sábado, 22 de janeiro de 2011

8029 - generais russos da segunda guerra mundial

Diga não ao Racismo! • Home • Quem Somos • Editorial • Estatuto • Contato • Estado Maior • Links • Janeiro 22, 2011


Clube dos Generais

Armamentos
· Aereo
· Naval
· Terrestre
· Outros



Artigos

Batalhas
· 1939
· 1940
· 1941
· 1942
· 1943
· 1944
· 1945
· Outras Batalhas



Biografias
· Aliados
· Eixo
· Outros



Brasil na Guerra
· 1º ELO
· FEB
· 1º GAC



Dia D
· Defesas Alemãs
· Estratégia
· Invasão
· Ordens de Batalha
· Paris
· Preparação
· Progressos



Especiais
· Napoleão
· Canadá na SGM
· Encontros
· A Arte de Strachwitz



Galeria
· Fotos
· Mapas
· Posters



Guerras do Séc. XX
· Guerra da Coréia
· Guerra das Falklands



Membros
· Comandos Regionais
· Comendas
· Sistema de Patentes
· Panteão do CG



Projeto Atena




Avisos Gerais

Contribuam com a página do CG. Escrevam artigos e enriqueçam seu conhecimento.


Novos Membros, leiam o Estatuto. É Obrigatório.


A Moderação do CG deseja muita saúde e sucesso aos aniversariantes do mês .






Estatísticas
Até o momento, recebemos
1654358
vizualizações de páginas (page views) desde Novembro de 2006



Kirill A. Meretskov - Exército Vermelho
Por Kiril Meretskov*




Nascido na província de Ryazan, a sudeste de Moscou em 7 de junho de 1897, vindo a morrer em 30 de dezembro de 1968. Seus pais eram camponeses vivendo na área rural. Entrou para o Exército Imperial em junho de 1916, onde começou como mecânico.

Em 1917 uniu-se aos bolcheviques, se tornado comandante de uma divisão da Guarda Vermelha (futuro Exército Vermelho). Durante a Guerra civil russa, ele estudava em uma academia militar de onde teve que se ausentar várias vezes, tendo que comandar tropas onde eram necessárias. Durante estas batalhas, ele foi ferido e subseqüentemente decorado para coragem várias vezes. Ele se formou em 1921. Entre 1924 e 1931, ele ocupou vários cargos no Distrito de Militar de Moscou.

Em 1936, Meretskov deixou a União Soviética para lutar para os Republicanos durante Guerra civil espanhola, voltando em 1937. Em 1939 ele foi designado como chefe do Distrito Militar de Leningrado.

No dia 30 de novembro de 1939, a União Soviética declarou guerra à Finlândia. Meretskov estava no comando global das operações, por ser o do Distrito Militar de Leningrado. A tentativa inicial dele para derrotar os finlandeses falhou. Apesar de numericamente superiores, as forças soviéticas eram desordenadas e pobremente equipadas para a campanha de inverno. Em meados de dezembro, cancelaram as ofensivas, devido a fracassos extensos e pesada quantidade de baixas. Meretskov não foi o único culpado, os planejamentos estratégicos e táticos eram muito fracos e os generais russos eram desprovidos de experiência, devido ao expurgo feito por Stalin nos anos 30.

No entanto, Stalin removeu Meretskov do comando e o colocou no comando do 7º Exército que também tinha levada importância na ofensiva. O Marechal Semyon Timoshenko foi colocado no comando do Distrito Militar de Leningrado. Em fevereiro de 1940, os russo atacaram a Finlândia mais uma vez, mas desta vez eles estavam melhor preparados. Os russos então facilmente derrotam os finlandeses e Meretskov pôde colher as recompensas por estar a cargo do elemento russo principal. Ele recebeu o titulo de “Herói da União Soviética”, a maior honraria russa. Depois, Meretskov foi promovido a Comandante Geral e então Comissário de Defesa.

Quando em 22 de junho de 1941, começou a invasão alemã a União Soviética, “Operação Barbarossa”, Meretskov era membro do Alto Comando soviético, STAVKA, e tentou propor um plano para parar o avanço alemão. Em agosto lhe enviaram para Frente Noroeste para agir como representante de STAVKA. Mas em setembro 1941 Lavrenti Beria, a cabeça do NKVD, acusou Meretskov (falsamente) de ser um traidor. Ele ficou preso até outubro, quando Stalin estava desesperadamente com falta de generais competentes. Meretskov foi libertado e em dezembro de 1941, foi nomeado como Comandante da Frente Volkhov no norte, um cargo que ele ocupou até Fevereiro de 1944.

Como Comandante da Frente de Volkhov, Meretskov pôde parar a ofensiva alemã finalmente no norte, e evita o cerco completo a Leningrado. Varias vezes a Frente Volkhov, em co-operação com a Frente Leningrado comandada por Leonid Govorov, conduziram ofensivas na tentativa de quebrar o bloqueio alemão sobre Leningrado. Finalmente, em janeiro de 1943, durante um das muitas ofensivas, as Frentes Volkhov e Leningrado se uniram perto de Siniavinom. Com uma passagem aberta por terra, materiais e tropas podiam se movimentar, Então com uma série de ofensivas, as duas Frentes conseguiram empurrar os alemães e terminar permanentemente com o cerco a Leningrado. Isto foi realizado com a Ofensiva Estratégica Leningrado-Novgorod em janeiro de 1944.

Em fevereiro de 1944, Meretskov foi transferido para Frente Karelian no norte. Aqui, ele ajudou a Frente de Leningrado de Govorov a invadir a Finlândia, forçando o processo de paz. Em outubro, foi ordenado a Meretskov que limpasse a cidade de Petsamo, no norte da Finlândia, de tropas alemãs. Com uma ofensiva bem sucedida, conseguiu empurrar as linhas alemã e com esse sucesso foi promovido a Marechal da União Soviética em 26 de outubro de 1944.

Seu próximo comando foi na Manchuria, onde ele foi nomeado Comandante da 1ª Frente Oriental, por causa do seu conhecimento do terreno. As forças de Meretskov esmagaram os oponentes japoneses facilmente.

Após o final da guerra, Meretskov comandou para vários distritos militares até as 1955, quando ele foi nomeado o Assistente do Ministro de Defesa, que ocupou até 1964. Naquele ano, ele foi nomeado Inspetor-geral do Ministério da Defesa. Meretskov morreu no dia 30 de dezembro de 1968. A urna que contém as suas cinzas esta enterrada no Kremlin.

Meretskov é considerado como um dos melhores generais soviéticos da Segunda Guerra Mundial, e era um do mais condecorados. Recebeu a “Ordem da Vitória”, a mais alta medalha disponível, e o grau de Herói da União Soviética.






Conteudo ©




*Nick de um membro do Clube dos Generais.

O Clube dos Generais é uma entidade voltada apenas e tão somente aos estudos dos fatos históricos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial e não fazemos, em nenhuma hipótese, apologia aos regimes e ideologias vigentes à época. Desta forma, as imagens aqui apresentadas que contenham símbolos nazistas ou outros foram incluídos apenas pelo seu valor histórico e como objeto de estudo e curiosidade, não constituindo crime nos termos da Lei No 7716/89 (que define os crimes resultantes de preconceito ou discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional)."

Portal instalado e configurado por Alan Besen

Este site utiliza technologia PHP-NUKE e é usado sobre Licença GPL e desenvolvido por Francisco Burzi

Tempo para gerar esta página: 0.07 segundos


:: Baseado no Theme Army SkaidonDesigns :: Modificado por Alan Besen

Melhores correspondências para generais russos das segunda guerra mundial
Em fevereiro de 1940, os russo atacaram a Finlândia mais uma vez, mas desta vez... Ir para o texto »

copyright alan besen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas