sábado, 29 de janeiro de 2011

8323 - GUERRAS DO ORIENTE MÉDIO

iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC

HISTORIANET - A nossa história
GeralPré-História Antiga Medieval Moderna Contemporânea
BrasilColônia Império República
AméricaÍndia Colônia Independente Contemporânea Da Arte
Temática
Atualidades
Vestibulares
Notícias
Livros
Filmes
Mapas
Biografias
Ilustrações
Atualidades
Oriente Médio
No dia 5 de fevereiro de 1999, morria aos 63 anos o rei Hussein da Jordânia. O fim de seu reinado de 45 anos preocupou o mundo inteiro, pois Hussein quase sempre representou equilíbrio e moderação, numa região marcada pela instabilidade e radicalismos.

Na Quarta-feira, 16 de fevereiro de 1999, o lider curdo Abdullah Ocalan era preso no Quênia e transferido para Turquia, onde será submetido a um julgamento que poderá condená-lo a morte. Ocalan lidera desde 1985 o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), grupo que luta para estabelecer um país para os milhares de curdos que vivem na Região. Os acontecimentos acima, são apenas mais dois que marcam a complexa história do Oriente Médio no final do século XX.

Região das primeiras civilizações e berço do judaísmo, cristianismo e islamismo, o Oriente Médio tem uma longa história. É uma das histórias mais trágicas e fascinantes da humanidade.

Estrategicamente localizada entre Europa, Ásia e África, por suas terras estenderam-se os maiores impérios da História como o persa, macedônico, romano e mongol, até a islamização e arabização da região entre os séculos VII e VIII com Maomé e seus califas. Na idade média, ser civilizado era ser muçulmano. A ciência florescia na Espanha árabe. As trevas impostas pela Igreja encontravam resistência no mundo Islâmico. A filosofia greco-romana era traduzida por estudiosos muçulmanos: do grego para o árabe e do árabe para o latim. Desenvolveram estudos em astronomia, alquimia, medicina e matemática com tal êxito que, nos séculos IX e X, mais descobertas científicas foram feitas no Império Abássida do que em qualquer período anterior da história.

Como se explica que uma região de tamanho esplendor, encontra-se hoje numa situação tão crítica ?

Esse povo, que no passado distante já colonizou, encontra um cruel revés, na medida que no passado mais recente, foi também colonizado. Primeiro pelo império Otomano, substituído após a primeira guerra mundial pelo imperialismo franco-britânico. Some a essa breve retrospectiva o surgimento do petróleo como matéria-prima estratégica e a partilha da Palestina para formação de um lar nacional judeu.

Acho que já podemos começar a entender porque até hoje, o Oriente Médio ainda é considerado um "barril de pólvora".

A) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Região situada entre o Oriente e Ocidente tendo como referência o Mar Mediterrâneo, o Oriente Médio inclui os países costeiros do Mediterrâneo Oriental (da Turquia ao Egito), a Jordânia, Iraque, Península Arábica, Irã e geralmente o Afeganistão. De forma mais ampla, inclui também o conceito de Oriente Próximo, cuja área não é precisa, abrangendo normalmente a Península de Anatólia, Síria, Líbano, Israel e Palestina. Algumas vezes, integram-se ainda países do subcontinente indiano (principalmente o Paquistão).

A condição de área de passagem entre as regiões euro-asiática e africana, de um lado, e entre o Mediterrâneo e o Oceano Índico de outro, favoreceu o comércio de caravanas que enfraqueceu-se posteriormente em proveito das rotas marítimas, renovadas pela abertura do canal de Suez em 1869. Mais recentemente, o Oriente Médio surgiu como principal região produtora de petróleo do mundo, tornando-se objeto de rivalidades e conflitos internacionais. Além da economia baseada no petróleo e das fortes desigualdades sociais, a região também apresenta problemas nas uniões tribais e étnicas, na fragilidade das estruturas de governo e, sobretudo na centralização islâmica da vida política.

B) A FRAGILIDADE DOS ESTADOS
A maioria dos Estados do Oriente Médio surgiram recentemente, sob influencia do imperialismo franco-britânico, com a queda do Império Turco-Otomano após a primeira guerra mundial em 1918. A fragilidade destes Estados reflete-se nas ameaças pela divisão da sociedade, cujas aspirações são frustradas por governos autoritários de tipo monárquico ( Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos) ou republicano (Síria, Iraque, Turquia, Iêmem).

Internamente, nesses Estados, a base de poder é limitada a um grupo local ou familiar, segundo princípio dinástico ou pelo encampamento das responsabilidades civis e militares por um grupo religioso, regional ou corporativo.

C) A POSIÇÃO DO ISLAMISMO
Os muçulmanos constituem 95% da população do Oriente Médio, na maioria sunitas, superados pelos xiitas no Irã (90%), no Iraque (55%) e no Líbano (35%). As exceções são Israel, onde 80% da população são judeus; o Líbano, que possuí 40% de cristãos (divididos em 11 confissões) e o Egito, com 8% de coptas. Com absoluta maioria de população muçulmana, muitos países do Oriente Médio concedem um papel oficial ao islamismo, tanto constitucionalmente (caso do Irã após a revolução islâmica em 1979) como no cotidiano privado e familiar.

Após a Segunda Guerra Mundial(1945), os países do Oriente Médio tentaram relegar a religião somente à esfera privada, através do nacionalismo pan-arabista, cujo maior líder foi o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser. Na década de 1970 as massas urbanas e a classe média se afastaram do nacionalismo, adotando o fundamentalismo islâmico, que consolidou-se como ideologia dominante nas últimas décadas do século XX.

D) CONFLITOS NA REGIÃO





O Oriente Médio permanece uma das áreas mais instáveis do mundo, devido uma série de motivos que vão desde a contestação das fronteiras traçadas pelo colonialismo franco-britânico, até mais recentemente, a proclamação do Estado de Israel na Palestina em 1948, o que de imediato provocou uma primeira guerra árabe-israelense, onde Israel conseguiu repelir um ataque dos países árabes limítrofes. Mais três guerras seguiram-se entre as décadas de 1950 e 1970.

Em 1956, o Egito de Nasser nacionalizou o canal de Suez, provocando um ataque por parte de França e Inglaterra e a invasão israelense no Sinai e na faixa de Gaza. As forças dos três países foram obrigadas a se retirar, sob pressão da ONU, dos Estados Unidos e da União Soviética. Em 1967 ocorreu a Guerra dos Seis Dias, na qual Israel atacou o Egito, a Jordânia e a Síria, numa ofensiva que lhe permitiu conquistar toda península do Sinai, até o canal de Suez, Gaza, Cisjordânia, Jerusalém e as colinas de Golã da Síria. Em 1973 durante o feriado judeu do Yom Kippur (Dia do Perdão), a guerra reiniciou-se, quando Egito e Síria fizeram uma ofensiva surpresa que encontrou um contra-ataque fulminante por parte de Isarael.

Contudo as últimas décadas do século XX, apontam uma efetiva saída diplomática para um conflito que parecia não ter fim . A Intifada, movimento de rebelião palestina nos territórios ocupados, iniciada em 1987, juntamente com as pressões internacionais e a ação diplomática da OLP, levaram Israel a propor uma iniciativa de paz em 1989 que previa a eleição de representantes palestinos nos territórios ocupados , encarregados de encaminhar negociações com o Estado judeu. Com a vitória dos trabalhistas em Israel nas eleições de 1992, liderados por Ysaac Rabin e Shimon Peres, foram iniciadas negociações bilaterais diretas, conduzidas em absoluto sigilo na Noruega, entre diplomatas israelenses e representantes da OLP, que resultaram pela primeira vez no reconhecimento mútuo palestino-israelense.

Em maio de 1994 o primeiro ministro israelense Ysaac Rabin e o lider da OLP Yasser Arafat assinaram no Cairo um acordo sobre a autonomia palestina na faixa de Gaza e Jericó. Paralelamente, e sempre com ajuda dos Estados Unidos, Israel tenta intensificar conversações de paz com outros países árabes. O assassinato de Rabin por um judeu de extrema direita em novembro de 1994, colocou em risco o processo de paz no Oriente Médio. O chanceler Shimon Peres assumiu o cargo de primeiro ministro e em meio a atentados de ambas as partes comprometeu-se em dar continuidade às negociações com a recém constituída Autoridade Nacional Palestina, presidida por Yasser Arafat. Entretanto, as eleições de outubro de 1996 deram a vitória apertada ao candidato do Likud (partido de direita reticente aos acordos de paz) Benyamim Netenyahu. Desde então, o processo de paz encontrou mais dificuldades, apesar das pressões internacionais contra a intransigência do novo governo e sua política de incentivo ao estabelecimento de novas colônias judaicas em territórios árabes ocupados.






O Oriente Médio também foi abalado pela guerra entre o Irã e o Iraque entre 1980 e 1988. Perdendo o controle de navegação no canal de Chatt al-Arab, principal escoadouro de sua produção petrolífera, e sentindo-se ameaçado pela revolução islâmica no Irã (55% dos iraquianos são muçulmanos xiitas), o Iraque invadiu o Irã em setembro de 1980. A guerra teve várias reviravoltas, inclusive com utilização de armas químicas, fazendo mais de um milhão de mortos, (600 mil iranianos) e deixando os países economicamente destruídos, embora ainda fortemente armados.

Apesar do acordo de cessar-fogo, o clima político da região continuou explosivo e, em 2 de agosto de 1990 as tropas iraquianas invadiram, ocuparam e anexaram o Kuwait (Guerra do Golfo) provocando a intervenção internacional com o aval do Conselho de Segurança da ONU, e a derrota do Iraque que ainda mais tarde, teve que aceitar a criação de zonas de exclusão aéreas, no sul, com maioria de xiitas e no norte, com maioria de curdos. Estes, formam nesse final de século, o maior grupo étnico sem Estado. Uma verdadeira nação sem país com mais de 25 milhões de pessoas espalhadas e discriminadas por vários países do Oriente Médio. Mais um fator de preocupação nesta região, tão castigada nas últimas décadas.






Mais textos de Atualidades
"Guerra ao narcotráfico" é nova desculpa "humanitária" 04/05/2000
10 Anos de Reunificação Alemã 22/10/2000
11 DE SETEMBRO 08/09/2002
A ameaça nazista ronda a Áustria 04/05/2000
A Crise Iugoslava 04/05/2000
A Dívida Externa Brasileira 04/09/2000
A ditadura militar 04/05/2000
A Escravidão é um crime. 07/04/2003
A espiritualidade do Carnaval 15/03/2007
A guerra do desprezo - por José Saramago 04/06/2000
A Guerra no Iraque 07/04/2003
A História se repete???
A Igreja Católica 23/05/2007
A Ku Klux Klan e a segregação racial nos Estados Unidos 30/05/2001
A Lei Islâmica e o Indivíduo 25/09/2001
A mídia e Pinochet 14/03/2007
A morte de Milosevic 16/07/2001
A Negociação de Paz na Crise Iugoslava 04/05/2000
A nova cruzada contra o Islam 31/10/2001
A política externa dos Estados Unidos no Centro do Atual Drama do Povo Americano 24/10/2001
A Queda de Milosevic 10/10/2000
A Questão da Irlanda 04/05/2000
A Venezuela e o plebiscito 22/02/2005
Alemanha: Indenização para vítimas do Holocausto 04/05/2000
ARGENTINA: EX-DITADORES VÃO A JULGAMENTO 04/05/2000
As eleições em Taiwan 04/05/2000
As raças não existem 12/05/2009
Bin Laden? Não. Eurásia é o nome do jogo. 23/11/2001
Brasil: 500 anos 04/05/2000
Che Guevara 09/10/2007
Chile - Breve história 04/05/2000
Colômbia em números 04/05/2000
Conferência contra o Racismo 25/09/2001
Contra o terrorismo 14/09/2001
Coréia: Quem dividiu? 25/06/2000
CUBA 04/05/2000
Cuba: Elián, o fim do embargo e a Revolução 07/11/2000
Democrata ou Republicano 15/02/2005
Descaminhos do setor elétrico 06/07/2004
DIAMANTINA 04/05/2000
Eleições 2006 19/09/2006
Eleições no Afeganistão 03/03/2005
Estados Unidos: Eleições 2000 14/11/2000
ETA, o País Basco e a autodeterminação 14/08/2000
Etnocentrismo e Anacronismo no descobrimento do Brasil 08/06/2000
Guerra, Política e Entretenimento 15/07/2003
HAITI 29/01/2010
Impostos 12/12/2006
Intolerância do Taleban destrói patrimônio histórico 13/09/2001
IRÃ, ANO 2000: A NOVA REVOLUÇÃO 04/05/2000
Jogos Pan-Americanos 15/03/2007
Kosovo e Timor: tratamento diferente para dramas idênticos? (Alain Frachon) 04/05/2000
LÍBANO: 22 ANOS DE OCUPAÇÃO ISRAELENSE 04/05/2000
Lula Presidente: Um Novo Brasil
México: fim da hegemonia do P.R.I 09/07/2000
Novas revelações sobre a Operação Condor 18/07/2000
Novos conflitos em Jerusalém 10/10/2000
O anti João XXIII 29/04/2005
O Combate à Fome
O Crescimento do Islam e o Taleban 10/10/2000
O Ensino da História Africana 07/04/2003
O Genocídio Helênico 15/05/2001
O Governo Allende 04/05/2000
O Papa na terra santa 04/05/2000
O Preço da Fé 07/05/2007
O Submarino Kursk e a Guerra Fria 22/08/2000
Organizar idéias é o primeiro passo 30/01/2006
Oriente Médio 04/05/2000
Os Conflitos na Índia 27/08/2003
Os Primeiros Hominídeos Imigrantes 14/08/2000
Peru: Autoritarismo e Preconceito 08/06/2000
Plano Colômbia: mais uma do imperialismo norte-americano 11/01/2001
Plantation do séc. XXI 13/10/2008
Quando o sol poente engole o nascente 04/05/2006
Quem é Ariel Sharon? Seu passado e a perspectiva para paz no Oriente Médio com a vitória da direita em Israel 12/09/2001
Resistência islâmica retira Israel do sul do Líbano 04/06/2000
Submarino 17/10/2006
Torre de Pisa: A Recuperação da História 04/07/2000
Um ano da Nova Intifada 31/03/2002
Vietnã-EUA: 25 anos depois 21/11/2000
Vietnã: 25 anos depois 04/06/2000




Procure nos conteúdos:
Cadastre-seReceba atualizaçõesNós, o HISTORIANETTecnologia: Imaginara Interativa
Parceiros: WebNow!
Blumenau Online
Melhores correspondências para GUERRA DO ORIENTE MÉDIO
Após a Segunda Guerra Mundial(1945), os países do Oriente Médio tentaram relegar a religião somente à esfera privada, através do nacionalismo pan-arabista,... Ir para o texto »

COPYRIGHT HISTORIANET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas