sexta-feira, 23 de março de 2012

OS HUNOS

· Início · Notícias · Artigos · Links · Produções da Enciclopédia · Sobre Nós · Contacte-nos 23 Março 2012 - 12:14:11
English Site

Navegação
· Início

--------------------------------------------------------------------------------
· Notícias
· Artigos
· Links

--------------------------------------------------------------------------------
· História & Filosofia
· Arte & Cultura
· Ciência & Tecnologia
· Mundo Militar & Segurança
· Geografia & Etnologia
· Política & Direito
· Economia & Empresas
· Sociedade & Lazer
· Desporto
· Produções da Enciclopédia
· Portais Diversos

--------------------------------------------------------------------------------
· Galeria de Fotos
· E-Live Concerts

--------------------------------------------------------------------------------
· Sobre Nós
· Contacte-nos

Pesquisa


Últimos Artigos
· «The Hunger Games – ...
· Corpo Expedicionário...
· A verdade sobre La Lys
· Portugal na Primeira...
· Tríplice Aliança
· Tríplice Entente
· Primeira Guerra Mund...
· Primeira Guerra Mund...
· Primeira Guerra Mund...
· Primeira Guerra Mundial

PUB

PUB


Os Hunos
História Antiga
Os Hunos







Os hunos eram um dos povos bárbaros mais violentos e ávidos por guerras e pilhagens. Eram nômades de origem altaica provenientes da região da Mongólia na Ásia. Começaram a migrar para o Ocidente no século IV provavelmente devido a mudanças climáticas. Eles eram excelentes criadores de cavalos e adeptos de combates a cavalo (com lanças e arco). Movendo-se com suas famílias e grandes rebanhos de animais domesticados e cavalos, eles migraram em busca de novos pastos para se estabelecerem. Devido a sua proeza militar e disciplina, mostraram-se imbatíveis, tirando todos do seu caminho. Eles começaram uma corrente migratória anterior a deles pois outros povos mudaram-se para sair do caminho dos Hunos. Esse efeito dominó de grandes populações contornou Constantinopla e o Império Romano do Oriente e chegou aos rios Danúbio e Reno e resultou na tomada do Império Romano do Ocidente em 476, pelos hérulos chefiados por Odoacro.



Encontrando terras a seu gosto, os hunos estabeleceram-se nas planícies húngaras, no leste europeu, tomando a cidade de Szeged, no rio Tisza, como seu quartel general. Eles precisavam de vastas áreas de pasto para obter forragem para os cavalos e outros animais. Dessas áreas de pastagens, os hunos controlavam,através de alianças ou conquistas, um império que se estenderia dos Montes Urais (na Rússia) ao rio Reno (na França) e do Báltico ao Danúbio.



Como não construíam casas, viviam em suas carroças e também em barracas que armavam nos caminhos que percorriam.





Os hunos eram soberbos cavaleiros, treinados desde a infância, e alguns acham que eles inventaram o estribo, instrumento crítico para aumentar o poder de luta. Eles espalharam terror nos inimigos devido a velocidade em que eles podiam se movimentar, trocando de montaria várias vezes ao dia para manter a vantagem. Uma segunda vantagem eram os seus arcos compostos recurvados, muitos superiores a qualquer coisa usada no ocidente. Apoiados em seus estribos, eles podiam atirar para frente, para os lados e para trás. A principal fonte de renda dos hunos era a prática do saque aos povos dominados. Quando chegavam numa região, espalhavam o medo, pois eram extremamente violentos e cruéis com os inimigos. Sua tática essencial era fazer ataques-surpresa relâmpago e garantir o terror.



O apogeu do império huno aconteceu durante o governo de seu principal líder, Átila, responsável por diversas conquistas em guerras e batalhas.


Átila

Ele tornou-se líder dos hunos em 433 e empreendeu uma série de incursões ao sul da Rússia e Pérsia. Ele então dirigiu sua atenção aos Bálcãs, causando suficiente terror e destruição em duas principais incursões para serem subornados para sair.



Em 450 ele se dirigiu ao Império Romano do Oriente, cruzando o Reno ao norte de Mainz com, provavelmente, 100.000 guerreiros. Avançando numa frente de 100 milhas, ele saqueou várias vilas no que é hoje a França setentrional. O general romano Aécio levantou um exército romano-visigotico e avançou contrá Átila, que estava sitiando a cidade de Orléans. Na principal batalha de Chalôns, Átila foi derrotado, mas não destruído. Foi a última grande campanha militar do Império Romano do Ocidente.




Átila então invadiu a Itália, procurando novos saques. Enquanto ele passava, refugiados fugiam para ilhas na costa do mar Adriático, iniciando povoação que mais tarde daria origem à cidade de Veneza. As forças romanas estavam esgotadas e seu exército principal continuava na Gália. Os hunos também estavam fracos, esgotados por incessantes campanhas, doenças e fome na Itália. Numa reunião com o Papa Leão I, Átila concordou em recuar.




O império desintegrou-se após a morte de Átila em 453, com nenhum líder forte para mantê-los unidos. Povos súbditos revoltaram-se e facções dentro do grupo dos próprios hunos lutaram entre si pelo poder.





Os hunos eventualmente desapareceram da história após uma leva de novos invasores, como os Ávaros.

Select your Language:

Menu















Voltar á História Antiga

· Enviado por jpalma em Abril 26 2008 · Em História Antiga · 0 Comentários · 12316 Leituras ·
PUB


Redes Sociais





Tradução



Gadgets powered by Google

Membros



VODPOD
Enciclopedia Vodpod
BRITISH TROOPS FIGHTING INSURGENTS 112 views
17 Dec 11
01

follow me on vodpod »Previous 1Next 1

Tempo de renderização: 0.01 segundos - 14 Consultas 15,473,578 visitas únicas
© 2006-2011 Enciclopédia
Privacidade e Direitos de Autor

Todos os conteúdos estão licenciados sob uma Licença Creative Commons, excepto quando outra indicada pelo autor.

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2012 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.




COPYRIGHT PHP - FUSION COPYRIGHT - BY NBICK JONES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas