sábado, 8 de janeiro de 2011

7485 - REVOLUÇÃO RUSSA DSE 1917

quinta-feira, 22 de maio de 2008Revolução Russa - 1917
Olá,

Iremos iniciar um novo capítulo cujo tema é a Revolução Russa. Antes de entrarmos nos conteúdos do material didático, gostaria de apresentar-lhes algumas características da Rússia antes da eclosão do movimento revolucionário de 1917.

Abaixo você encontrará textos sobre o tema, além de vídeo e links que os levarão a outros sites com informações sobre o assunto. Algumas atividades também são apresentadas, siga todas as orientações.


Click em comentários, ao final da postagem, e registre suas dúvidas, ele será nosso canal de comunicação. é através dele que tentarei esclarecê-las.






O CONTEXTO EUROPEU DO SÉCULO XIX E AS IDÉIAS SOCIALISTAS

O século XIX foi marcado por várias transformações econômicas, políticas e sociais, que tiveram profundo impacto no destino das nações européias. O avanço no processo de produção ocasionado pela Segunda Revolução Industrial trouxe consigo novas necessidades, como a abertura de novos mercados consumidores.

Como conseqüência do avanço industrial ocorreram também mudanças na estrutura social. A burguesia e nobreza formavam as classes dominantes, seguida pela média e pequena burguesia. Na base da pirâmide social encontravam-se o proletariado e o campesinato. As péssimas condições em que viviam os trabalhadores refletia a má distribuição da riqueza, provocando o distanciamento entre as classes sociais.

Neste contexto, a classe operária começou a se organizar sob forte influência das correntes socialistas que ganhavam forma naquele século. Idéias dos Socialistas Utópicos, anarquistas e comunistas ganhavam espaço na luta do proletariado. Mas foi com o Socialismo Científico de Karl Marx e Friederich Engels, com suas críticas ao modelo capitalista de produção e ao regime político liberal defendido pela burguesia que a luta do movimento operário ganharia novos contornos.

Marx e Engels, buscando entender as origens das desigualdades sociais existentes na sociedade daquela época, identificaram a existência da luta de classe e a necessidade de uma revolução social para mudar o quadro de exploração reinante. Em várias partes da Europa estas idéias foram bem recebidas pelos operários, que passaram a tê-la como principal orientação em sua luta por uma sociedade mais justa. Na Rússia, devido ao grave quadro social, estas idéias tiveram forte penetração.







A Rússia Pré-Revolucionária


O Império Russo tinha características particulares em sua estrutura política, econômica e social


Acesse o link abaixo para ter mais informações sobre este períoso da história da Rússia.
Identifique as principais características deste período e as registre em seu caderno.


Link




O texto abaixo apresenta mais detalhes do quadro sócio, politico e econômico da Rússia antes da revolução de 1917.


A CRISE DO CZARISMO

Os fatores históricos e sociais que fizeram possível a Revolução de Fevereiro de 1917, prólogo da revolução de Outubro dirigida pelo Partido Bolchevique oito meses mais tarde, têm suas raízes fincadas nas profundas contradições da Rússia czarista, um típico país camponês que se incorporou à cadeia da economia capitalista mundial somente no final do século XIX, quando os países capitalistas mais desenvolvidos da Europa e da América do Norte já haviam ingressado na fase imperialista.

O desenvolvimento capitalista da Rússia foi favorecido por investimentos de capitais originários da França, Inglaterra e Alemanha, que afluíram massivamente ao império dos czares entre 1880 e 1900, possibilitando uma rápida transformação na economia e na sociedade russa. Entretanto, o vigoroso desenvolvimento industrial que concentrou grandes fábricas nos principais centros urbanos, se fez de tal forma que as mais avançadas estruturas e técnicas do capitalismo coexistiam e completavam-se com o atraso econômico no campo, onde ainda imperavam relações semifeudais (a servidão feudal só foi abolida em 1861) e a concentração de terras nas mãos de um punhado de latifundiários. Dessa forma, manifestavam-se na Rússia todas as contradições características dos países capitalistas de desenvolvimento desigual e combinado.

No início do século XX a Rússia possuía a maior população da Europa, 174 milhões de habitantes. Destes, cerca de 80% ainda viviam no campo. A maior parte das terras estava em mãos de uma minoria de 30.000 latifundiários, enquanto milhões de camponeses pobres viviam miseravelmente em pequenas propriedades e outros tantos não possuíam nenhuma terra, vendo-se obrigados a trabalhar como operários agrícolas nas terras dos latifundiários. Esta situação condenava os camponeses à pobreza, à miséria e à fome, conduzindo a revoltas periódicas que eram violentamente reprimidas pela autocracia czarista.

A dissolução das relações feudais no campo e o desenvolvimento da grande indústria lançaram uma parcela significativa dos camponeses nos centros urbanos, dando origem a um jovem e combativo proletariado fabril de aproximadamente 10 milhões de operários; um proletariado muito concentrado (as fábricas com mais de 1.000 operários empregavam 41,4% da classe operária russa) que, tendo rompido bruscamente com suas velhas relações sociais, estava aberto para as idéias revolucionárias mais avançadas.

A opressão que a autocracia czarista exercia sobre uma multidão de povos e nações que constituíam o império russo era outro fator que alimentava as contradições da sociedade. As lutas de libertação nacional de polacos, finlandeses, ucranianos, letões, lituanos, muçulmanos, etc., que sofriam a opressão nacional nas mãos da casta dominante grã-russa, tiveram um papel muito importante no processo revolucionário russo e acertaram golpes mortais contra a monarquia czarista.

Fonte:http://www.geocities.com/lbi_br/rmr1002.html



O texto abaixo foi retirado da Wikipedia, leia e entenda como se organizaram os grupos que faziam oposição ao regime czarista russo. Conheça os Bolcheviques e os Mencheviques,estes dois partidos serão os protagonistas dos acontecimentos na Rússia, em 1917.


A Oposição política -partidária ao Czar Nicolau II

Em 1898, foi fundado o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).


Na sua origem, os sociais-democratas eram socialistas marxistas. Por ocasião de um congresso realizado em 1903, o Partido Social-Democrata dividiu-se em duas facções quanto à tática a ser adotada: a maioria, bolchinstvo, e a minoria, menchinstvo. Daí procedem os nomes bolcheviques e mencheviques, isto é, "membros da maioria" e "membros da minoria", respectivamente. Essas duas alas tornaram-se dois partidos distintos, ambos reivindicando para si o nome de "Partido Operário Social-Democrata Russo" e dizendo-se igualmente marxistas. Desde a Revolução de 1905 que os bolcheviques passaram a ser minoria; conservaram, contudo, o mesmo nome que os vinha designando até então. Somente em setembro de 1917 é que os bolcheviques readquiriram a posição de maioria.

Assista imagens raras de Lenin, líder Bolchevista.




Imagens raras de Lenin





Personagens da Revolução

Alexander Kerensky
Aleksandr Fyódorovich Kérensky (Russo: Алекса́ндр Фёдорович Ке́ренский, Aleksandr Fyódorovich Kérenskij) (Simbirsk, 4 de Maio de 1881 [22 de Abril no calendário juliano] - Nova Iorque, 11 de Junho de 1970), político social-democrata e advogado, foi o segundo e último primeiro-ministro do Governo Provisório Russo, exercendo o cargo entre 21 de Julho e 8 de novembro de 1917. Como líder revolucionário russo, desempenhou um papel primordial na queda do regime czarista na Rússia. Foi um dos líderes da Revolução de Fevereiro, mas não pôde evitar a Revolução de Outubro, quando os bolcheviques tomaram o poder.



Fonte:wikipedia

Vladimir Lenin
Vladimir Lenin foi um revolucionário russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo. Suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada Leninismo.

Seu pai foi Ilia Ulyanov foi um funcionário liberal, do tipo estritamente apolítico. Era inspector das escolas da Província de Simbirsk, e um homem religioso, que apoiava as reformas de Alexandre II e que aconselhava a juventude a não cair no radicalismo. Seu posto na hierarquia era elevado, o que - diante das regras estabelecidas por Pedro, o Grande, segundo a qual a posse de alto cargo público equivalia à nobilitação - lhe conferia o direito de ser tratado por "Sua excelência" na burocracia czarista.

Para saber mais sobre Lenin acesse o link abaixo
Lenin




Imagens raras de Lenin

Trotsky, um dos dirigentes mais importantes da Revolução Russa



Leon Trotsky, revolucionário comunista, foi o segundo dirigente mais importante da Revolução Russa de 1917. Ao lado de Lênin, iniciou a construção daquilo que deveria ter sido o primeiro Estado socialista no mundo.



Trotsky nasceu em Ianovka, Ucrânia, em 1879. Seu verdadeiro nome era Lev Davidovitch Bronstein, de origem judaica e de família abastada. Aos 16 anos iniciou sua participação política como social democrata, contra a autocracia czarista, e dois anos depois foi preso e exilado na Sibéria. Em 1902 fugiu do exílio e em Londres conheceu Lênin.
Ao voltar para a Rússia, participou ativamente da Revolução de 1905, quando foi preso novamente por liderar o soviete de São Petersburgo, mas fugiu em 1907. Foi escritor e editor revolucionário na Europa ocidental por 10 anos. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi expulso da França e da Espanha, seguindo então para Nova York, EUA, onde recebeu a notícia da queda do czar em 1917.

Retornou à Rússia onde, em Outubro (novembro pelo calendário ocidental) de 1917, os bolcheviques liderados por Lênin e Trotsky derrubam o governo provisório e o proclamam o primeiro Estado Operário da História.

Trotsky foi responsável pela organização do exército vermelho, milícia formada principalmente por operários, que foi fundamental para a tomada do poder e por sua manutenção, na luta contra "os brancos".

De 1918 a 1921 exerce o cargo de Comissário do Povo para a Guerra. Em 1923 aprofunda-se a cisão entre Stálin e Trotsky, provocada pela crescente burocratização de Stálin e por sérias divergências políticas relacionadas a questão da autodeterminação da Geórgia. Com a morte de Lênin em 21 de janeiro de 1924, começa no Comitê Central do Partido Bolchevique o processo de calúnia e difamação de Trotsky promovido por Stálin e seus 2 principais aliados Kamenev e Zinoviev. Em 1925, Trotsky é proibido de falar em público, e em 1929 é banido da União Soviética, por ordem de Stálin.

Vai para o exílio na Turquia onde fica até 1933. Depois, França até 1935, e Noruega até 1937. Chega ao México em 9 de janeiro de 1937. Escreve um dos seus mais importantes livros "Programa de Transição", que é o programa de fundação da IV Internacional em 1938. A mando de Stálin, é assassinado por Ramón Mercader, em 20 de agosto de 1940. Trotsky deixou, na história, a imagem de um incansável batalhador pela revolução.

Fonte: HistoriaNet



Josef Stalin (Gori, Geórgia, 18 de dezembro de 1878 — Moscou, 5 de março de 1953) foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comité Central a partir de 1922 até a sua morte em 1953, sendo assim o líder de facto da União Soviética. Seu nome de nascimento era იოსებ ბესარიონის ძე ჯუღაშვილი (Ioseb Besarionis Dze Jughashvili) em georgiano e Ио́сиф Виссарио́нович Джугашви́ли (Ióssif Vissariónovich Djugashvíli) em russo. Em português seu nome é referido algumas vezes como José Estaline.
Embora Stalin tivesse uma certa influência dentro do Partido Bolchevique[carece de fontes?] aumentou-a ainda mais partir de 1928, que deixou-o com um grande poder - tornando-se o líder partidário e de facto, o ditador do seu país, com pleno controle da União Soviética e do seu povo. Os falhos programas de industrialização e colectivização na década de 1930 e sua campanha de repressão política custaram a vida de milhões de pessoas.

Sob a liderança de Stalin, a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e passou a atingir o estatuto de superpotência, e a expandir seu território, para um tamanho semelhante ao do Antigo Império Russo.

Fonte:Wikipedia

Postado por Licínio Filho às 01:47
Marcadores: A Rússia antes da Revolução de 1917 3 comentários:
Anônimo disse...
Eu achei muito legal este blog,pois mostra bastante coisas sobre a história desses governantes.Parabéns para quem fez este blog,virei sempre aqui e direi para as pessoas virem aqui.
Só achei injusto ter colocado o nome do Stalin maior do que o dos outros.
Mas mesmo assim parabéns

14 de maio de 2009 10:18
Licínio disse...
Olá,
Seja bem-vindo ao Cyberhistoria.
Obrigado pelos elogios, eles são recebidos com muito carinho.
Quanto ao Stalin, rolou um problema de formatação que irei corrigir.
Abraços.

14 de maio de 2009 12:36
Anônimo disse...
Olá!
nuss adoreii esse blog, tinha um trabalho cm urgência e graças a ele consegui fazer!!!

Mto obrigada!!
e parabéns pelo blog....

Abzo Réèh

25 de maio de 2010 16:24
Postar um comentário

Links para esta postagem
Criar um link

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) CYBERHISTÓRIA

Licínio Filho
Pitangui - MG, Brazil
Visualizar meu perfil completo
Bem - vindo ao Cyberhistória!
Este blog é uma proposta de Ensino a Distância intermediada por ferramentas tecnológicas.

Esta experiência busca interagir o ensino presencial com as propostas de ensino em ambientes virtuais.
Gostaria de saber sua opinião sobre o blog. Por favor, registre seu comentário.

Aqui postarei também meus artigos, publicados no jornal "Mundo Atual", voltado a alunos do Ensino Médio e Pré-Vestivulares.


Cursos On line 24 Horas
Seguidores

TRANSLATOR


Português - InglêsPortuguês -FrancêsPortuguês -AlemãoPortuguês - ItalianoPortuguês -PortuguêsPortuguês - RussoPortuguês - Espanhol
A Utopia está solta!

João, obrigado pelo prêmio.

BlogBlogs - Buttons


Visit Cafe Historia

Tempo
mais previsão do tempo
Informe-se! Acesse o clicRBS.
Tempo no seu site!
Acompanhe meu trabalho.
Gestão & Afins
Página da EAD
100% 5ª SÉRIE
Minha lista de blogs
100% 5ª SÉRIE
Boas Festas e Próspero Ano Novo! - Olá pessoal, estamos encerrando mais um ano e gostaria de agradecer aos alunos da 5ª/9 pelo empenho durante o ano letivo, juntos realizamos muitos projeto...
3 semanas atrás Boletim Mineiro de História
- O passado e o presente da imprensa brasileira A revista Época fez o que se espera da Globo, um dos pilares de sustentação da ditadura militar: resgatou a ag...
4 meses atrás Caminhos para chegar
Natal 2010 - Das 352 postagens que fiz nesse blog, somente 26 foram feitas nesse ano que está encerrando portanto ,serão 27 postagens em 2010. Para mim o ano não foi fác...
2 semanas atrás Carbono 14: Entrou aqui, virou História
Sujeito misterioso foi visto no Pimentel - Uma criatura cercada de mistério foi vista nos corredores do Nelson Pimentel. Uma testemunha, que prefere não revelar seu nome, jurou ter visto um sujeito ...
10 meses atrás Cultura Nordestina
Conheça o cordel sobre bullying - O cordel será distribuído nas escolas do Recife BULLYING ESCOLAR: A peleja da covardia com a senhora educação Autores: Advs. ISAAC LUNA E INaCIO FEITOSA *...
3 semanas atrás Daqui de Pitangui
Pitangui de outros tempos - O Normando nos enviou mais uma fotografia de Pitangui de outros tempos. Desde já agradecemos a rica contribuição dele para o Blog e ficamos esperando mais ...
7 horas atrás Dicas para Blogs
Fazer Menu com Imagens ao lado dos Links - Quando fazemos uma lista de links no blog podemos colocar uma imagem ao lado de cada link para ficar mais bonito, isto pode ser feito colocando setinhas ao...
2 dias atrás Educar Já!
Educar – A quem compete? - Educar é um processo longo e seu resultado, seja ele positivo ou negativo, também demora um bom tempo para aparecer. Assim sendo, hoje podemos avaliar medi...
3 horas atrás Fórum de discussão - Cafe Historia
Você acredita que o Brasil está próximo de investigar crimes cometidos pela Ditadura Militar ou isso ainda é uma realiade distante ? - Compartilhe a sua opinião!
23 horas atrás História em Projetos
Conheça a história da participação feminina no processo eleitoral brasileiro - Todos os direitos autorais deste vídeo são reservados ao TSE. Cópias e edição são proibidas. Descrição do vídeo em destaque: Da década de 30 para cá, ...
2 semanas atrás Idéias em Blog
ArtBabble - O YouTube dos Museus - ArtBabble é uma iniciativa fantástica de vários museus norte americanos em parceria com a Biblioteca Pública de Nova York e tem como objetivo divulgar art...
4 meses atrás Sobre historia
Creative Commons – Seja criativo - Já que estamos avançando na produção dos jornais, que são produtos culturais, nada mais adequado do que conhecermos a discussão que está acontecendo sobre ...
9 meses atrás vamos blogar?
teste - teste
2 meses atrás

Postagens




Atom Postagens Comentários




Atom Comentários









Vale a pena visitar.
1808 - Laurentino Gomes
biarates
Bibliotequices e afins
Cantos e Encantos
clube do professor
Círculo Literário Barbarense
Dicas de Ciências
Educar Já!
Educação Dialógica
Escola Edificar
Fundação Lara Resende
Gibiteca
História do Ensino
Idéias em Blog
Informática Educativa
Portal do Professor
Sobre História
Vamos blogar











Nossos visitantes mundo afora.

Atalho do Facebook
Licínio Filho

Criar seu crachá da Web
Diariamente
Sites Interessantes
Bossa Nova
carbono catorze
Conversando Sobre
FAB Sentando a Pua
Filosofia em Xeque
Filosofia Moderna
Folha On Line
IBGE Mapas
Imperialismo Afro-asiático
Philosophy
Revista de História
Revista Mundo Atual
Revolução Russa


Confira o que rola no blog
1968: e o mundo nunca mais foi o mesmo (1)
1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (1)
20 da Constituição brasileira de 1988 (1)
40 anos da chegado do homem à lua (1)
40 anos do AI 5 (1)
50 anos de Bossa Nova (1)
50 anos do homem no espaço (1)
A Atual crise Norte-Americana (1)
A crise norte-americana (1)
A Expansão Marítima Européia (1)
A Noite Dos Cristais (1)
A Rússia antes da Revolução de 1917 (1)
A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil (1)
A África e suas contradições (1)
Artes (1)
Aspectos Econômicos do Mundo Atual (1)
Atualidade (6)
Blogagem Coletiva (1)
Charles Darwin (1)
China (2)
Consumismo (1)
Contra Reforma Católica (1)
Dia da Internet Segura 2009 (1)
Eleição de Fernando Collor (1)
Eleições municipais 2008 (1)
Era (1)
Estados Unidos na década de 1960 (1)
Feudalismo (1)
Filosofia (3)
Filosofia UFMG Vestibular 2009 (1)
Formação dos Estados Nacionais Modernos (1)
Fórum Econômico Mundail 2009 (1)
Fórum Social Mundial (1)
Guerra Civil Espanhola (1)
Guerra Fria (1)
Hiroshima (1)
História da Matemática (1)
Holocausto (1)
Idade Moderna Vídeo (1)
Imigração japonesa para o Brasil (1)
Imperialismo Afro-asiático (1)
Iuri Gagarin (1)
João do Rio (1)
João Goulart (1)
Literatura Brasileira (2)
Lógica (1)
Machado de Assis (1)
Manifesto Comunista (1)
Meio Ambiente (1)
Nelson Mandela (1)
O BRASIL E A ESCALADA DA VIOLÊNCIA (1)
O Cinema Novo (1)
O Mito e a Filosofia (1)
ONHB (1)
Política da Boa Vizinhança (1)
Primeira Guerra Mundial (1)
Processo de colonização portuguesa na América (1)
Projeto Apollo (1)
Prêmio Dardos (1)
Queda do Muro de Berlim (1)
Reforma Protestante (1)
Renascimento Cultural (1)
Rousseau (1)
Se o Mundo tivesse 100 Pessoas (1)
Segunda Guerra Mundial (1)
Segundo Governo Vargas (2)
Sustentabilidade (1)
Teoria Evolucionista (1)
Teste seus conhecimentos (1)
Texte seus conhecimentos (1)
Tibete (1)
Trabalho indígena na América Colonial Espanhola (1)
Tropicália (1)
Uso Responsável da Internet (1)
Woodstock 1969 (1)
Arquivo do blog
► 2011 (1)
► Janeiro (1)
50 anos do homem no espaço
► 2010 (3)
► Fevereiro (2)
Guernica em 3D
20 anos da libertação de Nelson Mandela
► Janeiro (1)
Final da Primeira ONHB
► 2009 (18)
► Novembro (1)
20 Anos da Queda do Muro de Berlim
► Outubro (1)
Eleição de Collor - 1989
► Setembro (1)
70 anos do início da 2ª Guerra Mundial
► Agosto (5)
O TROPICALISMO - Repostagem
Blogagem Coletiva: O que você pode fazer para muda...
1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
Woodstock completa 40 anos
A chegada do homem à Lua completou 40 anos
► Junho (1)
Era Vargas - A Política da Boa Vizinhança
► Abril (2)
Manifesto Comunista
Multiplicação usando os dedos
► Março (1)
Bicentenário do nascimento de Darwin
► Fevereiro (2)
Aspectos Econômicos do Mundo Atual
DIA DA INTERNET SEGURA 2009 - 10 DE FEVEREIRO
► Janeiro (4)
Se o Mundo tivesse 100 Pessoas
África e suas contradições
Uso Responsável da Internet
A Noite Dos Cristais
▼ 2008 (40)
► Dezembro (1)
40 anos do AI-5
► Novembro (5)
Jango recebe anistia
Obras de Filosofia: Vestibular UFMG 2009
"João do Rio": A alma encantadora das ruas
Machado de Assis: um Mestre na periferia
Tom Clay e os fatos que marcaram os Estados Unidos...
► Outubro (4)
20 anos da Constituição brasileira de 1988
Centenário da imigração japonesa para o Brasil
Domingo é dia de eleição, vote consciente.
Texte seus conhecimentos
► Setembro (9)
O Brasil e a escalada da violência
A crise norte-americana
A Lógica
A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil
Prêmio Dardos
A exploração da mão - de - obra indígena na Améric...
O Renascimento
O processo de colonização portuguesa na América
Filosofia: Rousseau
► Agosto (6)
A Expansão Marítima Européia
Formação dos Estados Nacionais Modernos
Reforma Protestante & Contra Reforma Católica
O Feudalismo na Europa Medieval
Teste seus conhecimentos
CHINA: A NOVA POTÊNCIA E OS DESAFIOS PARA O SÉCULO...
► Julho (3)
1968: E O MUNDO NUNCA MAIS FOI O MESMO
50 ANOS DE BOSSA NOVA
Primeiro vôo direto da China em quase 60 anos cheg...
► Junho (5)
▼ Maio (7)
Atividade Virtual - 2º ano CEPFS
Nada de novo no front
Cultura Política Brasileira
Revolução Russa - 1917
Idade Moderna
O Mito e a Filosofia
O Imperialismo Afro-Asiático





Modelo Ethereal. Tecnologia do Blogger.




COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas