quarta-feira, 21 de março de 2012

QUANTAS CÉLULAS TEM O CÉREBRO HUMANO?

Ciência Sempre
Esse espaço foi criado para todos que se interessam por Ciências, e querem aprender mais dessa disciplina tão m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! Deixem aqui comentários, dúvidas, opiniões, façam pesquisas, e tudo o mais que tiver a disciplina Ciências envolvida. Sejam Bem Vindos!!!



Agora são: 5.Horas e 44.Minutos - Bem vindo ao Blog Ciências Sempre!



sábado, 7 de março de 2009Afinal, quantas células tem o cérebro humano?
Dados recentes de contagem celular absoluta desmancham mitos da neurociência, mostra colunista


O criacionismo, do qual tanto se fala hoje em dia, atribui a Deus a criação de todas as coisas, dos seres humanos em especial. Trata-se de uma tese baseada na fé, digna de respeito como qualquer crença, mas que se choca com a abordagem científica da natureza, especialmente com a teoria da evolução estabelecida tão firmemente por Charles Darwin (1809-1882), o naturalista inglês que percorreu o mundo – inclusive o Brasil.

Parafraseando o Marquês de Laplace (1749-1827), eminente físico francês: Deus não é uma hipótese necessária para a teoria da evolução. Conta-se que uma frase semelhante a essa foi dita por ele em resposta a Napoleão Bonaparte que, lendo seus trabalhos, indagou-lhe: – “Não vi a presença do Criador em suas obras, marquês”. Ao que Laplace respondeu: – “A hipótese divina, senhor, de fato explica tudo; no entanto, não permite prever nada. Como cientista, minha função é produzir trabalhos que permitam previsões.”

A precisa definição sobre a natureza da ciência que Laplace utilizou se aplica como uma luva aos resultados a que chegamos recentemente, Suzana Herculano-Houzel e eu, por meio da tese de mestrado do aluno Frederico Azevedo, no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nossa intenção inicial era testar a exatidão do número de neurônios estimado para o cérebro humano em todos os livros de neurociência: cem bilhões. Esse número foi sempre considerado tão verdadeiro, que eu mesmo me senti seguro em dar esse título a um livro que publiquei há oito anos e a esta coluna da Ciência Hoje On-line.

No entanto, ao rever a literatura especializada, concluímos que não havia, na verdade, qualquer evidência científica sólida para esse número. E mais: os livros declaravam sempre que, para cada neurônio do cérebro, existiriam 10 células gliais, os elementos coadjuvantes dos neurônios nas funções cerebrais. E, também neste caso, nenhuma evidência científica.



A foto de cima representa todos os núcleos das células cerebrais, com seu DNA marcado em azul, em uma amostra de contagem segundo o nosso método. A foto de baixo mostra apenas os núcleos daquelas que são neurônios, no mesmo campo, apontadas em cima pelas setas amarelas. Como cada célula cerebral tem apenas um núcleo, contá-los permite determinar a quantidade total de células.


Novo método de contagem
A motivação em encontrar evidências para esse número nos levou a inventar um método de contagem absoluta de células do cérebro de qualquer animal, com alto grau de confiabilidade. Testamos o método em ratos, depois o aplicamos a diferentes espécies de roedores. Suzana fez o mesmo para diferentes espécies de primatas, e aí a coisa começou a ficar interessante do ponto de vista da teoria da evolução.

É que, quando se correlaciona o tamanho do cérebro com o seu número de neurônios e de células não-neuronais, encontra-se uma regra matemática precisa, chamada “regra de escala”, característica de cada grande grupo de animais. Na ordem dos roedores, por exemplo, o número de neurônios cresce proporcionalmente ao tamanho do cérebro, e a função matemática que descreve essa correlação é uma função potência.





O cérebro dos roedores cresce mais para um menor acréscimo de neurônios do que o cérebro dos primatas, que atinge grandes números de neurônios em um tamanho menor de cérebro.

Na ordem dos primatas, diferentemente, o número de neurônios também cresce proporcionalmente ao tamanho do cérebro, mas a função matemática é uma função linear. Isso significa que, se existisse um roedor com 100 bilhões de neurônios, este teria um cérebro de 45 quilos e um corpo de 110 toneladas!

Foi mais vantajoso, então, durante a evolução, tirar vantagem de uma ordem de animais – os primatas – cuja regra de escala é linear, porque neste caso o aumento do número de células não exige aumento tão absurdo do tamanho do cérebro e do corpo.

Uma característica das regras de escala é que elas permitem prever o número de neurônios ou de células não-neuronais de qualquer roedor, ou de qualquer primata, mesmo sem contar diretamente essas células. É a beleza do raciocínio científico tão bem enfatizado por Laplace.

E o cérebro humano?
Muito bem. E o cérebro humano? Nossa primeira abordagem foi aplicar a ele a regra de escala dos primatas. Quantos neurônios, de acordo com a função linear determinada, deveria ter um primata com um cérebro de 1,5 quilo, o peso aproximado do cérebro humano? Bingo! O resultado estimado ficou perto dos cem bilhões.

Neste caso, porém, não poderíamos parar na estimativa, porque os evolucionistas acreditavam que o cérebro humano é especial: um cérebro enorme, muito maior do que o de qualquer outro primata, para um corpo relativamente pequeno, pelo menos em comparação com os orangotangos e gorilas. O cérebro humano devia ser um ponto fora da curva, um objeto especial na natureza!



Números absolutos de neurônios e células não-neuronais nas principais regiões do cérebro humano. Modificado de Azevedo e colaboradores (2009).

Nosso aluno Fred obteve cérebros masculinos fornecidos pelo Banco de Cérebros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pertencentes a homens de 50-70 anos de idade, falecidos de causas não-neurológicas e sem comprometimento mental de qualquer tipo.

Fred levou um ano para padronizar a técnica para o material humano e, no ano seguinte, conseguiu determinar o número médio de neurônios: 86 bilhões, abaixo do “número mágico” aceito até o momento.

E mais: não era verdade que o número de células não-neuronais seria 10 vezes maior do que o de neurônios. Encontramos, em vez disso, uma proporção de 1 para 1. Outro mito desfeito.

O mais importante de tudo é que os números obtidos experimentalmente puderam ser colocados na função matemática de escala dos primatas e casaram perfeitamente! A conclusão é que os seres humanos têm um número de neurônios previsível para o tamanho de cérebro que possuem. Não temos, assim, nada de excepcional: somos beneficiários da evolução das espécies, que selecionou uma ordem de animais cujo número de neurônios pode crescer de modo mais compacto que os demais, sem exagerar no tamanho do cérebro. E ainda temos a sorte de sermos, dentre os primatas, a espécie com o maior cérebro.

Agora, a ciência que pratico com tanto prazer me criou um problema: como faço com o título de meu livro e desta coluna, que se tornaram inexatos? Estou aberto às sugestões dos leitores. Que título poderei usar para a nova edição que sairá este ano, e para a continuidade da coluna? Mande suas ideias para rlent@anato.ufrj.br .


SUGESTÕES PARA LEITURA
F.A.C. Azevedo e colaboradores (2009) Equal numbers of neuronal and non-neuronal cells make the human brain an isometrically scaled-up primate brain. Journal of Comparative Neurology vol. 513: pp. 532-541.
S. Herculano-Houzel e colaboradores (2007) Cellular scaling rules for primate brains. Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA vol. 104: pp. 3562-3567.
S. Herculano-Houzel e R. Lent (2005) Isotropic fractionator: A simple, rapid method for the quantification of total cell and neuron numbers in the brain. Journal of Neuroscience vol. 25: pp. 2518-2521.
R. Lent (2002) Cem Bilhões de Neurônios. Editora Atheneu, Rio de Janeiro, 698 pp.


Roberto Lent
Professor de Neurociência
Instituto de Ciências Biomédicas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
27/02/2009



Postado por Prof. Leopoldo Quaresma Júnior às 11:59
Marcadores: contagem de células, células, cérebro, neurônios 0 comentários:
Postar um comentário

Links para esta postagem
Criar um link

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)

CIÊNCIAS SEMPRE



Charles Darwin
Traduza esta página

Português - InglêsPortuguês - FrancêsPortuguês - AlemãoPortuguês - ItalianoPortuguês - PortuguêsPortuguês - RussoPortuguês - Espanhol
Olha a hora!

1 Visitante Online

Você é o visitante nº

Ferias

Arquivo
► 2012 (1)
► Fevereiro (1)
Encontrado um novo Planeta, seu nome Kepler 22b
► 2010 (9)
► Dezembro (1)
Boas Festas!!!
► Junho (1)
05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
► Março (3)
Hora do Planeta (É HOJE!!!)
Fotos super ampliadas de insetos (CONFIRA!!!)
Novas espécies descobertas
► Fevereiro (3)
Metanol
Terremotos
Vulcões
► Janeiro (1)
Volta às aulas 2010!
▼ 2009 (47)
► Novembro (2)
Manguezais: as florestas da Amazônia costeira
Como funciona a bala que explode na boca?
► Outubro (1)
Lesmas, caramujos e caracóis
► Setembro (3)
Profissão: cientista
O vôo do besouro!
Um passeio pelo espaço
► Agosto (2)
Rasante pré-histórico
Sherlock Holmes e a genética dos gêmeos
► Julho (3)
Gripe Suína - Influenza A H1N1 - Perguntas e respo...
Meteorito raro encontrado em Arvorezinha
A biologia dos gêmeos
► Junho (3)
Personagens novos e peculiares
Manguezal: um dos hábitats mais ricos do planeta
Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia
► Maio (9)
O segredo das antenas
A harpia precisa de você!
Paraíso ameaçado
Brilho estranho nas nuvens
Ameaça antiga
É possível engravidar depois de realizada a ligadu...
O retorno do fantasma
Quer dançar comigo?
O fim dos dinossauros
► Abril (5)
Chocolate: tem como não amar?!
Como vivem os índios hoje?
Bate coração
Como funciona a defesa das borboletas-monarca?
Estrelas que contam histórias
▼ Março (6)
Tratamento alternativo para o mal de Parkinson
Quando crescer, vou ser... oceanógrafo!
Onipresentes e perigosas
Espécie de préa sobrevive sem variedade genética
Como funciona o protetor solar?
Afinal, quantas células tem o cérebro humano?
► Fevereiro (6)
ESPECIAIS :: CHARLES DARWIN, 200 ANOS
Concurso - A evolução em quadrinhos
Cometa se aproxima e será visível da Terra na próx...
Qual a temperatura do feto dentro do útero materno...
Mais que diários virtuais
COLUNAS :: CEM BILHÕES DE NEURÔNIOS
► Janeiro (7)
► 2008 (21)
► Dezembro (6)
► Outubro (2)
► Setembro (3)
► Agosto (3)
► Julho (3)
► Abril (2)
► Janeiro (2)
Deixe seu comentário ou recado aqui!
BATE PAPO ON LINE
Clique aqui para Entrar na nossa Sala de Bate Papo
Seguidores

Posts do Blog
Wowzio
grab this · widgets
Tudo é Ciências...

Olhe à sua volta!
Quer saber mais sobre vulcões e sobre terremotos?




Confira os posts sobre o assunto e vá até o final da página! Conheça causas, efeitos e entenda o que são essas manifestações da natureza!













Confira a data de hoje


Free Blog Calendar
Ciências no Brasil e no Mundo
ciências naturais evolução fauna flora vulcõesterremotostsunamibactérias preservação da naturezaaquecimento global
Workshop internacional Ensino de Ciências em CubaPrensa Latina
- 20 Mar 2012
- 2 minutos atrás
Segundo os organizadores, o tema geral do evento é o ensino e aprendizagem das ciências naturais em todos os tipos e níveis de educação, como parte da década de educação para o desenvolvimento sustentável promovido pela ONU.
recortado do Google - 2/2012
Nunca um país precisou tanto da ciência quanto Brasil, dizia Aziz ...Ambiente Já
- 18 Mar 2012
- 2 minutos atrás
Próximo aos movimentos sociais, soube como poucos unir ciências naturais e humanas. Para ele, originalidade física, ecológica, social e humana do país obriga que "projetos desenvolvimentistas" levem sempre em conta as contribuições das ciências ...
Artigos relacionados »
recortado do Google - 2/2012
Nunca um país necessitou tanto da ciência quanto o Brasil, dizia ...EcoAgencia
- 16 Mar 2012
- 2 minutos atrás
Próximo aos movimentos sociais, soube como poucos unir ciências naturais e humanas. Para ele, originalidade física, ecológica, social e humana do país obriga que "projetos desenvolvimentistas" levem sempre em conta as contribuições das ciências ...
recortado do Google - 2/2012
Concurso: Liminar permite inscrição em Ciências NaturaisInfonet
- 07 Mar 2012
- 2 minutos atrás
Cláudio Déda assegurou a inscrição de licenciada em Ciências Naturais no concurso para o cargo de Professor de Educação Básica da rede estadual de ensino. O Edital 01/2012 exigia como requisito para o cargo a formação em licenciatura plena em Ciências ...
recortado do Google - 2/2012
tecnologia





tecnologia







O Tempo nas Capitais Brasileiras
Conversor Térmico


FEEDJIT Live Traffic Feed

FEEDJIT Live Traffic Map
Recent Visitors









Sobre Mim

Prof. Leopoldo Quaresma Júnior
RECIFE, NORDESTE
Formado em licenciatura plena em ciências com habilitação em Biologia, pela FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA - FUNESO. Atualmente lecionando ciências no Instituto Ivone Vanderley em Brasília Teimosa - Recife PE.
Visualizar meu perfil completo
Links para pesquisa
A Biografia de Galileu Galilei
A ocorrência das estações do ano - ANIMAÇÃO
ABC da energia
ABC da saúde
Adolescência e saúde II
Agencia Espacial Norte Americana (NASA)
Amazônia
Ambiente Brasil - Portal Ambiental
Amigo da água
Anfíbios brasileiros e outros animais
Animação que mostra o trajeto do alimento pelo sistema digestório
Aprenda mais sobre fósseis
Aproveitamento da energia solar para aquecer a água e gerar energia elétrica
Artigo sobre a dengue
Artigo sobre microorganismos
As defesas do organismo - Animação que simula uma guerra contra as bactérias
Associações que promovem inclusão social de portadores de necessidades especiais
Astronômia no Zenite
Audio do programa de rádio ¨cantores bons de bico¨ ,com informações sobre aves e o som característico da espécie
Biblioteca Digital de Ciências
BIOTECNOLOGIA I
BIOTECNOLOGIA II
Chuva ácida - origens e efeitos
Click árvore
Clonagem e as células-tronco relacionadas ao filme DE VOLTA PARA O FUTURO
Conheça detalhes da fabricação do aço II
Conheça o programa brasileiro de preservação das tartarugas marinhas (TAMAR)
Câncer e doenças do sangue
Dermatologia
Desertificação do solo II
Desvio do rio São Francisco
Diferenças entre os planetas do sistema solar
Doenças autoimunes
EMBRAPA SOLOS
Espécies brasileiras ameaçadas de extinção
Exemplo de desenvolvimento sustentável
Experimentos
Experimentos de Física
Floresta Atlântica
Fundação Planetário do Rio de Janeiro
Greenpeace - Denúncia e esclarecimento sobre problemas ecológicos
http://www.rio.rj.gov.br/plenetario
IBGE - Unidades de conservação ambiental no Brasil
Informações adicionais sobre os estados físicos da matéria
Informações que relacionam a radiação ultravioleta, a camada de ozônio e os protetores solares
Informações sobre a atmosfera terrestre, efeito estufa, camada de ozônio e chuva ácida
Informações sobre carnívoros e seus habitats
Informações sobre terremoto e escala Richter
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente/ Recursos Renováveis
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE)
Instituto Socioambiental
Jogo salve o mico, você encontra muita aventura para preservar o mico leão
Jogos que têm relação com carnívoros brasileiros
Museu de Arqueologia
Museu de Geociências
Os moluscos e suas conchas
Reciclagem
Satélites Artificiais
Satélites Artificiais
Viagem virtual ao zoológico mais antigo do Brasil
Água - sua importância e o problema causado pela poluição ambiental





Vídeo sobre terremotos e vulcões

Vulcões e terremotos
Os vulcões e terremotos representam as formas mais enérgicas e rápidas de manifestação dinâmica do planeta. Ocorrem tanto em áreas oceânicas como continentais, e são válvulas de escape que permitem o extravasamento repentino de energias acumuladas ao longo de anos, milhares ou milhões de anos. Esses eventos são sinais de que, no interior da Terra, longe dos nossos olhos e instrumentos de pesquisa, ocorrem fenômenos dinâmicos que liberam energia e se refletem na superfície, modificando-a. Por outro lado, também existem formas lentas de manifestação da dinâmica interna terrestre. As placas tectônicas, conforme a teoria da Tectônica de Placas, incluem continentes e partes de oceanos, que movem-se em mútua aproximação ou distanciamento, a velocidades medidas de alguns centímetros por ano, assim contribuindo para a incessante evolução do relevo e da distribuição dos continentes e oceanos na superfície terrestre.

Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Zoologia/material_didatico/prof_marcello/Geologia/Terra_Dinamica
Saiba mais, lendo os posts sobre vulcões e terremotos!

Abaixo, entenda a Escala Richter!





tecnologia


AS PÉROLAS DOS ALUNOS DO INSTITUTO IVONE VANDERLEY
Pergunta da prova da quinta série: - Qual a diferença entre cadeia e teia alimentar? RESPOSTA: Cadeia é para prender o animal e teia é de aranha.

Pergunta: - Como podemos definir ecossistema? RESPOSTA: Não sei nem pra onde isso vai.


Em uma das questões da prova de ciências da sexta série, havia uma charge com 2 tatuzinhos de jardim. Pergunta: O que define esses animais do quadrinho como artrópodes? RESPOSTA: Eles estão jogando par ou ímpar e um deles perdeu.


Em uma prova de português. Pergunta: O que sabe sobre apóstrofos? RESPOSTA: Os apóstrofos são 12: João, Marcos, Pedro e mais 9 que no momento não me a recordo.




Vídeo - Células Tronco

Modelo Picture Window. Imagens de modelo por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.



acabei de assistiracabei de assistir

COPYRIGHT PICTURE VIDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas