segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

7901 - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Segunda Guerra Mundial





"A Guerra de Hitler" não seria um nome ruim para a Segunda Guerra Mundial, pois foi ele o seu arquiteto. No entanto, o conflito foi formado por duas guerras distintas, se bem que mais ou menos simultâneas. Elas poderiam ser chamadas de "Guerra Alemã" e "Guerra Japonesa".

A Guerra Alemã durou de 1° de setembro de 1939, quando os exércitos de Hitler invadiram a Polônia, até 8 de maio de 1945, quando eles se renderam. Na verdade, ela foi uma continuação da "Guerra do Kaiser" de 1914-1918: foi a segunda tentativa alemã de alcançar suas aspirações nacionais - a hegemonia da Europa e, talvez, posteriormente do mundo.

A Guerra Japonesa durou de 7 de dezembro de 1941 (data do ataque contra Pearl Harbor - o Japão já estava em guerra com a China desde 1937) até a rendição em 15 de agosto de 1945, apesar de que a assinatura oficial tenha sido feita a 2 de setembro, no couraçado Missouri. Sua meta consistia simplesmente em estabelecer o domínio japonês no Extremo Oriente.






Esta página é dedicada a este evento histórico que, possivelmente por influência das histórias contadas por meu pai, durante a minha infância, se tornou um objeto de estudo e de pesquisa para mim, desde a minha adolescência. Apesar de não ter ido lutar na Itália, meu pai era sargento do exército brasileiro durante a guerra e estava pronto para o embarque quando ela terminou. Esta página também é em memória dele.

Ela contém um relato completo de toda a história da Segunda Guerra Mundial, de várias maneiras distintas, cada uma tendo o objetivo de atender ao interesse particular de cada pessoa pelo assunto.

Farei o possível para que esta página possa ser usada como fonte de pesquisas, para as pessoas interessadas no assunto.

Quero também registrar o imprescindível apoio de minha mulher Cristina, pelo seu incentivo na continuação do meu trabalho e na digitação dos textos.


Novidade - Ataque Aéreo à Refinaria de Ploesti (em Batalhas e Campanhas)



A Segunda Guerra Mundial - Resumo
A Segunda Guerra Mundial - História Completa Básica

A Segunda Guerra Mundial - Relato por Ordem Cronológica

A Segunda Guerra Mundial - Relato por Eventos
Batalhas e Campanhas

Política e Conflitos Humanos

Armas e Tropas

Líderes

Cronologia

Galeria de Fotos e Mapas - Em breve

Bibliografia, Links, Livros, Filmes e Documentários






O Segundo-Sargento Adolfo Luna Filho.
Meu pai.

Foto tirada em fevereiro de 1944




Adolfo Luna Neto
E-mail: adluna@uol.com.br






Powered by CounterBot.com




Melhores correspondências para segunda guerra mundial resumo
A Segunda Guerra Mundial - Resumo. A Segunda Guerra Mundial - História Completa Básica. A Segunda Guerra Mundial - Relato por Ordem Cronológica... Ir para o texto »


COPYRIGHT COUNTERBOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas