sábado, 15 de janeiro de 2011

7651 - A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929 NA ALEMANHA

MiniWeb Educação
10 anos com você
Home
Apresentação
Serviços
Mosaico
Cursos
Cadastro
A Crise de 1929 Clique aqui =========== Pré-História ... Antropologia ... Arqueologia ... Dinossauros ... Paleontologia ========= Idade Antiga ... Egito ... Mesopotâmia ... Roma ... India ... Grecia ... China ========== Idade Média ... Igreja ... Cruzadas ... Feudalismo ... Legado ... Os bárbaros ... Os árabes ... Os Magno ========== Id. Moderna ... Renascimento ... Descobrimentos ... Colonização ... Américas ... Reforma ... Absolutismo ... Legado ========== Id. Contemp. ... Rev. Francesa ... Ind. Américas ... Rev. Industrial ... Socialismo ... Imperialismo ... Guerras ... Guerra Fria ... Dias Atuais ============ Dúvidas





A Crise de 1929 e a Grande Depressão

Esta foi uma crise econômica que atingiu os EUA, estendendo-se em seguida a todo o mundo capitalista. Pôs fim aos felizes anos 20 (rolling twenties), época de bonança econômica e culto ao dinheiro nos EUA e nos países da Europa.

A crise teve início em 1929, e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada a pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de recessão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

Além das graves consequências econômicas à crise financeira junta-se a crise de superprodução: apesar da descida dos preços, grande parte do mercado agrícola e industrial não tem compradores. Milhares de empresas têm de fechar, o desemprego aumenta brutalmente, provocando uma redução do poder de compra e uma redução da procura.





Desempregados fazem fila para tomar a sopa gratuita em Chicago (EUA), durante a crise econômica da década de 1930.

A rápida propagação da crise à Europa deveu-se, sobretudo à retirada de capitais, uma vez que desde a I Guerra, os bancos americanos faziam importantes investimentos na Europa e, além disso concediam importantes empréstimos. Com a eclosão da crise, os americanos procuram fazer regressar os seus capitais provocando uma grande perturbação na Europa. Muitos bancos, sobretudo na Áustria, Alemanha e na Inglaterra, faliram ou conheceram sérias dificuldades, o mesmo aconteceu com as empresas que necessitavam de empréstimos bancários para sobreviverem.

Praticamente todos os países, da América do Norte, à Europa e ao Japão, da África à América Latina, acabaram por ser afetados de uma forma ou de outra pela crise. O desemprego atingiu em todo o mundo limites quase incalculáveis.

Esta crise não deixou nenhuma classe social de parte, atingiu-as a todas de forma muito violenta.

As classes médias viram-se afetadas pela multiplicação das falências no comércio, no artesanato e na indústria. A própria burguesia foi afetada por numerosas bancarrotas.

Os camponeses ficaram arruinados e os operários no desemprego.


Família desempregada, vivendo em condições miseráveis, em Elm Grove, Califórnia, Estados Unidos.

Assista abaixo, a um filme muito interessante dividido em duas partes. Em primeiro, um da Enciclopédia Britânica apresentando cenas originais da crise de 29, a seguir um vídeo com imagens sobre a Grande Depressão da fotógrafa Dorothea Lange Collection (Biblioteca do Congresso).

< AutoStart=false>


Voltar - 1 - 2 - 3 - Sobe



COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS

Facebook Google LinkedIn MySpace Orkut Twitter

Web www.miniweb.com.br



Menu


Artes
Biblioteca
Ciências
Geografia
História
Literatura
Educadores
Informática
Cantinho Infantil
Entrevistas
3ª Idade
Cidadania
Restrito

Interação



Twitter


Sites Amigos

Carreira Fashion
Escola de Empreendedores
Emfils
NATO
Mosaico de Lembranças
Irmã Clara Fietz


Sobe

Copyright © 2000 - 2010 - MiniWeb Educação - Todos os direitos reservados - 15/01/2011 - 12:37:40
Melhores correspondências para A GHRANDE DEPRESSÃO DE 1929 NA ALEMANHA
Muitos bancos, sobretudo na Áustria, Alemanha e na Inglaterra,... Ir para o texto »

COPYRIGHT MINIWEB EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas