terça-feira, 25 de janeiro de 2011

8124 - MGUERRA DO PERU

Novo Usuário? Cadastre-se Entrar Ajuda Blog Yahoo! Mail Meu Yahoo! Yahoo! Notícias Yahoo! Finanças Yahoo! Esportes Yahoo! Search BUSCAR NA WEB
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Wanessa.... Membro desde:
04 de junho de 2008
Total de pontos:
193 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Me explique sobre a guerra pela independência do Peru.?
Como que aconteceu?
3 anos atrás Denuncie by VOLKMER Membro desde:
29 de maio de 2008
Total de pontos:
9.058 (Nível 5)
Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Peru (GEOGRAFIA)

Independência.


Depois da invasão francesa da metrópole, em 1808, o Peru manteve-se fiel à monarquia espanhola. A revolução de 1810 em Buenos Aires levou à ocupação das ricas regiões minerais do Alto Peru por parte de forças espanholas procedentes de Lima. As expedições enviadas por Buenos Aires fracassaram repetidamente em sua tentativa de desalojar os monarquistas. O general José de San Martín decidiu então atacar o Chile, que foi libertado em 1818, e ali preparou uma frota que desembarcou em Pisco, ao sul de Lima, em setembro de 1820. Em julho do ano seguinte tomou Lima, enquanto as tropas monarquistas se fortaleciam no interior.
As forças de San Martín eram insuficientes até mesmo para manter a posse da capital e, em julho de 1822, o general argentino viu-se obrigado a pedir ajuda a Simón Bolívar, que acabava de libertar definitivamente o vice-reino de Nova Granada. Após o encontro dos dois generais em Guayaquil, San Martín regressou à Argentina e Bolívar, chamado pelo Congresso peruano, atacou o país. Em dezembro de 1822 proclamou-se a República do Peru e, após as batalhas de Junín e Ayacucho em 1824, as tropas espanholas foram obrigadas a capitular.


Lutas pelo poder.


Ao surgirem lutas internas na Venezuela, Bolívar, que fora nomeado presidente vitalício do Peru, abandonou o país. Sua partida, porém, foi aproveitada pelo Congresso peruano para derrubar-lhe a presidência.
A transição entre o Peru colonial e a república independente foi difícil. À falta de experiência no autogoverno acrescentou-se a persistência das estruturas quase feudais da sociedade peruana. Durante muitos anos, apesar de ter sido aprovada em 1828 uma constituição liberal, o governo esteve em mãos dos caudilhos militares conhecidos como "marechais de Ayacucho", que competiam continuamente pelo poder. Um deles, Andrés Santa Cruz, deu um golpe de estado na Bolívia e, aproveitando a guerra civil no Peru, aliou-se com um dos bandos em luta e invadiu o sul do país. Em 1837 foi declarado, em Tacna, protetor da confederação peruano-boliviana, com três repúblicas: Bolívia, Sul do Peru, com capital em Arequipa, e Norte do Peru, com capital em Lima.
A união do Peru com a Bolívia foi mal acolhida pelo Chile e pela Argentina, que temiam o surgimento de uma nova potência regional. Com o apoio de dissidentes peruanos, em 1838 as forças chilenas apoderaram-se de Lima e, no ano seguinte, depois da batalha de Yungay, Santa Cruz viu-se forçado a renunciar ao poder. A efêmera união rompeu-se.
De novo independente, o Peru passou por um período de desordens civis entre liberais e conservadores, que só terminou com a presidência do general Ramón Castilla. Este ocupou a presidência durante dois períodos: de 1845 a 1851 e de 1855 a 1862. No primeiro pacificou o país e impôs a ordem mediante o reforço do Exército. O segundo período, que começou com uma cruenta guerra civil, coincidiu com um momento de auge econômico, graças à exploração dos depósitos de guano da costa do Pacífico, de cuja concessão a companhias estrangeiras provinha a maior parte da renda do estado. Decretou-se a libertação dos escravos negros e milhares de chineses foram atraídos para substituí-los nas plantações da costa. Construíram-se, ao mesmo tempo, as primeiras ferrovias e linhas telegráficas.
Em 1864 ocorreu uma última tentativa da Espanha para restabelecer sua influência no Pacífico. Com um pretexto fútil, uma esquadra espanhola ocupou durante vários meses as ilhas de Chincha, principal fonte da riqueza do guano. Peru, Equador, Bolívia e Chile uniram-se contra a antiga metrópole. Depois de uma troca de disparos com a fortaleza de Callao, os navios espanhóis se retiraram, e em 1869 a Espanha reconheceu pela primeira vez a independência do Peru.
Fonte(s):
barsa
3 anos atrás Denuncie 75% 6 Votos
4 pessoas avaliaram como boa Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (4)
by Conselhe... Membro desde:
08 de março de 2007
Total de pontos:
13.874 (Nível 6)
Adicionar amigo

Bloquear

Olá! Não é complicado, mas acabei ficando com preguiça de explicar, foi mal! Abraços.
3 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
by dsilenti... Membro desde:
19 de março de 2008
Total de pontos:
194 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

O problema tdo é a cueca....
3 anos atrás Denuncie 0% 0 Votos
by ecsc Membro desde:
19 de junho de 2008
Total de pontos:
1.663 (Nível 3)
Adicionar amigo

Bloquear

INDEPENDÊNCIA DO PERU
Antes da chegada dos espanhóis, o Peru foi o território de várias culturas pré-incaicas e, mais tarde, do Império Inca.
Francisco Pizarro desembarcou na costa peruana em 1532,e no fim da década de 1530 o Peru já era um vice-reino e uma grande fonte de ouro e prata para o Império Espanhol.

O Peru declarou a sua independência da Espanha em 28 de Julho de 1821.

Nas décadas seguintes, o Peru foi sacudido pela instabilidade política, inúmeros golpes de estado e duas guerras perdidas contra o Chile e, em 1866, uma guerra contra a Espanha.

Em 1872, assume o mando o primeiro presidente civil do Peru: Manuel Pardo, que quatro anos depois seria sucedido pelo herói da guerra contra a Espanha, general Mariano Ignacio Prado.

Em 1879 tem início a Guerra do Pacífico ou do Salitre, na qual o Peru, aliado à Bolívia, viu-se derrotado frente ao Chile. O Peru perdeu a província de Tarapacá, rica em salitre, e as cidades de Arica e Tacna. A última somente seria devolvida ao Peru em 1929
3 anos atrás Denuncie 13% 1 Voto
by ˙·٠•● иลყลяiиђลђ ●•٠·˙ Membro desde:
26 de maio de 2008
Total de pontos:
2.770 (Nível 4)
Adicionar amigo

Bloquear

INDEPENDÊNCIA DO PERU

San Martin proclama a independência do Peru, em 28 de julho de 1821.Em seguida, voltou sua atenção à resistência espanhola no Peru. Após meses de poucos avanços, obteve uma vitória decisiva na batalha de Pisco, a 6 de dezembro de 1820. O vice-rei espanhol tentou negociar a paz, mas como não tinha a intenção de conceder a completa independência ao Peru, foi deposto. San Martín proclamou a independência peruana a 28 de julho de 1821 em Lima, e foi eleito "protetor" do novo país. Depois que o parlamento peruano foi formado, San Martín renunciou ao título.

Em 26 de julho de 1822 encontrou-se com Bolívar em Guayaquil (cidade que hoje pertence ao Equador) para discutir o futuro da América Latina independente. Não se sabe o que se discutiu neste encontro, porém se conhece o seu resultado: Bolívar assegurou ajuda ao Peru e San Martín renunciou a todos os seus cargos.

Em 1824 mudou-se com sua filha para a França, onde permaneceu até o final da vida. Morreu a 17 de agosto de 1850. Em 1880 seus restos mortais foram trasladados a Buenos Aires e sepultados na catedral.

Tem mais no site: http://www.edukbr.com.br/mochila/vitrine…

Espero ter ajudado!!
Nayarinhahh
3 anos atrás Denuncie 13% 1 Voto
Descubra Perguntas em História
Quais os países mais ricos do mundo?
A história do olho de Hórus?
Questão de História (Escola Superior de Agricultura de Mossoró-RN)!!?
Como era o absolutismo monárquico na era da revolução inglesa ?
PUBLICIDADE

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2011 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

COPYRIGHT YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas