sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

8262 - GUERRA IRÃ-IRAQUE

documentação de referência sobre guerra irã-iraque
Esta página contem a informação de referência sobre guerra irã-iraque :

definição de guerra irã-iraque Ver as definições
define guerra irã-iraque ver as definições
sinónimo de guerra irã-iraque ver os sinónimos
antónimo de guerra irã-iraque ver os antónimos
derivados e derivação de guerra irã-iraque ver os derivados
locuções con guerra irã-iraque ver as locuções
compra guerra irã-iraque ver oferta guerra irã-iraque
comprar guerra irã-iraque ver oferta guerra irã-iraque
web semántico sobre guerra irã-iraque
Além disso, encontra-se as analogias de guerra irã-iraque :

dicionario analógico de guerra irã-iraque ver el dicionario analógico
rede semântica de guerra irã-iraque ver el rede semântica
sensagent

Conteùdo de sensagent


definição
sinónimos
antónimos
enciclopédia
Publicidade ▼

Últimas investigações no dicionário :

circinais · reflete · maravilhoso · GOLEJARIEIS · podendo ·
7773 visitantes em linha
calculado em 0.032s
Advertize

Company informations

Publicidade ▼

Publicidade ▲

▷imprima ▷Français ▷English ▷Español
pesquisa sensagent
definições, sinónimos, traduções
português ▼ » português ▼↔
palavras cruzadas exemplo wikipedia Ebay catálogo traduções
Wikipedia △Guerra Irã-IraqueOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde dezembro de 2009)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google – news, books, scholar, Scirus
Guerra Irã-Iraque


Data Setembro de 1980 - 20 Agosto de 1988
Local Fronteira Irã-Iraque e Golfo Pérsico
Resultado Desgaste mútuo, não ocorreram mudanças territoriais: Empate

Combatentes
Iraque

Apoiantes:
EUA
Arábia Saudita


URSS
Irã
Apoiantes:
Síria


Líbia

Comandantes
Saddam Hussein
Ali Hassam al-Majid
Taha Yassin Ramadan
Izzat Ibrahim Ad-Douri
Salah Aboud Mahmoud
Tariq Aziz
Massoud Rajavi
Maryam Rajavi Abolhassan Bani-sadr (1980/81)
Ruhollah Khomeini
Forças
190.000 Soldados

Nº. Desconhecido de Voluntários
5.000 Tanques
4.000 Blindados
7.330 Artilharias
500 Caças


100 Helicópteros
305.000 soldados

Aproximadamente 700.000 soldados de milícias islâmicas
900 Tanques
1.000 Blindados
1.000 Artilharias
70 Caças


750 Helicópteros

Baixas
Estimativas
375.000 a 400.000 mortos ou feridos, civis e militares Estimativas
750.000 a 1.000.000 mortos ou feridos, civis e militares
A Guerra Irão-Iraque (português europeu) ou Guerra Irã-Iraque (português brasileiro) foi um conflito militar entre o Irã e o Iraque entre 1980 e 1988. Foi o resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. Os Estados Unidos, cujo presidente era Ronald Reagan, apoiavam o Iraque.

Em 1980, o presidente Saddam Hussein, do Iraque, revogou um acordo de 1975 que cedia ao Irã cerca de 518 quilômetros quadrados de uma área de fronteira ao norte do canal de Shatt-al-Arab em troca da garantia de que o Irã cessaria a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava por independência.

Exigindo a revisão do acordo para demarcação da fronteira ao longo do Shatt-al-Arab (que controla o porto de Bassora), a reapropriação de três ilhas no estreito de Ormuz (tomado pelo Irã em 1971) e a cessão de autonomia às minorias dentro do Irã, o exército iraquiano, em 22 de Setembro de 1980, invadiu a zona ocidental do Irã.

O Iraque também estava interessado na desestabilização do governo islâmico de Teerã e na anexação do Kuzestão, a província iraniana mais rica em petróleo. Segundo os iraquianos, o Irã infiltrou agentes no Iraque para derrubar o regime de Saddam Hussein. Além disso, fez intensa campanha de propaganda e violou diversas vezes o espaço terrestre, marítimo e aéreo iraquiano. Ambos os lados foram vítimas de ataques aéreos a cidades e a poços de petróleo.

O exército iraquiano engajou-se em uma escaramuça de fronteira numa região disputada, porém não muito importante, efetuando posteriormente um assalto armado dentro da região produtora de petróleo iraniana. A ofensiva iraquiana encontrou forte resistência e o Irã recapturou o território.

Em 1981, somente Khorramshahr caiu inteiramente em poder do Iraque. Em 1982, as forças iraquianas recuaram em todas as frentes. A cidade de Khorramshahr foi evacuada. A resistência do Irã levou o Iraque a propor um cessar-fogo, recusado pelo Irã (os iranianos exigiram pesadas condições: dentre elas a queda de Hussein). Graças ao contrabando de armas (escândalo Irã-Contras), o Irã conseguiu recuperar boa parte dos territórios ocupados pelas forças iraquianas. Nesse mesmo ano, o Irã atacou o Kuwait e outros Estados do Golfo Pérsico. Nessa altura, a Organização das Nações Unidas e alguns Estados Europeus enviaram vários navios de guerra para a zona. Em 1985, aviões iraquianos destruíram uma usina nuclear parcialmente construída em Bushehr e depois bombardearam alvos civis, o que levou os iranianos a bombardear Bassora e Bagdá.

O esforço de guerra do Iraque era financiado pela Arábia Saudita, pelos EUA e pela União Soviética, enquanto o Irã contava com a ajuda da Síria e da Líbia. Mas, em meados da década de 80, a reputação internacional do Iraque ficou abalada quando foi acusado de ter utilizado armas químicas contra as tropas iranianas.

A guerra entrou em uma nova fase em 1987, quando os iranianos aumentaram as hostilidades contra a navegação comercial dentro e nas proximidades do golfo Pérsico, resultando no envio para a região de navios norte-americanos e de outras nações. Oficiais graduados do exército iraniano começaram a perder credibilidade à medida que suas tropas sofriam perdas de armas e equipamentos, enquanto o Iraque continuava a ser abastecido pelo Ocidente.

No princípio de 1988, o Conselho de Segurança da ONU exigiu um cessar-fogo. O Iraque aceitou, mas o Irã, não. Em Agosto de 1988, hábeis negociações levadas a cabo pelo secretário-geral da ONU, Perez de Cuéllar, e a economia caótica do Irã levaram a que o país aceitasse que a Organização das Nações Unidas (ONU) fosse mediadora do cessar-fogo. O armistício veio em julho e a paz foi reestabelecida em 15 de agosto.

Em 1990, o Iraque aceitou o acordo de Argel de 1975, que estabelecia fronteira com o Irã. Não houve ganhos e as perdas foram estimadas em cerca de 1,5 milhão de vidas. A guerra destruiu os dois países e diminuiu o ímpeto revolucionário no Irã. Em 1989, o aiatolá Khomeini morreu. A partir de então, o governo iraniano passou a adotar posições mais moderadas. Em Setembro de 1990, enquanto o Iraque se preocupava com a invasão do Kuwait, ambos os países restabeleceram relações diplomáticas.

O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Guerra Irã-Iraquev • eGuerra Fria
Participantes: EUA · URSS · OTAN · Movimento Não-Alinhado · República Popular da China · Pacto de Varsóvia
Década de 1940 Conferência de Ialta · Operação Impensável · Conferência de Potsdam · Guerra Civil Chinesa · Guerra Civil Grega · Doutrina Truman · Plano Marshall · Bloqueio de Berlim · Cortina de Ferro · Bloco do Leste
Década de 1950 Guerra da Coreia · Primeira Guerra da Indochina · Revolta de 1953 na Alemanha Oriental · Revolução Húngara de 1956 · Guerra do Suez · Revolução Cubana · Conferência de Bandung · Macartismo · Gladio · Doutrina Hallstein
Década de 1960 Crise do Congo · Ruptura sino-soviética · Incidente U-2 · Invasão da Baía dos Porcos · Crise dos mísseis de Cuba · Muro de Berlim · Guerra do Vietnã · Golpe Militar de 1964 no Brasil · Invasão da República Dominicana pelos EUA · Teoria do Dominó · Revolução Cultural Chinesa · Guerra sino-indiana · Primavera de Praga · Conflito fronteiriço sino-soviético
Década de 1970 Détente · Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares · Setembro Negro na Jordânia · Guerra Civil do Camboja · Golpe de estado no Chile em 1973 · Guerra do Yom Kipur · Acordos SALT · Guerra Civil Angolana · Guerra Civil de Moçambique · Guerra de Ogaden · Revolução Iraniana · Operação Condor · Voo Korean Air Lines 902 · Revolução Sandinista
Década de 1980 Guerra Irã-Iraque · Invasão soviética do Afeganistão · Solidarność · Contras · Irã-Contras · Crises na América Central · Voo Korean Air Lines 007 · Iniciativa Estratégica de Defesa · Invasão de Granada · Massacre na Praça da Paz Celestial · Invasão do Panamá pelos EUA · Queda do Muro de Berlim · Glasnost · Perestroika
Década de 1990 Dissolução da Iugoslávia · Dissolução da URSS · Dissolução da Tchecoslováquia
Estabelecimentos ASEAN · CIA · COMECON · União Europeia · KGB · Stasi · OTAN · Pacto de Varsóvia
Corridas Corrida armamentista · Corrida Nuclear · Corrida espacial
Ideologias Capitalismo · Democracia liberal · Comunismo · Stalinismo · Trotskismo · Maoísmo · Brejnevismo
Política externa Doutrina Truman · Plano Marshall · Doutrina Eisenhower · Teoria do Dominó · Doutrina Kennedy · Coexistência Pacífica · Ostpolitik · Doutrina Johnson · Doutrina Nixon · Doutrina Carter · Doutrina Reagan



This entry is from Wikipedia, the leading user-contributed encyclopedia. It may not have been reviewed by professional editors (see full disclaimer) . Donate to wikipedia.

Licence : Wikipedia. This article is licensed under the GNU Free Documentation License.

todas as traduções do guerra irã-iraque


Contactar-nos | Informações | Privacy policy
Copyright © 2011 sensagent : Enciclopédia em linha, dicionário de definições e mais. Todos os direitos reservados.

sinónimo - definição - dicionário - define - tradução - traduzir - tradutor - conjugação - anagrama
Publicidade ▼


escolham a vossa língua "fonte" :
escolhas recentes
português (pt)

outro
alemão (de) búlgaro (bg) chinês (zh) dinamarquês (da)
esloveno (sl) espanhol (es) estoniano (et) finlandês (fi)
francês (fr) grego (el) holandês (nl) húngaro (hu)
inglês (en) italiano (it) japonês (ja) korean (ko)
língua árabe (ar) norueguês (no) polonês (pl) português (pt)
romeno (ro) russo (ru) sérvio (sr) sueco (sv)
tcheco (cs) turco (tr) letão (lv) farsi (fa)
lituano (lt) islandês (is) eslovaco (sk) croata (hr)
Hindi (hi) vietnamês (vi) hebraico (he) tailandês (th)
indonésio (id)

[x] fechar
escolham a vossa língua "alvo" :
escolhas recentes
português (pt)

outro
alemão (de) búlgaro (bg) chinês (zh) dinamarquês (da)
esloveno (sl) espanhol (es) estoniano (et) finlandês (fi)
francês (fr) grego (el) holandês (nl) húngaro (hu)
inglês (en) italiano (it) japonês (ja) korean (ko)
língua árabe (ar) norueguês (no) polonês (pl) português (pt)
romeno (ro) russo (ru) sérvio (sr) sueco (sv)
tcheco (cs) turco (tr) letão (lv) farsi (fa)
lituano (lt) islandês (is) eslovaco (sk) croata (hr)
Hindi (hi) vietnamês (vi) hebraico (he) tailandês (th)
indonésio (id)

[x] fechar


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas