sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

8255 - GUERRA IRÃ-IRAQUE

Primeira página | Especial
O início de Saddam na política | Guerra Irã-Iraque | Guerra do Golfo | Sanções



A Guerra Irã-Iraque (1980-1988)

O ataque de Israel

Guerra química

Apoio do ocidente

Trégua e dívida




A GUERRA IRÃ-IRAQUE (1980-1988)

Depois da revolução islâmica de 1979 no Irã, as relações entre o Irã e o Iraque se deterioraram. O Iraque invadiu o vizinho, dando início a uma guerra que durou oito anos.

Em setembro de 1980, o Iraque respondeu a uma série de pequenos choques na fronteira com o Irã com uma ampla ofensiva para tomar a província iraniana de Khuzestan, rica em petróleo.

Até o final do mês, o Iraque já havia abandonado seu tratado de 1975 com o Irã, passando a reivindicar a parte controlada pelo Irã do Shatt al-Arab. Os países começaram a bombardear um ao outro.

Na revolução islâmica no Irã, o xá Reza Pahlevi, pró-ocidente, foi substituído pelo regime xiita radical do aiatolá Khomeini.

O aiatolá ambicionava exportar sua ideologia para outros países do Oriente Médio, incluindo o Iraque, onde a elite sunita enfrentava dificuldades em controlar a maioria xiita.

Uma onda de apoio ao aiatolá iraniano foi logo sentida entre os xiitas iraquianos, estimulando a oposição ao regime de Bagdá e culminando na tentativa de assassinato do vice-primeiro-ministro Tariq Aziz em abril de 1980.

As verdadeiras razões que teriam levado o Iraque a invadir seu vizinho, porém, até hoje dividem analistas. Não se sabe ao certo se a ação teria sido motivada pelo nervosismo da elite sunita, pelo desejo de evitar que a ideologia de Khomeini se espalhasse pelo Oriente Médio ou simplesmente por puro expansionismo oportunista.





^^ Volta ao início da página << Especial - A CRISE NO IRAQUE




COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas