sábado, 29 de janeiro de 2011

8307 - GUERRA DOS SEIS DIAS

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC Brasil Escola Meu Artigo Cidades do Brasil Vestibular Canal do Educador Monografias
Guerras
Acesso RestritoAcesso Restrito



CanaisGrécia Antiga Idade Antiga Idade Média Roma Antiga Século XVI a XIX Século XX Século XXI Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial História História Geral História do Brasil Mais CanaisBrasil Escola Monografias Vestibular Meu Artigo Cidades do Brasil Canal do Educador Fórum Guerras » Século XVI a XIX » Guerra dos Seis Dias
Guerra dos Seis Dias

Israelenses durante a guerra dos seis dias

Em 5 de junho de 1967, deu-se início à Guerra dos Seis Dias. Conflito armado pelos israelenses, com o apoio dos EUA, atacaram o Egito, a Síria e a Jordânia.
Depois da vitória, os israelenses anexaram-se à península do Sinai, faixa de Gaza, Cisjordânia e colinas da Golan.

Anos depois do conflito arábe-israelense, o Egito voltou a ocupar o deserto do Sinai. Em 1967, adiantando um ataque iminente do Egito e da Jordânia, Israel surpreendeu as nações aliadas, lançando um ataque preventivo e arrasador à força aérea egípcia.



Em 5 de junho, ao amanhecer, a força aérea israelense (FAI), fez um ataque coordenado às principais bases aéreas do Egito, destruindo todos os seus aviões no solo e inutilizando as pistas, marcando o início da Guerra dos Seis Dias.

No período da guerra, a FAI, destruiu 350 aviões árabes e perdeu 31. O exército Egípcio tinha 7 divisões e cerca de 950 carros de combate.
O exército israelense montou a Operação Lençol Vermelho, fazendo um ataque-relâmpago.
Em 8 de junho, os israelenses fizeram uma armadilha, destruindo 60 tanques, 100 caminhões e 300 veículos. Para reabrir o estreito de Tiran, foi enviado um grupo de combate para o sul da península, a fim de encontrar com as forças pára-quedistas que saltavam em Sharma-el-Sheikh, não teve luta porque a guarnição egípcia havia se retirado.
Dificilmente na história militar, ocorreu uma vitória tão ampla e que foi conquistada em tão pouco tempo, foram apenas 4 dias para derrotar um grande exército com 7 divisões.



Século XX - Guerras - Brasil Escola

Comente este artigo Indique este artigo!
Artigos Relacionados
A Guerra das Laranjas
Armas biológicas na Guerra do Paraguai
Guerra da Independência do Brasil
Guerra dos Seis Dias
Guerra da Cisplatina
Guerras Guaraníticas

--------------------------------------------------------------------------------


Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2011 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas