terça-feira, 27 de março de 2012

HOWSTUFFWORKS

Assine 0800 703 3000SACBate-papoE-mailNotíciasEsporteEntretenimentoMulherShopping

Sortear Artigo A ferramenta Sortear Artigo leva a um artigo diferente a cada clique. Tente – e descubra algo novo a cada vez. Faça do ComoTudoFunciona a sua página inicial | Boletim por e-mail


Buscar no ComoTudoFunciona e na Web

TUDO SOBRE
Ambiente
Carros
Ciência
Crianças
Eletrônicos
Empresas e Finanças pessoais
Entretenimento
Esporte
–Esporte a motor –Esportes aquáticos –Esportes coletivos –Esportes individuais –Esportes radicais –Futebol –Lutas e artes marciais
Informática
Saúde
Sociedade e Cultura
Sua casa
Viagem



GUIA DE COMPRAS
Dicas sobre produtos
VÍDEO
Artigos e reportagens

QUIZ
O que você sabe?

BLOG
Ano Polar
Eurocopa
Gadgets
Verão abaixo de zero
BOLETIM POR E-MAIL

Publicidade
Principal > Esporte > Esportes radicais imprimir enviar por e-mail
Como funcionam as expedições ao Pólo Norte
por Tiffany Connors - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Neste artigo
1. Introdução a Como funcionam as expedições ao Pólo Norte
2. Localização do Pólo Norte
3. Vida no Pólo Norte
4. História das expedições ao Pólo Norte
5. Pioneiros do Pólo Norte
6. Visitando o Pólo Norte
7. Planejando uma expedição ao Pólo Norte
8. Mais informações
9. Veja todos os artigos sobre Esportes radicais

História das expedições ao Pólo Norte
As pessoas sempre sentem o desejo de explorar lugares novos. Ao longo da História, os exploradores foram motivados (ao menos em parte) pela promessa de fama e fortuna, e a exploração do Pólo Norte não representa exceção. Os primeiros exploradores do Pólo Norte estavam em busca da Passagem Noroeste (em inglês), uma rota de navegação pelo Ártico que facilitaria o comércio - e propiciaria mais riqueza - ao país que a descobrisse. Quando esses exploradores retornaram com histórias de que existiam diamantes e carvão perto do pólo, o mundo começou a ver o Ártico como uma espécie de baú de tesouro. De fato, a U. S. Geological Survey estima que cerca de 25% do petróleo e do gás natural inexplorados do planeta estejam no Ártico, o que é um bom motivo para as disputas entre países que desejam para si o controle da região [fonte: Leapman].


Time Life Pictures/Mansell/Time Life Pictures/Getty Images
O explorador norte-americano Robert Peary
Houve expedições ocasionais ao Pólo Norte no século 18 (em 1755, o Parlamento britânico ofereceu uma recompensa ao primeiro navio que chegasse a um grau de distância do pólo), mas foi apenas no começo do século 20 que as coisas realmente esquentaram. Em 1908, o norte-americano Frederick Albert Cook (em inglês) alegou ter sido a primeira pessoa a chegar ao Pólo Norte, mas seu compatriota Robert Edwin Peary (em inglês), com apoio de alguns dos colegas de viagem de Cook, contestou a alegação, e Cook acabou perdendo o crédito pela realização.


Peary - com uma equipe de 24 homens, 19 trenós e 133 cães de trenó (em inglês) - fez a primeira visita indisputada ao Pólo Norte, em 6 de abril de1909. Apesar disso, ainda houve uma controvérsia devido ao improvável percurso de 37 dias que Peary diz ter realizado. A maior parte das expedições da época demorava no mínimo alguns meses para se aproximar da meta. No entanto, em abril de 2005, o explorador Tom Avery recriou a expedição de Peary em trenó, com os mesmos materiais e suprimentos, e superou em cinco horas o tempo de Peary. Há quem ainda duvide que Peary tenha chegado ao exato Pólo Norte geográfico, mas o crédito pelo pioneirismo cabe a ele.



Quem é dono do Pólo Norte?


Do século 15 ao século 20, a Doutrina do Descobrimento foi reconhecida pelos exploradores europeus e americanos como norma quanto à propriedade de territórios. A doutrina funciona sob a simples regra de "quem chegar primeiro, tem o direito à posse", ou seja, a região descoberta pertence ao país que primeiro a descobrir.

Hoje, o controle da questão cabe às Nações Unidas. De acordo com a Convenção das Leis Marítimas da ONU, solicitações de direitos quanto ao Pólo Norte se baseiam na plataforma continental (extensão subterrânea do território) de cada país.

Em 2007, mini-submarinos russos - em missão de prospecção de depósitos de petróleo e gás natural sob o Pólo Norte - depositaram duas bandeiras russas no gelo ártico. Os canadenses não gostaram porque alegam que o Pólo Norte é deles. O mesmo vale para a Dinamarca (via Groenlândia), Noruega e Estados Unidos.



< ANTERIOR INTRODUÇÃO PRÓXIMA > Neste artigo
1. Introdução a Como funcionam as expedições ao Pólo Norte
2. Localização do Pólo Norte
3. Vida no Pólo Norte
4. História das expedições ao Pólo Norte
5. Pioneiros do Pólo Norte
6. Visitando o Pólo Norte
7. Planejando uma expedição ao Pólo Norte
8. Mais informações
9. Veja todos os artigos sobre Esportes radicais



Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:

Tiffany Connors. "HowStuffWorks - Como funcionam as expedições ao Pólo Norte". Publicado em 01 de abril de 2008 (atualizado em 16 de outubro de 2008) http://esporte.hsw.uol.com.br/expedicao-ao-polo-norte3.htm (26 de março de 2012)
FERRAMENTAS
IMPRIMIR | ENVIAR POR E-MAIL | COMO CITAR ESTE ARTIGO
AVALIE ESTE ARTIGO


FAVORITOS
Faça do HowStuffWorks a sua página inicial | digg it! (?) | del.icio.us




ASSUNTOS RELACIONADOS

Buscar imagens de expedições ao pólo norte
Como funcionam as geleiras
Geografia da Antártida
Geografia das Regiões Árticas

Publicidade


Adicione aos favoritos
ComoTudoFunciona em sua página inicial
Boletim por e-mail | RSS


Buscar no ComoTudoFunciona e na Web




Página inicial | Sobre a empresa | Anuncie | Boletim por e-mail | Trabalhe conosco | Fale conosco | Ajuda | Privacidade | Termos & condições de uso RSS
howstuffworks.com | howstuffworks china

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas