segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

8422 - HIST[ÓRIA DA QUÍMICA

Home História Da Química Voltar HISTÓRIA DA QUÍMICA

Magia negra - Dos tempos pré históricos ao início da Era Cristã
Esta era uma era na qual as culturas Sumérias, Babilônica, Egípcias e Gregas estavam florescendo. Durante a maior parte deste período, o misticismo e a superstição prevalesceram sobre o pensamento científico. Nessa era, muitas pessoas acreditavam que os processos naturais eram controlados por espíritos, e que eles poderiam se utilizar de magia para persuadi-los a agir em seu favor. Muito pouco conhecimento químico foi conseguido, mas alguns elementos tais como o Ferro, Ouro e Cobre foram reconhecidos. Durante este tempo, os filósofos gregos Tales e Aristóteles especularam sobre a composição da matéria. Eles acreditavam que a Terra, Ar, Fogo e Água (alguns acreditavam em uma quinta substância conhecida como "quintessência", ou "éter") eram os elementos básicos que compunham toda a matéria. Pelo fim desta era, as pessoas aprenderam que o Ferro poderia ser conseguido a partir de uma rocha marrom escura, e o bronze poderia ser obtido combinando-se cobre e latão. Isso os levou a imaginar que se uma substância amarela pudesse ser combinada com uma mais dura, Ouro poderia resultar. A crença que o ouro poderia ser obtido a partir de outras substâncias iniciou uma nova era conhecida como Alquimia.

Alquimia - Do início da Era Cristã à metade do século XVII
Durante esta longa era, muitos alquimistas acreditaram que metais poderiam ser convertidos em ouro com a ajuda de uma "coisa" chamada "a pedra filosofal". Esta "Pedra filosofal" nucna foi encontrada, até onde se sabe, mas muitas descobertas de novos elementos e compostos foram feitas durante este período. No inísio co sédulo XIII, alquimistas como Roger Bacon, Albertus Magnus e Raymond Lully começaram a imaginar que a procura pela pedra filosofal era fútil. Eles acreditaram que os alquimistas poderiam servir o mundo de uma melhor maneira descobrindo novos produtos e métodos para melhorar a vida cotidiana. Isso iniciou uma corrente na qual os alquimistas pararam de buscar pela pedra filosofal. Um importante líder neste movimento foi Theophrastus Bombastus. Bombastus sentiu que o objetivo da alquimia deveria ser a cura dos doentes.

Ele acreditava que sal, enxofre e mercúrio poderiam dar saúde se combinados nas proporções certas. Este foi o primeiro período da Iatroquímica. O último químico influente nesta era foi Robert Boyle. Em seu livro: "O Químico Cético", Boyle rejeitou as teorias científicas vigentes e iniciou uma listagem de elementos que ainda hoje é reconhecida. Ele também formulou uma Lei relacionando o volume e pressão gos gases (A Lei de Boyle). Em 1661, ele fundou uma sociedade cient;ifica que mais tarde tornaria-se conhecida como a Sociedade Real da Inglaterra (Royal Society of England).

Química Tradicional - Da metade do século XVII ao meio do século XIX
A esta altura, os cientistas estavam usando "métodos modernos" de descobertas testando teorias com experimentos. Uma das grandes controvérsias durante este período foi o mistério da combustão. Dois químicos: Johann Joachim Becher e Georg Ernst Stahl propuseram a teoria do flogisto. Esta teoria dizia que uma "essência" (como dureza ou a cor amarela) deveria escapar durante o processo da combustão. Ninguém conseguiu provar a teoria do flogisto. O primeiro químico que provou que o óxigênio é essencial à combustão foi Joseph Priestly. Ambos o oxigênio e o hidrogênio foram descobertos durante este período. Foi o químico francês Antoine Laurent Lavoisier quem formulou a teoria atualmente aceita sobre a combustão. Esta era marcou um período aonde os cientistas usaram o "método moderno" de testar teorias com experimentos. Isso originou uma nova era, conhecida como Química Moderna, à qual muitos se referem como Química atômica.

Química Moderna - Da metade do século XIX até hoje
Esta foi a era na qual a Química floresceu. As teses de Lavoisier deram aos químicos a primeira compreensão sólida sobre a natureza das reações químicas. O trabalho de Lavoisier levou um professor inglês chamado John Dalton a formular a teoria atônica. Pela mesma época, um químico italiano chamado Amedeo Avogadro formulou sua própria teoria (A Lei de Avogadro), concernente a moléculas e suas relações com temperatura e pressão. Pela metade do século XIX, haviam aproximadamente 60 elementos conhecidos. John A. R. Newlands, Stanislao Cannizzaro e A. E. B. de Chancourtois notaram pela primeira vez que todos estes elementos eram similares em estrutura. Seu trabalho levou Dmitri Mendeleev a publicar sua primeira tabela periódica. O trabalho de Mandeleev estabeleceu a fundação da química teórica. Em 1896, Henri Becquerel e os Curies descobriram o fenômeno chamado de radioatividade, o que estabeleceu as fundações para a química nuclear. Em 1919, Ernest Rutherford descobriu que os elementos podem ser transmutados. O trabalho de Rutherford estipulou as bases para a interpretação da estrutura atômica. Pouco depois, outro químico, Niels Bohr, finalizou a teoria atômica. Estes e outroa avanços criaram muitos ramos distintos na química, que incluem, mas não somente: bioquímica, química nuclear, engenharia química e química orgânica.

Fonte: www.exatas.com
123



Sobre o Portal | Politica de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal Química
Ácidos e Bases
Aditivos Químicos
Alquimia
Alotropia
Aplicações dos Elementos Químicos
Aminoácidos
Armas Químicas e Biológicas
Átomo
Atmosfera
Bases
Biodiesel
Biosfera
Cadeia Carbônica
Camada de Ozônio
Ciclos Biogeoquímicos
Chuva Ácida
Combustível
Conceitos
Corantes e Pigmentos
Datação Isotópica
Definição de Átomo
Descoberta dos Elementos Químicos
Dicionário de Química
Dilatação dos Sólidos, Líquidos e Gases
Dualidade do Elétron
Elementos Químicos
Equilíbrios Químicos
Energia
Energia Cinética
Energia Nuclear
Entendendo a Tabela Periódica
Estados Físicos da Matéria
Estratosfera
Estrutura Atômica
Fissão e Fusão Nuclear
Fontes Alternativas de Energia
Funções da Química Inorgânica
Funções Químicas
Gases
Gás Natural
Hidrogênio
História da Química
História do Vinho
História da Radiologia
História do Átomo
História do Pão
História do Raio X
História da Tabela Periódica
Lei de Lavoisier
Ligações Iônicas
Ligações Químicas
Ligações de hidrogênio
MatériA e Energia
Mecânica Quântica
Modelo Atômico Atual
Modelo Atômico de Bohr
Modelo Atômico de Dalton
Modelo Atômico de Rutherford
Modelo Atômico de Thomson
Modelos Atômicos
Oligoelementos
Origem A dos Elementos Químicos
Ozonosfera
Oxigênio
Partículas Elementares
Partícula Onda
Plástico
Poliuretanos
Poluição Ambiental
Poluição das Águas
Poluição do ar
Poluição do Solo
Poluiçao Luminosa
Poluição Sonora
Poluição Térmica
Propriedades Periódicas dos Elementos
Proteínas
Quimica A é Vida
Quimica do Vinho
Quimica Orgânica
Radiação
Radiação Ultravioleta
Radioterapia
Radioatividade
Raios X
Reações Inorgânicas
Silicones
Sistemas, Substâncias e Misturas
Substâncias e Misturas
Sol
Soluções Químicas
Tabela Periódica
Tabela Periódica Comentada
Teoria Atômico Molecular
Teoria Cinética dos Gases
Teoria da Relatividade
Termoquímica
Troca de Estados Físicos da Matéria
"Armas" Químicas dos Hospitais
Bom dia Quimica
Dormindo Com a Química
MELHOR AMIGA
Morando Com a Química
Química da Beleza
Química da Bola
Química da Cor
Química da Imagem
Química do Chão
Química do Natal
Química dos Bytes
Química no Automóvel
Química no Pé
Quimica da Água Pura
Química que Embala
Química que Lava Roupas
Roupa da Química
Som da Química
Sorriso da Química


COPYRIGHT PORTAL SÃO FRANCISCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas