quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

7562 - O ASSASSINATO DE SARAJEVO

Visita Encydia.comAssassinato de Sarajevo
Assassinato de Sarajevo
Na Galipedia, a Wikipedia em galego.

Praca lembrando o acontecimento no lugar do assassinato.O 28 de Junho, o Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austrohúngaro e sua dona Sofía Chotek foram assassinados na cidade de Sarajevo , capital da actual Bósnia e Herzegovina por Gavrilo Princip, membro da Xove Bósnia, grupo terrorista que lutava pela a unificação da Terra dos Eslavos do Sul (Jugoslávia). Tal evento serviu como pretexto para o começo da Primeira Guerra Mundial.

Introdução

Gavrilo Princip, responsável pelo estourido da Primeira Guerra Mundial.
Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austrohúngaro.Bósnia e Herzegovina fora ocupada por Império Austrohúngaro em 1878 e anexada em 1908 . Muitos bosníacos, e particularmente os sérvios, não aceitavam a ocupação, preferindo a unificação com a Sérvia.

A finais do mês de Junho de 1914 Francisco Fernando visitou Bósnia e Herzegovina para observar o seu exército e para fundar um museu em Sarajevo . Normalmente nas ocasião oficiais o arquiduque não levava à sua dona Sofía Chotek, já que ela provia de uma família de posição inferior na corte. O facto de que a sua dona o acompanha na viagem foi devido a que o casal celebrava o aniversário do casamento o 1 de Julho.

O dia do assassinato, o 28 de Junho, corresponde no Calendário xuliano ao dia 15 de Junho, dia do Vidovdan. Dia no que se comemora patrioticamente na Sérvia a derrota dos sérvios contra os Otománs em 1389 .

A Xove Bósnia, grupo de quinta-feira bosníacos anarquistas, estava equipada com pistolas FN Herstal, modelo 1910 e bombas fornecidas pela Mão Preta, sociedade secreta nacionalista sérvia que tinha entre os seus membros a oficiais do exército sérvio, notavelmente o coronel Dragutin Dimitrijevic, chefe da inteligência militar sérvia e líder do golpe que matou ao Rei Aleksandar Obrenović onze anos antes.

O assassinato

Mapa onde o Arquiduque foi morrido.Ficheiro:Princip arrested.jpg
Esta imagem é considerada o apresamento de Gavrilo Princip. Porém, a figura sendo apreixada não se assemelha a Princip e talvez seja outro membro do grupo de assassinos. Também se sugere que a figura seja um alemão transeúnte que tentaria salvar a Princip do linchamento e que por isso foi preso na confusão do momento.Nota: O curso exacto dos acontecimentos nunca foi completamente estabelecido, aliás parte dele foi elaborado a partires de testemunhos.

O atentado contra o herdeiro do império e a sua dona foi elaborado por sete conspiradores, os quais tinham pouca experiência com as armas. Os factos começaram às 10h, quando Francisco Fernando, a sua dona e comitiva que os acompanhava saíram do campamento militar de Philipovic, onde o Arquiduque passara revista à tropa. A comitiva estava composta por sete carroças:

No primeiro carro iam: o detective chefe de Sarajevo e três policiais locais.
No segundo carro: Fehim Efendi Curcic, prefeito de Sarajevo ; Dr. Edmund Gerde, Comissário de Polícia de Sarajevo .
No terceiro carro: Francisco Fernando, a sua dona Sofía, Oskar Potiorek, Gobernador Geral da Bósnia e o guarda-costas de Francisco Fernando, tenente-coronel Conde Franz von Harrach.
No quarto carro: o chefe da corte militar de Francisco Fernando, o Barón Carl von Rumerskirch; Wilma Lanyus von Wellenberg, conde e dama de companhia de Sofía; tenente-coronel Erich Edler von Merizzi, chefe axudante de Potiorek e o tenente-coronel Conde Alexander Boos-Waldeck.
No quinto carro: Adolf Egger, director da fábrica de Fiat em Viena ; Major Paul Höger; Coronel Karl Bardolff; Dr. Ferdinand Fischer.
No sexto carro: Barón Andreas von Morsey; Capitão Pilz; outros membros da comitiva de Francisco Fernando e oficiais bosnios.
No sétimo carro: Major Erich Ritter von Hüttenbrenner; Conde Josef zu Erbach-Fürstenau; tenente Robert Grein.
Às 10:15h o convoi de carros passou pela altura do primeiro membro do grupo, Mehmed Mehmedbašić, que se colocara numa janela para disparar. O tiro não foi disparado porque, de acordo com Mehmed Mehmedbašić, não havia visão clara da comitiva, o que o fixo não disparar e alertar assim às autoridades. O segundo membro, Nedeljko Čabrinović, atirou uma bomba no carro onde estava Francisco Fernando, mas errou o blanco. A explosão destruiu o carro seguinte, ferindo a diversos passageiros, polícias e à multidão. Daquela Čabrinović engoliu a sua pílula de cianuro e chimpou ao rio Miljacka. Contodo, foi retirado vivo dele, e linchado pela multide até ser levado pela polícia. A sua pílula de cianuro era talvez muito antiga ou era uma dose muito pequena. O rio ademais só tinha 10 cm de profundidade e Čabrinović não conseguiu afundar-se. Os outros conspiradores fugiram, provavelmente assumindo que Francisco Fernando fora finalmente assassinado.

Ao chegar na prefeitura para uma recepção oficial, Francisco Fernando mostrou claros sinais de irritação e estres, interrompendo um discurso de benvida do prefeito Curcic para protestar "nos viemos aqui e as pessoas nos arrojam bombas". Acalmado, o resto da recepção passou de forma tensa, mas sem incidentes. Oficiais e membros da comitiva então discutirão sobre como evitar novas tentativas de atentados, sem chegar a uma conclusão coherente. Uma sugestão de que as tropas que estavam no lado de fora da cidade fossem mandadas às ruas foi rejeitada pelo feito de que as mesmas não estavam com os uniformes ajeitados.

Trás a recepção Francisco Fernando decidiu ir ao hospital para visitar as vítimas da explosão. Gavrilo Princip fora a uma loja de alimentos, e viu o carro de Francisco Fernando voltando trás ir pelo caminho errado. O motorista, Leopold Loyka, não fora avisado da mudança de roteiro que tinha um caminho que o levaria a saída da cidade. Princip então atirou com uma pistola semi-automática FN Herstal modelo 1910 de calibre 7.65×17 mm (.32 ACP, número de serial 19074). A primeira bala perforou o veículo e acertou Sofia no abdome, e a segunda o pescoço de Francisco Fernando. Princip mais tarde afirmaria que seu intuito era matar ao Gobernador Geral Potiorek e não Sofia.

Princip então tentou-se matar, primeiro com cianeto e depois com a sua arma, mas vomitou a pílula e sua arma foi-lhe tirada das mãos antes de que a pudesse tirar.krc:Сараевода мурдарлыкъ

Trazido desde "http://ks312095.kimsufi.com../../../../articles/a/s/o/Asociaci%C3%B3n.html"


More articles about Assassinato_de_Sarajevo:
Assassinato_de_Sarajevo


Categorias: Acontecimentos históricos | Primeira Guerra Mundial | História de Bósnia e Herzegovina | Assassinatos

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.
Other Encydia: Català, Dansk, English, Español, Esperanto, Français, Galego, Occitan and Portugués


COPYRIGHT WIKIPÉDIA GALEGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas