sábado, 8 de janeiro de 2011

7450 - REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917

Mobile
Twitter
Webmail
Algo Sobre Vestibular, Concursos e Enem
Publicidade
document.write(doGreeting() + ", são " + hours + ":" + minutes)
Bom dia, são 8:11
GA_googleFillSlot("Superbanner");
if (typeof click=='undefined') {click="";}
if (typeof ord=='undefined') {ord=Math.random()*10000000000000000;}
document.write('');
if(typeof $BTBN=='undefined'){$BTBN={n:10650,jsh:'ez',d:document};$BTBN.jshost = "http://".replace(/(https?:)/i,location.protocol);$BTBN.d.write(unescape("%3Cscript src='" + $BTBN.jshost + $BTBN.jsh + ".n.btbuckets.com/js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));}
if (typeof(et_tile)=='undefined') et_tile=1;if (typeof(_BTBucketsEZ_) == "undefined") { _BTBucketsEZ_ = "";} document.write('');
');
//-->

Contato
Publique
Cadastre-se
Início Vestibular História Revolução Bolchevique ou Revolução Russa - 1917
Revolução Bolchevique ou Revolução Russa - 1917
sobre História Por Durval A da Costa Neto dudahist@yahoo.com
Publicidade
GA_googleFillSlot("Arroba");
if (typeof click=='undefined') {click="";}
if (typeof ord=='undefined') {ord=Math.random()*10000000000000000;}
document.write('');
if (typeof(et_tile)=='undefined') et_tile=1;if (typeof(_BTBucketsEZ_) == "undefined") { _BTBucketsEZ_ = "";} document.write('');
A corrente teórica do Socialismo Científico, ou do Marxismo, desenvolvida pelos filósofos e pensadores Karl Marx e F. Engels no século XIX acabaram por influenciar o processo revolucionário russo no início do século XX. Na segunda metade do século XIX, Marx e Engels tornaram-se as expressões filosóficas de combate ao modo de produção capitalista. Ambos compreendiam o capitalismo como um sistema injusto que gera pobreza, miséria, desigualdades e injustiças sociais, políticas e econômicas em geral devido a forte exploração do capital sobre a força de trabalho do operariado (ou proletariado). Marx sustentava que o capital era o responsável maior pela situação de exploração e miséria vivida pelos operários de fábricas. Segundo ele, com a apropriação dos meios de produção, a burguesia se tornou uma classe privilegiada (econômica, política e socialmente), dona do capital gerada pela produção fabril, que compra a força de trabalho do operário, o único bem que lhe restou, sob forma de salário. Mediante este quadro, Marx afirmava que o sistema capitalista deveria ser superado e que a única classe social que tinha a força para esta tarefa era o proletariado. O caminho, ou a maneira de realizar esta superação, segundo Marx, era a revolução.
Em seus inúmeros livros e textos que publicou, Marx (sempre em companhia de Engels que co-assinava as obras) deixou claro que a classe operária era a única capaz de derrubar com a ordem burguesa, logo, com o capitalismo. Com isso, Marx não só criou uma doutrina filosófica e política em oposição ao capitalismo, como também conquistou diversos seguidores, que eram, em geral, intelectuais que estudavam seus textos e livros, compreendendo-os, interpretando-os e ensinando a doutrina marxista a hordas de operários por meio de sindicatos, partidos políticos de esquerda (como a Social-Democracia) e demais organizações operárias. Desde as últimas décadas do século XIX que o marxismo ganhava adesões e força enquanto uma doutrina de pensamento coerente e capaz de provocar a superação do modo de produção capitalista. Não à toa que geralmente burgueses e políticos de direita, até hoje, odeiam K. Marx e seus escritos, assim como, seus seguidores.
Breve História do Socialismo Europeu no século XIX e início do século XX
O Socialismo na Europa, na versão de alguns historiadores, tem suas origens no período jacobino durante a Revolução Francesa do final do século XVIII. Para alguns analistas, os jacobinos, entre 1793 e 1794, teriam experimentado a construção de uma sociedade justa e igualitária tendo o voto universal (ou o sufrágio universal) como uma das bases da igualdade jurídica e social entre os cidadãos franceses. Porém, para a grande maioria o Socialismo tal como o conhecemos na teoria, teve suas origens com os chamados Socialistas Utópicos como Saint-Simon (1760-1825), Robert Owen (1711-1858), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865). O Socialismo defendido por estes autores foi, mais tarde, denominado de socialismo utópico por seus opositores marxistas (os quais, por oposição, se autodenominavam socialistas "científicos"), e vem do fato de seus teóricos exporem os princípios de uma sociedade idealsem indicar os meios para alcançá-la. O nome vem da obra Utopia de Thomas More (1478-1535). Mas, foi com o marxismo, ou socialismo científico que a expressão adquiriu força vindo a ser a corrente ideológica de oposição ao sistema capitalista de produção.
A sociedade européia na primeira metade do século XIX estava dividida entre duas forças antagônicas: Liberalismo – corrente de pensamento que justificava o capitalismo, sobretudo na Inglaterra e na França, e sua propagação – e Santa Aliança – corrente de pensamento desenvolvida partir do Congresso de Viena (1815) que legitimava, propondo uma restauração, o Absolutismo Monárquico e defender o sistema absolutista onde este era ainda uma realidade política em países como Rússia, Portugal, Espanha, Áustria e Prússia. Para que o sistema capitalista, logo a consolidação burguesa, pudesse concretizar-se, em 1820, 1830 e 1848revoluções burguesas ocorreram em diversos países europeus, sendo as revoluções de 1820 e 1830, mais conhecidas como Revoluções Liberais burguesas, ocorreram graças a uma aliança entre burguesia e proletariado lutando contra as forças conservadoras – aristocracia. Já as revoluções de 1848, apesar de intituladas também de Revoluções Liberais burguesas, marcou a luta entre burguesia, em aliança política e social com a aristocracia, contra o proletariado que nesse momento avança por meio do movimento operário em nome dos direitos sociais e políticos dos trabalhadores e de sua participação representativa no poder político do Estado. Convém lembrar que em 1848, Marx e Engels publicaram o “Manifesto Comunista” – livro este que se tornou o manual de instruções revolucionárias para o proletariado.
Considerando a segunda metade do século XIX, quando o movimento operário já era mais forte e autônomo – muitas organizações operárias de esquerda já eram realidades e travavam lutas contra a exploração capitalista. Organizações tais como centrais sindicais, Partidos Sociais-Democratas, associações mútuas de trabalhadores, as organizações anarco-sindicalistas, entre outras – foi fundado em 1864 a AIT – Associação Internacional dos Trabalhadores que contou com as presenças de Marx e do russo Mikail Bakunin (fundador do Anarquismo) entre outros intelectuais de esquerda – em Londres onde se realizou o encontro dos principais líderes do movimento operário. Nesse evento os líderes das classes operárias traçaram estratégias de como doutrinar o proletariado para que pudesse, de modo concreto, fazer a revolução superando a ordem burguesa, logo, a sociedade capitalista de produção.
Em 1871, surgiu na França a Comuna de Paris. Depois da derrota francesa perante as forças militares prussianas na Guerra Franco-Prussiana em que a França perdeu os territórios de Alsácia e Lorena, Napoleão-III (sobrinho de Napoleão Bonaparte-I), então Imperador do país, governava em favor dos interesses econômicos, políticos e sociais burgueses deixando de lado a situação de miséria da maioria da população e seus interesses prioritários. Durante a Guerra Franco-Prussiana, as províncias francesas elegeram para a Assembléia Nacional uma maioria de deputados monarquistas francamente favorável à capitulação ante a Prússia. A população de Paris, no entanto, opunha-se a essa política. Thiers, elevado à chefia do Gabinete conservador, tentou esmagar os insurretos. Estes, porém, com o apoio da Guarda Nacional, derrotaram as forças legalistas, obrigando os membros do governo a abandonar precipitadamente a capital francesa, onde o comitê central da Guarda Nacional passou a exercer sua autoridade. A Comuna de Paris - considerada a primeira República Proletária da história - adotou uma política de caráter socialista, baseada nos princípios da Primeira Internacional. Porém, o governo socialista dos chamados comunardos ou comunards teve uma efêmera (curta) duração e acabou ficando conhecida como o Grande Ensaio já que provara que uma revolução proletária era possível de ocorrer, desde que o proletariado estivesse pronto para isso e que um governo socialista também era possível de ser constituído.
Já no início do século XX, nas duas primeiras décadas (1900-1910 / 1910-1920) a corrente filosófica do marxismo contava com inúmeros adeptos espalhados pela Europa , pela América e em alguns outros cantos como na China, por exemplo. Os textos e livros deixados por Marx, como herança, serviam para estimular estudos, interpretações, reinterpretações e debates, assim como, servia para a militância dos grupos de esquerda em suas lutas contra o sistema capitalista tendo como palavra de ordem: a Revolução Operária – esta deveria ocorrer a qualquer custo nos diversos países capitalistas. Alguns líderes, ou intelectuais, marxistas mais atuantes no início do século XX eram: Lênin; Leon Trotsky; Karl Kaustsky; Rosa de Luxemburgo; Antônio Gramsci; Togliatti; Mao Tsé Tung; entre outros de peso, inclusive brasileiros (estes atuavam no Brasil, é claro). Devido as ações dos marxistas e das organizações de esquerda, entre estas a Segunda Internacional Operária, que o Socialismo Científico, ou o Marxismo tornou-se efetivamente uma corrente ideológica de oposição ao Capitalismo e seus modelos de acumulação e de exploração. Isto é, a partir do século XX, ser marxista significava ser adepto às idéias de Karl Marx, ser anticapitalista e ser a favor da luta operária em direção a tomada do poder do Estado pela revolução.
O Império Russo: o país antes da Revolução
Antes da revolução operária-campesina na Rússia, esta era um enorme Império. Há mais de 500 anos que a Rússia era governada por Czares (Imperadores), ou Czarinas (Imperatrizes) os quais possibilitaram, por meio de seus respectivos projetos, construírem um Império de dimensões territoriais gigantescas, com um Estado único (central) e com uma sociedade baseada nas relações de servidão, tendo uma classe aristocrática como governante, mandatária e com privilégios políticos, econômicos e sociais assegurados pelo poder do Estado Imperial. Pedro-III (também conhecido por Pedro, o Grande); Catarina-II (também conhecida por Catarina, a Grande); Paulo-I; Alexandre-I; Alexandre-II, Alexandre-III; Nicolau-II (este último era Imperador quando da Revolução em 1917), são apenas alguns dos Imperadores russos que fizeram da Rússia um grande Império. Palácios luxuosos – como o Palácio de Inverno na cidade São Petersburgo – palacetes; ambientes requintados; objetos de luxo; privilégios políticos e sociais em geral; e demais mordomias, criavam um enorme abismo econômico, político e social entre as elites aristocráticas (realeza e nobreza) e população em geral – formada por maioria de camponeses e população assalariada urbana. A servidão era uma das bases econômicas e sociais porque refletia as relações sociais de produção predominantes e estas eram as obrigações da massa campesina para com os nobres latifundiários. Economicamente a Rússia era um país agrário - isto é, de produção principal a agricultura – e latifundiário. Nas cidades, já no século XIX, haviam pequenas indústrias, mas de produção manufatureiro artesanal e não eram predominantes. A Rússia era muito atrasada em termos econômicos se comparada a outros países ocidentais industrializados, capitalistas.
O atraso econômico colocava a Rússia numa condição de país sem perspectivas de crescimento mesmo quando Alexandre-II iniciou reformas econômicas objetivando a modernização da sociedade russa por meio da industrialização, projeto este que sofria com resistências por parte de grupos aristocráticos dominantes que não desejavam perder seus privilégios. Já Alexandre-III estagnou com o projeto modernizador porque era um aliado das tradições e, logo, dos grupos d eelite contrários à modernização. O único projeto que na Rússia era bem sucedido, era o projeto expansionista. Os Czares direcionavam muito bem a expansão externa conquistando territórios o que fez do país um imenso Império. Na segunda metade do século XIX e início do século XX a Rússia era um país imperialista porque disputava territórios com o Império Austro-Húngaro – no caso, a região dos Balcãs – e com o Japão – em 1905 houve a guerra russo-japonesa pela disputa pelo norte da China, a regão de Xantung na Manchúria. Convém lembrar ainda que a Rússia participou da Primeira Guerra Mundial muito embora tenha saído derrotada em 1917 e em 1918 o novo governo Bolchevique assinou junto a Alemanha o Tratado de Brest-Litovsk – região da atual Polônia fundada no século XI que foi anexada à Rússia em 1975.
A Revolução Bolchevique:
Tendo em vista os graves problemas econômicos, políticos e sociais que se aprofundavam na sociedade russa e mais a sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial, a população foi se revoltando contra a tirania e os descasos do Imperador Nicolau-II e da elite aristocrática. Apesar de ignorar os problemas que atingiam a população russa, Nicolau-II deu importância a projetos modernizadores da sociedade estabelecendo contatos com países capitalistas ocidentais o que fazia parte do grande projeto externo do Estado russo: a expansão. Portanto, Nicolau-II procurou facilitar a entrada de capitais estrangeiros para promover a industrialização do país, principalmente somas de capitais da França, da Alemanha - as relações econômicas e financeiras com esta se estabeleceram antes da rivalidade posterior - da Inglaterra e da Bélgica, esse processo de industrialização ocorreu posteriormente à da maioria dos países da Europa Ocidental. O desenvolvimento capitalista russo foi ativado por medidas como o início da exportação do petróleo, a implantação de estradas de ferro e da indústria siderúrgica. Os investimentos industriais foram concentrados em centros urbanos populosos, como Moscovo, São Petersburgo, Odessa e Kiev. Nessas cidades, formou-se um operariado de aproximadamente 3 milhões de pessoas, que recebiam salários miseráveis e eram submetidas a jornadas de 12 a 16 horas diárias de trabalho, não recebiam alimentação e trabalhavam em locais imundos, sujeitos a doenças. Nessa dramática situação de exploração do operariado, as idéias socialistas (Socialismo Científico ou Marxismo) encontraram um campo fértil para o seu florescimento.
O Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR): com o desenvolvimento da industrialização e o maior relacionamento com a Europa Ocidental, a Rússia recebeu do exterior novas correntes políticas que se chocavam com o antiquado absolutismo do governo russo. Entre elas destacou-se a corrente inspirada no marxismo, que deu origem ao Partido Operário Social-Democrata Russo. O POSDR foi violentamente combatido pela Ochrana – Polícia de Estado do governo. Embora tenha sido desarticulado dentro da Rússia em 1898, voltou a organizar-se no exterior, tendo como líderes principais Gueorgui Plekhanov, Vladimir Ilyich Ulyanov - conhecido como Lênin - e Lev Bronstein - conhecido como Trotski.
A divisão do Partido: mencheviques e bolcheviques: em 1903, divergências quanto à forma de ação revolucionária (questão conceitual) levaram os membros do partido POSDR a se dividir em dois grupos básicos:
os mencheviques: liderados por Martov, defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas. Acreditavam, ainda, que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições, para se dar início efetivo à ação revolucionária. Como esses membros tiveram menos votos em relação ao outro grupo, ficaram conhecidos como mencheviques, que significa minoria – socialistas brancos.
os bolcheviques: liderados por Lênin, defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária. Pregavam a formação de uma ditadura do proletariado – o Socialismo segundo a tradição marxista ortodoxa, na qual também estivesse representada a classe camponesa. Como esse grupo obteve mais adeptos, ficou conhecido como bolchevique, que significa maioria – socialistas vermelhos. Trotsky, que inicialmente não se filiou a nenhuma das facções, aderiu aos bolcheviques mais tarde.
A Revolta de 1905: o ensaio para a revolução: em 1904, a Rússia, que desejava expandir-se para o oriente, entrou em guerra contra o Japão devido à posse da Manchúria,mas foi derrotada. A situação socio-econômica do país agravou-se e o regime político do czar Nicolau II foi abalado por uma série de revoltas, em 1905, envolvendo operários, camponeses, marinheiros - como a revolta no navio encouraçado Potemkin - e soldados do exército. Greves e protestos contra o regime absolutista do czar explodiram em diversas regiões da Rússia. Em São Petersburgo, foi criado um sovietes - conselhos operários constituídos dentro das fábricas e surgidos espontaneamente - para auxiliar na coordenação das várias greves e servir de palco de debate político. Diante do crescente clima de revolta, o Czar Nicolau II prometeu realizar, pelo Manifesto de Outubro, grandes reformas no país: estabeleceria um governo constitucional, dando fim ao absolutismo, e convocaria eleições gerais para o parlamento - a Duma - que elaboraria uma constituição para a Rússia. Os partidos de orientação liberal burguesa, como o Partido Constitucional Democrata ou Partido dos Cadetes, deram-se por satisfeitos com as promessas do Czar, deixando os operários excluídos. Terminada a guerra contra o Japão, o governo russo mobilizou as suas tropas especiais - cossacos - para reprimir os principais focos de revolta dos trabalhadores. Diversos líderes revolucionários foram presos, desmantelando-se o Soviete de São Petersburgo. Assumindo o comando da situação, Nicolau II deixou de lado as promessas liberais que tinha feito no Manifesto de Outubro. Apenas a Dumacontinuou funcionando, mas com poderes limitados e sob intimidação policial das forças do governo. A Revolução Russa de 1905, mais conhecida como "Domingo Sangrento", tinha sido derrotada por Nicolau II, mas serviu de lição para que os líderes revolucionários avaliassem seus erros e suas fraquezas e aprendessem a superá-los. Foi, segundo Lenin, um ensaio geral para a Revolução Russa de 1917.
A Revolução de Fevereiro e Outubro de 1917: o ano de 1917 foi definitivo para a Revolução Bolchevique. Foi neste ano que o processo revolucionário se radicalizou, porque a luta armada, envolvendo de um lado operários, soldados, marinheiros, desempregados – estes formando os imenso grupo dos sovietes, liderados pelos bolcheviques e apoiados pelos mencheviques, agindo nos centros urbanos e mais os camponeses – estes organizados em ligas campesinas que atuavam nas áreas rurais – e do outro, forças militares que apoiavam a Duma, foi travada ocorrendo a vitória dos bolcheviques os quais assumiram o poder político do Estado russo neste ano de 1917. Os dois momentos da revolução no ano de 1917 podem ser assim resumidos:
A Revolução de Fevereiro de 1917 (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal. Isto é, neste primeiro momento a vitória revolucionária era da Duma tendo a burguesia russa assumido o controle político do estado russo.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório da Duma e impôs o governo Socialista. Foi a partir deste novo modelo de Estado – o Estado Socialista – que os bolcheviques iniciaram a construção do Socialismo Real já que prevaleceu a ditadura, mas não do proletariado como previra Marx em suas teorias, e sim a ditadura do Partido Único – o Partido Comunista, que não admitia oposições políticas.
A década que se seguiu o ano da revolução de 1917, a década de 1920, foi de construção do governo socialista. No início da década de 1920, o pós-revolução conheceu as seguintes etapas: Comunismo de Guerra – 1917-1921; N.E.P. – Nova Política Econômica – 1921-1924; e a Era Stalinista (ou Stalinismo de Estado) – 1925-1954.
Veja Também ...
História da Paraiba: 1.1. Antecedentes da Conquista da paraíba
Reações Contra a Separação de Portugal, As
História da Paraiba: 1.2. A Conquista e a Fundação
Expansão Européia e a Conquista do Brasil, A
Capitanias Hereditárias
História da Paraíba: 2.3. A População Indigena
Marcar como favorito
Compartilhar
Enviar por email
Hits: 58021
Comentários (1)

jaoo escreveu:

muito bom;;;;;;;;

denunciar
discordo
concordo
10 de abril de 2010Votos: +15
Escreva seu comentário
Nome
Email
Comentário menor maior
Adicionar comentário
jc_loadUserInfo();

Tags:socialismo científico marxismo filósofos capitalista classe social livros historiadores analistas europa america império indústrias bolchevique
window.addEvent("domready",function(){
if (Cookie.get("accordOpenElement218")) {
var openElement = Cookie.get("accordOpenElement218");
}else{
var openElement = 223;
}

var elOpen = 0;

var njAccord218 = new Accordion($$('dl#njAcc218 dt'), $$('dl#njAcc218 dd'), {
openAll: true,
alwaysHide: true,
show:[],
onActive: function(toggler, element ){

elOpen = 1;
var openElId;
this.elements.each(function(el, i){
if (el==element)
openElId = i;
}),this;
Cookie.set("accordOpenElement218", openElId, {duration: 3600, path: "/"});
if (openElId == 4)
elOpen = 0;
},
onBackground : function(toggler, element ){
var elementId;
element.getParent().getElements('dd').each(function(el, i){
if (el == element)
elementId = i;
}),this;

if ((elementId == 4) && (elOpen == 0)) {
Cookie.set("accordOpenElement218", "", {duration: 3600, path: "/"});
}
if (elementId == 4)
elOpen = 0;

}
});

if (openElement !== "")
njAccord218.display(openElement);

});
Vestibular
Biologia
Espanhol
Física
Filosofia
Geografia
Gramática
História
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Redações ENEM
Concursos
Conhec. Bancários
Cont. Geral
Dir. Administrativo
Informática
Mat. Financeira
Noções Básicas PM
Português
Artigos
Administração
Atualidades
Carreira
Comportamento
Cultura
Economia
Educação
Haikai
Interesse Público
Marketing
Política
Psicologia
Assuntos
Biografias
Mitologia
Profissões
Saúde
Sociofilosofia
Cursos
Cartas
Currículo
Leitura Dinâmica
Memorização
Biografias
Profissões
Resumos
Simulados
Video Aulas
window.addEvent("domready",function(){
if (Cookie.get("accordOpenElement231")) {
var openElement = Cookie.get("accordOpenElement231");
}else{
var openElement = null;
}

var elOpen = 0;

var njAccord231 = new Accordion($$('dl#njAcc231 dt'), $$('dl#njAcc231 dd'), {
openAll: true,
alwaysHide: true,
show:[],
onActive: function(toggler, element ){

elOpen = 1;
var openElId;
this.elements.each(function(el, i){
if (el==element)
openElId = i;
}),this;
Cookie.set("accordOpenElement231", openElId, {duration: 3600, path: "/"});
if (openElId == 1)
elOpen = 0;
},
onBackground : function(toggler, element ){
var elementId;
element.getParent().getElements('dd').each(function(el, i){
if (el == element)
elementId = i;
}),this;

if ((elementId == 1) && (elOpen == 0)) {
Cookie.set("accordOpenElement231", "", {duration: 3600, path: "/"});
}
if (elementId == 1)
elOpen = 0;

}
});

if (openElement !== "")
njAccord231.display(openElement);

});
Notícias
Capa
Brasil
Ciência e Saúde
Concursos
Educação
Mundo
Vestibular
Downloads
Redações
Livros Completos
Modelos de Cartas
Outros
ENEM/ENADE
Editais de Vestibular
Editais de Concursos
Gabaritos de Vestibular
Gabaritos de Concurso
Livros
Silabador
Onde Estudar
Colaboradores
Fale Conosco
Webmail
#direita {background: url(http://www.algosobre.com.br/templates/internas/img/banner-apoio-0.png) no-repeat;}
Publicidade
GA_googleFillSlot("Skyscrapper");
if (typeof click=='undefined') {click="";}
if (typeof ord=='undefined') {ord=Math.random()*10000000000000000;}
document.write('');
if (typeof(et_tile)=='undefined') et_tile=1;if (typeof(_BTBucketsEZ_) == "undefined") { _BTBucketsEZ_ = "";} document.write('');
Identificação
Lembrar de mim
Publicidade
GA_googleFillSlot("AS_Arroba-Home");
Artigos do Mesmo Autor
Revolução Bolchevique ou Revolução Russa - 1917
Revolução Francesa (1789-1799)
Publique seu artigo
Gostaria de ter alguns dos seus artigos publicados aqui no Algo Sobre?
Envie agora
MM - MMX © Algo Sobre Vestibular e Concurso - Direitos reservadosQuem somos RSS Cadastre-se Anunciar Release Termos do Uso



COPYRIGHT ALGO SOBRE VESTIBULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas