quarta-feira, 21 de março de 2012

FONÉTICA VERSUS FONOLOGIA (DIFERENÇA)

Distinção entre Fonética e Fonologia
Por Paula Perin dos Santos

A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel lingüístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.

À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.

A Fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposições paradigmáticas e combinações sintagmáticas. Observe no esquema:

1. Oposições paradigmáticas: aquelas cuja presença ou ausência implica em mudança de sentido. Ex.

/p/ata /b/ata /m/ata
Oclusiva Oclusiva Oclusiva
Bilabial Bilabial Bilabial
Surda Sonora Surda
Oral Oral Nasal2. Combinações Sintagmáticas: arranjos e disposições lineares no contínuo sonoro. Troca na posição dos fonemas entre si. Ex.

Roma, amor, mora, ramo

A Fonética e a Fonologia são duas disciplinas interdependentes, uma vez que, para qualquer estudo de natureza fonológica, é imprescindível partir do conteúdo fonético, articulatório e/ou acústico, para determinar as unidades distintivas de cada língua. Desta forma, a Fonética e a Fonologia não são dicotômicas, pois a Fonética trata da substância da expressão, enquanto a Fonologia trata da forma da expressão, constituindo, as duas ciências, dentro de um mesmo plano de expressão.

Segundo Saussure, “a fonética é uma ciência histórica, que analisa acontecimentos, transformações e se move no tempo”. Já a fonologia se coloca fora do tempo, pois o mecanismo da articulação permanece estável de acordo com a estrutura da língua em questão.

Mesmo não sendo uma concepção contemporânea, foi Saussure quem primeiro fez a distinção entre as duas ciências, através do uso de suas dicotomias (Langue/Parole, Forma/Substância). Foi com componentes do Círculo Lingüístico de Praga que a Fonologia passa a adquirir seu próprio objeto de estudo.

O termo ‘Fonética’ pode significar tanto o estudo de qualquer som produzido pelos seres humanos, quando o estudo da articulação, da acústica e da percepção dos sons utilizados em línguas específicas. No primeiro tipo de investigação, torna-se evidente a autonomia da Fonética em relação à Fonologia. No segundo tipo de investigação, porém, as relações entre as duas ciências se tornam patentes.

Fontes
CALLOU, Dinah e LEITE, Yonne. Iniciação à Fonética e à Fonologia. 5 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1995.


Data de publicação: 09/02/2009
Categorias: Linguística, Português Imprimir | Recomendar | Link



4 comentários sobre "Distinção entre Fonética e Fonologia". Clique aqui para adicionar um comentário.
Clique aqui para ver os comentários.

Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.
Conteúdo

Administração Artes Astronomia Atualidades Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia NotíciasEducação Enade Enem Gabaritos Inscrições Matrículas ProUni Vestibular


--------------------------------------------------------------------------------



COPYRITH





pAULA PERIN DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas