quarta-feira, 28 de março de 2012

BATE- PAPO COM PAULA SALDANHA

FECHAR Fale com Bate-papo UOLEnvie sua sugestão de convidado
NomeE-mail Texto Outros canais de comunicação UOL
Erros de português e de informação, páginas não encontradas ou mal formatadas
Comunicar errosSuporte, assinaturas, pagamentos, e-mail, cancelamento, publicidade e afiliados
SACContato de outras áreas do UOL
Assessoria de Imprensa
Publicidade
Redação Folha.com
Assine 0800 703 3000SACBate-papoE-mailE-mail GrátisNotíciasEsporteEntretenimentoMulherRádioVídeoShoppingUOL Bate-papoVocê pode
conversar com áudio
e vídeo em todas as salas

Assinantes
Criar sala
Estados
Idades
Namoro
Sexo
Tema livre
Criadas por assinantes
Cidades e Regiões
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins
Exterior
Idades
15 a 20 anos
15 a 20 por Estados
20 a 30 anos
20 a 30 por Estados
30 a 40 anos
30 a 40 por Estados
40 a 50 anos
40 a 50 por Estados
50 a 60 anos
Mais de 50 por Estados
60 a 70 anos
Mais de 70 anos
Outros temas
Amizade
Encontros
Namoro
Sexo
Imagens eróticas
Outras imagens
Variados
Exterior
Idiomas
Religiões
Tema livre
Criadas por assinantes
Clássico
Todas as salas
12.183
pessoas online 7.788
salas abertas 389.400
lugares SAC
Assinante, tire suas dúvidas ao vivo com nossos atendentes
Publicidade

Shopping UOLCompara e acha o menor preço!

- Câmeras Digitais
Notebooks
TV LCD
GPS
Auto MP3


Publicidade
Pessoas Salas
todas as salas | denuncie | segurança | regras de uso | ajuda | faça do Bate-papo a sua home page Bate-papo com convidados
ARQUIVO
AGENDA
BLOG
FOTOS VÍDEOS SUGIRA UM CONVIDADO
BATE-PAPO COM Paula Saldanha - 28/06/2006 às 15h00
Jornalista falou sobre o lançamento em DVD da série "Expedições". Em comemoração aos 10 anos do programa da TV Cultura, a jornalista Paula Saldanha e o biólogo e cineasta Roberto Werneck, idealizadores do projeto, reeditaram o material e transformaram em uma coleção de DVDs.


Leia mais sobre o lançamento
Veja trechos da série "Expedições"
Veja fotos de Expedições Amazônia
Leia mais na coluna da Mônica Bergamo
(03:22:47) Paula Saldanha: Ok Ku, Olá pessoal. Já estou na área.


(03:23:20) caio: oi paula, tudo bem? que bom te ver aqui! conta para mim o que tem nesse dvd, please!


(03:25:08) Paula Saldanha: Oi Caio. Que bom falar da Coletênea de DVDs Expedições. São 6 documentários sobre a Amazônia brasileira e peruana, reunidos em 3 DVDs trilingues. Foi fascinante produzir esses documentários!


(03:25:44) duda: quanto tempo durou as expedições?


(03:28:18) Paula Saldanha: Oi Duda. Isso variou muito. Nos documentários sobre os índios do Alto Xingu, a média das expedições foi de 15 dias. No primeiro DVD, com Cristalino e SOS Amazônia, viajamos por 25 dias o sul da Amazônia brasileira. No terceiro DVD, Nascente do Amazonas, fizemos mais de um mês de expedição à Quebrada Carhuasanta, no Nevado Mismi, a mais de 5.500 metros de altitude, nos Andes do sul do Peru.


(03:28:27) elton: O Greenpeace funciona?Do bem ou do mal?


(03:30:30) Paula Saldanha: Tudo bom Elton? O Greenpeace é das organizações na área de meio ambiente mais ativas que temos no mundo. Eles batalham muito, sempre para o bem. O setor do Greenpeace que atua no Brasil tem feito importantes conquisatas. Não acredite nas notícias sem fundamentos. Procure sempre as fontes seguras.


(03:30:32) edwilson: Não perco um Expedições. Estou no Acre. Quando chega o DVD aqui?


(03:32:45) Paula Saldanha: Oi Edwilson. Um grande abraço pra todo o pessoal aí do Acre. Já tem uns 10 anos que não viajamos por essas bandas, mas no dia 20 de julho estaremos por aí. A coletânea em DVD Expedições está sendo distribuída por todo o Brasil, aos poucos. Por enquanto todo mundo pode conectar - www.expedicoes.tv e ter acesso às informações, ao box da Coletânea completa e aos DVDs avulsos. Estamos agitando!


(03:32:56) Memorex: Paula, nessas expedições à Amazônia, o que mais lhe impressionou?


(03:36:00) Paula Saldanha: Momorex - para responder, é preciso separar as áreas: em termos de impacto inicial, o grande bioma amazônico nos impressionou no primeiro sobrevôo que fizemos, na década de 70, do estado do Amazonas, na época das cheias. Mas a grande expedição foi, sem dúvida a Nascente do Amazonas, nos pontos mais altos da Cordilheira dos Andes, metade da atmosfera terrestre, no meio do deserto de Nasca - um dos pontos mais secos do planeta. É laŽque nasce o grande rio Amazonas.


(03:36:04) golfinho: Paula, nos tempos do Globinho vc já tinha essas preocupações ecológicas? Ou foi ali que você atentou para isto?


(03:37:54) Paula Saldanha: Golfinho. Em 1971 encontrei meu companheiro de vida e de trabalho, o biólogo Roberto Werneck, pai dos meus 3 filhos. Em 1974 fui convidada para apresentar o programa Fantástico, na TV Globo. Já finha consciência ambiental nessa época e já estava propondo reportagens na área de meio ambiente para a TV.


(03:37:56) Ale- SP: Paula, boa tarde! Admiro seu trabalho e recentemente assisti ao programa no qual se apresentava o cultivo de soja na amazonia, foi assustador, na sua opinião o que acontecerá com nossa floresta daqui alguns anos com o cultivo desmedido?


(03:40:13) Paula Saldanha: Ale-SP.Você está com toda a razão por estar alarmado. No programa não demos uma perspectiva precisa. Mas o cientistas afirmam que, se a soja continuar degradando as terras e acabando com as nascentes do Cerrado e da Amazônia brasileira, em menos de 3 décadas os impactos sobre as regiões serão desastrosos, principalmente com o aumento de temperaturas, deminuição das chuvas e esgotamento da água.


(03:40:14) Lourdes: todo este trabalho de vcs será exibido na tv?


(03:41:55) Paula Saldanha: Oi, Lourdes. O Expedições é aŽresentado semanalmente nas redes nacionais públicas de televisão: TV Educativa e TV Cultura. Você pode ver os horário no nosso site www.expedições.tv; Todos os documentários da Coletânea já foram exibidos e estão disponíveis no nosso site.


(03:41:58) welinton - pr: qual foi o choque cultural mais violento que vc teve?


(03:44:45) Paula Saldanha: Oi Wlinton. O maior choque cultural que tivermos, em nossos 30 anos de expedições pelo Brasil, não foi com os índios do Parque do Xingu, que já tiveram muitos contatos com os indigenistas liderados pelos irmãos Villas Boas. Acredito que o grande choque foi o contato com grupos Yanomamis que tinham tido apenas 2 contatos com garimpeiros. Nos sentimos como estivéssemos retornando 500 anos na história do brasil.


(03:44:53) Joe Doe: Afinal de contas, os povos indígenas ajudam ou não a preservar as áreas de floresta; a revista Veja tem falado que os índios destroem a mata e impedem o desenvolvimento.


(03:47:15) Paula Saldanha: Joe Doe. Não acredite em tudo o que você lê. Determinados grupos indígenas, por força das circunstâncias, podem até sofre pressões econômicas e culturais para vender madeira etc. Mas o que a história mostra, e o que temos documentado é que a demarcação das terras indígenas foi a maior contribuição para a preservação das áreas naturais do Brasil - exatamente porque os índios precisam da terra como fonte de alimento.


(03:47:19) edwilson: Não creio que tenha sido fácil produzir esses documentários. Houve algum momento em que pensou em parar com tudo?


(03:50:28) Paula Saldanha: Edsilson. Você que é do Acre, me escute. Nunca pensamos em parar com tudo. Mas sofremos muitas brabeiras, nesses 30 anos de expedições pelo Brasil ( mais de 10 anos de programa Expedições). Em 1990, por exemplo, num sobrevôo entre Rio Branco e Xapuri, nosso peque avião teve uma pane, durante uma tempestade forte. Fizemos um pouso forçado na estrada para Xapuri, cruzando os dedos para não vir nenhuim caminhão.


(03:50:31) golfinho: Quantas pessoas formam a sua equipe de campo, quando vc sai para gravar?


(03:53:48) Paula Saldanha: Golfinho. Isso varia um pouco. Existem expedições mais complexas e longas, como a que estamos preparando para final de julho, para o oeste da Amazônia, que exigem 4 a 5 pessoas. Eu e Roberto sempre lideramos a equipe principal. Como gravamos com 2 ou 3 câmeras, levamos sempre um assistente de câmera (no mínimo). Pedro Werneck, nosso filho, diretor do programa Expedições, lidera outras equipes mais dinâmicas, que fazer aventuras mais radicais. O máximo de pessoas em nossas expedições é de 5 pessoas. Saímos uma vez por mês para gravar - isso é a nossa paixão.


(03:53:51) Agrônomo: quem patrocina suas expedições ja que viagens à amazônia são muito onerosas?


(03:55:32) Paula Saldanha: Agrônomo. Depois de fazer muitas produçõpes independentes, desde a década de 70, incluindo anos seguidos de reportagens para o Fantástico, iniciamos o projeto Expedições - que, desde o início foi patrocinado pela Petrobras. Hoje, a TV Educativa capta ao patrocínio e repassa para a produção do programa.


(03:55:35) GEOVANE: Paula, sou demógrafo e tenho particular interesse pelos impactos causados pela pressao da população sobre os recursos naturais. Em entrevista recente à Revista Veja, o "pseudo-demógrafo" americano Paul Ehrlich, retomando as idéias de Malthus, disse que a terra tem gente demais e que o crescimento da população tornou o mundo um lugar pior para se viver. Tendo em vista a sua vasta experiência na área ambiental, vc compartilha com Erlich da idéia de que o crescimento populacional é um grande problema para o meio ambiente, em especial no Brasil?


(03:58:34) Paula Saldanha: Oi, Geovane. Não concordo, de forma alguma. A história mostra e nós temos documentado "in loco" que os maiores problemas ambientais são causados por grandes grupos econômicos ou por negligência dos governos, num dos maiores "vazios" populacionais do país que é a Amazônia - esgotamento dos recursos florestais e naturais têm sido causado pelas grandes fazendas de soja que não têm nem 6 pessoas morando por lá. E brasileiro não come soja. É tudo pra exportação,


(03:58:48) Cicloviajante: Quando expedições chega a chapada diamantina ?


(04:00:46) Paula Saldanha: Alô Cicloviajante. Pedro Werneck, diretor do programa Expedições acaba de retornar da Chapada Diamantina e já está preparando uma série sobre essa região lindíssima, até o final do ano.


(04:01:58) Paula Saldanha: Pessoal. Foi ótimo conversar com todos vocês. Um abração e fiquem ligados nas informações de nosso site www.expedicoes.tv. Abração, Paula


(04:02:02) Lu Moderadora: O Bate-papo UOL agradece a presença de Paula Saldanha e de todos os internautas. Até o próximo!



iPod
Aproveite a partir de 8x de R$ 31,96. Confira!
Tablet
Aproveite: a partir de 10x de R$ 39,89
Notebook | Tv LCD
ARQUIVO Caroline Bittencourtapresentadora Bernardo Velascoator CW7banda REVEJA

Rodrigo Sant'anna do "Zorra Total": "sou tímido mas sou desbocado"


Digite m.uol.com.br no navegador do aparelho para continuar o papo

Siga o Bate-papo UOL pelo Twitter para saber de tudo o que está acontecendo

Curta nossa página no Facebook e fique antenado nas novidades do chat

Aplicativo do Orkut permite que você agende bate-papos com os seus amigos Assine 0800 703 3000SACBate-papoE-mailE-mail GrátisNotíciasEsporteEntretenimentoMulherRádioVídeoShopping © 1996 - 2012 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados - Hospedagem: UOL Host Comunicar erro nesta página| Crimes virtuais: denuncie
Comunicar erroFECHAR 28/03/2012
Bate-papo UOL

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.


Nome:

E-mail:

Descrição do err

copyright bate papo uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas