sábado, 8 de janeiro de 2011

7482 - REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917

Visita Encydia.com

Revolução Russa de 1917
-->

Revolução Russa de 1917
Na Galipedia, a Wikipedia em galego.
google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
História da Rússia
Primeiros eslavos orientais
Cázaros
Principado de Kiev
Principado de Vladimir-Súzdal
República de Novgorod
Bulgária dele Volga
Invasão mongola da Rússia
Horda de Ouro
Principado de Moscovo
Kanato de Kazán
Império Russo
Revolução de 1905
Revolução de 1917
Revolução de Fevereiro
Revolução de Outubro
Guerra Civil russa
RSS Federativa da Rússia
Federação Russa

Vladimir Lenin e Iosif Vissarionovich Stalin, 1919
A Revolução russa foi o processo revolucionário começado em 1917 , que rematou com o lhe vê império dos tsares da dinastía Romanov e deu começo à União Soviética, primeiro dos estados em aplicar o socialismo como sistema político e económico.
A Revolução compreendeu duas fases diferentes:
A Revolução de Fevereiro de 1917 (Março de 1917, pelo calendário gregoriano), que derrubou a autocracia do tsar Nicolao II da Rússia, o derradeiro tsar em governar, e procurou estabelecer no seu lugar uma república de cuño liberal.
A Revolução de Outubro (Novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na que o Partido Bolxevique, liderança por Vladimir Lenin, derrubou o governo provisorio e implantou o governo socialista soviético.
Índice[agochar]
1 Antecedentes
1.1 Causas
1.2 Oposição ao regime
2 Do tsarismo ao governo de Kerenski
3 O regresso de Lenin e a Revolução de Outubro
4 As primeiras medidas do governo soviético
5 Influência exterior da Revolução russa
6 Veja-se também
6.1 Outros artigos
if (window.showTocToggle) { var tocShowText = "mostrar"; var tocHideText = "agochar"; showTocToggle(); }
Antecedentes

"Não queremos lutar, mas defenderemos os soviets!"
Até 1917, o Império Russo foi uma monarquia absolutista. A monarquia era sustentada principalmente pela nobreza rural, proprietária da meirande parte das terras cultivables. Das famílias dessa nobreza saíam os oficiais do exército e os principais dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa.
Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, Rússia tinha a maior população da Europa, com perto de 171 milhões de habitantes em 1914. Batia-se também com o maior problema social do continente: a extrema pobreza da população em geral. Entre 1860 e 1914, o número anual de estudantes universitários medrou de 5.000 a 69.000, e o número de jornais diários medrou de 13 a 856.
A população do Império Russo era formada por povos de diversas etnias, línguas e tradições culturais. Cerca de 80% desta população era rural e 90% não sabia ler nem escrever, sendo duramente explorada pelos senhores feudais. Com a industrialización criou-se progressivamente uma classe operária, igualmente explorada, mas com maior capacidade reivindicativa, organizativa e aspirações de ascensão social. A situação de extrema pobreza e exploração em que vivia a população tornou-se assim num campo fértil para o florecemento de ideias socialistas.
Causas
Depois da guerra russo-japonesa que deixara em evidência a escassa capacidade tecnológica do império, e que tivera como consequência a Revolução de 1905, começou um rápido processo de industrialización que aumentou com a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a consequência imediata foi o aparecimento de um proletariado fabril que, como as massas camponesas, vivia na miséria, agravada como consequência da guerra, cada vez mais o regime tsarista era impopular não só entre a "intelligentsia" e o proletariado mais também nas massas camponesas.
Oposição ao regime

Nicoláo II, Março de 1917.
Na época existiam na Rússia quatro principais partidos políticos que actuavam na clandestinidade e no exílio, o Partido Constitucional Democrático formado por burgueses liberais que aspirava a converter a Rússia num Estado equiparable ao do resto da Europa, o Partido Social Revolucionário que representava à esquerda moderada, os menxeviques que desejavam fundas reformas sociais só depois de instaurar-se um regime democrático, e os bolxeviques dirigidos por Vladimir Lenin que pretendiam uma revolução social imediata.
Do tsarismo ao governo de Kerenski
Em Fevereiro do ano 1917 os soldados encarregados de reprimir as manifestações espontáneas cada vez mais fortes das descontentas camadas populares em Petrogrado (actual São Petersburgo) e ademais fartos da guerra, uniram-se a estas alçaram-se em armas contra os seus oficiais e se formaram os soviets de operários, camponeses e soldados, organizações controladas pelos partidos da esquerda e que mantinham de modo fáctico o controlo sectorial nas mãos dos trabalhadores, soldados, etc. do âmbito ao que pertenciam. Abandonado pela sua principal baza, o exército, o tsar abdica. Trás a abdicación do tsar, estabelece-se uma república com um governo provisório, elegido por umas cortes unicamerais (a Duma ). Nomeia-se presidente do parlamento ao liberal Lvov, e desde o mês de Julho pelo socialrevolucionario Alexandr Kerenski. Este, trás a sua chegada ao poder, promete reformas e eleições a uma assembleia constituí-te. Malia tudo isto, o poder na rua tinham-no os soviets e os confrontos entre o governo e os soviets foram constantes enquanto a sensação de insucesso se estendia entre os trabalhadores ao não ver satisfeitas as suas reivindicações, prosseguir a guerra e seguir o confronto entre os menxeviques e os bolxeviques no seio dos soviets ao reclamar os segundos todo o poder para os soviets seguindo as Teses de Abril, enquanto os primeiros queriam antes de começar as mudanças sociais a consolidação de um regime democrático.
O regresso de Lenin e a Revolução de Outubro
Enquanto se produz tudo isto, os bolxeviques, facção maioritária do Partido Operário Social-democrata da Rússia, de ideologia marxista, medrava fortemente, tanto em influência política como em militancia. O seu líder, Vladimir Illich Ulianov, alcumado pelos seus camaradas como "Lenin", regressava do exílio imposto pelo tsar. Os seus discursos incendiários, propunham o fim da etapa burguesa e a revolução proletaria, com três pontos-chave: a assinatura da paz com Alemanha (lembremos que desde 1914 se desenvolve no marco internacional a Primeira Guerra Mundial); a entrega de terras aos camponeses; e o controlo operário das fábricas. A sua compaña foi um sucesso, os soldados abandonavam as frentes e voltaban para as suas casas e os bolxeviques consideraram que chegara o seu momento. Os dias 24 e 25 de Outubro (6 e 7 de Novembro segundo o calendário ocidental) os bolxeviques conseguiram que os soviets de Petrogrado e Moscovo, controlados por eles, se atirassem à revolução ocupando as suas milícias armadas os centros nevrálgicos, incapaz de controlar a situação o governo fugiu. Em 24 horas, os soviets de Petrogrado conseguem ocupar o poder no marco do seu I Congresso, instaurando o Conselho de Comissários do Povo, formado pelos delegados eleitos dos sovietes, quem elegem como presidente a Lenin , ainda assim os bolxeviques continuavam a ser uma minoria dentro da esquerda e vários generais tsaristas ocupavam grandes regiões da Rússia.
As primeiras medidas do governo soviético
O Conselho de Comissários do Povo concede as terras aos camponeses, transfere o controlo das fábricas aos soviets das mesmas e outorga o direito de autodeterminação a numerosas nacionalidades que compunham o império russo, firma-se a paz com Alemanha mediante o Tratado de Brest-Litovsk e com o objectivo de tentar criar uma federação internacional de estados socialistas, acredite-se a República Socialista Federativa Soviética da Rússia, que seria a principal república das que formariam a União Soviética. Também se procedeu ao fusilamento do tsar e dos seus filhos o 16 de Julho de 1918.
De 1918 ate 1922 o governo soviético manteve-se com dificuldades, devido à guerra civil contra o exército branco, formados por partidários do tsar e do antigo regime. Além disso, as potências estrangeiras intervinham activamente no país. Para solucionar os problemas económicos derivados de duas dificuldades principales, veio à luz a Nova Política Económica, conhecida também como comunismo de guerra.
Influência exterior da Revolução russa
A revolução russa fascinou a muitos trabalhadores e organizaram-se partidos comunistas que estavam convencidos da possibilidade de repetir nos seus países o que acontecera no Império Russo, entre 1918 e 1924 em muitos países europeus houve tentativas revolucionários de tomar o poder mas a maioria dos partidos socialistas europeus mantiveram uma atitude expectante e de verdadeira desconfiança, veram como na Rússia acabara o capitalismo mas o novo regime que o substituíra rachaba com a trajectória política seguida pelo socialismo europeu e pouco a pouco os partidos socialistas acabaram por posicionárense em contra do modelo soviético, quando em 1919 se decidiu a criação da Terceira Internacional que tinha por objecto a revolução mundial segundo o modelo bolxevique case todos os partidos socialistas se negaram a participar nela.
Veja-se também

Nikolai Krestinski.
Commons tem mais conteúdos multimédia na categoria:
Revolução Russa de 1917
Outros artigos
Lenin
Iosif Stalin
Lev Trotski
Kalinin
Trazido desde "http://ks312095.kimsufi.com../../../../articles/a/l/i/Alimento.html"
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Categorias: Revoluções História da Rússia Artigo de qualidade em af.wiki Artigo de qualidade em pt.wiki

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate). Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license. Other Encydia: Català, Dansk, English, Español, Esperanto, Français, Galego, Occitan and Portugués
var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www.");
document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));
try {
var pageTracker = _gat._getTracker("UA-8543888-1");
pageTracker._setDomainName(".encydia.com");
pageTracker._trackPageview();
} catch(err) {}

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas