sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

8304 - GUERRA DAS MALVINAS

FECHAR Fale com UOL EducaçãoEnvie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL
NomeE-mail Texto Outros canais de comunicação UOL
Erros de português e de informação, páginas não encontradas ou mal formatadas
Comunicar erros
Suporte, assinaturas, pagamentos, e-mail, cancelamento, publicidade e afiliados
SAC
Contato de outras áreas do UOL
Assessoria de Imprensa
Publicidade
Redação Folha.com

Comunicar erroFECHAR 04/04/2007 - UOL Educação - Atualidades
Guerra das Malvinas (2)

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.


Nome:

E-mail:

Descrição do erro:



ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBBB 11BelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
UOL BUSCA Web|Pesquisa escolar|Dicionários|Imagens Alemão/Português Francês/Português Inglês/Inglês Inglês/Português Italiano/Português Português Português/Alemão Português/Francês Português/Inglês Português/Italiano Português/Vários Idiomas AtualidadesEnsino Médio

04/04/2007 - 07h55
Guerra das Malvinas (2)
Guerra entre argentinos e ingleses no Atlântico Sul
Antonio Carlos Olivieri*
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Soldados ingleses retomam as Malvinas em junho de 1982

Em 2 de abril de 2007, uma estranha comemoração ocorreu na cidade de Ushuaia, a capital da província da Terra do Fogo, na Argentina. Comemorava-se a fracassada invasão que aquele país promoveu às ilhas Malvinas/Falkland, 25 anos antes. Ao mesmo tempo, reafirmava-se a disposição argentina de retomar, agora por meios diplomáticos, essas ilhas, que são um território administrado pelo Reino Unido desde 1833.

Deixando de lado qualquer juízo de valor acerca da reivindicação argentina sobre as ilhas Malvinas, que se localizam a 483 km de seu litoral sul, a história da Guerra das Malvinas merece de fato ser rememorada, pois ela encerra várias e importantes lições políticas, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Em termos nacionais, a Argentina de 1982 vivia sob uma ditadura militar, estabelecida por um golpe de Estado em 1976. O regime já estava desgastado, especialmente pela crise econômica a que arrastara o país. Nesse sentido, o ataque às ilhas foi uma forma de estimular o nacionalismo dos argentinos, angariando simpatias ao governo do general Leopoldo Galtieri e canalizando os descontentamentos para um inimigo externo, no caso os ingleses.


Margaret Thatcher: A Dama-de-Ferro
A princípio, as ilhas eram um alvo fácil, pois não contavam com forças defensivas e a ocupação foi um verdadeiro piquenique. O que os militares argentinos não esperavam era que o Reino Unido, embora também enfrentasse problemas econômicos e na política interna, resolvesse revidar o ataque e lutar pelo que considerava um direito seu.

Na época, o país era governado por Margaret Thatcher, a chamada Dama-de-Ferro, que já havia enfrentado uma ferrenha resistência interna, para retirar, com medidas duríssimas, a Inglaterra da crise em que vivia. Ela simplesmente não demonstrou o menor receio de recorrer a uma reação armada e despachou de imediato as poderosas forças navais britânicas para o Atlântico Sul.

Resultado: dois meses depois, em 14 de junho, a bandeira do Reino Unido ou Union Jack tremulava sobre a cidade de Stanley, a capital das ilhas Falkland (como os ingleses chamam as ilhas Malvinas). Nos combates navais e aéreos, morreram 649 argentinos e 258 britânicos. Mas isso não foi tudo: a derrota militar acabou com qualquer prestígio da ditadura argentina, que enviou jovens recrutas mal equipados para um lugar inóspito, onde enfrentaram forças armadas bem preparadas e altamente profissionais.


Democracia e diplomacia
Além disso, diversos escândalos de desvios de recursos vieram à tona, deixando claro que muitos comandantes argentinos estavam mais preocupados em se aproveitar da guerra para obter vantagens pecuniárias no âmbito pessoal. O governo Galtieri caiu e o general Reynaldo Bignone assumiu provisoriamente a presidência do país, até o restabelecimento da democracia no ano seguinte, com a eleição direta do presidente Raul Alfonsín.

No campo das relações internacionais, o episódio veio mostrar a relatividade do valor dos tratados e acordos entre as nações quando explode uma guerra. Obrigado pelo Tratado Interamericano de Assistência Recíproca a dar suporte militar à Argentina, os Estados Unidos não só deixaram de fazê-lo, como abasteceram os ingleses com informações militares. O Chile, sob a ditadura de Augusto Pinochet, também colaborou com os esforços de guerra britânicos, por conta de uma disputa territorial que alimentara com os argentinos, em 1978.

Um caso ainda mais escabroso é o francês. A França era o país que havia vendido às forças armadas argentinas os mísseis Exocet, de sua fabricação. No entanto, por fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, um pacto militar norte-americano e europeu, ela forneceu aos ingleses os códigos que permitiam desviar os mísseis de seus alvos, assim que o primeiro Exocet afundou uma embarcação inglesa.


Neutralidade do Brasil
Já o Brasil, sob o governo do general João Batista Figueiredo, esforçou-se para manter a neutralidade - o que o inclui no mesmo caso dos Estados Unidos, uma vez que também se tratava de um país signatário do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca. Verdade seja dita, contudo: teria sido uma loucura embarcar na fracassada aventura militar argentina.

No âmbito internacional, também, é interessante ressaltar como certos aspectos simbólicos podem suplantar fatos: a vitória da seleção Argentina e contra a Inglaterra, na Copa do Mundo do México, em 1986, foi visto pelos argentinos como uma verdadeira revanche da guerra no Atlântico sul. Considerou-se o 2 a 1 sobre o time inglês como uma indenização moral pela derrota nas armas, quatro anos antes.


Grandes navegações
Compreender a disputa anglo-argentina pelas Malvinas/Falkland, porém, envolve voltar a um passado mais remoto, ao fim da era das Grandes Navegações. Em 1690, o navegador inglês John Strong tomou posse das ilhas, e batizou-as com o nome do patrocinador de sua expedição, o visconde de Falkland. No entanto, os ingleses não se fixaram no território, que foi ocupado por franceses, originários de um porto na Bretanha (oeste da França), chamado Saint-Malo.

Vem daí o nome îles Malouïnes, que depois virou Malvinas, quando o Reino da Espanha as adquiriu da França, em 1766. Dos espanhóis, que também não se preocuparam em ocupar e colonizar a região, os argentinos herdaram as ilhas, ao se tornarem independentes, em 1816.

Em 1833, porém, a Inglaterra, que era a maior potência colonial do planeta, resolveu ocupar as ilhas, que estavam abandonadas, valendo-se de seu poderio militar. Desde então as Falkland/Malvinas pertencem ao Reino Unido e são reclamadas pela Argentina. Diante dessa pendência secular, nada mais natural que você se pergunte: mas o que faz dessas ilhas um local tão cobiçado?


As ilhas Malvinas
Por incrível que pareça, quase nada. O território possui um clima gélido e um solo rochoso, formado de colinas, montanhas e planícies onduladas. Pingüins fazem parte da fauna nativa. Fala-se em grandes reservas petrolíferas, mas elas nunca foram encontradas. Assim, sua economia baseia-se na pesca, na criação de carneiros (para consumo da carne e exportação da lã) e, mais recentemente, no ecoturismo.

O arquipélago das Falkland/Malvinas compõem-se de duas ilhas maiores e por volta de duzentas ilhas menores. Embora o chefe de Estado seja a rainha Elizabeth 2ª e o território tenha um governador por ela nomeado, a chefia do Executivo é exercida por um membro indicado do Parlamento local, eleito diretamente pela população.

Portanto, para o Reino Unido, trata-se de afirmar seu passado e dar apoio aos cerca de 3 mil habitantes da ilha, todos de origem britânica e falantes do inglês (consta que a maior parte deles tem árvore genealógica que remonta ao século 19). Já para os argentinos, trata-se mais de uma questão de orgulho nacional e da proximidade das ilhas em relação ao seu território continental.
*Antonio Carlos Olivieri é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação. olivieri@pagina3ped.com
ATUALIDADESIMPRIMIR ENVIAR
COMUNICAR ERRO
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.Compartilhe: Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg BookmarksReforma Ortográfica Enem por escola Ideb por Estado Volta às aulas Disciplinas
Artes Atualidades Biologia Cidadania Ciências Cultura Brasileira Espanhol Filosofia Física Geografia História do Brasil História Geral Inglês Literatura Matemática Português Química Sociologia Onde Estudar
Cursinhos Pré-vestibular Cursos de Idiomas Educação a Distância Escolas em São Paulo Faculdades Intercâmbio Pós-graduação Últimas Notícias Fotos Vídeos
Curtas-Metragens Escolha uma carreira Enquetes Grupos de Discussão Pré-escola
Ditados Histórias Jogos Lição de Casa Operações Matemáticas Ensino Fundamental
Datas Comemorativas Ditados Folclore Operações Matemáticas Ensino Médio
Dicas de Português Inglês com a BBC Vestibular Ensino Superior
Pós-graduação Ranking de Cursos UOL Bolsa Pesquisa Pais e Professores
Dicas de Educação Vídeos Educativos Planos de Aula Resenhas Banco de Redações
Temas Como Participar Biblioteca Biografias Dicionários Fórum Grupos de Discussão Mapas Testes e Simulados
Provas de Vestibular Quizzes Simulados Testes de Idiomas Enade Enem Fies ProUni Fale com
UOL Educação
Sites Relacionados
5.400 anos de história
Almanaque da Folha
Aprendiz
Arquivos da Folha
Atlas Melhoramentos
Aulete
Catraca Livre
Ciência Hoje
Clickeaprenda
Enciclopédia Ilustrada
Ensino Superior
Escola Pública
Filosofia - Ciência e Vida
Folhinha
Guia de Pós-graduação
Guia Fundamental
Guia Infantil
História Viva
JC Online
Leituras da História
Língua Portuguesa
Novos Estudos
O Pensador
Revista Conhecer
Revista Educação
Revista Filosofia
Revista Geografia
Revista Língua Portuguesa
Revista Literatura
R2direito
Scientific American Brasil
Sociologia - Ciência e Vida
Receba notícias
Boletim
Celular
Clipping
Podcast
RSS
WIDGETS

FALE COM UOL EDUCAÇÃOShopping UOL
TV Plasma
Preços imperdíveis!
Porta Curtas
Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave



Veja a história dos
dias dedicados a comemorações, mês
a mês


Le Monde Diplomatique
Folha de S. Paulo
Veja
Disciplinas
Escolha uma opçãoArtesAtualidadesBiologiaCidadaniaCiênciasCultura BrasileiraEspanholFilosofiaFísicaGeografiaHistória do BrasilHistória GeralInglêsLiteraturaMatemáticaPortuguêsQuímicaSociologia
Biografias
Por ordem alfabética

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
CATEGORIASArqueólogosArquitetosArtistas plásticos brasileirosArtistas plásticos estrangeirosAstronautasAtletas brasileirosAtletas estrangeirosAtores brasileirosAtores estrangeirosAviadoresBailarinosBrasil Colônia/ImpérioChefes de Estado estrangeirosCientistasCineastasDramaturgosEconomistasEducadoresEscritores luso-brasileirosEscritores estrangeirosEstilistasFilósofosFotógrafosHistoriadoresInventoresJornalistasMédicosMonarcas estrangeirosMúsicos brasileirosMúsicos estrangeirosNavegadoresPolíticos brasileirosPolíticos estrangeirosPresidentes do BrasilPresidentes dos EUAReligiosos Sociólogos
Saiba como as coisas funcionam

Obras de referência
Sites e publicações

TÍTULOSAlmanaqueArquivos da FolhaAtlasLe Monde DiplomatiqueCronologia históricaEnciclopédiaJornaisLivrosRevistas

Aulete
Português


Houaiss
Português


Michaelis
Selecione o idioma Português / Português Português / Inglês Inglês / Português Português / Espanhol Espanhol / Português Português / Alemão Alemão / Português Português / Francês Francês / Português Português / Italiano Italiano / Português

Tradutor Babylon

Traduzir para português alemão chinês (S) chinês (T) espanhol francês hebráico holandês inglês (US) italiano japonês
Outros dicionários
Shopping UOL
Incrível: Notebook
Várias marcas a partir de
R$ 1.299!
Roteador Wireless
Internet sem fio a partir de
R$ 99.
WebCam
Diversos modelos
a partir de
R$ 34,20! UOL Links Patrocinados
Fale Inglês Fluentemente

Aprenda a Falar Inglês Fluente de Forma Rápida e Segura. Confira!

www.InglesFluenteOnline.com.br

Volta às Aulas - Kalunga

Cadernos, mochilas, agendas e muito mais. Antecipe suas compras, acesse

www.kalunga.com.br

Cursos e Educação

Busque universidades, empregos e cursos no exterior. Acesse o site

www.seruniversitario.com.br

Cursos Online à Distância

Com Professores! Escolha Sua Área De Atuação e Consiga Um Bom Emprego

www.newcursos.com.br

Curso Linguagem Corporal

Decifre Gestos que Emite e Recebe Comunicação p/ Empresas e Grupos

www.cavallitreinamentos.com.br

BICool - Volta às Aulas

Customize seu quarto virtual e concorra a prêmios! Cadastre-se!

www.bicool.net.br

Quer Construir Carreira?

Comece por um estágio. Cadastre seu currículo e comece a trabalhar!

www.manager.com.br

Vá Estudar de Carro!

Encontre aqui o carro certo para você ir estudar com tranquilidade!

www.MeuCarroNovo/Exija BV Finaceira

Notebook Dual Core

c/ Desconto. Mais tecnologia Desempenho em até 12x +Frete Grátis

www.shoptime.com.br

Aula Ilimitada De Inglês!

Comunidade de Aprendizado Sem Esforço. EUA em Línguas: R$98,00

www.linkupcommunity.com

Garanta seu Futuro

Ingresse em uma área de sucesso. Curso de Educação Infantil, só R$40

www.cursos24horas.com.br

Vestibular Fora?

Encontre no Easyquarto acomodações c/ pessoas como você. Cadastre-se!

www.easyquarto.com.br

Anuncie aqui ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBBB 11BelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
© 1996-2011 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host


COPYRIGHT UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas