quarta-feira, 21 de março de 2012

A HISTÓRIA E A LINGUÍSTICA

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História e lingüística
Enviado por Giselda Brito Silva
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Resumo
Considerações Iniciais
A Escola dos Annales como lugar de debate da interdisciplinaridade entre a História e a Lingüística
Bibliografia

Algumas reflexões em torno das propostas que aproximam a história da análise do discurso

RESUMO
Este texto trata de algumas questões polêmicas acerca da relação interdisciplinar entre a História e a Lingüística, essa última analisada na perspectiva da Análise do Discurso em sua vertente francesa e seus benefícios para o oficio do historiador. Para discutir tais questões foram tomadas algumas abordagens e categorias de uma e de outra área de conhecimento para exemplificar os benefícios de um trabalho interdisciplinar em nossa atualidade.

Palavras-Chave: Interdisciplinaridade; História; Lingüística; Análise do Discurso.


ABSTRACT

History & linguistics: some reflections around the approximation between history and discourse analysis

This text is about some polemical questions concerning the interdisciplinary relationship between History and Linguistics which is analyzed from the perspective of Discourse Analysis in its French version and its benefits for the work of the historian. In order do discuss these questions some examples and categories were taken from both historical and linguistic areas of knowledge to exemplify the benefits of interdisciplinary work as it is operative today.

Keywords: Interdisciplinary Studies; History; Linguistics; Discourse Analysis.

Considerações Iniciais
A questão central que aqui se coloca é um debate acerca da problemática construída em torno das propostas de estudo interdisciplinar entre a História e a Lingüística (esta última aqui tratada no campo da Análise do Discurso) e o estatuto dessa relação em nossos dias. Pois, não são poucos os historiadores que afirmam ficar "arrepiados" com a utilização desta metodologia de análise no campo da História, ao mesmo tempo em que vivemos a ampliação deste campo para os estudos dos discursos na história. Diante da questão, pretendemos promover um debate a partir de algumas propostas interdisciplinares defendidas por representantes da Escola dos Annales desde a década de 60/ 70.

Um primeiro aspecto a destacar é a necessidade de situar a Análise do Discurso como um campo disciplinar da Lingüística, daí a necessidade de promover uma rápida discussão acerca do estatuto e abordagens desta ciência na atualidade e em que medida se aproxima dos estudos históricos; o que nos leva ao segundo aspecto: uma discussão sobre o lugar epistemológico da Lingüística que predomina entre os historiadores. Com base em algumas discussões já promovidas sobre a relação da História com a Lingüística, podemos especular que a resistência por parte de alguns historiadores, quanto ao reconhecimento de trabalhos na fronteira entre a História e a Análise do Discurso, têm suas raízes na perspectiva que alguns historiadores têm do trabalho do lingüista, vendo neste apenas as vertentes estruturalistas saussurianas. Por sua vez, não é difícil encontrar entre os lingüistas afirmações de que o historiador continua preocupado com os grandes fatos, personagens e datas. Considerando-se estas questões, diríamos que, num lugar e noutro, há claros limites de percepção das mudanças e transformações por que tem passado o trabalho tanto do lingüista como do historiador.

Para muito de nós, felizmente, tornou-se evidente que o trabalho do historiador é muito mais do que ler e descrever fatos presos aos documentos, havendo uma compreensão de que é preciso, inclusive, conhecer as particularidades formais do documento escrito e oral numa clara aproximação com a Lingüística sem prejuízo para o trabalho do historiador. Da mesma forma, temos observado uma maior utilização da Análise do Discurso para o estudo da produção de sentido e dos discursos entrelaçados a determinados fatos históricos, considerados como práticas discursivas.

Diante desta conscientização, alguns historiadores passaram a se interessar pelos estudos das categorias e conceitos da Análise do Discurso, investindo numa maior aproximação com lingüistas e analistas do discurso. Entretanto, conforme já salientamos, esta aproximação ainda se mostra muito tímida e, em alguns lugares, ainda muito polêmica. A percepção das dificuldades de um trabalho interdisciplinar entre estas duas ciências não está restrita a nós historiadores, também entre lingüistas e analistas do discurso se pode localizar um lugar de debate sobre tais questões.

Para Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau, falando do lugar de lingüistas/ analistas do discurso, vivemos um momento de incompreensão entre um número importante de historiadores que se inquietam com uma aproximação com a Lingüística por medo de perderem o estatuto científico ao optarem por estudar a produção de sentido dos discursos nos contextos históricos. Para os autores, o debate sobre as aproximações entre História e Lingüística surgiu com intensidade durante as duas guerras, especialmente dentro da Escola dos Annales, com Lucien Febvre (1953), seguido por Mandrou e Dupront, que atribuíram uma grande importância à linguagem como objeto da História. Contudo, teria sido apenas nos anos 70 que a categoria "discurso", como objeto da história, teria passado a incorporar os trabalhos do historiador ocupando o cargo que eles denominam de historiador do discurso 2. Lembramos, aqui, que foi neste contexto que surgiu a grande contribuição do trabalho de Regine Robin discutindo a relação História/ Lingüística3.

Contudo, para Charaudeau e Maingueneau, apesar dos primeiros debates, foi com Koselleck que passamos a ter uma noção mais clara acerca das aproximações entre historiadores e lingüistas. Este teria sugerido propostas viáveis para se contornar algumas problemáticas geradas com os estudos das condições linguageiras das formas discursivas, para o acesso a uma compreensão histórica sem qualquer prejulgamento sobre a ligação da realidade ao discurso4.

Outros vêem em Michel Foucault uma das principais contribuições para as aproximações entre historiadores e analistas do discurso. Maria do Rosário V. Gregolin, por exemplo, afirma que Foucault formulou um lugar mais consistente para as aproximações entre a História e a Análise do Discurso, pois, foi com ele que historiadores, e também os analistas do discurso, passaram a tomar contato com formulações teórico-metodológicas que os levaram a compreender melhor a relação do saber com o poder por meio de análise das práticas ou acontecimentos discursivos5. Por outro lado, salienta a autora, uma compreensão da posição e importância de Michel Foucault para os que desejam compreender a relação História - Análise do Discurso "exige um ir e vir porque seu pensamento não é linear" 6, gerando muitas vezes falsas afirmações sobre seu pensamento.



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