quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

8188 - GUERRA DA CORÉIA

Guerra da Coreia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O artigo ou secção Legado da Guerra da Coreia deverá ser fundido aqui.
Se não concorda, discuta sobre esta fusão na página de discussão deste artigo.
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Guerra da Coreia
Parte do(a) Guerra Fria

Da esquerda para a direita e de cima para baixo:

Na mais famosa imagem da guerra, marines desembarcam em Inchon; fogo noturno da artilharia norte-americana; caminhões militares atravessam o Paralelo 38° N; B-29 bombardeia Coreia do Norte; civis coreanos fogem da zona de combate.

Data 25 de Junho de 1950
27 de Julho de 1953
Local Península da Coreia
Desfecho Cessar-fogo e estabelecimento de uma zona desmilitarizada no Paralelo 38° N, que separa as duas Coreias.

Intervenientes
ONU:
Estados Unidos
Coreia do Sul
Austrália
Nova Zelândia
e outros Coreia do Norte
República Popular da China
União Soviética
Principais líderes
Harry Truman
Douglas MacArthur
Syngman Rhee
Chung Il-kwon Kim Il-Sung
Choi Yong-kun
Forças
Mais ou menos 1.139.518 Mais ou menos 1.212.000
Vítimas
474.000 (36.516 americanos e 58.127 sul coreanos) entre 1.190.000 e 1.577.000 (215.000 norte coreanos e 114.000 chineses)
A Guerra da Coreia foi travada entre 25 de Junho de 1950 a 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países, que perdura até aos dias de hoje.

Em 1950, cinco anos e meio depois de vencer a Alemanha Nazista principalmente no front oriental russo em pleno inverno rigorosíssimo, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controle da Coreia, uma nova zona de influência comercial e territorial, arriscando provocar uma terceira guerra mundial.

A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38° N, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, a sul, e a República Popular Democrática da Coreia, a norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos.

Em 3 de Julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coreia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam forças, comandadas pelo general americano Douglas MacArthur, para ajudar a Coreia do Sul a repelir os invasores.

Em Setembro, as forças das Nações Unidas começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste, ocupada pelo exército norte-coreano. No dia 15 desse mês, chegam com certa facilidade a Incheon, perto de Seul, e algumas horas depois entram na cidade ocupada. Os setenta mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos cento e quarenta mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois, exatamente três meses após o início das hostilidades, Seul é libertada.

Com essa vitória, os Estados Unidos mantêm sua supremacia no sul. No primeiro dia de Outubro, as forças internacionais violam a fronteira do paralelo 38, como os coreanos haviam feito, e avançam para a Coreia do Norte.

Durante quase três anos, o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ásia, foi envolvido em uma brutal guerra fratricida, violentíssima de ambos os lados.

Milhares de prisioneiros amontoados em campos de concentração esperam ansiosamente por um armistício. Com a ajuda da China, as forças das Nações Unidas são rechaçadas para a Coreia do Sul. A luta pelo paralelo 38 continua. Em Seul, as tropas são visitadas por artistas como Marilyn Monroe que tentam elevar seu moral. O General MacArthur, insistindo em um ataque direto à China, é substituído, em Abril de 51, pelo General Ridgway.

Em 23 de Junho começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Panmunjon, em 27 de Julho de 1953.

O único resultado é o cessar-fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões e meio de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado, e a Coreia continua dividida em Norte e Sul.


10 de Janeiro de 1952 Tanque americano abrindo fogo contra linhas norte-coreanas.Esta é a cronologia das coreias:

Índice [esconder]
1 1950
2 1951
3 1952
4 1953
5 Ver também
6 Ligações externas


[editar] 1950

Evolução da Guerra da Coreia 1950-1953: Verde: Nações Unidas Coreia do Sul; vermelho: Coreia do Norte China.25 de junho: A Coreia do Norte invade República da Coreia do Sul.
26 de junho: Início da Guerra da Coreia.
27 de junho: Forças sul-coreanas abandonam Seul.
29 de junho: Tropas norte-coreanas capturam Seul.
1 de julho: Tropas combatentes americanas chegam à Coreia.
3 de julho: Tropas norte-coreanas capturam Inchon.
7 de julho: Exército norte-coreano cruza o Rio Kum. Comando das Nações Unidas é criado.
8 de julho: Tanques T-34 norte-coreanos entram em Ch’onan.
26 de julho: A Austrália anuncia o envio de tropas para a Guerra da Coreia.
31 de julho: Batalha de Chinju.
10 de setembro: Batalha de Inchon
1 de outubro: Coreia do Sul atravessa o paralelo 38º N.
7 de outubro: Forças norte-americanas cruzam o paralelo 38°.
8 de novembro: Batalha aérea utilizando jatos.

Soldados em Seul[editar] 1951
11 de abril: General Matthew Ridgway assume o comando supremo.
13 de setembro:Batalha de Heartbreak Ridge
[editar] 1952
3 de janeiro: China e Coreia do Norte rejeitam proposta da ONU.
7 de maio: General Mark Clark substitui General Ridgway no comando supremo.
23 de junho: Estados Unidos atacam instalações militares no Rio Yalu.
29 de agosto: Aviões bombardeiam Pyongyang.
[editar] 1953
28 de março: China e Coreia do Norte aceitam proposta da ONU.
26 de abril: Negociações de armistício.
28 de abril: Partido Comunista Francês convoca operários para manifestação contra a Guerra da Coreia.
27 de julho: Armistício é assinado em Panmunjom. Fim da Guerra da Coreia.
[editar] Ver também
Cronologia da História da Coreia
Crimes de guerra coreanos
[editar] Ligações externas
O Commons possui multimídias sobre Guerra da Coreia A Wikipédia possui o portal:
Coreia do Norte
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Cronologia 1
Cronologia 2
Cronologia 3
Cronologia 4
Cronologia 5
Este artigo sobre conflitos armados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Expandir]v • eConflitos armados envolvendo os Estados Unidos
Internacionais Primeira Guerra Mundial · Segunda Guerra Mundial · Guerra da Coreia · Guerra do Vietname · Invasão da Baía dos Porcos · Invasão da República Dominicana de 1965 · Invasão de Granada · Invasão do Panamá de 1989 · Guerra do Golfo · Operação Força Deliberada · Operação Força Aliada · Guerra do Afeganistão · Guerra do Iraque
Externos Guerras Indígenas · Quase-Guerra · Guerra de 1812 · Guerra Mexicano-Americana · Guerra Hispano-Americana · Guerra Filipino-Americana · Guerras das Bananas · Intervenções no México
Internos Guerra Revolucionária · Rebelião do Whiskey · Guerra Mórmon · Guerra do Utah · Guerra Civil

[Expandir]v • eGuerra Fria
Participantes: EUA · URSS · OTAN · Movimento Não-Alinhado · República Popular da China · Pacto de Varsóvia
Década de 1940 Conferência de Ialta · Operação Impensável · Conferência de Potsdam · Guerra Civil Chinesa · Guerra Civil Grega · Doutrina Truman · Plano Marshall · Bloqueio de Berlim · Cortina de Ferro · Bloco do Leste
Década de 1950 Guerra da Coreia · Primeira Guerra da Indochina · Revolta de 1953 na Alemanha Oriental · Revolução Húngara de 1956 · Guerra do Suez · Revolução Cubana · Conferência de Bandung · Macartismo · Gladio · Doutrina Hallstein
Década de 1960 Crise do Congo · Ruptura sino-soviética · Incidente do U2 · Invasão da Baía dos Porcos · Crise dos mísseis de Cuba · Muro de Berlim · Guerra do Vietnã · Golpe Militar de 1964 no Brasil · Invasão da República Dominicana pelos EUA · Teoria do dominó · Revolução Cultural Chinesa · Guerra sino-indiana · Primavera de Praga · Conflito fronteiriço sino-soviético
Década de 1970 Détente · Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares · Setembro Negro na Jordânia · Guerra Civil do Camboja · Golpe de estado no Chile em 1973 · Guerra do Yom Kipur · Acordos SALT · Guerra Civil Angolana · Guerra Civil de Moçambique · Guerra de Ogaden · Revolução Iraniana · Operação Condor · Voo Korean Air Lines 902 · Revolução Sandinista
Década de 1980 Guerra Irã-Iraque · Invasão soviética do Afeganistão · Solidarność · Contras · Irã-Contras · Crises na América Central · Voo Korean Air Lines 007 · Iniciativa Estratégica de Defesa · Invasão de Granada · Massacre na Praça da Paz Celestial · Invasão do Panamá pelos EUA · Queda do Muro de Berlim · Glasnost · Perestroika · Revoluções de 1989 · Era Gorbachev (1985-1991)
Década de 1990 Dissolução da Iugoslávia · Colapso da URSS · Dissolução da Tchecoslováquia
Estabelecimentos ASEAN · CIA · COMECON · União Europeia · KGB · Stasi · OTAN · Pacto de Varsóvia
Corridas Corrida armamentista · Corrida nuclear · Corrida espacial
Ideologias Capitalismo · Democracia liberal · Comunismo · Stalinismo · Trotskismo · Maoísmo · Brejnevismo • Reaganomics
Política externa Doutrina Truman · Plano Marshall · Doutrina Eisenhower · Teoria do dominó · Doutrina Kennedy · Coexistência Pacífica · Ostpolitik · Doutrina Johnson · Doutrina Nixon · Doutrina Carter · Doutrina Reagan · Doutrina Sinatra · Previsões do colapso da URSS


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Coreia"
Categorias: Guerra da Coreia | Guerras envolvendo a Coreia do Norte | Guerras envolvendo a Coreia do Sul | Guerras envolvendo os Estados Unidos | Guerras envolvendo a China | Guerras envolvendo a União Soviética
Categorias ocultas: !Artigos a sofrerem fusão desde outubro de 2010 | !Artigos que carecem de fontes desde outubro de 2010 | !Esboços sobre conflitos armados | !Artigos destacados na Wikipédia em vietnamita | !Artigos bons na Wikipédia em sueco
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans አማርኛ Aragonés العربية Žemaitėška Беларуская Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Français Frysk Galego עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Tagalog Türkçe Українська Tiếng Việt Winaray 中文 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 20h05min de 5 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas