sábado, 31 de março de 2012

PRAÇA QUINZE

Praça Quinze de Novembro (Rio de Janeiro) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 22° 54' 10" S 43° 10' 22.4" O
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Vista do Chafariz do Mestre Valentim na Praça 15 de Novembro
Praça 15 de Novembro, com a estátua de dom João VI ao centro. Ao fundo, o Elevado da Perimetral e o prédio da Universidade Candido Mendes.
Largo do Paço em 1830A Praça 15 de Novembro é um logradouro público situado entre a Estação das Barcas, a Rua 1º de Março, o Arco do Teles e o Paço Imperial, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Índice [esconder]
1 História
2 Mergulhão da Praça 15 de Novembro
3 Bibliografia
4 Ver também
5 Ligações externas
6 Referências

[editar] HistóriaEstá localizada na região conhecida, nos primórdios da ocupação das terras da cidade, como Praia da Piaçaba. Foi denominada, originalmente, de Largo do Terreiro da Polé[carece de fontes?], Largo do Carmo[1], Praça do Carmo, Terreiro do Paço e Largo do Paço.

Nela, foi erguido o prédio do Palácio dos Governadores e da Casa da Moeda, futuras instalações do Paço Real e, depois, Imperial. As obras foram iniciadas por ordem do Conde de Bobadela e terminadas em 1745, no governo de Gomes Freire de Andrade. Foi o primeiro imóvel da cidade a ter vidros nas janelas.

No governo do vice-rei dom Luís de Vasconcelos, foi construído o Chafariz do Mestre Valentim, que, inaugurado em 1789, é, até hoje, um dos símbolos da praça. Muitos pensam que o chafariz está com defeito, quando, na realidade, estudos demonstraram que a água que expelia estava erodindo as esculturas e pedras, razão pelo qual foi desligado[carece de fontes?].

Até o início do regime republicano, ali estavam também a Capela Imperial (atual Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo), a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, o Convento do Carmo (prédio da antiga Academia de Comércio, atual Universidade Candido Mendes), razão pela qual a região foi palco de acontecimentos e solenidades significativos para a história do Brasil imperial, como casamentos, batizados, aclamações, coroações e enterros.

Quando da morte da rainha Dona Maria I, em 1816, no antigo prédio do Convento do Carmo, o então Largo do Paço foi o palco onde se desenrolou o funeral real. Com os cariocas todos vestidos de negro, o corpo saiu solenemente do paço, para ser depositado no Convento da Ajuda. Dias depois, aconteceram, na praça e em outros locais determinados da cidade, as cerimônias protocolares da morte de um reinante, a única vez que foram executadas em todo o continente americano.

Em 18 de março de 1870, a câmara da cidade deu-lhe a denominação de Praça de Dom Pedro II. Porém, com a Proclamação da República do Brasil em 15 de novembro de 1889, seu nome foi trocado para a denominação atual, em homenagem à data da proclamação. Nos fins do século XIX, eram oficialmente descritos os seus contornos e limites "pela Rua Dom Manoel, Praça das Marinhas, ruas do Mercado, 1º de Março, 7 de Setembro e da Misericórdia".

Quando foi feita, em 1878, por ordem da Câmara Municipal, a nova numeração dos prédios da cidade, o serviço começou justamente no local, recebendo o Paço Imperial o número sete. Nela, estavam também, em 1878, os prédios da Secretaria de Agricultura, da Agência Nacional de Colonização, a Praça do Mercado e a estação das barcas que navegam para Niterói.

Em 1888, foi defronte do Paço Imperial que ocorreram as maiores comemorações pela assinatura da Lei Áurea. No entanto, logo depois, em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, foi o local de onde partiu a família imperial para o exílio. O prédio foi transformado, então, em repartição dos Correios e Telégrafos, sofrendo uma série de reformas que o descaracterizaram. Hoje inteiramente restaurado, é um centro cultural com livrarias, restaurantes e espaços para exposições.

Em 12 de novembro de 1894, foi solemente inaugurado o panteão do General Osório. Encimado por sua estátua equestre, fundida com os bronzes dos canhões apreendidos no Paraguai, uma homenagem da pátria brasileira a um dos heróis da Guerra do Paraguai. No entanto, nos fins do século XX, seus restos mortais foram removidos para Porto Alegre, capital de seu estado natal.

A praça, até o início do século XX, era o ponto principal de desembarque e entrada na cidade.

Em 10 de junho de 1965, foi inaugurada a estátua equestre do rei dom João VI, presente do povo de Portugal à cidade, por ocasião dos festejos do quarto centenário de sua fundação. Foi colocada no local onde teria desembarcado em 1808. Esta estátua é da autoria de Salvador Barata Feyo, um escultor natural de Namibe, em Angola. Uma cópia de semelhante estátua encontra-se na rotunda do Forte de São Francisco Xavier do Queijo, na Praça de Gonçalves Zarco, na cidade do Porto, em Portugal[2]. De acordo com instruções do escultor desta obra, ambas as estátuas deveriam estar voltadas uma para outra, como simbolismo e ligação entre a mesma pessoa (dom João VI) e os dois países (Portugal e Brasil). Essa mesma ligação profunda e desmentível foi mais marcada ainda pela presença de um globo terrestre com a cruz de Cristo por cima, que a figura de dom João leva na sua mão direita. A crer em João Barata Feyo, "...o globo terrestre com a Cruz de Cristo é um símbolo da história de Portugal, que é a descoberta, a conquista, a navegação. Ele leva a sua tradição de rei português. Digamos que Portugal se caracteriza pela aventura que realizou, pela descoberta dos caminhos para a Índia, Brasil. […] Foi uma forma de congregar, na figura de dom João VI, toda a história de Portugal."[2].

No local do antigo Mercado Municipal, ergue-se, hoje, o moderno prédio da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Na década de 1950, foi construída a Avenida Perimetral, que, ligando a Avenida Presidente Vargas ao Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, atravessou o local.

[editar] Mergulhão da Praça 15 de NovembroO Túnel Engenheiro Carlos Marques Pamplona, popularmente denominado Mergulhão da Praça 15, é uma passagem rodoviária subterrânea que passa sob a Avenida Alfredo Agache.

Na década de 1990, foram construídas vias subterrâneas de trânsito que integram o projeto para a demolição da Avenida Perimetral. As pistas subterrâneas devolveram toda a extensão da Praça 15 de Novembro aos pedestres.

Construído entre 1996 e 1997, constitui-se de quatro pistas, sendo duas no sentido Zona Norte e duas no sentido Zona Sul, contando com dois terminais de ônibus, banheiros químicos e escadas rolantes para acesso.

[editar] BibliografiaCarvalho, Ney O.R. - Praça XV e arredores: uma história em cinco séculos - Bolsa do Rio - Rio de Janeiro - 2000;
Cavalcanti, J. Cruvello - A nova numeração dos prédios da cidade do Rio de Janeiro - Coleção Memória do Rio 6-I - Prefeitura da Cidade - Rio de Janeiro - s/d - p. 332;
MOREIRA, Maria Cristina, ROCHA, José António Oliveira, e MARTINS, Joana, "História e tecnologia: preservação do Património estatuário como identidade cultural luso-brasileira.", Projeto História, Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo(PUC-SP), Vol. nº. 34, São Paulo, 2007, p. 69-84.
[editar] Ver tambémOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Imagens e media no Commons
Commons
Centro do Rio de Janeiro
Lista de túneis no Rio de Janeiro
[editar] Ligações externasMapa dos arredores da Praça XV no OpenStreetMap
Decreto 27.957 de 2007, definindo o nome oficial de Túnel Engenheiro Carlos Marques Pamplona para o Mergulhão da Praça Quinze
[1], artigo sobre tecnologia, património e estátua de D. João VI no Rio de Janeiro.
Referências↑ Prefeitura do Rio de Janeiro, Portal Geo, Armazém de Dados, Histórias do Rio, 1816, [em linha]
↑ a b MOREIRA, Maria Cristina, ROCHA, José António Oliveira, e MARTINS, Joana, "História e tecnologia: preservação do Património estatuário como identidade cultural luso-brasileira.", Projeto História, Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo(PUC-SP), Vol. nº. 34, São Paulo, 2007, p. 69-84.
[Expandir]v • e Cidade do Rio de Janeiro
[Expandir]v • e● Complexos esportivos ●
Autódromo de Jacarepaguá · Centro Esportivo Miécimo da Silva · Cidade dos Esportes · Estádio do Maracanã · Estádio Olímpico João Havelange · Estádio de Remo da Lagoa · Estádio São Januário · Iate Clube · Jockey Club Brasileiro (Hipódromo da Gávea) · Maracanãzinho · Marapendi Country Club · Marina da Glória

[Expandir]v • e● Edifícios e monumentos ●
105 Lélio Gama St. · Arcos da Lapa · Casa da Moeda do Brasil · Centro Empresarial Mourisco · Confeitaria Colombo · Copacabana Palace · Edifício Avenida Central · Edifício-sede do BNDES · Edifício-sede da BVRJ · Edifício-sede da Petrobras · Forte de Copacabana · Hangar do Zeppelin · Monumento aos Pracinhas · Paço Imperial · Palácio do Catete · Palácio Guanabara · Palácio do Itamaraty · Palácio Laranjeiras · Palácio Tiradentes · Panteão Duque de Caxias · Ponte dos Jesuítas · Rio Sul Center · Sambódromo da Marquês de Sapucaí

[Expandir]v • e● Eventos ●
Anima Mundi · Carnaval · Fashion Rio · Festival do Rio · Grande Prêmio Brasil · Grande Prêmio Cruzeiro do Sul · Mostra do Filme Livre · Prêmio Multishow de Música Brasileira · Rock in Rio · TIM Festival

[Expandir]v • e● Ícones paisagísticos ●
Baía de Guanabara · Bonde de Santa Teresa · Bondinho do Pão de Açúcar · Corcovado · Cristo Redentor · Floresta da Tijuca · Ilha de Paquetá · Lagoa Rodrigo de Freitas · Pão de Açúcar · Pedra da Gávea

[Expandir]v • e● Institutos de pesquisa e normalização ●
Academia Brasileira de Ciências (ABC) · Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisas de Petróleo (CENAP) · Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) · Fundação Oswaldo Cruz · Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) · Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) · Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) · Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) · Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) · Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) · Instituto Nacional de Tecnologia (INT) · Instituto Pereira Passos (IPP) · Observatório Nacional

[Expandir]v • e● Instituições privadas de ensino superior ●
Centro universitário Carioca · Fundação Getúlio Vargas (FGV) · Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) · Universidade Candido Mendes (UCAM) · Universidade Estácio de Sá (UNESA) · Universidade Gama Filho (UGF) · Universidade Santa Úrsula (USU) · Universidade Veiga de Almeida (UVA)

[Expandir]v • e● Instituições públicas de ensino superior ●
Instituto Militar de Engenharia (IME) · Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) · Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) · Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) · Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) · CEFET-RJ · Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação do Rio de Janeiro · Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) · Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) · Escola Nacional de Ciências Estatísticas ·

[Expandir]v • e● Logradouros ●
Autoestrada Lagoa-Barra · Avenida 24 de Maio · Avenida Amaro Cavalcanti · Avenida Areia Branca · Avenida Atlântica · Avenida Ayrton Senna · Avenida Brasil · Avenida Cesário de Melo · Avenida das Américas · Avenida Delfim Moreira · Avenida Dom Hélder Câmara · Avenida Francisco Bicalho · Avenida Isabel · Avenida Maracanã · Avenida Niemeyer · Avenida Presidente Vargas · Avenida Rio Branco · Avenida Sernambetiba · Avenida Vieira Souto · Calçadão de Copacabana · Cinelândia · Elevado da Perimetral · Intendente Magalhães · Largo do Aarão · Largo da Barra · Largo do Bodegão · Largo do Boticário · Largo da Carioca · Largo de São Francisco de Paula · Linha Amarela · Linha Vermelha · Ponte Rio-Niterói · Praça Mauá · Praça XV de Novembro · Praça da República · Praça Sáenz Peña · Praça Tiradentes · Túnel Rebouças

[Expandir]v • e● Museus e espaços culturais ●
Academia Brasileira de Letras (ABL) · Biblioteca Nacional · Canecão · Casa França-Brasil · Centro Cultural Banco do Brasil · Centro Cultural dos Correios · Centro Cultural Light · Centro Cultural de Santa Cruz · Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas · Cidade da Música · Cidade do Samba · Citibank Hall · Fundação Eva Klabin · Fundação Museu da Imagem e do Som · Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica · Museu do Açude · Museu Aeroespacial · Museu de Arte Moderna (MAM) · Museu da Chácara do Céu · Museu da Maré · Museu Casa do Pontal · Museu Dom João VI · Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro · Museu Histórico Nacional · Museu do Índio · Museu Internacional de Arte Naif do Brasil · Museu Militar Conde de Linhares · Museu Nacional · Museu Nacional de Belas Artes · Museu Naval e Oceanográfico · Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro · Museu do Samba · Museu das Telecomunicações · Museu do Trem · Museu da Vida · Planetário · Real Gabinete Português de Leitura · Riocentro · Sala Cecília Meireles · Theatro Municipal · Via Show

[Expandir]v • e● Parques ●
Aterro do Flamengo · Bosque da Barra · Jardim Botânico · Jardim Zoológico · Parque da Cidade · Parque Ecológico Chico Mendes · Parque Eduardo Guinle · Parque Estadual da Chacrinha · Parque Estadual do Grajaú · Parque Estadual da Pedra Branca · Parque Henrique Lage · Parque Nacional da Tijuca · Passeio Público · Quinta da Boa Vista · Reserva de Marapendi

[Expandir]v • e● Praias ●
Praia do Abricó · Praia do Arpoador · Praia de Botafogo · Praia da Barra da Tijuca · Praia de Copacabana · Praia do Flamengo · Praia de Grumari · Praia de Ipanema · Praia da Joatinga · Praia do Pepê · Praia de Ponta Grossa · Praia Vermelha · Prainha

[Expandir]v • e● Templos ●
Catedral de São Sebastião · Catedral Mundial da Fé · Igreja da Candelária · Igreja Nossa Senhora da Conceição · Igreja da Glória · Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo · Igreja da Ordem Terceira do Carmo · Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência · Convento de Santo Antônio · Igreja da Penha · Mosteiro de São Bento · Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro · Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro · Catedral Metodista do Rio

[Expandir]v • e● Transportes ●
Aeroporto Internacional do Galeão · Aeroporto de Jacarepaguá · Aeroporto Santos Dumont · Central do Brasil · Metrô · Porto · SuperVia

Portal da cidade do Rio de Janeiro

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pra%C3%A7a_Quinze_de_Novembro_(Rio_de_Janeiro)&oldid=28745403"
Categoria: Praças da cidade do Rio de JaneiroCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Junho de 2009!Artigos que carecem de notas de rodapé!Artigos sem interwiki
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosCommons Esta página foi modificada pela última vez à(s) 08h27min de 7 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas