sábado, 29 de janeiro de 2011

8365 - REUNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

Reunificação da Alemanha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
História da Alemanha

Antiguidade
Germanos
Grande Migração

Idade Média
Frância oriental
Reino da Germânia
Sacro Império Romano-Germânico
Colonização do Leste
Seccionalismo

Formando uma nação
Confederação do Reno
Confederação Germânica
Revolução de 1848
Confederação da Alemanha do Norte
Unificação Alemã

Império Alemão
Império Alemão
I Guerra Mundial
República de Weimar
Alemanha Nazi
Governo Flensburg

Alemanha pós-Guerra desde 1945
Ocupação Aliada
Expulsão dos alemães
Alemanha Oriental
Alemanha Ocidental
Reunificação da Alemanha

Alemanha moderna
Alemanha moderna
editar
A reunificação da Alemanha (Deutsche Wiedervereinigung, em alemão) ocorreu em 3 de outubro de 1990, quando o território da antiga República Democrática Alemã (RDA ou Alemanha Oriental) foi incorporado à República Federal da Alemanha (RFA ou Alemanha Ocidental).

Após as primeiras eleições livres na RDA, em 18 de março de 1990, as negociações entre as duas Alemanhas culminaram no Tratado de Unificação (Einigungsvertrag, celebrado em 31 de agosto de 1990), enquanto que os entendimentos entre a RDA e a RFA e as quatro potências de ocupação (Estados Unidos da América, França, Reino Unido e União Soviética) resultaram no chamado "Tratado Dois Mais Quatro" (celebrado em 12 de setembro de 1990), que outorgava independência plena ao Estado alemão reunificado.

A Alemanha reunificada continuaria a integrar a Comunidade Européia (posteriormente, União Européia) e a OTAN.

O termo "reunificação" é utilizado para designar este processo, que é distinto da unificação da Alemanha, em 1871.


Mapas da RFA, da RDA e da Alemanha reunificada.A reintegração das duas Alemanhas teve um alto custo econômico, que gerou inflação e recessão. Um dos problemas sociais provocados pela reunificação foi a necessidade de estender a toda a população o nível de vida e poder de compra alcançado pelos habitantes do lado ocidental.

A União Democrata Cristã (CDU), de Helmut Kohl, venceu com folga as primeiras eleições na nova Alemanha, em dezembro de 1990, mas o governo enfrentou graves problemas, como o aumento da dívida pública, o alto índice de desemprego e a atuação de grupos neonazistas e de extrema direita, cujos ataques visavam sobretudo o grande contingente de imigrantes do país.

Apesar das dificuldades, Kohl manteve-se no governo em 1994, à frente de uma coligação da CDU com a União Social Cristã (CSU) e o Partido Liberal (FDP).

O governo alemão foi o que mais se esforçou pela formação da União Européia (UE), um grande projeto político do partido dirigido por Kohl e, anteriormente, por Konrad Adenauer. Os democratas-cristãos determinaram que a contribuição da Alemanha à UE fosse a maior de todas e lutaram incansavelmente para concluir o Tratado de Maastricht, que deu origem à nova entidade política. Contudo, as medidas de ajuste da economia, sobretudo os cortes de benefícios do generoso sistema previdenciário, e o aumento do desemprego geraram muitos protestos no país.

Desgastado pelos dezesseis anos consecutivos como chanceler (primeiro-ministro), Kohl foi derrotado nas eleições de 1998 pelo Partido Social Democrata (SPD), sob a liderança de Gerhard Schröder, que formou um governo com o Partido Verde Alemão. O desemprego continuou a ser um desafio para o governo, mas Schröder firmou sua reputação política ao fazer a Alemanha participar, depois de muitos anos, de importantes decisões internacionais, como a intervenção na Macedônia e a guerra contra o terrorismo promovida pelos Estados Unidos. Em 2000, completou-se a mudança da sede de governo de Bonn para Berlim e, em 2002, a social-democracia de Schröder voltou a triunfar nas eleições.

[editar] Ver também
Die Wende
Vergangenheitsbewältigung
[editar] Ligações externas
(em português) 20 anos da queda do muro de Berlim e da reunificação da Alemanha - Especial da Deutsche Welle Rádio
(em alemão) Tratado de Unificação (Einigungsvertrag)
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Reunificação da Alemanha
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Reunifica%C3%A7%C3%A3o_da_Alemanha"
Categorias: História da Alemanha | Século XX na Alemanha | Unificações nacionais
Categoria oculta: !Artigos bons na Wikipédia em norueguês
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
አማርኛ العربية Български বাংলা Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Français Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 한국어 Latina Latviešu Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Иронау Polski Română Русский Sicilianu Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Türkçe Українська اردو Tiếng Việt Winaray 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 15h35min de 22 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas