sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

8274 - INVASÃO DO IRAQUE

Invasão do Iraque em 2003
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas estas não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a verificabilidade. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Helicópteros do Exército dos Estados Unidos indo em direção ao Iraque durante o começo da invasão em 2003.A Invasão do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de Março através de uma aliança entre os Estados Unidos da América, Reino Unido e muitas outras nações, numa aliança conhecida como a Coalizão. A ofensiva terrestre foi iniciada a partir do Kuwait, depois de uma série de ataques aéreos com mísseis e bombas a Bagdad e arredores ter aberto o caminho às tropas no terreno.

Os efetivos, assim como os meios materiais do exército iraquiano, haviam sofrido forte deterioração, desde a Guerra do Golfo (1991), contando então com 17 divisões do exército regular (contra as 40 que possuíam na guerra de 1991), além das seis divisões da Guarda Republicana.

Apesar de alguma resistência por parte dos iraquianos, as forças terrestres da coligação norte-americana e britânica avançaram bastante até terem um abrandamento no dia 25 de Março por falta de provisões. A 26 de Março foi aberta a frente norte de ataque com a chegada de forças aerotransportadas à região norte controlada pelos curdos.

Encontrando menor resistência do que a inicialmente previsto, as tropas norte-americanas, a 4 de Abril ocupam o aeroporto internacional de Bagdad, situado a poucos quilómetros da capital. No dia seguinte alguns tanques norte-americanos fizeram incursões no centro de Bagdade

Bagdá caiu a 9 de Abril e a 1 de Maio declarou o presidente norte-americano George W. Bush o fim das operações militares, dissolvendo o governo do partido Ba'ath, depondo o presidente Saddam Hussein. As forças da Coligação capturaram Saddam Hussein a 14 de Dezembro de 2004, dando início ao processo de transição de poderes à população iraquiana. A invasão procedeu segundo uma doutrina militar de intervenção rápida ao estilo Blitzkrieg e ao custo de apenas 173 mortos da Coligação (dos quais 33 britânicos).

Índice [esconder]
1 Ocupação do Iraque
2 Análise
3 As causas da invasão e seus efeitos
4 Ver também
5 Ligações externas
6 Referências gerais


[editar] Ocupação do Iraque

Rotas e grandes batalhas travadas pelas forças de invasão.Ver artigo principal: Guerra do Iraque
A expressão "ocupação do Iraque" refere-se ao envio de tropas norte-americanas e internacionais ao Iraque no ano de 2003, por decisão do presidente George W. Bush, dos Estados Unidos da América. O pretexto da ocupação, inicialmente, foi achar armas de destruição em massa que, supostamente, o governo iraquiano teria em estoque e que, segundo Bush, representavam um risco ao seu país, abalado desde então pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O presidente Bush tomou a decisão de invadir o Iraque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, mas com o apoio dos então chefes de estado Silvio Berlusconi (Itália) José María Aznar (Espanha) (Durão Barroso) (Portugal) e Tony Blair (Reino Unido) . Em 2004, após 1 ano de ocupação, entretanto, o presidente Bush muda o discurso ao dizer que a ocupação faz parte da libertação de países e a promoção da Democracia e da Paz mundial. Em 2003, o presidente iraquiano Saddam Hussein é capturado e mantido preso num local não revelado. Seus filhos são mortos numa emboscada em Bagdá. Às 6 da manhã, horário de Bagdad, do dia 30 de dezembro de 2006, Saddam Hussein é enforcado apesar das posições contrárias de várias instituições internacionais como a Anistia Internacional, União Europeia e diversos outros países. Foi executado junto com dois de seus aliados, sendo um deles seu meio-irmão e recusou-se a vestir o capuz, normalmente utilizado nas execuções. Antes de sua morte, Saddam pronunciou o nome do líder xiita iraquiano Moqtada Al Sadr.

[editar] Análise

Estátua de Saddam Hussein é derrubada no centro de Bagdad por populares.Os Estados Unidos entre 1981 e 2001 forneceram cerca de 50% das importações de armas de Saddam Hussein. A dívida de Saddam aos americanos atingiu entre o período 1988-1998 um montante entre 7 e 8 bilhões de dólares.

O segundo maior fornecedor de armas para o Iraque no período 1981-2000 foi, segundo o SIPRI, a China, fornecedora de 18% do equipamento militar neste período. A empresa petrolífera nacional chinesa, associada com um outro consórcio chinês negociava com Saddam Hussein a atribuição da exploração petrolífera no campo de Al Ahdab, no sul do país.

França, China e Rússia e o Conselho de Segurança das Nações Unidas opuseram-se à Guerra de 2003, juntamente com a Alemanha, cujo Chanceler Gerhard Schröder ganhara as eleições gerais de 2002 prometendo aos votantes que a Alemanha não entraria num possível conflito.

Grande parte da infra-estrutura do país foi destruída durante a invasão e foram contabilizados cerca de 140,000 mortos iraquianos, militares e civis.

Em 28 de Junho de 2004, a ocupação terminou oficialmente e o poder foi transferido para um novo governo liderado pelo primeiro-ministro Iyad Allawi, apesar de, em dezembro de 2004, tropas dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha, Polônia e de alguns países aliados ainda ocuparem o território iraquiano, com cerca de 160,000 soldados e cerca de 20000 servidores civis.

[editar] As causas da invasão e seus efeitos
Mais informações: História do Iraque

Imagem do Landsat 7 da NASA de Bagdá, em 2 de abril de 2003. As faixas escuras são a fumaça dos poços de petróleo destruidos em conjunto na tentativa de impedir o ataque das forças aéreas de invasão.As supostas armas de destruição biológica e caseira em massa que supostamente haviam no Iraque jamais foram encontradas pelas forças de ocupação. As também alegadas ligações de Saddam com grupos terroristas islâmicos nunca foram comprovadas. Na verdade, os grupos terroristas islâmicos opunham-se a Saddam, pois eram xiitas em sua maioria, enquanto o líder iraquiano era sunita e ao contrário do que se imaginava, o Iraque era um dos países mais laicos da região.

As hostilidades não cessaram até o dia (dezembro de 2009) e continuam sob a forma de guerrilha de resistência e/ou terrorismo na qual os chamados insurgentes atacam diariamente as forças de ocupação. Existem vários grupos diferentes de insurgentes. Há terroristas islamistas que pretendem desestabilizar o novo governo. Muitos deles são estrangeiros infiltrados no país, que por sua vez combatem outros estrangeiros infiltrados no país, os soldados estado-unidenses. Há também notícias de ataques por antigos elementos do aparelho sunita de Saddam. Por sua vez também houve desacatos provocados por elementos mais radicais entre os xiitas no sul.

Só para a retomada da cidade de Faluja, com cerca de 300.000 habitantes, o conflito rendeu, além de mortos e feridos, cerca de 210.000 desabrigados que se somam às demais vítimas desta guerra. Em Faluja os rebeldes tinham instaurado um regime semelhante ao dos talibans no Afeganistão, havendo relatos de tortura e assassinatos sistemáticos e um regime de terror (carece de fontes).

A derrubada do regime de Saddam Hussein e a subida ao poder dos clérigos religiosos teve diversos efeitos colaterais, dentre os quais, a perseguição a Cristãos e outras minorias religiosas.

A 3 de Fevereiro de 2004 o governo inglês anunciou a abertura de um inquérito aos serviços secretos relacionado com a alegada existência de armas de destruição maciça no Iraque.

A Comissão de inquérito foi presidida por Lord Butler of Brockwell e foi publicado a 14 de Julho de 2004, ficando conhecido por Relatório Butler.

[editar] Ver também
Juba, franco-atirador da resistência iraquiana.
Guerra do Iraque
Incursão da Turquia no norte do Iraque
[editar] Ligações externas
O Commons possui multimídias sobre Invasão do Iraque em 2003O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ocupação do IraqueNão à ocupação do Iraque Site com noticias e fotos da campanha no Brasil pela desocupação do Iraque
Iraq Foundation, Site do novo governo iraquiano, que atualmente passa por um processo de transição para democracia sob supervisão dos Estados Unidos.
Eleições no IraqueCorreio Internacional sobre a ocupação no Iraque
Iraq Bodycount Site que está contando o nº de mortos entre civis e militares durante todo o processo de ocupação do Iraque.
krysstal: Considerações sobre o porquê da invasão do Iraque (em inglês)
bombingwatch , Site que coleciona várias publicações de jornalistas e correspondentes de guerra sobre este tema.
usbombingwatch-reportagens diárias testemunhais, sobre os efeitos da invasão, ver também (vários autores, vários jornais).
[editar] Referências gerais
↑ Iraque: Gays dizem que estão sendo perseguidos (bbc.co.uk)
[Esconder]v • eGuerra ao Terrorismo
Linha do Tempo · Vítimas · Lugares · Críticas · FIAS
Participantes Operacional FIAS · Participantes na Operação Enduring Freedom · Força Multinacional no Iraque · Afeganistão · Aliança do Norte · Iraque (Exército do Iraque) · OTAN · Paquistão · Reino Unido · Estados Unidos · Filipinas · Etiópia
Objetivos al-Qaeda · Osama bin Laden · Abu Sayyaf · Insurgência iraquiana · Hamas · Jihad Islâmica da Palestina · Conselho Supremo das Cortes Islâmicas · Jemaah Islamiyah · Talibã · Jaish-e-Mohammed · Harkat-ul-Jihad-al-Islami · Hizbul Mujahideen · Hizbollah · Movimento Islâmico do Uzbequistão · Lashkar-e-Taiba

Conflitos Operação
Enduring Freedom Guerra do Afeganistão · OEF - Filipinas · Programa de Equipamento e Treinamento da Geórgia · OEF - Chifre da África · OEF - Trans Saara
Outros Insurgência no Magreb · Ocupação do Iraque de 2003 · Insurgência islâmica na Arábia Saudita · Guerra no Noroeste do Paquistão · Insurgência no sul da Tailândia · Guerra do Líbano · Guerra na Somália · Conflito Líbano-Fatah al-Islam

Ataques
islâmicos 2001–2002 Ataques de 11 de setembro · Ataque à Igreja de Bahawalpur · Ataque ao Parlamento Indiano · Voo 63 da American Airlines · Ataque terrorista à sinagoga de Ghriba · Atentado em Carachi · Acidente de trem de Jaunpur · Ataque ao Templo Akshardham · Atentados de Bali · Ataques de Zamboanga · Acidente de trem de Kurnool
2003–2004 Atantado de Riad · Atentados de Casablanca · Ataques de 2003 em Mumbai · Atentados ao Marriot Hotel de Jacarta · Atentados de Istambul · Atentados do SuperFerry 14 · Atentados de Madrid · Massacre de Khobar · Crise de reféns da escola de Beslan · Atentado de à Embaixada Australiana em Jacarta
2005–2006 Atentado em Londres · 2º atentando em Londres · Atentado de Sharm el-Sheij · 2º atentado em Bali · Atentado em Nova Deli · Atentado de Amã · Atentado de 2006 em Varanasi · Atentado de 2006 em Bombaim · Projeto de ataques em companhias aéreas transatlânticas em 2006 · Caso de terrorismo de Toronto em 2006
2007–2008 Atentados de 11 de abril de 2007 · Atentado de Ancara · Atentado em Londres em 2007 · Ataque ao Aeroporto Internacional de Glasgow · Ataque de 2007 a turistas no Iêmen · Ataque de Hyderabad · Atentado de Qahtaniya · Atentado de Carachi · Atentado de Baghlan · Atentado ao Congresso Filipino · Atentado em Argel · Assassinato de Benazir Bhutto · Atentado de Jaipur · Atentado à embaixada dinamarquesa · Atentada à embaixada indiana · Atentado ao consulado dos Estados Unidos · Atentado à embaixada dos Estados Unidos no Iêmen · Atentado de Islamabad · Atentados em Bombaim em 2008
2009–atualmente Ataque à equipe de críquete do Sri Lanka · Ataque de 2009 à turistas no Iêmen · Atentado de Lahore · Atentado ao Hotel Pearl Continental · Atentado de 2009 em Jacarta

Veja também Prisão de Abu Ghraib · Eixo do mal · Doutrina Bush · Prisões secretas da CIA · Rendição extraordinária · Prisão de Guantánamo · Lei de comissões militares de 2006 · Combatente ilegal · USA PATRIOT Act · Terrorismo islâmico
Terrorismo · Guerra

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_do_Iraque_em_2003"
Categorias: Guerras envolvendo o Iraque | 2003 no Iraque
Categoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2009
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
العربية Български Bosanski Català Cymraeg Dansk English Español Eesti Français Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia 日本語 한국어 Македонски Mirandés ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Српски / Srpski தமிழ் Türkçe Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 04h02min de 18 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Melhores correspondências para GUERRA DOS ESTADOS UNIDOS CONTRA O IRAQUE
Helicópteros do Exército dos Estados Unidos indo em direção ao Iraque durante o ... Ir para o texto »
do exército regular (contra as 40 que possuíam na guerra de 1991),... Ir para o texto »

COPÝRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas