sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

7623 - FASES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


SlideShare. Present yourself. Home Go Pro Channels Events Upload Login Login Signup Advertise Primeira Guerra 3° Fase (Ens. Médio) Eja3 years ago Email Favorite
Favorited ×
Download Embed More…
Embed this presentation
Copy the code below and paste it into your website. Customize Without related content

For WordPress.com blogs
Close
We have emailed the verification/download link to "".
Login to your email and click the link to download the file directly.

To request the link at a different email address, update it here. Close
Validation messages. Success message. Fail message.
Check your bulk/spam folders if you can't find our mail.

Favorited!
You could add some tags too


Have an opinion? Make a quick comment as well.
Cancel
Edit your favorites
Cancel
Send to your Group / Event Select Group / Event
Add your message
Cancel
× Like this presentation?1 commentComments 1 - 1 of 1 comment previous next
guestcc62bf 2 years ago Otimooo videoo! adoreii as informacoes estao muito bem selecionadass! me ajudou muito na minha pesquisaa parabens!
Write a comment...
Embed Video Subscribe to comments Post Comment
Edit your comment Cancel Speaker Notes on slide 1




5 Favoritesnarco toledo at narco toledo , 10 months ago
alicelopes 2 years ago
Tags primeira guerra 3 fase ens mdio eja
Chris Xavier, Fireman at state, 2 years ago
filipppe 2 years ago
crisilvestre 2 years ago
more
Primeira Guerra 3° Fase (Ens. Médio) Eja - Presentation Transcript
A Primeira Guerra Mundial C.E. POETA MÁRIO QUINTANA E.J.A. 3°FASE Professor: Carlos Teles

A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que se convencionou chamar de “Belle Epoque” – 1871-1914: período em que as grandes potências européias não entraram em guerra entre si e a burguesia viveu sua época de maior fastígio, graças à expansão do capitalismo imperialista e à exploração imposta ao proletariado.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.

Em conseqüência, houve um remanejamento de posições das
potências européias. O resultado foi a formação de dois
blocos opostos:
Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Esta uniu-se à Alemanha em represália à França, que frustrara a pretensão italiana de conquistar a Tunísia. Mas o fato de a Áustria-Hungria fazer parte do bloco incomodava os italianos, devido à questão das “cidades irredentas”.
Tríplice Entente: Inglaterra (ou melhor, Grã-Bretanha), França e Rússia. Esse nome vem de Entente Cordiale (“Entendimento Cordial”) – forma como o governo francês definiu sua aproximação com a Inglaterra, de quem a França era adversária tradicional.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.
Antecedentes da Guerra
Depois de unificar a Alemanha em torno do Reino da Prússia, dando origem ao II Reich (Império Alemão, 1871-1918), o chanceler (primeiro-ministro, nos países de língua alemã) Bismarck procurou tecer uma Política de Alianças com as demais potências européias, a fim de manter a França isolada e neutralizar o revanchismo francês. Essa política teve sucesso (exemplo: a União dos Três Imperadores, celebrada entre Alemanha, Áustria-Hungria e Rússia), mas foi abandonada após 1890, quando Bismarck se afastou da vida política.
O novo imperador da Alemanha, Guilherme II (conhecido como o Kaiser, 1888-1918), adotou uma política militarista que minou as relações com a Rússia e a Grã-Bretanha: a primeira irritou-se com o estreitamento da aliança entre Alemanha e Áustria-Hungria, além do apoio dado pelos alemães à Turquia; a Grã-Bretanha, já prejudicada com a concorrência industrial e comercial alemã, inquietou-se com os planos do Kaiser no sentido de criar uma poderosa marinha de guerra e construir uma ferrovia ligando Berlim a Bagdá (cidade do Império Otomano relativamente próxima do Golfo Pérsico).
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.
O desenrolar do conflito
O plano de campanha dos alemães previa uma guerra em duas frentes; mas priorizava a Frente Ocidental (contra os anglo-franceses), ainda que isso significasse perdas territoriais temporárias na Frente Oriental (contra os russos). Assim, o Kaiser e seus generais esperavam derrotar rapidamente seus inimigos do oeste, para depois voltar suas forças contra os russos.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.

Na Frente Ocidental, a I Guerra Mundial apresenta duas fases bem diferenciadas:
Guerra de movimento (agosto/novembro de 1914): Os alemães ocuparam quase toda a Bélgica e também o norte da França. Mas não conseguiram tomar Paris nem dominar a costa francesa no Canal da Mancha.
Guerra de trincheiras (novembro de 1914/março de 1918): Durante quase dois anos e meio, as linhas de combate estabilizaram-se e os exércitos adversários procuraram abrigar-se em um complexo sistema de trincheiras onde passaram praticamente a morar – convivendo com ratos, parasitas e ainda com a lama ou o pó, o frio ou o calor, conforme a estação do ano. Protegidas por intrincadas redes de arame farpado e por ninhos de metralhadora, eram posições muito difíceis de conquistar. Os comandantes de ambos os lados, não preparados para essa nova realidade, continuaram durante muito tempo a ordenar ataques frontais de infantaria, perdendo dezenas de milhares de homens para avançar alguns quilômetros. O exemplo mais dramático desse inútil sacrifício de vidas foi a luta pelas posições fortificadas francesas de Verdun. A luta, que se arrastou por dez meses em 1916, provocou mais de um milhão de mortes e, no final, as posições eram as mesmas quando do início da batalha.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.

Na Frente Oriental, o chamado “rolo compressor russo” (o maior exército do mundo) obteve algumas vitórias iniciais, mas depois teve de recuar diante dos alemães e austro-húngaros. O exército czarista era mal armado, mal organizado e mal comandado; mesmo assim, tentou contra-ofensivas em 1915 e 1916, sofrendo baixas terríveis. No começo de 1917, os Impérios Centrais controlavam firmemente a Polônia, a Lituânia, a Letônia e parte da Bielo-Rússia (todos esses territórios faziam parte do Império Russo).
Na África e no Pacífico, a maioria das colônias alemãs caiu rapidamente em poder dos Aliados. No Oriente Médio, um exército britânico passou a operar contra os turcos a partir de 1917; foi auxiliado por um levante das tribos da Arábia, estimuladas pelo célebre agente inglês Thomas Lawrence, conhecido como “Lawrence da Arábia”.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.
1917: o ano decisivo
Em março de 1917, estourou a Revolução Russa. O czar Nicolau II foi derrubado e um governo provisório liberal (formado por aristocratas e burgueses) assumiu o poder. Oficialmente, a Rússia continuou na guerra contra a Alemanha; mas seus soldados, esgotados e desmoralizados, praticamente pararam de combater. Essa circunstância poderia permitir aos alemães deslocarem tropas para a frente ocidental, derrotando definitivamente ingleses e franceses.
No decorrer da guerra, os Estados Unidos haviam-se tornado os grandes fornecedores dos Aliados, aos quais vendiam desde alimentos até armas e munições. Grã-Bretanha, França e outros países tinham acumulado débitos enormes junto aos empresários norte-americanos, os quais não poderiam suportar o fantástico prejuízo advindo de uma possível derrota anglo-francesa.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.

Por essa razão, em 6 de abril de 1917, tomando como pretexto o afundamento de cinco navios norte-americanos por submarinos alemães, o presidente Wilson (o mesmo que em janeiro daquele ano divulgara seus 14 pontos para uma paz justa), declarou guerra aos Impérios Centrais. Como o país não tinha serviço militar obrigatório, foram necessários dez meses para treinar um enorme exército que pudesse operar na Europa. Mas a marinha de guerra norte-americana entrou imediatamente na luta contra os submarinos alemães, aliviando a grave situação dos ingleses.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.
1918: Cronologia do término do conflito
Fevereiro: Chegada das primeiras tropas norte-americanas à França.
Março: O governo bolchevique (comunista) russo, que fora instaurado em novembro de 1917, assina o Tratado de Brest-Litovsk com a Alemanha, retirando a Rússia da guerra. No mesmo mês, os alemães iniciam uma última ofensiva na frente ocidental, mas mais uma vez não conseguem tomar Paris.
Julho: Contra-ofensiva aliada na França. Os alemães começam a bater em retirada.
Setembro: Capitulação (rendição) da Bulgária.
Outubro: Capitulação da Turquia.
Novembro: O Império Austro-Húngaro desintegra-se no dia 3. Áustria e Hungria assinam armistícios (acordos de cessar-fogo) separados. No dia 9, irrompe uma revolução republicana na Alemanha; fuga do Kaiser Guilherme II. No dia 11, o novo governo alemão assina um armistício com os Aliados, na expectativa de serem observados os “14 Pontos” de Wilson (expectativa frustrada pela dureza das condições impostas pelos vencedores).
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.
Os tratados de paz
Em 1919, reuniu-se a Conferência de Paz de Paris, para a qual somente a Rússia não foi convidada. Todavia, em vez de discussões amplas e abertas entre todos os envolvidos na Grande Guerra (nome dado ao conflito de 1914-18 até 1939, quando começou a II Guerra Mundial), os tratados de paz foram elaborados pelos Três Grandes – Wilson, dos EUA; Lloyd George, da Grã-Bretanha; Clemenceau, da França – e impostos aos países vencidos.
O tratado mais importante foi o de Versalhes, que a Alemanha foi obrigada a assinar. Eis suas cláusulas mais importantes:
A Alemanha foi considerada a única responsável pela eclosão da guerra. Foram perdidas todas as colônias e vários territórios alemães na Europa (principais: a Alsácia-Lorena, restituída à França; o Corredor Polonês, que dividiu a Alemanha em duas partes; o porto de Danzig, transformado em cidade-livre).
Limitações militares: proibição do serviço militar obrigatório e da produção de aviões de combate, tanques, canhões gigantes, navios de guerra de grande porte e submarinos, além da limitação do exército alemão a 100 mil homens. Pagamento de pesadíssimas reparações de guerra.
As duras (e injustas) condições do Tratado de Versalhes geraram entre os alemães um profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao poder– o que acabaria levando à II Guerra Mundial.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.
Conseqüências da I Guerra Mundial
11 milhões de mortos (destes, 8 milhões eram combatentes).
Fim dos impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano.
Surgimento de novos Estados europeus: Do desmembramento do Império Austro-Húngaro: Áustria, Hungria, Checoslováquia e Iugoslávia (nome oficial da “Grande Sérvia”, criado em 1931). Do desmembramento do Império Russo: URSS, Finlândia, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia.
Crise econômica generalizada, com especial gravidade na URSS, Itália e Alemanha.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.
Conseqüências da I Guerra Mundial
Surgimento dos regimes totalitários, tanto de esquerda (comunismo) como de direita (fascismo).
Ascensão dos EUA à posição de maior potência mundial.
Criação da Sociedade das Nações ou Liga das Nações – um dos poucos itens dos “14 Pontos” que foram aproveitados.
Existência de minorias étnicas com tendência separatista em vários países da Europa Central e Oriental, criando graves focos de tensão.
Texto: Curso Objetivo Copyright © 1997-2008 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.
GALERIA DE FOTOS Arquiduque Francisco Ferdinando e esposa momentos antes de serem assassinados na Sérvia. Esse fato foi o “estopim” da 1° Guerra mundial
O Kaiser , propaganda militar humorística francesa. Recrutamento de britânicos para a guerra, a exemplo da onda nacionalista que varria o continente.






A TRINCHEIRA NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Carlos Teles + Follow

4650 views, 5 favs, 3 embeds more

Aula sobre a Primeira Guerra Mundial.

Related Primeira Guerra Mundial

6844 views

2ª Guerra Mundial

11843 views

I Guerra Mundial

1107 views

Revisão histórica do século xx

1774 views

Revisão histórica do século xx

450 views

REVISÃO 3a SÉRIE EM

146 views

Primeira Guerra Mundial

20156 views

Primeira Guerra Mundial

1545 views

Primeira Guerra Mundial

1291 views

Primeira Guerra Mundial

195 views

1ª guerra mundial

271 views

II Guerra Mundial

6545 views

A Primeira Guerra Mundial

2146 views

Primeira Guerra Millenium

1294 views

2.ª Guerra Mundial

6228 views

Segunda Guerra Mundial

7065 views
More by user
Estudando o filme Amistad

5449 views

As Grandes Navegações

13155 views

O Que é Historia

2885 views

Civilização & Sociedade III 1° Fase EJA

2660 views

As Sete Maravilhas Do Mundo Antigo

6073 views

Civilização & Sociedade II 1° Fase EJA

4341 views
View all presentations from this user

About this presentation
Usage Rights
© All Rights Reserved

Stats
5
Favorites
1
Comments
3
Downloads
4,619
Views on
SlideShare
31
Views on
Embeds
4,650
Total Views
Embed views
24 views on http://www.slideshare.net 6 views on http://professorabianca-bianca.blogspot.com 1 views on http://s3.amazonaws.com
Accessibility
View text version

Additional Details
Uploaded via SlideShare Uploaded as Microsoft PowerPoint Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate
Select your reason for flagging this presentation as inappropriate. If needed, use the feedback form to let us know more details.

None Pornographic Defamatory Illegal/Unlawful Spam Other Terms Of Service Violation Cancel
File a copyright complaint
Tags
primeira guerra 3 fase ens mdio eja
Follow SlideShare
Twitter
Facebook
SlideShare Blog
0
tweets 2
shares 0
shares WordPress
Blogger
More
options


modal signup
Learn About Us

About us
Work with us
Our Blog
Press
GET HELP
Using SlideShare

Quick Tour
Terms of Use
Privacy Policy
Copyright & DMCA
Community Guidelines
SlideShare Outside

Facebook App
LinkedIn App
SlideShare Mobile
Pro & more

Go Pro
Capture Leads
Advertise with us
Get featured on homepage
Developers & API

Developers section
Developers Group
Widgets for your blog
SlideShare is the world's largest community for sharing presentations. Upload and share on blogs, Twitter, Facebook or LinkedIn. 45 million people use SlideShare every month for research, sharing ideas, connecting with others, and generating business leads. SlideShare also supports documents, PDFs, and videos. Get an account.

© 2011 SlideShare Inc. All rights reserved.
×
Melhores correspondências para fases da primeira guerra mundial
A Primeira Guerra Mundial C.E. POETA MÁRIO QUINTANA E.J.A. 3°FASE Professor: Carlos Teles. A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao ... Ir para o texto »


COPYRIGT SLIDESHARE INC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas