quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

8226 - GUERRA DO AFEGANISTÃO

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC Brasil Escola Meu Artigo Cidades do Brasil Vestibular Canal do Educador Monografias
Guerras
Acesso RestritoAcesso Restrito



CanaisGrécia Antiga Idade Antiga Idade Média Roma Antiga Século XVI a XIX Século XX Século XXI Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial História História Geral História do Brasil Mais CanaisBrasil Escola Monografias Vestibular Meu Artigo Cidades do Brasil Canal do Educador Fórum Guerras » Século XXI » Guerra do Afeganistão
Guerra do Afeganistão

Alguns dos personagens da guerra do Afeganistão
Após o fim da Segunda Guerra Mundial as principais nações européias que eram potências mundiais na época ficaram destruídas, pois o conflito armado ocorreu na própria Europa, suas indústrias foram destruídas impedindo que essas abastecessem o mercado mundial.

Foi a partir desse fato que os Estados Unidos despontaram, ao abastecer o mercado mundial e financiar a reconstrução da Europa, isso provocou no país uma ascensão industrial e econômica, doravante os Estados Unidos se consolidou como a maior potência mundial, econômica e militar.

A condição de potência mundial norte-americana fez com que o país pensasse ser o “administrador” do mundo, e ao longo das décadas os americanos intervêm no mundo todo, com essa ideologia adquiriram muitos inimigos.

Em 2001, foi empossado como presidente dos EUA o republicano conservador George W. Bush, filho do ex-presidente George Bush, com uma mentalidade não muito diplomática e que coloca acima de tudo os interesses econômicos norte-americanos. Nesse mesmo ano iniciou a guerra do Afeganistão que foi iniciada por uma série de atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001, esse foi o estopim da guerra, pois atingiu profundamente os americanos.

Esse ato terrorista foi visto simultaneamente no mundo inteiro, que aconteceu quando dois aviões cheios de gasolina atingiram as torres gêmeas, World Trade Center, em Nova York (símbolo do poder econômico e do capitalismo), um avião foi lançado no Pentágono (órgão responsável pela defesa americana), nas torres morreram 3.000 pessoas, no Pentágono houve mais de 100 mortos e milhares de feridos, além de um terceiro avião que caiu no Estado da Virgínia, esse provavelmente a própria força aérea americana deve ter abatido, temendo que ele pudesse atingir uma região com um número alto de pessoas, além de causar prejuízos materiais.

Os atentados foram provocados pelo grupo terrorista Al-Qaed, financiado pelo bilionário Osama Bin Laden, um fundamentalista taliban.

Após os atentados, o presidente George Bush adotou medidas ofensivas ao terrorismo e o alvo central era o Afeganistão, os EUA contaram com a participação da Grã-Bretanha, de inimigos do passado como a Rússia e o Paquistão. Em outubro de 2001 os EUA e o Reino Unido lançaram várias bombas em cidades afegãs, o taliban foi derrotado ainda em 2001.

O governo americano colocou no poder um aliado com a incumbência de reconstruir a nação e instaurar a democracia, marcada pela rivalidade entre as diversidades étnicas e religiosas.

Em 2004, o Afeganistão ganhou uma constituição e foi realizada a primeira eleição, isso não impediu os conflitos, pois as ações são realizadas por grupos contrários ao governo.


Comente este artigo Ver comentarios (12) Indique este artigo!
Artigos Relacionados
Conflito no Quênia
O IRA na atualidade
Guerra do Afeganistão
Israelenses e Palestinos
Guerra do Iraque
Guerra entre Líbano e Israel

--------------------------------------------------------------------------------


Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2011 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYREIGHT BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas