terça-feira, 20 de março de 2012

AS QUATRO DICOTOMIAS DE SAUSSURE

AuthenticationLogin with:My Google ProfileMy Twitter AccountMy FriendFeed AccountMy Yahoo! AccountMy Blogger AccountMy JS-Kit AccountMy Haloscan AccountMy OpenID As Quatro Dicotomias de Saussure
Porta de Entrada Fotografias Textos Poesia em nuvens Sobre mim
Com a obra Curso de linguística geral estabeleceu-se as bases para que o estudo das línguas fosse alçado à academia com o título de ciência.





Na obra, a genialidade de Saussure - que havia se dedicado ao estudo da física e da química, mas felizmente se rendera ao estudo da linguística - transparece intensa, até mesmo por ser uma obra póstuma, publicada através de anotações de seus alunos em sala de aula. Saussure estabelece a "análise estruturalista" e quatro pares de conceitos dos quais a linguística atualmente não prescindiria para seus estudos.





Esses quatro pares de conceitos são consensualmente chamados dicotomias, por serem definidos um em relação ao outro, e por não serem compreendidos de maneira fiel se estudados isoladamente. Daí temos sincronia e diacronia, língua e fala, significante e significado, paradigma e sintagma.





Após o linguista suíço, diversos outros repensaram, ampliaram e refutaram suas ideias - como é indispensável a toda ciência amadurecida. Schaff (“Introdução à Semântica”) apresenta uma classificação ampliada dos signos; em “Prolegômeros a uma teoria da linguagem”, Hjelmslev propõe sua própria teoria dos signos e em "Ensaios Linguísticos" ele repensa alguns conceitos saussureanos; André Martinet propõe a dupla articulação da linguagem, o que propicia maior compreensão de dois pontos: a priori das trocas paradigmáticas de unidades menores da língua (morfemas) e sintagmáticas da ordem das palavras e posteriormente da articulação de unidades desprovidas de sentido, tais como em nada, onde o fonema pode ser trocado dando origem a fada, cada e dada. E por sua vez também poderia articular-se a palavra nada em naja, napa, nata. Essa possibilidade de dupla articulação proporciona imensa economia linguística, já que, partindo de sons finitos, chega-se a construções infinitas. Outro autor de grande importância na ampliação e na realocação de alguns conceitos de Saussure é Eugenio Coseriu. Ele propõe uma redefinição na dicotomia língua/fala, com a interpolação do conceito de norma. Segundo Coseriu, mais apropriado seria o uso da tríade língua X norma X fala, sendo que o conceito saussureano de língua sofreria algumas modificações. Também é do linguista romeno a conceituação de quatro variantes linguísticas: as diatópicas, as diástricas, as diafásicas e as diacrônicas.





A primeira das dicotomias saussureanas é a Sincronia versus Diacronia. Para entendê-la, nada melhor que remontar a origem dessas palavras: ambos os termos são gregos, sendo sincronia construído de syn "juntamente" e chrónos "tempo", significando "ao mesmo tempo", enquanto em diacronia parte-se de dia "através" e chrónos "tempo", significando "através do tempo". A linguística diacrônica estudaria, pois, a língua e suas variações histórico-temporais, enquanto a linguística sincrônica estuda a língua em um certo momento, sem importar sua evolução temporal. Não importa para a sincronia, por exemplo, que "caligrafia" tenha significado, em um certo tempo, "escrita bela", pois que, ao contrário da diacronia, aquela se preocupa com a língua isolada do seu processo de mudanças históricas.





Os conceitos de língua e fala são a segunda dicotomia do linguista suíço. Para Saussure, a oposição desses dois conceitos se deve ao fato de a língua ser uma construção coletiva, enquanto a fala é uma propriedade individual. A primeira é definida como sistemática, enquanto a segunda como assistemática. Aí reside um fato interessante: a língua sendo um sistema, abre-se toda uma miríade de possibilidades analíticas, visto que sistema pressupõe inter-relação absoluta entre tudo na língua, justamente por um ponto se definir apenas pela existência dos outros. A importância desse conceito é o fato de que Saussure, através dele, estabelece o objeto de estudo da linguística, ao afirmar que esta deve se preocupar apenas com a língua. Através dessa dicotomia chega-se à próxima, que, apesar de simples a primeira vista, possibilita novos entendimentos sobre muitos fatos. O primeiro deles é sobre a própria língua, que antes sendo vista como um catálogo de nomenclaturas, passa a ter uma relação que foge a essa entre "palavras" e "coisas", partindo para uma entre "imagens acústicas" e "conceitos". A dicotomia Significado versus Significante redefine a língua e a emancipa. Significante e significado, juntos, formam um signo, cujo estudo denominou-se "semiologia".





A quarta dicotomia levou o nome de Sintagma versus Paradigma e é facilmente entendida com alguns exemplos. Toda frase, segundo essa dicotomia - e não apenas frases, mas também palavras e até signos extra-linguísticos (BARTHES, R.) -, possui dois eixos: um de seleção e outro de combinação. Na frase "Eu comprei um carro novo", há possibilidades combinatórias claras, tais como "Um carro novo eu comprei" (mudança de ordem das palavras) ou outras, como ao acrescentarmos novos termos à oração. Também há quase inumeráveis possibilidades seletivas, tais como: "eu / ele / tu / João / Dina - comprou / vendeu / roubou / explodiu - um / dois / três / muitos - carros / foguetes / caminhões - novos / velhos / antigos / raros". O eixo de seleção proposto pela relação paradigmática, corresponde às palavras que podem ocupar determinado ponto em uma sentença.





As contribuições de Ferdinand de Saussure são vastíssimas, e a linguística não as tem obscurecido. Pelo contrário: tem evoluído pari passu com o passar dos anos, talvez por uma necessidade inata do ser humano. Afinal, conforme bem definiu Confúcio nos “Analetos”, sem conhecer a linguagem, não há como conhecer o homem.








Vinícius Werneck


Para a Faculdade de Comunicação Social - UFJF


"A língua como objeto da Linguística"


Vale a leitura pra quem se interessar em Linguística. O texto fala sobre Ferdinand de Saussure e suas quatro dicotomias (Sintagma/Paradigma, Significante/Significado, Língua/Fala e Diacronia/Sincronia); foi preparado para a matéria Redação em Língua Portuguesa III, baseado no livro "Introdução à Linguística, VOL I", do FIORIN. O capítulo em questão é do Pietroforte.

Mas onde a porta por detrás da porta?*
domingo, 21 de junho de 2009
<< Praticante de versos enxutos, Júlio Polidoro é um "poeta magro", para usar a classificação de Manuel Bandeira. Seu lirismo tende sempre a agarrar o essencial, sem arrebatamentos, sem erguer a voz. O poeta, discreto, não parece apreciar os grandes arroubos. "O poema nasce nu", afirma. >>


O suíço Ferdinand de Saussure, se não pode ser considerado o iniciador da linguística - afinal, o estudo das línguas é fato remoto, tem crédito suficiente para ser encarado como o seu sistematizador.
Anterior
Próximo

Echo 18 ItensAdministrador
Entrar
Follow

Moderação
Configurações Gerais
Avisos Administrativos

Pegue isto para seu site
Blog do Echo
Echo no Twitter
Ajuda
– akeryus@hotmail.com
Boa explicação me abriu os olhos, agora é fazer a prova do exame =)
terça-feira, 15 de dezembro de 2009, 22:29:44– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – ModerateAprovado porConvidado MC
Excelente resumo.
quarta-feira, 21 de abril de 2010, 00:41:31– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – ModerateAprovado porConvidado Manoel Araújo
Muito bom o resumo. Estou fazendo Pós em Linguística e achei o texto muito exclarecedor. Parabéns.
terça-feira, 20 de julho de 2010, 20:36:44– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – ModerateAprovado porConvidado nmfsp
faço graduação em Letras, Itapipoca - Foi a explicação mais simples e mais clara q já vi, parabéns.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010, 11:17:17– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – ModerateAprovado porConvidado Vinicius Werneck
Obrigado! =)
quinta-feira, 5 de agosto de 2010, 12:58:51– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate Rosangela
legal! esclareceu o que o professor explicou em sala de aula hoje.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010, 19:19:21– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate Karolinne
Muito boa esta explicação.Estou no 1° semestre de letras na ufc,e hj terei minha 1° prova,e este texto tem uma explicação bastante simples e muito compreensivel.Obrigada!
sexta-feira, 10 de setembro de 2010, 10:12:58– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate Sandra Helena
Perfeito! Este conteúdo não é fácil de ser assimilado, porém, quando se consegue o "fio de Ariadne" as portas vão se abrindo. Obrigada!
sexta-feira, 1 de outubro de 2010, 09:37:29– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – ModerateAprovado porWalda Andrade karinne santiago
ótimo resumo. Sou acadêmica do segundo período de letras na puc - goiás e tenho prova sobre as dicotomias de Saussure no primeiro horário. A explicação foi esclarecedora!
quinta-feira, 4 de novembro de 2010, 11:40:51– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate Fábio Antunes
Ótima explicação, muito esclarecedora. Estava sentindo dificuldade para entender as dicotomias, pois amanhã vou fazer um seminário sobre Saussure. Vai me ajudar muito. obrigado!
domingo, 5 de dezembro de 2010, 17:40:11– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate rubia
ótima definição temos uma discussao hj que englobará também este conteúdo e esse resumo refrescou minha memória a respeito das dicotomias saussurianas! mt obrigada !
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011, 15:32:46– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate Aline venceslau
consegui compreenderem uma simples leitura o que o professor naum conseguiu ensinar em meses!
quarta-feira, 27 de abril de 2011, 15:07:17– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – ModerateAprovado porWalda Andrade Walda Andrade
Muito bom esse texto, consegui entender um assunto que venho estudando em sala de aula á meses e não conseguia compreender quase nada, agora com esse texto claro, clareou também minha mente! Parabéns!
domingo, 19 de junho de 2011, 09:04:27– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate priscilia walter
mt bom vai mim ajudar e mt na prova de linguística....
sexta-feira, 24 de junho de 2011, 01:15:35– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate Frannyci
Ótimo artigo.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011, 08:41:07– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate
< Prev12Next >
Social Networking by Echo
Deixe um comentário@Controls


Use my avatar from...
No avatar
My computer

My Google Profile
My Twitter Account
My FriendFeed Account
My Yahoo! Account
Gravatar email


De
Eu sou...
My Google Profile
My Twitter Account
My FriendFeed Account
My Yahoo! Account
My Blogger Account
My JS-Kit Account
My Haloscan Account
My OpenID
My Websites:
Meu Site



Para
Compartilhar com...
Esta Página
Meus Amigos do Google
Meus Seguidores do Twitter
Meus Seguidores do FriendFeed
Meus Amigos do Yahoo

Esta Página
O que você está pensando...Adicionar imagensSeguir




COPYRIGHT DO AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas