sábado, 29 de janeiro de 2011

8369 - REUNIFICAÇÃO ALEMÃ

Conteúdo
Navegação
Mais conteúdo
Cabeçalho
Busca
Selecione dentre 30 idiomas

--------------------------------------------------------------------------------
A Empresa
Imprensa
B2B
DW-Akademie
DW-STORE
Expediente
Ajuda
Parcerias
Mapa do Site
Arquivo
BuscaProcurar por Buscar Busca Avançada
Do centro da EuropaChoose from 30 LanguagesChoose from 30 Languages Choose from 30 Languages English German Chinese Spanish Portuguese for Brazil Arabic Russian Persian Albanian Amharic Bengali Bosnian B/H/S Bulgarian Croatian Dari French Greek Hausa Hindi Indonesian Kiswahili Macedonian Pashto Polish Portuguese Romanian Serbian Turkish Ukrainian Urdu Choose from 30 Languages 29.01.2011
--------------------------------------------------------------------------------
PÁGINA INICIALFATOS EM DESTAQUE
Alemanha
Brasil
Europa & Mundo
Cultura
Ciência e Tecnologia
Economia
Meio Ambiente
Esportes
Calendário Histórico
CONHEÇA A ALEMANHA
Faces da Alemanha Cidades & Roteiros
Estudar na Alemanha
História
Dados Geográficos
Estrutura Política
Estrutura Econômica
Vida Cultural
Vida Social
Alemanha na Rede
Mapas
Tempo
CURSOS DE ALEMÃO
Aprender alemão
Deutsch unterrichten
Deutsch XXL
Português para a África
Programa
Áudio
Contraste
Learning by Ear
Frequências
DW-TV
Em Inglês
INTERATIVIDADE
Newsletter
Podcasting
RSS & Serviços
DW no Celular
Sua Opinião

Alemanha
Especial: Reunificação Alemã

Mesmo tanto tempo após a reunificação da Alemanha em 3 de outubro de 1990, prosseguem as diferenças e debates entre os dois lados da Alemanha.


DW-WORLD.DE
Alemães jamais esquecerão ajuda dos EUA na queda do Muro de Berlim, diz Merkel

Em discurso diante do Congresso norte-americano, premiê alemã agradeceu contribuição dos EUA no processo que levou à queda do Muro de Berlim há 20 anos. Hoje trata-se de "derrubar muros nas cabeças das pessoas". (03.11.2009)

Jovens dramaturgos apresentam Europa após a queda do Muro de Berlim

Ideia para projeto transnacional partiu do Instituto Goethe de Londres: festival com peças da Polônia, Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Sérvia e Romênia busca expressão artística para a queda do Muro e suas consequências. (03.11.2009)

Jovens alemães desconhecem a história da Alemanha comunista

A divisão da Alemanha é um dos períodos mais documentados da história do país. Porém o nível de consciência histórica coletiva é baixo. E os eventos sobre os 20 anos da queda do Muro pouco contribuem para mudar o quadro. (02.11.2009)

Mercado imobiliário berlinense sofre com crise financeira

Segundo mídia alemã, banco de investimentos Morgan Stanley pôs à venda o Sony Center, gigantesco complexo de edifícios que já se tornou ícone da região da Postdamer Platz, em Berlim. (01.11.2009)

"Madgermanes" - O regresso frustrado dos antigos trabalhadores moçambicanos na ex-RDA

"Madgermanes" – por este nome são conhecidos os mais de 20.000 cidadãos moçambicanos que trabalharam temporariamente na RDA, a extinta Alemanha de Leste, e que regressaram a Moçambique depois da queda do muro em 1989. (29.10.2009)

Alemanha celebra 19 anos como país reunificado

Com cerimônias oficiais em Saarbrücken e espetáculo de marionetes gigantes da companhia francesa Royal de Luxe, em Berlim, a Alemanha comemora dia em que o país foi oficialmente reunificado após queda do Muro de Berlim. (03.10.2009)

Especialistas fazem balanço do feminismo alemão 20 anos após queda do Muro

Quando o Muro de Berlim caiu em 1989, mulheres politicamente ativas da ex-Alemanha Oriental temiam que renovação acontecesse sem sua participação. Para muitas, reunificação foi retorno a antigos padrões de comportamento. (02.10.2009)

Economistas dizem que alemães do leste ainda têm problemas a superar

Os investimentos do governo impulsionaram o desenvolvimento do leste da Alemanha. Ainda atrasada em relação ao resto do país, região necessita soluções inovadoras para se equiparar ao lado ocidental. (02.09.2009)

Serviço público alemão incorporou 17 mil agentes da Stasi, afirma jornal

Debate ganha nova dimensão na Alemanha após Departamento Federal de Investigações confirmar que emprega 23 ex-funcionários da Stasi – um deles é guarda-costas da chanceler federal Angela Merkel. (09.07.2009)

"A economia engole tudo na Alemanha, a política bate em retirada"

A queda do Muro de Berlim, as transformações e o que aconteceu depois: temas para o escritor Ingo Schulze. Numa entrevista a DW-WORLD.DE, ele fala sobre sua imagem da Alemanha Oriental e o "desaparecimento do Oeste". (16.01.2009)

Baixa natalidade e emigração afetam população do Leste alemão

Vinte anos após a queda do Muro, o Leste da Alemanha ainda está diante de enormes desafios demográficos: cidades grandes conseguiram se estabilizar, as menores esvaziam cada vez mais. (13.01.2009)

O processo da reunificação alemã

Do final da Segunda Guerra Mundial à queda do Muro de Berlim: entenda como se deu a divisão da Alemanha, os fatos que levaram à reunificação do país e as consequências dessa "revolução pacífica". (08.01.2009)

Típico do Leste – Típico do Oeste

Já faz tempo que eles voltaram a ser um único povo, os alemães. Mesmo assim, continua-se a dizer: Típico do Leste! Típico do Oeste! Fizemos para você uma seleção de clichês, produtos e tradições. Clique e confira! (08.01.2009)

História alemã é marcada pelo 9 de novembro

O 9 de novembro está registrado na memória coletiva alemã por razões as mais díspares: em 1918, 1923, 1938 e 1989, o dia é inesquecível para a história do país. (09.11.2008)

Leste e Oeste da Alemanha: reunidos, mas não unificados

Quase 20 anos após a reunificação do país cortado pelo Muro de Berlim, um fosso econômico continua separando Leste e Oeste. Desemprego, baixos salários e baixo moral marcam a ex-Alemanha comunista. Exceções são raras. (03.10.2008)
WWW
Minisite Mauer Brasil (neu)

Minisite Mauer Brasil (neu)
Áudios e vídeos sobre o tema
Muitos prédios abandonados no Leste alemão (ambos os vídeos são em alemão)

Moradores do leste do país lamentam fim da Alemanha Oriental

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
© DW 2011
A Deutsche Welle não se responsabiliza pelo conteúdo de links externos.
English German Chinese Spanish Portuguese for Brazil Arabic Russian Persian Albanian Amharic Bengali Bosnian B/H/S Bulgarian Croatian Dari French Greek Hausa Hindi Indonesian Kiswahili Macedonian Pashto Polish Portuguese Romanian Serbian Turkish Ukrainian Urdu


COPYRIGHT DEUTSCHE WELLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas