quinta-feira, 29 de março de 2012

AMAZÔNIA BRASILEIRA

Imprimir

Greenpeace Brasil Selecione um site International (English) ----------- Africa - Congo (Français) Africa - Senegal (Français) Africa - South Africa (English) Argentina (Español) Australia (English) Austria (Deutsch) Belgium (Nederlands/Français) Brazil (Português) Canada (English/Français) Chile (Español) China Mainland (简体中文) Colombia (Español) Czech Republic (Česky) Denmark (Dansk) East Asia (English) European Union (English) Fiji (English) Finland (Suomea) France (Français) Germany (Deutsch) Greece (Ελληνικά) Hong Kong (繁體中文) Hungary (Magyar) India (English) Indonesia (Indonesia) Israel (עברית) Italy (Italiano) Japan (日本語) Korea (한국어) Lebanon (العربية) Luxembourg (Français) Malta (English) Mexico (Español) Netherlands (Nederlands) New Zealand (English) Norway (Norsk) Papua New Guinea (English) Philippines (English) Poland (Polska) Portugal (Português) Romania (Român) Russia (Русский) Slovakia (Slovenčina) Slovenia (Slovenjia) Southeast Asia (English) Spain (Español) Sweden (Svenska) Switzerland (Deutsch) Switzerland (Français) Taiwan (繁體中文) Thailand (ไทย) Turkey (Türk) United Kingdom (English) USA (English) Home Quem somos Greenpeace no Brasil Greenpeace no mundo Prestando Contas Trabalhe conosco Missão e Valores 40 Anos O que fazemos Amazônia Clima e Energia Nuclear Oceanos Transgênicos Participe Redes Sociais Ciberativista Colaborador Voluntário Divulgue Multimídia Fotos Vídeos Jogos e Gadgets Papéis de Parede Blog Junte-se a nós Entrar Novo por aqui? Cadastre-se! Home O que fazemos Amazônia
Email Compartilhar Fascínio e destruição


Em 1999 chegamos à Amazônia para investigar a exploração ilegal de madeira. Não saímos mais. Muitas pesquisas e ameaças de morte depois, continuamos em campo. Aliados às comunidades locais, identificamos áreas sob pressão de desmatamento e denunciamos os responsáveis. Lutamos para que a produção de gado e soja, maiores vetores de devastação, parem de avançar sobre a floresta.


zoom
A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. © Greenpeace / Rodrigo Baleia
Do alto, do solo ou da água, a Amazônia brasileira é um impacto para os olhos. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) espalha-se uma biodiversidade sem paralelos. É ali que mora metade das espécies terrestres do planeta. Só de árvores, são pelo menos 5 mil espécies. De mamíferos, passa das 300. Os pássaros somam mais de 1.300, e os insetos chegam a milhões.

No Brasil, o bioma Amazônia cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados (49% do território nacional), e se distribui por nove estados (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Tocantins e parte do Maranhão). O bioma é muitas vezes confundido com a chamada Amazônia Legal - uma região administrativa de 5,2 milhões de quilômetros quadrados definida em leis de 1953 e 1966 e que, além do bioma amazônico, inclui cerrados e o Pantanal. (Mapa: bioma, Amazônia Legal e Limite Panamazônia)

Sob as superfícies negras ou barrentas dos rios amazônicos, 3 mil espécies de peixes deslizam por 25 mil quilômetros de águas navegáveis: é a maior bacia hidrográfica do mundo. Às suas margens, vivem em território brasileiro mais de 20 milhões de pessoas, incluindo 220 mil indígenas de 180 etnias distintas, além de ribeirinhos, extrativistas e quilombolas. Levando-se em conta toda a bacia amazônica, os números crescem: são 33 milhões de pessoas, inclusive 1,6 milhão de povos indígenas de 370 etnias.

Além de garantir a sobrevivência desses povos, fornecendo alimentação, moradia e medicamentos, a Amazônia tem uma relevância que vai além de suas fronteiras. Ela é fundamental no equilíbrio climático global e influencia diretamente o regime de chuvas do Brasil e da América Latina. Sua imensa cobertura vegetal estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono. A cada árvore que cai, uma parcela dessa conta vai para os céus.

Grandes também são as ameaças
Maravilhas à parte, o ritmo de destruição segue par a par com a grandiosidade da Amazônia. Desde que os portugueses pisaram aqui, em 1550, até 1970, o desmatamento não passava de 1% de toda a floresta. De lá para cá, em apenas 40 anos, o número saltou para 17% – uma área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Foi pela década de 1970 que a porteira se abriu. Numa campanha para integrar a região à economia nacional, o governo militar distribuiu incentivos para que milhões de brasileiros ocupassem aquela fronteira “vazia”. Na corrida por terras, a grilagem falou mais alto, e o caos fundiário virou regra difícil de ser quebrada até hoje.

A governança e a fiscalização deram alguns passos. Mas em boa parte da Amazônia, os limites das propriedades e seus respectivos donos ainda são uma incógnita. Os órgãos ambientais correm atrás de mapas adequados e de recursos para enquadrar os que ignoram a lei. Mas o orçamento para a pasta não costuma ser generoso. O resultado, visto do alto, do solo ou das águas, também é impactante.

Desenvolvimento para quem?

zoom
© Greenpeace / Daniel Beltra
Uma das últimas grandes reservas de madeira tropical do planeta, a Amazônia enfrenta um acelerado processo de degradação para a extração do produto. A agropecuária vem a reboque, ocupando enormes extensões de terra sob o pretexto de que o celeiro do mundo é ali. Mas o modelo de produção, em geral, é antigo e se esparrama para os lados, avançando sobre as matas e deixando enormes áreas abandonadas.

Ainda assim, o setor do agronegócio quer mais. No Congresso, o lobby por mudanças na legislação ambiental é forte. O objetivo é que mais áreas de floresta deem lugar à produção, principalmente, de gado e soja. A fome por desenvolvimento deu ao país a terceira posição dentre os maiores exportadores de produtos agrícolas. Mas os louros desses números passaram longe da população local.

As promessas de desenvolvimento para a Amazônia também se espalham pelos rios, em forma de grandes hidrelétricas, e pelas províncias minerais, em forma de garimpo. Mas o modelo econômico escolhido para a região deixa de fora os dois elementos essenciais na grandeza da Amazônia: meio ambiente e pessoas.

Soluções
- Desmatamento zero: Ao zerar o desmatamento na Amazônia até 2015, o Brasil estará fazendo sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global, assegurar a biodiversidade e o uso responsável deste patrimônio para beneficiar a população local. Ações contra o desmatamento e alternativas econômicas que estimulem os habitantes da floresta a mantê-la de pé devem caminhar juntas. A criação de um fundo de investimentos nacionais e internacionais tornaria a proposta viável.

- Áreas protegidas: Uma parte do bioma é protegida legalmente por unidades de conservação, terras indígenas ou áreas militares. Mas a falta de implementação das leis faz com que mesmo essas áreas continuem à mercê dos criminosos.

- Regularização fundiária: É a definição, pelo Estado, de quem tem direito à posse de terra. O primeiro passo é o mapeamento das propriedades privadas para possibilitar o monitoramento de novos desmatamentos e a responsabilização de toda a cadeia produtiva pelos crimes ambientais ocorridos.

- Governança: Para todas essas medidas se tornarem efetivas, o governo precisa estar na Amazônia, com recursos e infraestrutura para fazer valer as leis de preservação.


Últimas atualizações:
NotíciasFotosPublicaçõesTudo BR-163: a rota do descaso
Notícia | 28 - mar - 2012 às 13:12 1 comentário
Enquanto asfalto avançou, ações do governo para evitar o aumento do desmatamento ao longo da rodovia não saíram do papel Leia mais >
Código Florestal: mobilização pede o veto
Notícia | 7 - mar - 2012 às 12:46 4 comentários
Manifestação em frente ao Congresso pede a Dilma que cumpra sua promessa de campanha e recuse o projeto ruralista do Código Florestal, prestes a sair do Congresso Leia mais >
Madeira de lei fora da lei
Notícia | 1 - mar - 2012 às 11:44 6 comentários
Em investigação sigilosa, o Greenpeace descobriu que a Asia Pulp and Paper, terceira maior produtora de papel do mundo, continua desmatando ilegalmente e pondo em... Leia mais >
Um herói brasileiro na ONU
Notícia | 9 - fev - 2012 às 17:49 11 comentários
Condecorado Herói da Floresta na América Latina pela ONU, Paulo Adario dedica prêmio aos verdadeiros heróis do dia-a-dia e cobra a presidente Dilma sobre o Código... Leia mais >
Rebelde de resultados
Notícia | 8 - fev - 2012 às 22:10
Paulo Adario, do Greenpeace, recebe premio inédito da ONU por sua atuação em defesa da Amazônia. Ele diz que a honraria homenageia a todos os que defendem a floresta Leia mais >
Quanto valem as florestas?
Notícia | 7 - dez - 2011 às 16:46 12 comentários
Artigo publicado no jornal "O Globo" em 6 de dezembro de 2011, dia de votação do novo Código Florestal no Senado. Leia mais >
Próximo Anterior 123456789101451 - 6 de 865 resultados.

Tópicos

florestas















O que fazemos
Amazônia Clima e Energia Oceanos Nuclear Transgênicos Quem somos
Greenpeace no Brasil Greenpeace no mundo Prestando contas Trabalhe conosco Multimídia
Fotos Vídeos Jogos / Gadgets Papéis de parede Participe
Redes Sociais Ciberativista Colaborador Voluntário Divulgue internacional Acesse o site do Greenpeace local: Internacional Colaboradores
Contato FAQ Em destaque
Blog Experimento Fique atualizado
Assine a newsletter Feed RSS Greenpeace online
Twitter Facebook Flickr YouTube Delicious mais... Fatos sobre o Greenpeace
Em ação desde 1972.
3 navios nos oceanos.
40 escritórios:

- 2.000 funcionários. - 3.875.000 colaboradores. Seja um colaborador também!Rainbow Warrior em atividade
desde 1989. Arctic Sunrise em atividade
desde 1997. Esperanza em atividade
desde 2002. © GREENPEACE 2011
Política de privacidade Home Mapa do site

COPYRIGHT GREENPEACE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas