segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

7531 - O FUZILAMENTO DA FAMILIA IMPERIAL ROMANOV

Os Romanov





Este blogue Hiperligado a partir daqui A Web
Este blogue


Hiperligado a partir daqui


A Web


Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010Biografia - Anastasia Nikolaevna



Anastasia Romanov era a filha mais nova e de Nicolau II e Alexandra da Rússia, nascida a 18 de Junho de 1901 no Palácio de Peterhof.


Anastasia tornou-se famosa após a sua morte devido às inúmeras mulheres que se fizeram passar por ela ao longo do século XX e também à atenção da qual foi alvo por parte da Cultura Popular de todo o mundo.



Anastasia nos braços da mãe em 1901


A esperança no nascimento de um herdeiro para a dinastia Romanov foi novamente adiada com o nascimento de Anastasia Nikolaevna em 1901. Quando recebeu a notícia de que tinha sido pai da quarta filha consecutiva, o czar Nicolau II foi dar um longo passeio sozinho para se acalmar antes de visitar Alexandra e a nova bebé.





Um significado para o nome Anastasia é "aquela que se liberta das correntes". A quarta Grã-Duquesa recebeu o nome devido ao facto de, em honra do seu nascimento, o seu pai ter perdoado e colocado em liberdade estudantes que tinham sido presos por participarem em motins em São Petersburgo e Moscovo no Inverno anterior. Outro significado para o seu nome é "ela irá erguer-se", ligado à ressurreição , facto que foi muitas vezes repetido quando as histórias sobre a sua sobrevivência começaram a aparecer.



Anastasia em 1902


Anastasia tinha um aspecto e personalidade diferentes das suas femininas e bem-comportadas irmãs. Era descrita como uma “maria-rapaz” que gostava de subir às árvores e brincar com os rapazes. A dama-de-companhia da sua mãe, Shopie Buxhoeveden, escreveu o seguinte sobre Anastasia e a sua irmã Maria:



“A Maria Nikolaevna era igual à Olga em cores e feições, mas com tudo mais acentuado e vivo. Ela tinha o mesmo sorriso encantador, a mesma forma da cara, mas os olhos dela, “as safiras da Maria”, como eram conhecidos entre os seus primos, eram magníficos, de um azul profundo. O cabelo dela tinha madeixas douradas e, quando foi cortado depois da doença dela em 1917, encaracolou-se naturalmente em volta da cabeça. A Maria era comandada inteiramente pela sua irmã mais nova, Anastasia Nikolaevna, chamada de “criança mal-comportada” pela sua mãe.

Talvez a Anastasia se tivesse tornado na mais bonita das irmãs se tivesse vivido mais tempo. As suas feições eram regulares e bem delineadas. Ela tinha um cabelo bonito, olhos bonitos e vivos com se tivessem sempre um sorriso brincalhão escondido nas suas profundidades, e sobrancelhas negras que quase se juntavam. Tudo isto combinado, tornava a Grã-Duquesa mais nova diferente de todas as irmãs. Ela tinha um aspecto próprio e parecia-se mais com a família da mãe do que com a do pai. Ela era muito baixa, mesmo aos 17 anos e era, na altura, bastante gorda, mas era gordura da juventude. Ela teria-a ultrapassado como a sua irmã Maria.”





No iate do pai


Anastasia era a origem de todo o mau-comportamento e era tão esperta e divertida quanto era preguiçosa nas suas lições. Ela era astuta e observadora, com um apurado sentido de humor, e era a única das irmãs que nunca soube o significado da palavra timidez. Mesmo muito nova, ela entretinha velhos severos que se sentavam ao pé de si na mesa.



Alexis e Anastasia


Anastasia cresceu espevitada e energética, descrita como sendo baixa e com tendência a engordar, com olhos azuis e cabelo loiro quase ruivo. Margaretta Eagar , a ama das 4 irmãs, comentou que alguém lhe tinha dito que Anastasia tinha a melhor personalidade que ele alguma visto numa criança.


Enquanto era frequentemente descrita como dotada e brilhante, nunca se interessou pelas restrições da sala de aula, de acordo com os seus tutores Pierre Gilliard e Sydney Gibbes que, juntamente com o resto dos empregados da família, descreveram Anastasia como sendo energética, travessa, e uma dotada actriz. Contudo a sua inteligência nem sempre era utilizada na melhor maneira.



Anastasia em 1905


A ousadia de Anastasia, excedia, por vezes, os limites do comportamento aceitável. "Sem dúvida nenhuma que ela mantinha o recorde de castigos atribuídos na sua casa, uma vez que, ao pregar partidas, era um verdadeiro génio," disse Gleb Botkin, filho do médico da corte, Yevgeny Botkin que viria a morrer com o resto da família em Etkaterinburgo .



Anastasia com as irmãs em 1904


Às vezes, Anastasia fazia rasteiras aos empregados e pregava partidas aos seus tutores. Quando era criança, subia às árvores e recusava-se a descer, sendo que o único que a conseguia convencer a fazê-lo era o seu pai, Nicolau II. Uma vez, durante uma luta de bolas de neve na propriedade polaca da família, Anastasia escondeu uma pedra com neve e atirou-a à sua irmã Tatiana, fazendo-a cair ao chão. Uma prima distante, a Princesa Nina Georgievna recordou que "a Anastasia era uma má perdedora ao ponto de ser verdadeiramente maldosa," e fazia batota, pontapeava e arranhava os seus adversários durante os jogos. Também se preocupava menos com a sua aparência do que as suas irmãs. Hallie Erminie Rives, uma escritora americana e esposa de um diplomata descreveu como Anastasia de 10 anos comia chocolates sem se preocupar em tirar as suas luvas brancas enquanto assistia a um espectáculo na casa da ópera de São Petersburgo.





Anastasia e a irmã mais velha Maria eram conhecidas como "o Par Pequeno" e partilhavam o mesmo quarto. Juntamente com as irmãs mais velhas, Olga e Tatiana, costumavam assinar as cartas com a alcunha OTMA que vem da primeira letra de cada um dos seus nomes. Para além de Maria e das irmãs, Anastasia era também muito próxima do seu irmão mais novo, Alexis e era ela que o costumava divertir quando ele sofria de ataques de hemofilia.



Anastasia e Alexis


Apesar da sua energia, a saúde física de Anastasia era pobre. A Grã-Duquesa sofria de joanetes que lhe afectavam os pés. Além disso tinha um musculo fraco nas costas que tinha de ser massajado duas vezes por semana. Normalmente escondia-se debaixo da cama ou no armário para evitar estas massagens.





A sua mãe, Alexandra, confiava nos conselhos de Gregório Rasputine, um camponês russo que se considerava um "homem santo" e usou as suas rezas para salvar Alexis em numerosas situações. Anastasia, as irmãs e o irmão foram ensinadas a tratar Rasputine por "O Nosso Amigo" e a trocar confidências com ele. No Outono de 1907, a sua tia Olga Alexandrovna foi levada aos quartos das crianças pelo czar para conhecer Rasputine e deparou-se com as suas sobrinhas e sobrinho a usar as suas camisas de dormir.



Anastasia e a sua tia Olga Alexandrovna


Segundo relatos da época as crianças pareciam gostar dele e costumavam escrever-lhe frequentemente. Mais tarde seriam essas cartas que iriam incentivar os rumores de que o maléfico monge mantinha um romance tanto com Alexandra como com as suas filhas, particularmente devido a uma carta inocente, mas sugestiva que Anastasia lhe escreveu: "Meu querido, precioso e único amigo, quanto gostaria de te poder ver outra vez. Voltaste a aparecer-me num sonho. Estou sempre a perguntar à mamã quando vais voltar. Penso sempre em ti, meu querido, porque és tão bom para mim." Para além das cartas, circulavam também caricaturas pornográficas que mostravam a czarina e as filhas a terem relações com Rasputine .


Sem saber da doença de Alexis , tanto o povo russo como membros da família questionavam a presença do monge siberiano na corte. Mais tarde, Nicolau pediu-lhe que se ausentasse de São Petersburgo e ele foi para a Palestina, mas acabou por regressar e serviu sempre a família até ao seu assassinato em 1916.



Anastasia com a mãe


Durante a Primeira Guerra Mundial, Anastasia , juntamente com a irmã Maria, visitava soldados feridos num hospital privado em Tsarskoye Selo onde também trabalhavam a mãe e as irmãs mais velhas Olga e Tatiana. As duas adolescentes jogavam xadrex e bilhar com os soldados e tentavam animá-los. Felix Dassel , que foi tratado nesse hospital e conheceu Anastasia , contou que a Grã-Duquesa "ria como um esquilo e andava muito depressa, tropeçando várias vezes durante o caminho."



Anastasia durante a I Guerra Mundial


Após a abdicação do pai a Março de 1917, Anastasia foi presa com o resto da família, primeiro em Czarskoe Selo, depois em Tobolsk e, finalmente, em Etkaterinburgo. O stress e a incerteza sobre o seu destino, afectaram tanto Anastasia como o resto da família.



1913


"Adeus," escreveu ela a um amigo no Inverno de 1917. "Não te esqueças de nós." Em Tobolsk , ela escreveu uma canção para o seu tutor de Inglês, cheia de erros ortográficos sobre Evelyn Hope ", um poema de Robert Browning , que falava sobre uma jovem da idade de Anastasia : "Quando ela morreu tinha apenas 16 anos. Havia um homem que a amava, sem alguma vez a ter visto, mas conhecia-a muito bem. E ela também tinha ouvido falar dele. Ele nunca lhe conseguiu dizer que a amava, e agora ela estava morta. Mas mesmo assim ele pensou que quando ele e ela vivessem [a sua] próxima vida, quando isso acontecesse (...)"





Mesmo nos seus últimos meses de vida, ela encontrava sempre maneiras de se divertir. Ela e outros membros do grupo de empregados que a família levou, frequentemente organizavam peças de teatro para entreter os pais e os outros habitantes da casa de Tobolsk , durante a Primavera de 1918. As representações de Anastasia faziam todos caírem ao chão de tanto rir, segundo o seu tutor Sydney Gibbes . No dia 7 de Maio de 1918, uma carta enviada para a sua irmã Maria que já se encontrava em Ekaterinburgo , descrevia um momento de alegria, apesar da tristeza, solidão e preocupação que Anastasia sentia pelo seu irmão Alexis : "Estivemos a brincar nos baloiços, e foi aí que eu me perdi de riso, a queda foi tão maravilhosa! Mesmo! Eu já a contei às nossas irmãs tantas vezes ontem que elas já estão fartas de me ouvir, mas eu podia continuar a contar a história muitas vezes... Que clima fantástico temos tido! Qualquer um podia gritar de alegria.



Anastasia começou a fumar no Verão de 1916


Nas suas memórias, um dos guardas da "Casa Para Fins Especiais", Alexandre Strekotin , recordou Anastasia como sendo "muito amigável e divertida," enquanto que outro disse que ela era "um diabo muito charmoso! Ela era traquinas e, pelo que vi, raramente se cansava. Era muito viva, e gostava muito de pôr os cães a representar em comédias mímicas , como se fossem cães de circo." No entanto um outro guarda apelidou-a de ofensiva e terrorista" e queixou-se de que, ocasionalmente, ela provocava tensões dentro da casa.



As 4 grã-duquesas no quarto que partilhavam em Tobolsk


A lenda de Anastasia começou na noite de 17 de Julho de 1918. A Grã-Duquesa seguiu o resto da sua família, levando o seu cão Jimmy nos braços para a cave da Casa Ipatiev onde todos terão sido executados.
De acordo com o Relatório de Yurovsky , o homem que comandou o fuzilamento, após a primeira vaga de disparos, as balas fizeram ricochete nas jóias que as Grã-Duquesas tinham cosido nos seus corpetes. Pouco depois Olga e Tatiana terão sido esfaqueadas com as baionetas dos soldados, enquanto que as outras duas estavam encostadas à parede, aterrorizadas a tapar a cara até serem executadas com balas dos soldados.



última fotografia conhecida de Anastasia


No entanto há também relatos que contradizem o que foi escrito por parte dos próprios soldados que mataram a família. Um deles, Peter Ermakov , contou à mulher que Anastasia tinha sido esfaqueada e não morta por tiros. Outros dizem que já quando os corpos estavam a ser transportados para o camião, a filha do czar começou a chorar e foi morta com um golpe na cabeça.
Nos anos que se seguiram ao massacre da Casa Ipatiev pelo menos 10 mulheres garantiram ser a Grã-Duquesa , sendo a mais famosa Anna Anderson . Com cada nova mulher que aparecia, chegava também uma nova história sobre como Anastasia e até os seus irmãos teriam sobrevivido.





Havia rumores de que Anastasia tinha sido salva por um dos guardas quando este reparou que ela estava viva, de que tanto ela como a irmã Maria tinham sido salvas por um padre em 1919 e que viveram como freiras num convento nos Montes Urais até à morte de ambas em 1964, os rumores chegaram também à Bulgaria onde um homem chamado Peter Zamiatkin que se dizia ser um guarda da família imperial, contou a um paciente de 16 anos de um hospital que tinha levado Anastasia e Alexis para Odessa e, mais tarde conseguiu escapar para Alexandria de navio. Os supostos filhos do czar teriam vivido com nomes búlgaros e morreram em 1954.



Anastasia durante uma actuação com a irmã Maria em 1912




Os rumores da possível sobrevivência de Anastasia foram também alimentados pelos relatos de que comboios e casas estariam a ser revistados pela polícia secreta dos bolcheviques que procurava Anastasia Romanov. “No curto espaço de tempo em que esteve presa em Perm durante 1918, a Princesa Helena Petrovna , esposa do primo distante da Grã-Duquesa , Principe Ioann Konstantinovich , contou que uma vez um guarda lhe trouxe uma rapariga que se apelidava de Anastasia Romanova à sua cela e lhe perguntou se aquela era a filha do czar. Helena Petrovna disse que não a reconhecia e então a rapariga foi levada novamente. Na mesma cidade corriam rumores de que algumas pessoas tinham visto Alexandra e as filhas depois do assassinato, mas nunca se deu grande importância à história





Uma outra história de que 8 testemunhas tinham assistido à captura de uma jovem que, aparentemente, tentava fugir do país em Setembro de 1918. Algumas dessas testemunhas identificaram a jovem como sendo Anastasia quando lhes foram mostradas fotografias da Grã-Duquesa por soldados do Exercito Branco que ainda tinham esperança de encontrar a família real com vida. Uma das testemunhas (um médico) disse aos membros do Exercito Branco que tinha tratado daquela jovem e que ela lhe tinha dito que era a filha do czar, Anastasia e que lhe tinha passado uma receita com esse nome. Mais tarde o Exercito Branco encontrou registos dessa receita. Durante o mesmo período em meados de 1918 várias pessoas usaram a identidade da família para obter ajuda para abandonar o país ou obter dinheiro.





Embora a hipótese de que alguém tivesse conseguido escapar na noite de 17 de Julho nunca tivesse sido levada a sério, existem alguns relatos de que seria possível um ou mais membros da família fugir com vida. Yakov Yurovsky exigiu que os guardas fossem ao seu escritório e entregassem os objectos pessoais que tivessem roubado dos corpos da família depois do homicídio . Segundo alguns guardas houveram espaços de tempo em que os corpos foram deixados sozinhos, na cave, no corredor e, mais tarde, no camião que faria o seu transporte, o que daria espaço de manobra a guardas que não tivessem participado no assassínio e tivessem feito amizade com a família teriam a oportunidade de salvar alguém que não tivesse morrido durante o massacre.


Para além disso, falou-se também na hipótese de que houve bastante nervosismo na altura de esconder os corpos, uma vez que faltavam dois que supostamente tinham caído do camião durante o seu difícil percurso.





Quando o tumulo dos Romanov foi aberto em 1989, depressa se chegou à conclusão de que faltavam dois corpos.
Recurrendo às maiores tecnologias da altura, duas equipas de cientistas (uma russa e uma americana) começaram a analisar aos corpos.
Quando chegou a altura de apresentar as conclusões, as duas equipas mostraram-se em desacordo quanto aos corpos que faltavam. Os americanos diziam ser os de Alexis e Anastasia , enquanto que os russos afirmavam serem os de Alexis e Maria.
Sem que esta polémica fosse de facto resolvida, o corpo de uma das Grã-Duquesas foi enterrado sob o nome de Anastasia Romanov em 1991.





Finalmente, no dia 30 de Abril de 2008, após 8 meses de análise a dois corpos encontrados em Agosto do ano passado, chegou-se à conclusão que todos os membros da família foram mortos na mesma noite.





Anastasia morreu aos 17 anos de idade
Publicada por marta_sousa em 10:21 Enviar a mensagem por e-mail Dê a sua opinião! Partilhar no Twitter Partilhar no Facebook Partilhar no Google Buzz
Etiquetas: 1901, 1918, anastasia nikolaevna, biografia, primeira guerra mundial 0 comentários:

Enviar um comentário




Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar comentários (Atom) Por favor, cliquem nos anúncios
Clicar num anúncio só vos custa 1 segundo do vosso tempo.

Obrigada! :D

Pesquisar neste blogue

realizado por
Fotos

Notícias Romanov
Romanov Nicolau II Czar
Sobre o assassinato da família real russaDiário de Cuiabá
- 2011 Jan 07
- 2011 Jan 07
Em “Os Últimos Dias dos Romanov”, a especialista em história russa Helen Rappaport disseca as duas semanas anteriores a suas mortes: os elementos finais da ...
seleccionado do Google - 1/2011
Jean Reno será Grigori Rasputin em grande produção europeiac7nema
- 2010 Dez 18
- 2010 Dez 18
Grigori Rasputin foi um monge ortodoxo russo que adquiriu o estatuto de ser um curandeiro capaz de fazer milagres, tendo mesmo salvo Alexei Romanov, ...
seleccionado do Google - 1/2011
Marvel Studios vai levar as gravações de Os Vingadores para o MéxicoCinema Com Rapadura
- 2010 Dez 23
- 2010 Dez 23
... Clark Gregg (agente Phil Coulson), Scarlett Johansson (Natasha Romanov/Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), ...
seleccionado do Google - 1/2011
Coming to Your Mobile Phone Very Soon, Say Hello to the Next Big ...DigitalJournal.com (press release)
- 2011 Jan 10
- 16 horas atrás
"Proximity marketing has taken location-based marketing to an unprecedented level of 'local' – truly hyper-local," says Alex Romanov, CEO of iSIGN Media. ...
seleccionado do Google - 1/2011
realizado por

Seguidores

Arquivo do blogue
► 2011 (20)
► Janeiro (20)
Casamentos Morganáticos - Grão-duque Constantino P...
Reacção do Grão-duque Paulo Alexandrovich à morte ...
Outros - Entrevista à Grã-Duquesa Isabel Feodorovn...
Outros - Entrevista à Grã-Duquesa Isabel Feodorovn...
Notícias - Mais um álbum revelado
Os Ramos da Família Romanov: Os Vladimirovich
Curiosidades - Possível fantasma de Alexandre II v...
Filme - "Catherine, the Great" (1995)
Outros - Vitória Battenberg sobre a sua visita à R...
Os Ramos da Família Romanov: Os Mikhailovich
Os Ramos da Família Romanov: Os Nikolaevich
Os Ramos da Família Romanov: Os Constantinovich (2...
Notícias - Garrafa de champanhe com 200 anos pode ...
Os Ramos da Família Romanov: Os Constantinovich (1...
Os Ramos da Família Romanov: Os Leuchtenberg
Outros - A reacção da Rainha Maria da Roménia à Mo...
Livros - "A Filha da Czarina" de Carolly Erickson
Czares da Rússia - Pedro III da Rússia
Curiosidades - Nicolau II Soube das Aparições de F...
Notícias - Alexei Sofria de uma Forma Rara de Hemo...
▼ 2010 (60)
▼ Dezembro (60)
Notícias - Mais Membros da Família Reabilitados (1...
Czares da Rússia - Catarina, a Grande
Czares da Rússia - Paulo I e família
Czares da Rússia - Alexandre I e Família
Livro - "A Paixão do Príncipe Yussupov" de José Ma...
Biografia - Pierre Gilliard
O novo livro de Robert Alexander, autor de "The ...
Czares da Rússia - Nicolau I e família
Nome: Alexandre III da RússiaPais: Alexandre II...
Czares da Rússia - Alexandre II e Família
Vídeo - Ensaio de Natalie Paley
Uma Actriz na Família - Biografia de Natalie Paley...
Uma Actriz na Família - Biografia de Natalie Paley...
Último czar da Rússia foi fuzilado em Ekaterinbur...
Curiosidades - As Vitimas da Família Imperial Russ...
Um paciente de um hospital psiquiátrico russo d...
Biografia - Irina Alexandrovna
Livro - A Profecia Romanov
Filme - Rasputin And The Empress (1932)
Curiosidades - A Maldição de Hesse (2ª parte)
Curiosidades - A Maldição de Hesse (1ª parte)
Série - O Príncipe Perdido
Biografia - Miguel Alexandrovich
Locais - A Igreja do Sangue Derramado e de Todos o...
Curiosidades (anormais) - As alturas das crianças ...
Filme - Anastasia: The Mystery of Anna (1986)
Pretendentes - Alexei Poutziato
Biografia - Olga Alexandrovna
Pretendentes - Granny Alina
Biografia - Isabel Feodorovna
Filme - Anastasia (1956)
Livro - A Filha de Rasputine
Pretendentes - Anna Anderson
Notícia - Rússia Confirma Identidade dos Corpos (1...
Livro - Six Years At The Russian Court
Biografia Xenia Alexandrovna
Curiosidades - Se a Rússia se tornasse novamente n...
Biografia - Jorge Alexandrovich
Filme - "Rasputin - Dark Servant of Destiny" (1996...
Curiosidades - Os ovos Fabergé
Locais - O Palácio de Lavadia
Rumores - Histórias de fantasmas relacionadas com ...
Curiosidades - A Canonização dos Romanov
Locais - A Casa Ipatiev
Biografia - Alexis (Alexei) Nikolaevich
Filme - "Romanovs: The Imperial Family (Романовы -...
Biografia - Anastasia Nikolaevna
Série - "Fall Of Eagles"
Biografia - Maria Nikolaevna
Locais - Palácio de Alexandre
Biografia - Tatiana Nikolaevna
Filme - Anastasia (1997)
Biografia - Olga Nikolaevna (2ª parte)
Biografia - Olga Nikolaevna (1º parte)
Livro: "The Kitchen Boy - Os Últimos Dias dos Roma...
Biografia - Alexandra Feodorovna (Alice de Hesse e...
Filme - "Nicolau e Alexandra"
Nicolau II - A biografia (2ª parte)
Nicolau II - A biografia (1ª parte)
Os Romanov agora no blogspot
Links (Sites)
Frozen Tears
Livadia.org
Romanov Memorial
Search Foundation
Fate of the Romanovs
Fórum (Alexander Palace)
Fórum (OTMA)
Romanov Family Blog (Brasil)
Acerca de mim
marta_sousa
Ver o meu perfil completo
Partilhar






Modelo Watermark. Tecnologia da Blogger.



Melhores correspondências para O FUZILAMENTO DA FAMÍLIA IMPERIAL ROMANOV
Último czar da Rússia foi fuzilado em Ekaterinbur... Curiosidades - As Vitimas da Família Imperial Russ. Ir para o texto »



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas