quarta-feira, 21 de março de 2012

GRAMÁTICA

Trabalhos Exercícios Resumos Livros Cursos ShoppingPublicidadeCola da Web » Português » Gramática
Gramática
O caso do MIM e do EU; do TU e do TE

É comum as pessoas dizerem: Este livro é para mim ler. Qual o equívoco? O certo é para eu ler. Simplesmente não observamos que o mim torna-se o sujeito de ler. Pelas leis da gramática, mim e te não funcionam como sujeitos da ação. Logo: Para eu fazer, para eu ler, para eu escrever. Mim e te não praticam ação. Logo, mim não passa no vestibular; mim não namora, mim não vai a jogo de futebol. Eu, sim, passo no vestibular. Estudo para eu passar no vestibular. Na verdade, isso parece língua de índio: Mim Jane, tim Tarzã...

Os alunos irão reclamar: Que diferença faz, todo o mundo entende quando a gente diz pra mim fazer? Ah, sim, vocês acham mesmo isso? Então vejamos:

Imaginem que um colega faça o seguinte convite:

Vou-te convidar para tu comeres lá em casa.

Tu é sujeito de comer. Logo, praticará a ação de degustar o alimento cozido. Trata-se de pronome reto, digno feitor de ações. Trocando para o pronome oblíquo:

Vou-te convidar para te comer lá em casa.

Mudou alguma coisa? Penso que sim. Agora o convidado, de agente da ação de comer, passa a ser o cardápio. Moral da história: Quando convidarem vocês para comer, perguntem se é com o reto ou com o oblíquo. Gentilmente, vai-se primeiro com o reto e, depois, mete-se o oblíquo.

O acento é grave

O uso do sinal indicativo de crase é um suplício

A crase é uma desgraça! Abaixo a crase! Serve pra quê? Ouvimos sempre essas reclamações dos alunos, porque ela incomoda mais que o elefante daquela musiquinha. Uma crase incomoda muita gente, duas crases...

Crase não é acento, é convenção, logo não marca a tonicidade. Os usuários (não do transporte coletivo, mas da língua) enfiam o acento grave conforme a eufonia. É forte, vai crase. Doce e grave engano.

O inusitado acontece por obra e graça de uma língua na qual a preposição e o artigo são idênticos: a. Daí à tragédia (com crase) é um passo. Os castelhanos perceberam o caos e se anteciparam: o artigo é la; e a preposição, a. Assim: Vamos a la casa de Maria é um enunciado claro, limpo, como a casa da própria.

Na outra ibérica língua, a de Fernando Pessoa, teríamos: Vamos aa casa de Maria. Quem daria crédito a esta grafia aa? Diriam tratar-se de coisa tipicamente lusitana. Bobagem reservada às (com crase) piadas.

De qualquer modo, experimente, heróico leitor dessa coluna, a pronúncia desses dois aas. Que tal? Não sentiu, por acaso, um bloqueio pulmonar? Logo, frisemos que o uso da crase é, antes de tudo, uma questão de saúde pública. Salvam-se os pulmões graças à (com crase) balsâmica crase.

Artifícios surgem como forma de evitar essa epidemia tão grave e aguda quanto a do Ebola. Troca-se a palavra à qual (com crase) a crase está ligada por uma masculina, surgindo ao, vai crase. Exemplo: Vai à praia. Vai ao litoral.

Adiante. Se a crase é a contração de a+a, ela poderá acontecer na frente de palavras femininas. Em Compro a crediário ou Compro a prazo temos o a como simples e inofensiva preposição, pois o artigo de prazo e de crediário é o. Pô!

Porém nada pode ser tão simples na vida do falante distraído da língua mãe de Bilac (cuidado! não disse falante da língua da mãe distraída do Bilac). Surgem, de inopino, não se sabe de onde, as locuções adverbiais femininas. Aqui não adiantam artifícios de troca por ao. Exemplos: Dobrar à direita; Ricardão colocou as calças às pressas; Saiu às cegas catando o Ricardão; A mulher estava às apalpadelas com o Ricardão; Agarrou a colega à unha; Estava à toa na vida, quando o Ricardão chegou às escondidas. Entretanto - Trancou a mulher a cadeado; Andava com ela a tiracolo. Todo o cuidado é pouco (com a crase e com o Ricardão).

Viu só, matei à paulada, mas matei a pau. Uau!

Onde ou Aonde?

Sublime pânico. E agora? Estamos escrevendo uma importante correspondência e nos assoma essa dúvida atroz, aterrorizante. Realmente, a Língua Portuguesa é a pior do planeta. Nada disso. Ledo engano, caro internauta indeciso.

É muito simples. Usaremos AONDE quando pudermos substituir por PARA ONDE. Assim,

Aonde você vai, com essa roupa sumariíssima. Porque podemos substituir por PARA ONDE você vai...

Mas,

Moro onde não mora ninguém. Porque é impossível substituir por Moro PARA ONDE não mora ninguém.

Fácil.

Então faça o teste. ONDE ou AONDE eu estava com a cabeça quando me casei com você?

VÍRGULA ANTES DO E

Alguém disse, em sabedorias populares, que antes do E não há vírgula. Quem disse isso? O nome do tal não surge. Alguém, me disseram, sei lá. Não caia nessa, caro internauta. Vamos à regra, à verdade nua e crua, doa a quem doer...

Haverá, sim, vírgula antes do E se esse E ligar duas orações com sujeitos diferentes. Como assim? Vejamos.

Ele pegou suas coisas, e ela não o impediu de sair.

Ele é o sujeito, pratica a ação de pegar. Ela pratica, ou deixa de praticar a ação de impedir. São dois verbos, duas ações, com sujeitos diferentes. Aliás, sujeitos que estão em vias de se separar. Logo, haverá vírgula separando as orações e os meliantes separatistas. Mas

Ele juntou as trouxas e seguiu rua a fora.

Ele é sujeito de juntar e de seguir. Logo, sem vírgula antes do E.

A partir de agora, cuidado com a vírgula antes do E, e muito cuidado com a mulher que o acompanha. Ninguém está a salvo. Ufa!

Objetos Diretos e Indiretos

Como diz o nome, objeto é a função sintática na frase que recebe a ação expressa pelo verbo. Assim, temos o velho clichê: "O povo não pode ser objeto da história, mas sim sujeito". Retórica, papo furado.
Há verbos transitivos, isso quer dizer que a idéia precisa transitar por eles para buscar um complemento. Assim, aproveitando o embalo:
O governo privatizou as estatais.

Sim, senhor, quem privatiza, privatiza alguma coisa. Ou seja, o verbo privatizar precisa de complemento, por ser incompleto na sua origem. Compare:
A oposição não descansa.

No sentido de tranqüilizar-se, quem descansa, descansa, e pronto. É verbo completo na sua essência. O povo não descansa enquanto não vir os corruptos na cadeia.

Os corruptos correm da lei.

O verbo correr não exige complemento, os corruptos podem correr juntos, acompanhados, com os amigos, em torno de Brasília. Todas essas idéias não funcionam como complementos, mas como termos acessórios que dão mais precisão informativa à frase.

Portanto, observemos o verbo votar. Quem vota, vota em alguém. Com esse significado é verbo incompleto, por essência sofre de aleijume, precisa de complemento, sem o qual não vive. Votamos em alguém. A preposição indica um complemento indireto, quer dizer, um objeto indireto.
Contudo, os deputados votaram o projeto do governo em troca de verbas. Nesse caso, é transitivo direto, exigindo objeto direto, que vai direto para o bolso de alguém. Quem?

Nesse momento, é fundamental sabermos quem é o complemento indireto de nosso votar. O nome que virá depois da preposição é decorrente da cidadania.

Nunca um complemento verbal foi tão importante.

Não jogue o seu complemento no lixo.





Trabalhos EscolaresArtes
Astronomia
Biologia
Educação física
Filosofia
Física
Geografia Geral
Geografia do Brasil
História Geral
História do Brasil
Informática
Inglês
Literatura
Matemática
Português
Psicologia
Química
Redação
Sociologia
Trabalhos AcadêmicosAdministração
Arquitetura
Contabilidade
Direito
Economia
Engenharia
Farmácia
Marketing
Medicina e Enfermagem
Pedagogia
PesquisasAutores
Biografias
Continentes
Corpo Humano
Cultura
Curiosidades
Doenças
Drogas
Estados Brasileiros
Globalização
Guerras
Países
Política
Mapas
Mitologia
Religião
Saúde
VestibularENEM - ProUni
Exercícios Resolvidos
Guia de Profissões
Links Úteis
Universidades
UtilidadeBibliotecas
Como fazer
Dicas de estudo
Dicionários
Tradutor
Programas
LivrosDownload de Livros
Resumos de Livros

Política de Privacidade Anuncie no Cola da Web Fale Conosco Enviar Trabalho © Todos os direitos reservados à Cola da Web.comInteração: O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos assim como NÃO apóia e NÃO APROVA a quem quer comprar Trabalhos Prontos, nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.


COLA DA WERB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas