terça-feira, 20 de março de 2012

A INTERNET TEM AFETADO O CÉREBRO HUMANO?

Hospedagem de SitesCloud ComputingLoja VirtualRegistre seu domínio .com R$14,90www..com.br.com.net.net.brok
Publicidade
Logo NOW!DIGITAL| IDG NOW!| PC WORLD| COMPUTERWORLD| MACWORLD| EVENTOS Login Registro NewsletterBusca: Twitter LinkedIn RSS IBM Rational Requirements Composer: integrando todas as partes envolvidas no ALM. Baixe o trial.
IBM Rational Team Concert: une equipes de desenvolvimento e supera barreiras geográficas. Baixe
IBM Rational Quality Manager: mais controle e qualidade para seu projeto. Trial grátis.
IBM Rational Insight: as melhores e mais objetivas práticas de medição. Baixe o trial.
IBM Rational Requirements Composer: integrando todas as partes envolvidas no ALM. Baixe o trial.




A central de whitepapers de tecnologia do CIOHome Notícias Gestão Opinião Tecnologia Carreira Eventos
Gestão
A internet tem afetado o cérebro humano, diz Nicholas Carr
Segundo o especialista, a web tem mudado a forma como as pessoas fazem as coisas e também como elas pensam
CIO/EUA
Publicada em 24 de junho de 2010 às 09h45
E-mail Imprima Comente Erros? a a a inShare0
Quem leu essa matéria também leu:61% dos profissionais no Brasil são promovidos por mérito, mostra estudo
Pesquisa: redes sociais viram ferramenta para recrutamento de profissionais
Abordagem da indústria contrasta com expectativas dos departamentos de TI
O que é um SLA?
Desenvolvido por:
Em um artigo publicado em 2008 na revista The Atlantic, o professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Nicholas Carr pergunta ao leitor: “Is Google Making Us Stupid?” (Estaria a Google nos deixando estúpidos? – em tradução livre do inglês). Quando o artigo saiu, era provável que “sim, a web tem o poder de nos distrair e influenciar em como trabalhamos. Agora 'deixar-nos estúpidos?' Não, de jeito nenhum”.

Agora, passados dois anos da publicação do artigo de Carr, a certeza não é mais tanta. O autor expandiu o ensaio em forma de um artigo para as páginas de um livro chamado “The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains” (Oblíquo: O que a internet está fazendo com nossos cérebros – em tradução livre do inglês). A obra realiza uma expedição para dentro do cérebro de internautas e traz à tona os resultados do constante estímulo exercido pela Internet em nossas capacidades de concentração, de guardar informações, de racionalizar e de sentir empatia.

Em um trecho do livro, Carr escreve: “Ao longo dos últimos anos tenho a estranha sensação de que algo ou alguém andou fazendo experimentos com o meu cérebro, que remapeou e reprogramou.”

O autor recarrega e dispara contra o que pensa ser o grande malfeitor desse fenômeno: a Google.

“Cada clique na internet mina nossa concentração, destrói os fundamentos de nossa atenção.”, escreve, acrescentando: “O negócio da Google é vender distração”.

É preciso avisar, antes de mais nada, que o livro não é uma obra que prega o ciberapocalipse. O único pecado do autor consiste em não oferecer ao leitor as soluções para a série de questionamentos que levanta. Antes de tudo, Carr é um especialista em TI e não vislumbra a chegada de uma nova era de intelectualismo contemplativo e anuncia a plenos pulmões a característica principal intrínseca às inovações tecnológicas (de Gutemberg até a televisão): ela distrai.

Carr reúne um elenco bastante relevante de dados obtidos com base em trabalhos recentes e práticos – não tão experimentais assim. Baseado no que descobre, afirma que a tecnologia não está mudando o que fazemos, mas, também, como pensamos.

Ele apresenta referências do trabalho da psicóloga Patrícia Greenfield, desenvolvido na universidade californiana de Los Angeles (UCLA). Ela estuda a influencia da mídia na maneira de aprendermos. “Cada mídia desenvolve determinadas competências cognitivas em detrimento de outras. O uso crescente das mídias nos monitores fomenta o aperfeiçoamento da inteligência espacial. Isso pode nos habilitar a dar conta de diversas tarefas ao mesmo tempo, como é o caso de controladores de tráfego aéreo", pontua. "Ao mesmo tempo, as tarefas que demandam conhecimentos mais refinados, com o é o caso de recursos linguísticos, habilidade de reflexão, resolução de problemas com base na indução e o pensamento crítico, perdem", completa.


Ou, se preferirmos a síntese de Carr: “o ser humano está ficando superficial”.

Conflito de opiniões


Existem experiências em andamento que apontam para outro lado. Em um denso artigo publicado na seção de crítica literária do jornal New York Times do mês passado, Johan Lehrer citou descobertas de cientistas da UCLA que indicam um aumento da atividade cerebral quando se realizam pesquisas no Google - atividade superior à registrada quando um livro é lido.

Leher segue em rota de plena colisão com as afirmações de Carr. “Espantoso. Essa área do cérebro é responsável por determinadas aptidões, como atenção seletiva e análise deliberada. Justamente as áreas que Carr afirma estarem desaparecendo", afirma. Ainda segundo ele, o Google pode ser comparado a uma academia de ginástica para o cérebro, voltada a deixar as pessoas mais espertas.

Carr contra-argumenta com a informação de que os cérebros humanos são moldáveis. “Interrupções e distrações constantes enquanto estamos online impede que os cérebros exercitem de maneira eficaz as conexões neurais responsáveis por determinar a profundidade do raciocínio e a distinção entre as ideias. O que acontece é que nos tornamos unidades interpretadoras de sinais, passamos horas pastoreando informações desconexas e remendando fragmentos de memória temporária”, diz.

Até mesmo os links que oferecem ao leitor o acesso às informações necessárias não contidas no texto representam, na verdade, uma distração, acredita Carr. A pesquisadora da universidade de Michigan, Erping Zhu, realizou um ensaio com pessoas que liam o mesmo artigo online, mas com estruturas de links diferentes. Ela conclui que a qualidade da informação absorvida era inversamente proporcional ao número de links nas matérias. Zhu explica: Os leitores tinham a tarefa de avaliar a importância de cada link no contexto informacional dos artigos. Isso lhes tomava muito tempo e comprometia a capacidade que o cérebro tem em absorver as informações.

(Bill Snyder)
inShare0
Compartilhe:
DEL.ICIO.US GOOGLE BOOKMARKS TECHNORATI NETVIBES DIGG

Disqus LoginSobre o DisqusCurtir Não curti
Que bom que gostou. Gostaria de compartilhar?Facebook

Twitter

Compartilhar
Não obrigado
Sharing this page …

Obrigado! Close

Login Adicionar novo comentário Comentar como …
Ordenar por: populares Ordenar por: melhor classificado Ordenar por: recentes primeiro Ordenar por: antigos primeiro Mostrando 2 comentários
Kojo 1 comment collapsed Collapse Expandir
Parece obvio que a internet afeta o cérebro, assim como aprender a ler afeta o cérebro de uma criança. Lidar com fragmentos de informação nos dias atuais e passar por inúmeras mensagens desconexas e sem profundidade NÃO é exclusividade da INTERNET, é reflexo da Infobesidade que vivemos nos dias atuais.

A Curtir Responder 1 ano atrás 0 Curtir F

Antonio Taliberti 1 comment collapsed Collapse Expandir
O que a internet está fazendo com nossos cérebros? Leia http://tinyurl.com/nick-carr

A Curtir Responder 1 ano atrás 0 Curtir F
M Notificar por e-mail S RSS Widgets CIO
Coloque a CIO no seu site
RSS CIO
Assine o RSS da CIO
Publicidade

Ferramentas AnalíticasAs informações não param de chegar. Como tomar as melhores decisões?


Reportagens mais lidas
Cinco comportamentos que você deve evitar para não cometer suicídio profissional
Cinco passos para preparar a sua empresa para o Big Data
Cinco dicas para escolher o programa de MBA online ideal
Como priorizar projetos de TI
Quatro estratégias para garantir a segurança nos smartphones
Publicidade

White Papers
Arquitetura do Appliance de Data Warehouse IBM Netezza. Clique e saiba mais!
Oferecido por: IBM
O reconhecimento emergente do valor das análise de negócios se opõe ao grande crescimento da quantidade de dados estruturados e não estruturados.
Oferecido por:
Saiba como gerenciar volume enorme de informações e mantê-las atualizadas e disponibilizá-las para análises com simplicidade.
Oferecido por: IBM
Plataforma IBM Cognos. Saiba como alcançar de resultados de negócios reais e tangíveis.
Oferecido por: IBM White PapersRecomendadosExecutive BriefingWebcastsCompany Zones
Saiba qual antivírus foi considerado o Produto do Ano, de acordo com os mais rigorosos testes comparativos independentes.
CPF3 Consultoria e Tecnologia (Triscal) Melhora Resultados das Campanhas de Marketing.
Conheça os aspectos bem-sucedidos do CRM, sua importância, benefícios para força de vendas e dicas para ter altos índices de adesão.
Comunicação Unificada impacta diretamente na produtividade dos funcionários. Saiba mais sobre o conceito que pode transformar o seu negócio.
ICEC acelera Processos e se Prepara para Crescimento de 40% ao Ano com Infraestrutura de TI Escalável.
Projetos de sucesso começam com requisitos de alta qualidade.
Saiba o motivo das empresas escolherem o servidor IBM Power.
Habilitando o Borderless Network Access com as tecnologias com e sem fio da Cisco. Saiba mais!
Sociedade Corretora Paulista S.A. Agiliza em 85% a Recuperação do Site Principal e Obtenção de Dados.
Saiba como reduzir os custos de armazenamento com a unidade de fita mais rápida do mundo.
Itautec Agiliza Atendimento a clientes e Melhora a Produtividade da Assistência Técnica com CRM.
Conheça o Storwize V7000, o mais novo Storage da IBM; fácil de usar, rápido e eficiente.
Estudo Forrester - O impacto do appliance de Data Warehouse IBM Netezza nas análises de negócios. Saiba mais!
Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. Melhora Relacionamento com Clientes a Baixos Custos.
Veja mais White Papers
ERP no controle. Eficiência e CompetitividadeDownload gratuitoO cliente no centro da estratégia. CRM torna a disputa pelo consumidor mais eficazDownload gratuitoNegócio Eficiente: A importância de atualizar a arquitetura de sistemas e de hardware. Download gratuitoCom as rédeas do comando: banco de dados no centro da estratégia.Download gratuitoSociedade Corretora Paulista S.A. Agiliza em 85% a Recuperação do Site Principal e Obtenção de Dados.
Download gratuitoClaro melhora governança corporativa com arquitetura voltada a serviços.
Download gratuitoPráticas recomendadas para Gerenciamento de custos do data center por Aplicação e Consolidação do servidor. Veja mais!
Download gratuitoAzul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. Melhora Relacionamento com Clientes a Baixos Custos.
Download gratuitoClaro Unifica Informações Sobre Clientes em Única Plataforma e Reduz o Tempo de Atendimento em 25%.
Download gratuitoO reconhecimento emergente do valor das análise de negócios se opõe ao grande crescimento da quantidade de dados estruturados e não estruturados.
Download gratuitoVeja mais White PapersSoluções IBM para um Planeta mais InteligenteCase: Testemunho Netezza - Umberto Tachinardi da Universidade de Wisconsin
White paper: A Revolução da Análise de Negócios em 2011
Estudos: Estudo Forrester saiba mais

CIO MARKETPLACEA All Tasks oferece serviços de traduções técnicas e localização de softwares e websites para mais de 30 idiomas. CRM sob medida para cultivar relacionamentos sólidos e duradouros com o melhor custo x benefícioFerramenta de última geração coloca o país na vanguarda dos sistemas de busca para inteligência de operaçõesUtilize soluções colaborativas para unificar sua mensagem e atingir seus contatos de forma ágil e eficiente.Expediente | Fale Conosco | Anuncie | Política de Privacidade | Newsletter | Mapa | Ajuda
CIO | Computerworld | Macworld | Digital Age 2.0 | Eventos | IDG Now! | Now!Digital | PC World


Copyright 2012 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.
A reprodução total ou parcial de qualquer meio ou forma sem expressa autorização por escrito da Now!Digital Business Ltda. é proibida. CIO é uma propriedade da International Data Group, Inc., licenciado pela Now!Digital Business Ltda.


Estados Unidos: IDG.com | IDG Connect | IDG Knowledge Hub | IDG TechNetwork | CIO | CSO | Computerworld | Infoworld | Macworld | Network World | PC World

América Latina: PC World Latin America | Computerworld Colômbia | PC World México | Infoworld México | PC World Panamá | Computerworld Venezuela


Hospedado por:
Busca e Recomendação por:
COPYRIGHT NIKOLAS CARR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas