quarta-feira, 28 de março de 2012

EXPEDIÇÕES: PAULA SALDANHA

Loja Virtual | Expedições | Instituto Paula Saldanha | O Grande Amazonas | Entrar PortuguêsEnglishEspañol
Português
English
Español
HomeEmpresaEquipeProjetosEXPEDIÇÕESGaleria de ImagensInstituto Paula SaldanhaO Grande AmazonasLoja VirtualContato
Search


Instituto Paula Saldanha


Home / Projetos / Instituto Paula Saldanha

O Instituto Paula Saldanha foi criado em 1991, originalmente com o nome de Instituto Cultural Ecológico Terra Azul, como resultado da união de esforços de Paula com sócios-fundadores como Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Em 2003, a ONG foi declarada de utilidade pública.

Entre seus objetivos, Paula Saldanha destaca a divulgação do Brasil. A jornalista dirige e apresenta em rede nacional o programa ‘Expedições’ e criou, em 1979, o primeiro programa de meio ambiente da TV brasileira – o ‘Globinho Repórter’.

Através de centenas de documentários, que são resultado de trinta e três anos de produção independente junto a seu companheiro, o biólogo Roberto Werneck, Paula pretende “agregar valor histórico à produção audiovisual de televisão, dando ao público uma macrovisão do país e sua gente e contribuindo para a transmissão da memória nacional às próximas gerações”.

A documentação de Paula Saldanha vai além de um registro datado. As produções são dinâmicas e as relações com os povos retratados, orgânicas, construindo, ao longo do tempo, leituras e releituras históricas dos povos que constituem nossa nação, possibilitando, ainda, comparações entre décadas diferentes.

O caráter mobilizador das obras faz com que sejam base de estudos e pesquisas. É o caso da Expedição Científica Brasileira e Peruana à Nascente do rio Amazonas, em 2007. Com a participação de cientistas de instituições brasileiras e peruanas, a expedição oficializou a nascente do Amazonas no Sul do Peru e será base para futuras pesquisas e projetos, como a III Cúpula América do Sul – Países Árabes, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores do Peru. O Instituto Paula Saldanha fará uma série de publicações sobre o tema.

Vale ressaltar que Paula Saldanha e Roberto Werneck foram os primeiros expedicionários do mundo a fazer, em 1994, a documentação cinematográfica da verdadeira nascente do maior rio do mundo.

Além de abrigar centenas de obras audiovisuais, o Instituto Paula Saldanha também tem como um de seus objetivos conservar um acervo pessoal etnográfico de peças indígenas e artesanato brasileiro.

Para mais informções sobre o INSTITUTO PAULA SALDANHA, acesse: www.paulasaldanha.org .



Menu
Empresa
Equipe
Serviços
Sala de Imprensa
Contato
Projetos
O Grande Amazonas
EXPEDIÇÕES
Instituto Paula Saldanha
Motirô
Diretoria
Roberto Werneck
Paula Saldanha
Pedro Werneck
Lucas Saldanha
® Roberto Werneck Produções Cinematográficas. Todos os direitos reservados.


COPYRIGHT ROBERTO WERNECK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas