domingo, 16 de janeiro de 2011

7871 - ADOLF HITLER

JURA EM PROSA E VERSO

BIOGRAFIAS DE PESSOAS FAMOSAS DO BRASIL E DO MUNDO

Adolf Hitler (1889-1945)

Adolf Hitler é um dos maiores vilões do século XX. Ele idealizou e dirigiu o regime nazista na Alemanha, que foi uma adaptação do fascismo italiano.

Durante o seu governo, Hitler comandou a matança de seis milhões de judeus não só na Alemanha como em países dominados durante a Segunda Guerra Mundial.

A polícia secreta do nazismo, a Gestapo, ficou incumbida de exterminar também outras minorias sociais: deficientes físicos e mentais, ciganos e homossexuais. A ditadura de Adolf Hitler durou 13 anos e foi responsável pela morte de 30 milhões de pessoas. O nazismo pregava a superioridade da raça pura. Na concepção de Hitler, apenas os arianos, louros de olhos azuis, faziam parte desse seleto grupo de privilegiados.


A origem de Hitler

* Hitler nasceu na pequena cidade de Braunau-am Inn, na Áustria. Ele foi o terceiro filho de Alois Hitler, um oficial aduaneiro austríaco. A mãe, Klara Pölzl, teve dois abortos antes de Hitler nascer.

* Apesar do ódio aos não arianos, Hitler pode ter sido neto de um judeu. Isso porque seu pai, Alois, era filho de Maria Anna Schicklgruber. Ela trabalhou alguns anos na casa de uma família judia e a suspeita é de que o pai do garoto Alois seja um rapaz da casa. Mais tarde, Maria se casou com Johann Georg Hiedler. Na época, Alois tinha 5 anos.

* O pai de Hitler foi aprendiz de sapateiro em Viena e sempre usou o sobrenome da mãe: Schicklgruber. Com 39 anos, um amigo o convenceu a usar o sobrenome do pai de criação: Hiedler. O nome, soletrado da forma errada para o escrivão, passou a ser Hitler.

* Adolf Hitler, que era chamado de Adi pela família, teve dois meio-irmãos, Alois Hitler Junior e Ângela. Depois dele, seus pais tiveram mais dois filhos: Edmund e Paula.

Infância e juventude

* Ainda menino, Hitler estudou na abadia de Lambach, cidade em que morava, e queria ser sacerdote. Lá, além de ter participado do coral dos meninos beneditinos, teve o primeiro contato com a suástica, que mais tarde passou a ser o símbolo do nazismo. O desenho teria sido trazido pelo abade Teodorich Hagen. Ele ordenou que todas as paredes, mesas e objetos de culto da abadia tivessem o símbolo esculpido.

* Durante o tempo que ficou em Lambach, Hitler teve contato com o padre Adolf Joseph Lanz. Louro e de olhos azuis, Lanz fundou o jornal Ostara, do qual Hitler era assíduo leitor. Na publicação, o padre defendia a superioridade dos arianos em relação aos povos de outras etnias.

* Aos 12 anos, Adolf Hitler, canhoto, decidiu ser pintor. Quando se inscreveu na escola de Belas Artes de Viena, ouviu que tinha mais talento para a arquitetura. Ele não foi aceito pela academia por não ter terminado os estudos secundários.

* Aos 9 anos, Hitler foi pego fumando escondido por um padre da abadia. Ele também teria tomado um porre com colegas de escola em comemoração depois de uma prova. Quando adulto, Hitler se tornou vegetariano e contrário ao consumo de álcool e cigarro.

* Hitler era fã dos romances do alemão Karl May. O autor escrevia as aventuras de Old Shatterhand. Hitler leu cerca de setenta livros sobre o herói.

* Hitler mudou de cidade várias vezes para escapar do serviço militar austríaco. Nessa época, ele ganhava a vida pintando cartazes e cartões-postais. Mas ele quis lutar pelo Exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, durante uma batalha contra ingleses, Hitler quase ficou cego ao ser atingido por uma bomba de gás. Em 1916, quando foi ferido pela primeira vez, ele foi condecorado com a Cruz de Ferro de Primeira Classe pelo bravo desempenho nas frentes de batalha.


Carreira política

* O ditador alemão começou sua vida política no período entre as duas grandes guerras. No ano de 1920, em Munique, ele se filiou a um grupo de extrema direita, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que no ano seguinte passou a se chamar Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. O grupo, que era pequeno e ineficaz, tornou-se uma organização paramilitar com a ação de Hitler.

* Em novembro de 1923, como membro do Partido Trabalhista Alemão, Adolf Hitler tentou forçar o governo da Baviera a uma revolta contra a República de Weimar. Mas seu levante, realizado numa cervejaria, falhou e ele foi sentenciado a cinco anos de cadeia por alta traição. Saiu depois de nove meses. Durante seu confinamento na prisão de Landsberg, Hitler escreveu Minha Luta (Mein Kampf), uma espécie de bíblia do nazismo.

* Adolf Hitler teve a favor de sua ascensão uma Alemanha destruída e em condições econômicas cada vez piores. Em 1933, ele foi nomeado chanceler do país pelo presidente Hindenburg. Nas eleições de 1934, Adolf Hitler obteve 88% dos votos da população.

* Sua retórica fazia a massa acreditar que ele tiraria o país do caos. Os oponentes ao regime eram assassinados ou enviados para a prisão perpétua. Foi assim que o ditador conseguiu afastar todos que representassem perigo à estabilidade do nazismo.

O nazismo

* Em 1922, uma nova política tomou o poder na Itália: o fascismo. O Partido Fascista Italiano foi fundado por Benito Mussolini em 1919. Ele acreditava num Estado forte conduzido por um líder ditatorial que personificasse a imagem da nação. Os direitos individuais e os instrumentos democráticos deveriam ser abolidos para que a disciplina militar mantivesse o poder e a autoridade do Estado. O fascismo foi violentamente contra o comunismo, apesar de ter adotado formas semelhantes de organização e propaganda. O sucesso da Itália de Mussolini correu pela Europa e inspirou políticos.

* A expressão nazismo tem origem na junção das sílabas na e zi do Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

* Adolf Hitler adotou uma postura de ditador para exterminar as forças contrárias ao seu regime. Além de utilizar os serviços da Gestapo, a polícia secreta, construiu campos de concentração para onde mandava as pessoas que não se encaixavam no seu ideal de raça pura. O extermínio era feito em câmaras de gás e crematórios.

A queda do III Reich

* Com a Alemanha rearmada, Hitler começou a ocupar os países vizinhos para formar o III Reich, o Terceiro Império. As forças militares ocuparam a região do Reno, tomaram a Áustria e parte da Tchecoslováquia. Em 1939, Hitler ordenou a invasão da Polônia e deu início a Segunda Guerra Mundial. Hitler, que era chamado de Der führer, O líder, dirigiu pessoalmente toda a estratégia militar alemã. As primeiras vitórias fizeram-no rejeitar os conselhos de comandantes experientes.

* Em 1940, os paises Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e França já haviam sido ocupados pelos alemães. Em outubro do mesmo ano, Hitler invadiu a Romênia, a Iugoslávia e a Grécia. Ele ignorou o acordo firmado com o ditador Stálin e atacou a Rússia.

* O esconderijo dos líderes nazistas era chamado de bunker. O abrigo foi construído no subsolo da chancelaria, depois que o ditador sofreu dois atentados praticados por oficiais alemães dissidentes.

* Hitler escapou milagrosamente da explosão de uma bomba que havia sido colocada a seus pés durante uma reunião.

* Os russos alcançavam a Alemanha quando Hitler se casou com sua amante de vários anos, Eva Braun, no dia 29 de abril de 1945. Entre os presentes estava Goebbels, o ministro da Propaganda Nazista, que envenenou toda a família e depois se matou.

* Existem muitas versões para a morte de Adolf Hitler. Seu corpo foi encontrado junto com o de Eva Braun no bunker, no dia seguinte ao casamento. Uma versão afirma que o ditador teria cometido suicídio ingerindo cápsulas de cianureto. Mas antes de fazer isso, testou o veneno em Blondi, seu cachorro favorito. A substância teve o efeito desejado e então Hitler a tomou. Outra versão afirma que apenas Eva Braun ingeriu veneno, enquanto Hitler se matou com um tiro. Os corpos foram queimados. A morte de Hitler marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.


Melhores correspondências para ADOLF hITLER (DITADOR Alemão)
Em novembro de 1923, como membro do Partido Trabalhista Alemão, Adolf Hitler tentou... Ir para o texto »
Adolf Hitler adotou uma postura de ditador para exterminar as forças ... Ir para o texto »

3
COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas