar sua produção ao governo; os trabalhadores e soldados desanimadosdiante das dificuldades a população descontente com os problemas de produção e abastecimento, os operários insurgindo contra o governo e outras rebeliões internas, fizeram com que Lenin, em 1921, com a Revolução consolidada, instituísse a NEP (Nova Política Econômica), uma volta ao capitalismo de Estado, como solução para vencer o impasse econômico. E diz a famosa frase: 'É preciso dar dois passos para trás para depois voltar a avançar'.O objetivo é planejar a economia e a sociedade. Logo é permitida a criação deempresas privadas, como a manufatura e o comércio em pequena escala.A liberdade salarial e a de comércio exterior são retomadas sob a supervisãodo Estado.Os camponeses são obrigados a pagar taxas, em espécie, e são autorizados os empréstimos externos, como os negociados com a Inglaterra e a Alemanha.Em 1924 é criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) com a adoção de nova Constituição. A criação de uma União é a fórmula encontrada pelos bolcheviques para conseguir manter unidos nacionalidades, etnias e territórios que pouco têm em comum.Segundo a Constituição de 1924, as repúblicas têm autonomia, proposta que nunca saiu do papel. O poder é mantido por alguns líderes do Comitê Central por intermédio do Partido Comunista.
A guerra civilA Transição do governo czarista para o socialista não foi um parto normal. Uma guerra civil entreos bolcheviques e os brancos, antigos monarquistas, e outros setores que haviam sido derrotados na Revolução de Outubro teve início.Os kulaks , médios proprietários, foram acusados de trair a revolução.O governo central deMoscou enviou brigadas de operários ao campo para apoiar o movimento camponês contra os kulaks. A execução de kulaks e a morte de militantes bolcheviques nos conflitos com os exércitosde russos brancos caracterizaram a guerra civil.As potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial, alarmadas pelas medidas tomadas pelo governo soviético, prestaram auxílio militar aos brancos.Forças japonesas, francesas e inglesas ajudaram os contra-revolucionários.Apesar do auxílio estrangeiro, o governo de Lenin triunfou sobre seus inimigos internos econsolidou a revolução comunista no antigo império dos czares. Politicamente, o novo regime proclamou a nova ordem social na Constituição de 1918.A Constituição soviética contém uma declaração de direitos do"povo explorado e trabalhador".
A Ascensão de StalinLênin, o fundador do primeiro Estado socialista, morre em 1924 e sua morte deu auma violenta luta pelo poder entre Trotsky e Stalin.Os dois, marxistas, tinham concepções diferentes de política e revolução. Para Trotsky,o sucesso do socialismo na URSS depende da vitória de revoluções operárias nos países vizinhos. Defendia, portanto, a revolução mundial permanente. Stálin, ao contrário, defendia a construçãodo socialismo apenas na URSS, deixando de lado a tese da revolução mundial até conseguir a industrialização do país, com a União Soviética em pé de igualdade com as nações capitalistas.Trótsky é um intelectual de formação sofisticada, viajado, criador do Exército Vermelhoe respeitado teórico Marxista.

Stálin é um revolucionário sem sofisticação, que soube construir uma máquina políticadentro do partido. É duro e brutal, como demonstra nos anos posteriores.Stálin derrota Trótsky, que é destituído de suas funções, expulso do partido em 1927 édeportado da União Soviética em 1929. Tempos depois, em 1940 é assassinado noMéxico a mando de Stálin.
Cronologia1861 - Reforma liberta os servos e distribui terras.1877 - Dos 150 milhões de habitantes russos, apenas 1 milhão eram operários.1905 - Derrota russa perante os japoneses, greves e motins nas principais cidades.Uma poderosa unidade da frota do mar Negro, o encouraçado Potemkin,se junta aos rebeldes. As autoridades do czar reprimem violentamenteas manifestações populares.Março de 1917 - Eclode um movimento revolucionário na cidade de Petrogrado(atual São Petersburgo).Julho de 1917 - Várias sublevações e protestos atingem as principais cidades russas.25 de outubro de1917 - A insurreição popular eclode em Petrogrado.Março de 1918 - O governo soviético assina a Paz de Brest-Litovsk com a Alemanha.1918 - O novo regime proclama a nova ordem social em uma Constituição.
BibliografiaARRUDA, José Jobson e PILETTI, Nelson, Toda a História, Editora Ática, SP.MEDVEDEV, Roy. Era Inevitável a Revolução Russa. RJ. Civilização Brasileira.CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações, SP, Difusão Européia do Livro. 1969.TROTSKI, Leon. Como Fizemos a Revolução.SP, Global
Leia Também....A Segunda Guerra MundialA Crise Econômica de 1929Os Donos do BrasilO Processo Expansionista Europeu - Século XVI - A Colônia Brasil
Leituras Recomendadas - Click no Título
REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917Adhemar Marques e Nilse Ostermann A COMUNA DE PARISKarl Marx e F. Engels A FILOSOFIA POLÍTICA DE FIDEL CASTROLore Wilkerson A ESCRITA DA HISTÓRIAFlavio de Campos e Renan Garcia Miranda A GRANDE GUERRA DE 1914Adhemar Marques e Alzira Collart ARQUIPELAGO GULAGAlexandre Soljenitsin AS REVOLUÇÕES BURGUESASPaulo Miceli A ORDEM NEGRAHeinz HohneGUERRA FRIAJosé Arbex Jr.O CAPITAL - VOL 01Karl Marx LAMARCAVHS - Paulo BettiO ESTADO E A REVOLUÇÃOLênin O MANIFESTO COMUNISTAKarl Marx e Friedrich EngelsVISITE NOSSO ACERVODE LIVROS NOVOS E USADOS
Procure na BUSCA pelo autor ou pelo título.Se tiver dúvida insira apenas parte do título ou autor
Use palavras-chave para achar o que procura.ou click emBusca Avançada
Fique atento ao valor do frete. Adquira mais livros.Até 1 kilo, o preço do frete tem o mesmo valor

Eustáquio Lagoeiro Castelo BrancoWebmaster, Webwriter, professor graduado em história e sociologia,pós-graduado com especialização em informática educacionaleduquenet@eduquenet.net
dom howard girlfriend
check_content()


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas