segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

8467 - HISTÓRIA DA ENGENHARIA


História da tecnologia
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A história da tecnologia é a história das ferramentas e das técnicas úteis para fazer coisas práticas. Relaciona-se intimamente com a história da ciência, que inclui a maneira como os seres humanos adquiriram o conhecimento básico necessário para construir coisas úteis. Os esforços científicos, especialmente nos tempos modernos, dependeram em regra de tecnologias específicas que permitiram aos seres humanos sondar a natureza do universo, de forma mais precisa do que a permitida pelos nossos sentidos. Os artefatos tecnológicos são produtos de uma economia, são uma força para o crescimento económico e constituem uma parte importante da nossa vida cotidiana. As inovações tecnológicas afetam e são afetadas pelas tradições culturais de uma sociedade. Elas são igualmente uma forma de desenvolver e projectar o poderio militar.

Índice [esconder]
1 Por períodos e regiões geográficas
1.1 Tecnologias primitivas
1.2 Tempos pré-históricos
1.3 Antigo Egito
1.4 Europa tribal
1.5 Roma Antiga
1.6 Índia Antiga
1.7 China Antiga
1.8 China medieval
1.9 Incas
1.10 Maias
1.11 Europa
1.12 Medieval
1.13 Século XIX
1.14 Século XX
2 Por áreas da ciência
2.1 História da biotecnologia
2.2 História da engenharia civil
2.3 História das comunicações
2.4 História da computação
2.5 História da tecnologia dos bens de consumo
2.6 História da engenharia electrotécnica
2.7 História das tecnologias da energia
2.8 História da ciência dos materiais
2.9 História da medicina
2.10 História da tecnologia militar
2.11 História da tecnologia nuclear
2.12 História da tecnologia científica
2.13 História dos transportes
3 Ver também


[editar] Por períodos e regiões geográficas
[editar] Tecnologias primitivas

A roda foi inventada em 4000 a.C., e tornou-se uma das tecnologias mais famosas e úteis do mundo. Roda no Museu Nacional de Teerão, no Irão.)Fogo, usado desde o paleolítico, possivelmente pelo homo erectus há 800.000 anos.
Ferramentas de pedra, criadas possivelmente há 100.000 anos.
Arco, funda, ca. 9.º milénio a.C.
Cobre, 8.000 a.C.
Agricultura, 8.000 a.C.
Roda, 4.000 a.C.
Escrita. 3.500 a.C.
Bronze, 3.300 a.C.
Ferro, 1.500 a.C.
Catapulta, 4a.C.
Ferradura, 300 a.C.
[editar] Tempos pré-históricos

Vénus de WillendorfEmbora não existam registros escritos relativos ao tempo pré-histórico, podemos ter uma ideia a respeito de como o mundo, e seus mecanismos, foram compreendidos ou interpretados pelo homem pré-histórico, através de evidências diretas e indiretas. A evidência direta inclui as pinturas rupestres encontradas na Espanha e na França, e outras obras de arte como, por exemplo, a Vénus de Willendorf. As outras evidências diretas são constituídas por ossos (como os que foram objecto de trepanação), múmias e ferramentas antigas. Apesar da relativa falta da evidência direta sobre o conhecimento possuído pelo homem pré-histórico, as tecnologias pré-históricas sobreviventes também permitem conjecturar sobre a compreensão do mundo nessa era.

A sobrevivência era a prioridade; mesmo hoje, com o grande tsunami de 2004, os ilhéus de Andaman recordaram os conselhos dos seus antepassado, foram para as elevações, e sobreviveram ao tsunami, como seus antepassados fizeram em tempos imemoriais. Estas pessoas relataram este conhecimento às tripulações do avião de resgate que estavam pairando sobre as ilhas de Andaman, após o avião ter sido atacado pelas suas setas .

Embora não haja nenhum registro escrito da inovação tecnológica de alguns povos ou culturas, existem provas dos seus empreendimentos na exploração: os povos malaios, por exemplo, espalharam-se pelo arquipélago da Malásia, atravessaram o Oceano Índico até Madagascar e também atravessaram o Oceano Pacífico, o que exigiu o conhecimento das correntes oceânicas, dos ventos, do velejamento, do movimento das estrelas, da navegação celeste, e dos mapas estelares. Os mapas estelares não eram feitos de papel, mas sim com cordas, varas e conchas. Os seus barcos eram de classe oceânica, há milhares dos anos, bem antes da tecnologia marítima do Ocidente ser capaz dos descobrimentos marítimos.

Antes deles, provavelmente pela caça e pela coleta, os aborígenes australianos e os índios americanos contornaram os continentes para povoar suas partes do mundo - uma viagem de dezenas de milhares de quilômetros, e que pode ter levado milhares dos anos.


Antes deles, provavelmente pela caça e pela coleta, os aborígenes australianos e os índios americanos contornaram os continentes para povoar suas partes do mundo - uma viagem de dezenas de milhares de quilômetros, e que pode ter levado milhares dos anos.

[editar] Antigo Egito
Os egípcios inventaram e usaram muitas máquinas simples, como a rampa e a alavanca, para auxiliar os seus processos da construção. O suporte de escrita egípcio, feito do papiro, e a cerâmica, foram produzidos e exportados para toda a bacia do Mediterrâneo. A roda, contudo, só chegou quando invasores estrangeiros introduziram a quadriga.

[editar] Europa tribal
Por volta de 1.000 a.C.-500 a.C., as tribos germânicas tiveram uma civilização da idade do bronze, enquanto os Celtas estiveram na idade do ferro na época da cultura de Hallstatt. Posteriormente, as suas culturas entraram em colisão com as práticas militares e agrícolas dos Romanos, há dois mil anos. Mas o tempo e os recursos necessários para conduzir a ciência tiveram que decorrer gradualmente.

[editar] Roma Antiga

Uma estrada romana de Pompéia.Artigo principal: Tecnologia greco-romana

A civilização romana incluía tecnologia para:

Arquitectura e engenharia
Construção de estradas
Agricultura intensiva
Metalurgia
Leis relativas à propriedade individual
Cantaria
Engenharia militar
Fiação e tecelagem
Porque Roma se localizava numa península vulcânica, com areia que continha grãos cristalinos adequados, o betão que os romanos inventaram era particularmente durável. Alguns dos seus edifícios duraram 2.000 anos.atras o mundo nao emchergava,por causa da tecnologia. O romanos percebiam de hidráulica e construíram fontes e chafarizes que se tornaram a imagem de marca da sua civilização. A falta dos banhos marcou o fim da civilização romana. Mas alguns banhos romanos (por exemplo, em Portugal ou Inglaterra) duraram até aos dias de hoje.

[editar] Índia Antiga

Mapa da Civilização do Vale do IndoA civilização do Vale do Indo, bem situada e com muitos recursos, constituía uma lição de sanidade e planejamento urbanos. Aqui se encontram dos primeiros exemplos de 'esgotos fechados', de banhos, de celeiros públicos etc.

Um painel encontrado em Mohenjo-Daro, descrevendo um ofício de navegador, mostra embarcações de muitos tipos. A sua construção é descrita em pormenor no Yukti Kalpa Taru, um antigo texto indiano de construção naval nesse tempo não existia escola era chamada de bachada da biroba era mais conhecida com um importante local de aprendizagem no mundo antigo. Era o centro da ensino para sábios de toda a Ásia. Muitos estudantes gregos, persas e chineses aprenderam aqui com grandes mestres - Kautilya , Panini, Jivaka, Vishnu Sharma.

As técnicas de construção e arquitetura indianas, compendiadas nos 'Vaastu Shastra", incluiam detalhes e plantas baseados em princípios científicos como a resistência dos materiais, a altura ideal da construção, a presença de fontes de água adequadas e a luz que preserva a higiene. É uma das primeiras ciências da construção a ser assim tão completa.

O Yukti Kalpa Taru, compilado por Bhoja Narapati, trata da construção naval.

A cultura da antiguidade indiana foi sempre muito variada na escolha das especiarias, dos condimentos e dos artigos ornamentais, pois a Índia era a origem do óleo de palma e do coco, do indigo e de muitos outros pigmentos e corantes vegetais, como o cinábrio. Muitos dos corantes foram usados na arte e na escultura. O uso de perfumes mostra algum conhecimento da aplicação das tecnologias químicas, particularmente nos processos de destilação e purificação.

[editar] China Antiga
Segundo o investigador Joseph Needham, os chineses foram pioneiros em muitas descobertas e desenvolvimentos. Os principais contributos tecnológicos da China incluem os detectores de sismos, fósforos, papel, o ferro fundido, o arado de ferro, o carro de mão, a ponte suspensa, o paraquedas, o gás natural como combustível, a bússola, a hélice, a besta, e a pólvora.

[editar] China medieval

Uma carta realizada após uma das expedições de Zheng HeO foguete de combustível sólido foi inventado na China por volta de 1150, cerca de 200 anos após a invenção da pólvora (que era o seu principal combustível) e 500 anos após a invenção dos fósforos. Ao mesmo tempo que a época dos descobrimentos tinha lugar no Ocidente, os imperadores chineses da dinastia Ming também organizaram expedições. Os navios de Zheng He chegaram a alcançar África. Mas as expedições deixaram de ser financiadas, sendo abandonadas. Quando os navios de Fernão de Magalhães chegaram ao Brunei em 1521, encontraram uma cidade rica que tinha sido fortificada por engenheiros chineses e protegida por um quebra-mar. Antonio Pigafetta anotou que muita da tecnologia do Brunei era igual à tecnologia ocidental desse tempo. Também, havia mais canhões no Brunei do que em navios de Magalhães, e os comerciantes chineses na corte do Brunei tinham-lhes vendido óculos e porcelana, que eram uma raridade na Europa. Contudo, a base científica para estes desenvolvimentos tecnológicos parece ter sido muito ténue. Por exemplo, o conceito de força não foi formulado claramente em textos chineses deste período.

Outras descobertas e invenções chinesas do período medieval, segundo a pesquisa de Joseph Needham, incluem: o barco movido a pás, a imprensa, tinta fosforescente, cadeia dentada, e a roca de fiar.

[editar] Incas

Macchu PicchuOs conhecimentos de engenharia dos incas eram grandes, mesmo quando medidos pelos padrões de hoje. Um exemplo é o uso nas suas construções de peças pesando mais de uma tonelada (por exemplo, Machu Picchu no Peru), colocadas de tal forma juntas que nem uma lâmina cabe entre elas. As aldeias usaram canais de irrigação e sistemas de drenagem, tornando a agricultura muito eficiente.

[editar] Maias
A civilização Maia não sabia fundir os metais nem conhecia a roda, mas possuía um sistema de escrita e conhecimentos de cantaria surpreendentes.

[editar] Europa
A queda do Império romano abrandou, mas não parou a inovação; os romanos preferiam o uso de óleos no banho, mas o sabão foi trazido pelas tribos que procuravam incorporar-se no império. Por altura da queda de Roma, a armadura de malha metálica que nós associamos com o cavaleiro medieval já era usada pela cavalaria pesada de Roma, até ser substituída pela armadura pesada mil anos mais tarde.

[editar] Medieval
Ver Tecnologia medieval.

[editar] Século XIX

Locomotiva Puffing Devil. 1801A locomotiva a vapor, inventada por Richard Trevithick, abriu o caminho ao transporte pelo caminho de ferro.

Barco a vapor.

Charles Babbage.

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[editar] Século XX

Paineis de controlo em Oak Ridge, durante o Projecto Manhattan.Rádio.

Avião

Televisão

Radar

Computador

Energia nuclear

Projecto Manhattan

Foguetão(Werner Von Braun)

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[editar] Por áreas da ciência
[editar] História da biotecnologia
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Artigo principal: História da biotecnologia

Ver também:

História da agricultura
História da alimentação
Alimentos geneticamente modificados
História das ciências agronómicas
História dos jardins
Biotecnologia
História do sushi
História do chá
[editar] História da engenharia civil
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Artigo principal: História da engenharia civil

Ver também:

História da arquitetura
História das pontes, portos, túneis, represas
História dos instrumentos
Cartografia
Engenharia urbana
Abastecimento de água
[editar] História das comunicações
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Ver também:

História da escrita
História das telecomunicações
História dos telefones móveis
História do radar
História do cinema
História da rádio
História da televisão
História da Internet
[editar] História da computação
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[editar] História da tecnologia dos bens de consumo
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Artigo principal:

Ver também:

História da tecnologia textil
História da ciência dos materiais
[editar] História da engenharia electrotécnica
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Artigo principal: História da engenharia electrotécnica

Ver também:

História da iluminação de rua
[editar] História das tecnologias da energia
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Artigo principal: História das tecnologias da energia

Ver também:

História da energia
História da mineração do carvão
História da máquina-a-vapor
História do combustível do álcool
História da fusão nuclear
[editar] História da ciência dos materiais
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Artigo principal: História da ciência dos materiais

Ver também:

Metalurgia
materiais e processar
[editar] História da medicina
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Ver também: História da farmácia

[editar] História da tecnologia militar
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[editar] História da tecnologia nuclear
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[editar] História da tecnologia científica
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Ver também:

História dos telescópios
Obervatórios
História dos microscópios
História da tecnologia da física de partículas
História da tecnologia de baixa temperatura
História da tecnologia da medida da temperatura e da pressão
[editar] História dos transportes
Artigo principal: História dos transportes

[editar] Ver também
História da tecnologia do motor
História da fotografia
História da tecnologia dos foguetes e do misseis
História do design
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