quarta-feira, 28 de março de 2012

NASCENTES DO AMAZONAS

Subscribe to RSS feed Follow O Grande Amazonas on Twitter Visit O Grande Amazonas's Facebook page Search
O Grande AmazonasO Maior Rio do Mundo
Principal
História
O Rio

Principais Afluentes Geografia/Geologia Biodiversidade Dinâmica Rio Planetário Nascente

Expedição Científica de 2007 Expedição da Nascente à Foz Expedição Pioneira de 1994 Bacia

Documentação Foz
Blog
Imprensa
Contato

« Blog
A foz do rio Amazonas »
A nascente do rio Amazonas
A nascente do rio Amazonas, o ponto mais distante de onde correm águas para seu curso, fica no alto rio Apurimac-Ucayali, na Cordilheira de Chila, Departamento de Arequipa, nos Andes do Sul do Peru, a mais de 5.500m de altitude.



Por-do-sol na Cordilheira de Chila, Arequipa, sul do Peru, durante a Expedição Científica Brasileira e Peruana de 2007: região da verdadeira nascente do rio Amazonas


Até os anos 1970, a nascente do rio Amazonas era considerada como sendo nas cabeceiras do rio Marañon, Norte do Peru. Após diversas expedições do IGN, Instituto Geográfico Nacional – Peru, e de importantes instituições científicas, pesquisadores reuniram dados indicando a origem do Amazonas nas cabeceiras do Apurimac-Ucayali, na Quebrada Carhuasanta, Nevado Mismi, como registrou o geógrafo Carlos Peñaherrera em sua publicação ‘Geografia General del Peru’, de 1969. Em 1988, foi publicado o Atlas del Peru estabelecendo, oficialmente, naquele país, este local como nascente do maior rio do Planeta.



Paula Saldanha e Roberto Werneck na base do Nevado Mismi – Expedição Pioneira de 1994 organizada pelos documentaristas brasileiros oficializou o verdadeiro local da nascente do Amazonas



Foto de 26 de maio de 2007 documenta a nascente do Amazonas na Laguna McIntyre, registrada por pesquisadores do Instituto Geográfico Nacional (IGN) que participavam da Expedição Científica Brasileira e Peruana de 2007

O Nevado Mismi é o ponto mais distante e mais alto em relação à foz, e onde cai a primeira gota de chuva que corre para o Amazonas. Próximo ao cume, está situada a laguna glaciar McIntyre, que drena água permanentemente para as fontes da chamada Quebrada Carhuasanta.

Outras quatro nascentes também alimentam o curso do rio Apurimac, que é o próprio rio Amazonas. Uma delas, a Apacheta, havia sido apontada como formadora principal mas, como não é perene, não pode ser considerada nascente principal de um rio.



Blog this! Recommend on Facebook Share on Linkedin Share on Orkut Tweet about it PDF Print for later Bookmark in Browser Tell a friendVideos TitleAmazonas o Maior rio do Mundo Parte 1 de 3 Runtime9:19 DescriptionParte 1 de 3 Neste EXPEDIÇÕES vamos apresentar o... TitleAmazonas Maior Rio do Mundo II Parte 2 de 3 Runtime8:36 DescriptionParte 2 de 3 Neste EXPEDIÇÕES vamos apresentar o... TitleAmazonas o Maior rio do Mundo II Parte 3 de 3 Runtime6:09 DescriptionParte 3 de 3 Neste EXPEDIÇÕES vamos apresentar o... Tagsalberto figueiredo Amazônia América do Sul Apurimac atalaya bacia amazônica biodiversidade cailloma Carlos Peñaherrera expedição 2009 Expedição Científica Brasileira e Peruana de 2007 expedição da nascente a foz expedição pioneira 1994 Expedições foz história INPE iquitos laguna mcintyre manaus marco geodésico Mar Dulce nascente do Amazonas nascente do rio Amazonas Nevado Mismi oficialização Orellana origem do rio Amazonas origens do Amazonas Padre Fritz Paula Saldanha pedro werneck Pinzón pororoca primeira equipe Quebrada Carhuasanta rio Amazonas rio Apurimac Roberto Werneck Samuel Fritz sedimentação sedimentos Ucayali uma aventura da nascente à foz verdadeira nascenteReturn to top Powered by WordPress and the Graphene Theme.

COPYRIGHT WORD PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas